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  1.  # 261

    Sim eng mecânico ou civil
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  2.  # 262

    qual o tamanho desses protótipos? Estou no PC pessoal e não consigo ver as imagens em tamanho grande. Parecem miniaturas de 300 x 300 mm

    Isso foi soldado por pontos, não iria empenar assim.

    Quando for para fazer a sério, para fazer painéis grandes de 1250 x 1250 mm convém ter cordões seguidos. Não digo ao longo do todo o comprimento mas pelo menos em secções intercaladas de 10 cm, até pode direita/esquerda. Se for em ambos os lados com espessuras tão finas corre o risco de torcer.
    Caso deixe isso por pontos, assim dessa maneira, pode acontecer como os rebites do Titanic; assim que um salta, é efeito dominó e descola tudo a eito. Preocupa-me mais a soldadura por pontos que propriamente a espessura da chapa.

    4 mm com um compasso 307 mm de reforço, pessoalmente não me tirava o sono, e arriscaria.

    Isso depois no meio leva uns buracos não é? Que servem para unir as placas de um lado ao outro? Ou seja na pratica, os dois "moldes" estão atados/ancorados a cada 500 mm?

    Se for esse o caso, 4 mm, atados a cada 500 mm, eu arriscava sem problema, partindo do principio que as soldaduras de reforço estão bem penetradas no material.

    Certamente um gabinete de estruturas ou construções metálicas tem a obrigação de saber fazer esses cálculos.

    Mas o valor que lhe vão pedir para calcular isso, se calhar permite-lhe pagar já uns módulos e fazer um verdadeiro ensaio in situ.
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    • DR1982
    • 21 janeiro 2023 editado

     # 263

    Colocado por: Nostradamusqual o tamanho desses protótipos? Estou no PC pessoal e não consigo ver as imagens em tamanho grande. Parecem miniaturas de 300 x 300 mm

    Isso foi soldado por pontos, não iria empenar assim.

    Quando for para fazer a sério, para fazer painéis grandes de 1250 x 1250 mm convém ter cordões seguidos. Não digo ao longo do todo o comprimento mas pelo menos em secções intercaladas de 10 cm, até pode direita/esquerda. Se for em ambos os lados com espessuras tão finas corre o risco de torcer.
    Caso deixe isso por pontos, assim dessa maneira, pode acontecer como os rebites do Titanic; assim que um salta, é efeito dominó e descola tudo a eito. Preocupa-me mais a soldadura por pontos que propriamente a espessura da chapa.

    4 mm com um compasso 307 mm de reforço, pessoalmente não me tirava o sono, e arriscaria.

    Isso depois no meio leva uns buracos não é? Que servem para unir as placas de um lado ao outro? Ou seja na pratica, os dois "moldes" estão atados/ancorados a cada 500 mm?

    Se for esse o caso, 4 mm, atados a cada 500 mm, eu arriscava sem problema, partindo do principio que as soldaduras de reforço estão bem penetradas no material.

    Certamente um gabinete de estruturas ou construções metálicas tem a obrigação de saber fazer esses cálculos.

    Mas o valor que lhe vão pedir para calcular isso, se calhar permite-lhe pagar já uns módulos e fazer um verdadeiro ensaio in situ.
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    Nao sei o tamanho do protótipo mas deve ser de 50x50 parece-me, só vi por fotos também…

    Isto depois cada modulo leva 4 furos para as tinges, neste caso tera uma fiada de tinges a cada 62.5cms.
    Por trás destes módulos, a cada fiada de tinjes vou meter estas vigas de alinhamento como na imagem a baixo
    Ou seja as vigas seguram no betao, isso nao é problema, só preciso que os reforços e a chapa aguentem o betão sem empenar nos intervalos das vigas

    O protótipo foi feito com chapa de 3mm e barra de 50x8mm
    Mas estou a pensar seguir o seu conselho e fazer tudo em chapa de 4mm
      032DDBCA-E1CE-47ED-88D6-307C809A96FD.jpeg
      D8E59408-24F3-41B3-8FF5-A5A8C6EDAD77.jpeg
  3.  # 264

    Em relação à cofragem, ando a tentar dividir para aproveitar a chapa de 3000x1500, para já estou inclinado a meter reforços espaçados de 245mm, reforços de 4mmx70mm para fazer tudo na mesma chapa.
    Ou entao 4x100mm afastados a 307mm
    • DR1982
    • 22 janeiro 2023 editado

     # 265

    O sistema que vou fazer é assim, depois posso fazer casas em serie :)
    https://youtu.be/MUQEVNcYPng
      1A522D93-5BD4-4FA8-9956-DD94700485CA.jpeg
  4.  # 266

    O forum esta horrível para lhe responder.

