Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho aqui uma questão a fazer aos Srs (e Sras, caso seja caso disso :D) Engenheiros/Arquitectos aqui do fórum.

    No verão passado quando terminei o “descasque” dos meus anexos (umas paredes demolidas, outras novas e tirou-se o telhado que estava podre e meteu-se painel sandwich) foi feita uma viga cinta no topo das paredes já existentes (porque não tinham nada a “liga-las”...).

    Por teimosia minha não demoli a totalidade de uma parede que divide a minha “oficina” em 2, abri só uma porta e deixei ficar. Entretanto voltei a pegar nisto para acabar o “tosco” para depois vir o empreiteiro dar os acabamentos e não suporto aquela parede lá, pelo que vou acabar de a demolir.

    Ora aquilo estava “conectado” à parede de trás por 2 tijolos que ficaram “saidos” quando a parede foi feita (a parede de trás não é da mesma altura que a da frente, foi feita anteriormente). Dada a altura da referida parede (2,6m) e a sua composição (Tijolo de 11), no lugar da antiga parede vai ser feito 1 pilar para não ficar uma secção tão grande sem apoio (5,4m) ..como já vou ter o trabalho de armar o ferro e vou, a parede da frente (com 2,3m e composta por tijolo de 15) também vai levar com um pilar na mesma localização.

    A dimensão de ambos os pilares será 25x15 variando depois a altura (nos 25cm de profundidade estão ~10cm de penetração na parede já existente, ficando com 15cm saidos).
    Como são assim “gordos” vão levar com 6 “vergas” de 8mm na vertical com estribos de 6mm a cada 200mm.

    Ainda assim quero dar mais consistência à coisa e fazer uma viga a conectar ambos os pilares.

    Por “infelicidade”a viga será o sitio onde o futuro painel solar ficará apoiado (cerca de 300kg) pelo que está ai o meu “problema”.
    Como dimensões da viga consigo fazer 15x17 para ficar com 2m de altura por baixo e estava a pensar usar a mesma tipologia do pilar, 6 vergas de 8mm com estribos de 6mm espaçados a 200mm.

    O betão é feito na betoneira e normalmente faço com 3 de areia, 3 de brita e 1 de cimento 32.5 (medida em balde para não falhar).

    O vão entre apoios será de 2m (a largura total são 2,3m sem contar com os 15cm da saliência dos pilares).
    Será que com as caracteristicas que enumerei a viga suportará os ditos 300kg?

    Questiono porque não me apetece tirar as escoras e aquilo arrear xD.

    Desde já agradeço a vossa atenção!
  2.  # 2

    Edit: Para garantir melhor consistência no betão lembrei-me de usar daqueles sacos de betão estrutural da Secil..
  3.  # 3

    Nenhuma alma caridosa que possa ajudar ? :D
  4.  # 4

    Coloque uns perfis metálicos é mais simples
  5.  # 5

    Era mais simples, mas mais caro e já assim a patroa não fica satisfeita de eu 'gastar dinheiro desnecessáriamente'..e também dá mais gozo fazer assim xD
  6.  # 6

    Faça um desenho a mao, é complicado perceber estas coisas a ler texto.
    Concordam com este comentário: nunos7, ana1991
    • SS1128
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 7

    Muito obrigada pela resposta.
    Fiz upload de um 'desenho' feito á mão a tentar explicar a coisa.

    Não é visível no desenho, mas ambos os pilares vão entrar 10cm pela parede (apanhar 2 canudos do tijolo). Idem para a viga, que fica apoiada 25cm de cada lado e com um vão entre apoios de 200cm. Em cima dela vão ficar duas fiadas de tijolo 15 para fazer o remate até á telha.

    Futuramente é que há a possibilidade de vir a ter de suportar o peso do termossifão (~300kg).
    Caso não seja possível eu depois considero outro sitio, só não quero mesmo é tirar as escoras e aquilo partir a meio xD
    • SS1128
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 8

    A nível de suporte para os pilares, estava a pensar fazer com 60x60x60cm. O terreno é areia e como a carga é pouca penso que uma base dessa dimensão chegue para o gasto.
    Não vou impermeabilizar a sapata porque o nível freático está 4,2m abaixo da cota onde elas vão ficar (tenho o poço a uns 4m e ao tem água depois dessa profundidade).
  7.  # 9

    Isso é muito espaçamento entre estribos para uma viga com 15 cm de altura.
    Para a sapata não precisa 60 de altura, faça antes 40 de altura e 80x80 de largura.
  8.  # 10

    Deixo aqui as imagens para se conseguirem ver sem necessidade de download dos pdf's.
      Screenshot_7.png
      Screenshot_6.png
    • SS1128
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 11

    Muito obrigado.
    Devo colocar a q espaçamento?
    Será a preferível trocar a verga de 8 por 10mm?
  9.  # 12

    Diga-me só porque escolheu 15 cm para altura da viga? Está limitado no pé-direito?
    • SS1128
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 13

    Sim, para ficar a 2m do chão sobram ~16/17cm até à telha no ponto mais baixo (do lado direito, no lado esquerdo tenho uns 50cm até à telha).
    Se for necessário posso baixar o pé direito, só tenho 1,85m, desde que não bata com a cabeça está optimo :)
  10.  # 14

    Consegue colocar uma planta com a localização da viga? duas ou três linhas à mão.
    Fica difícil perceber a carga que esta suporta sem isso.
    Você faz isso com uma viga de 15 cm, o vão é bem curto, mas obriga a um espaçamento entre estribos bastante reduzido.
  11.  # 15

    Meti em anexo a "planta" do local onde vai ser feita a alteração.
    Tem o antes (com a parede que vai ser removida) e o "depois".

    Penso que a nível de "estabilidade" ficará infinitamente melhor com a viga+pilares que a antiga parede de tijolo "encostada".
      depois da alteração.jpg
      antes da alteração.jpg
  12.  # 16

    A vermelho a zona a alterar.
      area a alterar.PNG
  13.  # 17

    seguem 2 propostas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
      13.jpg
  14.  # 18

    Muitissimo obrigado!
    Só para confirmar, aquele "estribo" ao centro é tipo um "S" a amarrar a verga central e ao estribo que "exterior", correcto?
  15.  # 19

    sim, prende na armadura superior central e na armadura inferior central
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  16.  # 20

    Mais uma vez muito obrigado! A ver se no fim de semana já começo a tratar disso :p

    Já agora, como curiosidade, como se traduz os 250kg/m2 para a carga "em Kg" que se pode colocar na viga?

    Isto é, para um leigo, numa laje é fácil fazer a relação kg/m2 para a carga que se pode efetivamente colocar sobre ela, agora numa viga faz-me "confusão".

    Como é calculada a área? Apenas se considera uma das faces (neste caso, 0.15*2 para a parte suspensa) ou é a soma de todas? Ou não é nenhuma das opções anteriores? xD
 
0.0195 seg. NEW