    Perco tempo a escrever e depois da erro e la se foi a informação toda que escrevi, por causa deste problema dos certificados.

    Deve ser gerido pelo ministério das finanças
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  5.  # 267

    Colocado por: NostradamusO forum esta horrível para lhe responder.

    Perco tempo a escrever e depois da erro e la se foi a informação toda que escrevi, por causa deste problema dos certificados.

    Deve ser gerido pelo ministério das finanças
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    obrigado de qualquer forma, realmente a situação é bastante chata, espero que seja resolvido em breve.
    A mim acontece-me o mesmo, o que tenho feito é fazer copiar o comentário que escrevo antes de submeter o comentário, assim caso falhe é só colar até conseguir.
  6.  # 268

    vamos la ver se isto não vai apagar o comentário...

    Colocado por: DR1982meter reforços espaçados de 245mm, reforços de 4mmx70mm para fazer tudo na mesma chapa.
    Ou entao 4x100mm afastados a 307mm


    Ter os reforços em 4x70 ou 4x100 não é o que lhe faz isso mais resistente ou não, é mais o espaçamento entre eles. Não vale a pena fazer isso mais alto porque não é essa altura extra que tem o principal ganho na rigidez estrutural.

    Vou lhe responder de outra forma. Como ja lhe disse, não percebo de cargas de betão. Então vou encarar essa chapa metálica como um típico tabuleiro com uma carga especifica. Para mim é apenas mais uma carga X de 10 toneladas.

    O meu "oráculo" diz que esse painel 1250 x 1250 mm, em chapa de 4 mm, com reforços de 4x50 a cada compasso de 307/307/307, permite suportar 10 toneladas com uma bochecha de 0.6 mm nos centros. E tenho um factor de kaganço de 4. isto quer dizer que podemos reduzir em metade a espessura, e ficar com factor de kaganço 2? Não funciona assim porque muitos esforços variam de forma quadrática ou exponencial. E ninguém tem interesse que isso fique amassado ao fim de 2 dias. Este factor de segurança é mais para explicar o quanto "bom" é a proporção de cargas com as espessuras das chapas. Se tivesse algo como 1 e pouco de segurança, podia haver o risco dos próprios reforços 4x50 "cortarem" a chapa principal devido à ordem de grandeza das cargas. Uma faca sem gume, com força suficiente, acaba por cortar.

    Com isto o que lhe quero dizer agora é que esse painel bem fixo nas traseiras e solidário com todos os outros, e não fixação por pontos, aguenta tranquilamente toneladas sem "empenar". E duvido que o betão exerça 10 toneladas de força nesse painel...

    O problema, é a tal historia que me referi sobre o titanic, basta uma soldadura mal feita, um painel "mal" atado e é logo por ali que os maiores esforços se vão sentir, podendo "abrir" por esse local.

    Tem a cima de tudo de ter um sistema rígido. Se for ali pousado e qualquer gajo manda um pontapé e desloca a posição, então, não tem este tipo de resultados, pois a sua estrutura não é rígida/ancorada, mas sim "móvel/pousada".

    Isto é para uma carga de 10 toneladas que eu arbitrei. Como ja disse eu não consigo ter percepção da carga dinamica da betonagem com bomba a descarregar numa confrangem.

    Agora voltando ao betão, se falarmos em pressões e esquecendo as 10 toneladas. Aqui a pressão e altura variam ao longo da coluna vertical.

    Para uma pressão de 25 KN/m² até 1 metro de altura, nem sei se este valor é realista de todo mas é o que vi na literatura, nesse painel tenho 0.2 mm de deformação nas bochechas. Compare agora com o post #153 quando era uma chapa de 3 mm e reforços a 500 mm.
    Admitindo uma altura de 2.5 m com uma pressão do betão a rondar os 65 KN/m², tenho 0.6 mm de deformação nas bochechas centrais.

    A nível de espessuras e espaçamentos isso tem tudo para funcionar bem. O seu maior problema agora é garantir um método de montagem correcto que garanta uma total rigidez entre cada placa, de cima de baixo, esquerda direita, de forma a que se comporte como um sistema único unido. Todo o sistema tem de ficar bem ancorado, caso contrario estas simulações não lhe valem puto.
  7.  # 269

    Colocado por: Nostradamusvamos la ver se isto não vai apagar o comentário...



    Ter os reforços em 4x70 ou 4x100 não é o que lhe faz isso mais resistente ou não, é mais o espaçamento entre eles. Não vale a pena fazer isso mais alto porque não é essa altura extra que tem o principal ganho na rigidez estrutural.

    Vou lhe responder de outra forma. Como ja lhe disse, não percebo de cargas de betão. Então vou encarar essa chapa metálica como um típico tabuleiro com uma carga especifica. Para mim é apenas mais uma carga X de 10 toneladas.

    O meu "oráculo" diz que esse painel 1250 x 1250 mm, em chapa de 4 mm, com reforços de 4x50 a cada compasso de 307/307/307, permite suportar 10 toneladas com uma bochecha de 0.6 mm nos centros. E tenho um factor de kaganço de 4. isto quer dizer que podemos reduzir em metade a espessura, e ficar com factor de kaganço 2? Não funciona assim porque muitos esforços variam de forma quadrática ou exponencial. E ninguém tem interesse que isso fique amassado ao fim de 2 dias. Este factor de segurança é mais para explicar o quanto "bom" é a proporção de cargas com as espessuras das chapas. Se tivesse algo como 1 e pouco de segurança, podia haver o risco dos próprios reforços 4x50 "cortarem" a chapa principal devido à ordem de grandeza das cargas. Uma faca sem gume, com força suficiente, acaba por cortar.

    Com isto o que lhe quero dizer agora é que esse painel bem fixo nas traseiras e solidário com todos os outros, e não fixação por pontos, aguenta tranquilamente toneladas sem "empenar". E duvido que o betão exerça 10 toneladas de força nesse painel...

    O problema, é a tal historia que me referi sobre o titanic, basta uma soldadura mal feita, um painel "mal" atado e é logo por ali que os maiores esforços se vão sentir, podendo "abrir" por esse local.

    Tem a cima de tudo de ter um sistema rígido. Se for ali pousado e qualquer gajo manda um pontapé e desloca a posição, então, não tem este tipo de resultados, pois a sua estrutura não é rígida/ancorada, mas sim "móvel/pousada".

    Isto é para uma carga de 10 toneladas que eu arbitrei. Como ja disse eu não consigo ter percepção da carga dinamica da betonagem com bomba a descarregar numa confrangem.

    Agora voltando ao betão, se falarmos em pressões e esquecendo as 10 toneladas. Aqui a pressão e altura variam ao longo da coluna vertical.

    Para uma pressão de 25 KN/m² até 1 metro de altura, nem sei se este valor é realista de todo mas é o que vi na literatura, nesse painel tenho 0.2 mm de deformação nas bochechas. Compare agora com o post #153 quando era uma chapa de 3 mm e reforços a 500 mm.
    Admitindo uma altura de 2.5 m com uma pressão do betão a rondar os 65 KN/m², tenho 0.6 mm de deformação nas bochechas centrais.

    A nível de espessuras e espaçamentos isso tem tudo para funcionar bem. O seu maior problema agora é garantir um método de montagem correcto que garanta uma total rigidez entre cada placa, de cima de baixo, esquerda direita, de forma a que se comporte como um sistema único unido. Todo o sistema tem de ficar bem ancorado, caso contrario estas simulações não lhe valem puto.

    Obrigado pela ajuda.
    Neste caso a 307mm os reforços nao podem ser porque o eixo da furaçao da tinje é a 31.25mm logo os reforços espassados de 307mm calhava mesmo ao centro da furaçao para a tinje, infelizmente.
    Dessa forma ou não coloco os reforços todos à mesma distância, posso colocar ou para colocar todos exatamente à mesma distância tenho de colocar a 25mm mais ou menos…
    Quanto ao resto do sistema, ancoragens e assim já me sirvo da minha experiência noutros tipos de cofragem, essa parte estou tranquilo…
    A minha maior dúvida/medo, era mesmo a chapa empenar/fazer vaga entre os montantes, mas pelo que você disse essa parte é tranquilo, pelo que li também cheguei à conclusão que o betão faz 25KN de pressão por cada metro, ou seja em muros de 2.5m/2.70 preciso de uma cofragem que suporte os tais 62.5/65KN que falou.
    • DR1982
    • 24 janeiro 2023 editado

     # 270

    Aqui esta a coisa, tive de adicionar mais um reforço para manter a furação sempre à mesma distância nas laterais, sendo que tem de ter sempre o furo das laterais alinhado com o da tije para a viga de alinhamento.
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  8.  # 271

    Cerca de 175€ cada peça de 1250x1250 cortada a laser, parece me bom preço não ?
    Concordam com este comentário: trupedeiro
 
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