Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: Bigmousehttp://www.carldora.com/

    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    esses parecem liga dos campeões na coisa, mas vou contactar na mesma :)
  2.  # 142

    Peri
    Doka
    Alsina
  3.  # 143

    Colocado por: RicardoPortoPeri
    Doka
    Alsina
    esses nao tem o que eu quero, eu quero ver a hipótese de fazer cofragem por medida, preciso é de saber as espessuras e reforços que depois o serralheiro faz
  4.  # 144

    Por medida confrasilva!!

    Não vai gostar do preço
  5.  # 145

    Colocado por: RicardoPortoPor medida confrasilva!!

    Não vai gostar do preço
    pois eu neste momento tenho proposta de 90€m2, mas como é feito a olho, é mais complicado confiar
  6.  # 146

    3JB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  7.  # 147

    90€/M2 é de borla.


    Isso feito por quem sabe deve ficar por uns 500/M2 para cima !

    PS: qualquer metalomecânica com gabinete de projeto calcula cofragem, é um esforço como outro qualquer
  8.  # 148

    Colocado por: RicardoPorto90€/M2 é de borla.


    Isso feito por quem sabe deve ficar por uns 500/M2 para cima !

    PS: qualquer metalomecânica com gabinete de projeto calcula cofragem, é um esforço como outro qualquer
    90m2 assim como na foto, chapa de 3mm e estrutura em barra de 50x8mm, claro que por uma marca das grandes fica caríssimo, isto é preço dado por um serralheiro, a questão é saber se é resistente o suficiente ou não, nao me aptece gastar 4 ou 5000 euros para depois aquilo empenar tudo na primeira betonagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  9.  # 149

    Quantos KN/m2 deve aguentar uma cofragem para muros de 30cms de espessura e 3m de altura?
    A proposta que tenho é para cofragem de 20KN, mas parece pouco…
  10.  # 150

    Tente ver as fichas tecnicas das marcas vem la a dizer normalemente
  11.  # 151

    Colocado por: DR1982chapa de 3mm e estrutura em barra de 50x8mm


    3 mm de espessura? Isso vai empanar com a pressão do betão.

    Então numa parede de 3 m, nem quero imaginar.

    Onde foi buscar essas mini espessuras?
  12.  # 152

    Colocado por: Nostradamus

    3 mm de espessura? Isso vai empanar com a pressão do betão.

    Então numa parede de 3 m, nem quero imaginar.

    Onde foi buscar essas mini espessuras?
    foi o sugerido pelo serralheiro.
    Mas nao sera assim tao descabido, estes têm chaoa de 2.5mm
      6FF22B34-FA5B-4F0F-99F0-3D5389EEEC88.jpeg
  13.  # 153

    Hoje é sexta feira, e como a minha missão semanal esta concluída, deixo-lhe uma simulação de uma chapa de 3 mm, reforçada por barras de 50x8 mm num compasso de 500 x 500.

    Submetida a uma pressão de 25 000 Pascal. Não deve estar longe da pressão hidrostática do betão.

    Isto é o resultado para uma pressão "estática", num segmento 1 x 1 m. Agora é imaginar num muro de 3 metros de altura com o betão a pressionar ao longo de toda a parede durante a bombagem e cura, sabendo que a parte inferior terá muito mais forças que a parte superior.

    (pesa +/- 42 Kg por m². Para segmentos de 3m de altura é preciso uma empilhadora para manobrar isso)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
      cofr.png
  14.  # 154

    Colocado por: NostradamusHoje é sexta feira, e como a minha missão semanal esta concluída, deixo-lhe uma simulação de uma chapa de 3 mm, reforçada por barras de 50x8 mm num compasso de 500 x 500.

    Submetida a uma pressão de 25 000 Pascal. Não deve estar longe da pressão hidrostática do betão.

    Isto é o resultado para uma pressão "estática", num segmento 1 x 1 m. Agora é imaginar num muro de 3 metros de altura com o betão a pressionar ao longo de toda a parede durante a bombagem e cura, sabendo que a parte inferior terá muito mais forças que a parte superior.

    (pesa +/- 42 Kg por m². Para segmentos de 3m de altura é preciso uma empilhadora para manobrar isso)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
      cofr.png
    Obrigado nostradamus.
    No orçamento que pedi é para modulos de 1250x1250, leva um em cima do outro, para fazer o efeito como na foto*

    A sugestão foi, chapa de 3mm, reforço perimetral de 50x5mm e reforços interiores em barra de 50x4mm, distância entre eles de 307mm
    Segundo o serralheiro aguenta cerca de 20KN/m2
      B521F083-8EAC-4292-9461-EFCE24B7BA88.jpeg
  15.  # 155

    Até aguenta mais que 20 KPa.

    Mas isso é irrelevante, porque podia aguentar 50 KPa. Mesmo que não parta, vai haver sempre deformações e "empanar". E é esta a preocupação, ter uma parede direita.

    A 1m de altura esse caso académico feito à pressa deu uma bossagem de 2 mm. Impercetível ao olho nu.

    Agora a questão é como é que se comporta numa parede com 3m de altura? Uns 10 mm de bossagem? Não sei. Não percebo nada de betão nem como variam os esforços ao longo da betonagem nas cofragens.

    Sinceramente se não quiser comprar já feito, pode tentar pedir a empresas para lhe alugar o material de cofragem.

    (Essas medidas não estão optimizadas para uma solução económica. Vai debitar uma folha de 3 mm, e depois uma de 4 mm e ainda outra de 5 mm. Se fosse eu a sugerir essas 3 espessuras diferentes, e tão próximas umas das outras (3 4 e 5), aos meus serralheiros, já estava crucifixado. Faça tudo em 4 mm por exemplo, assim é uma única espessura a debitar).
    • DR1982
    • 13 janeiro 2023 editado

     # 156

    Colocado por: NostradamusAté aguenta mais que 20 KPa.

    Mas isso é irrelevante, porque podia aguentar 50 KPa. Mesmo que não parta, vai haver sempre deformações e "empanar". E é esta a preocupação, ter uma parede direita.

    A 1m de altura esse caso académico feito à pressa deu uma bossagem de 2 mm. Impercetível ao olho nu.

    Agora a questão é como é que se comporta numa parede com 3m de altura? Uns 10 mm de bossagem? Não sei. Não percebo nada de betão nem como variam os esforços ao longo da betonagem nas cofragens.

    Sinceramente se não quiser comprar já feito, pode tentar pedir a empresas para lhe alugar o material de cofragem.

    (Essas medidas não estão optimizadas para uma solução económica. Vai debitar uma folha de 3 mm, e depois uma de 4 mm e ainda outra de 5 mm. Se fosse eu a sugerir essas 3 espessuras diferentes, e tão próximas umas das outras (3 4 e 5), aos meus serralheiros, já estava crucifixado. Faça tudo em 4 mm por exemplo, assim é uma única espessura a debitar).
    O problema é que nao ha cofragens com esta estereotomia para alugar, posso alterar a estereotomia e alugar cofragem em alumínio mas mesmo essa tem de ser revestida a contraplacado senao fica mal.
    Tem sempre de ser feito por medida ou então fazer em sistema tradicional, mas infelizmente o material também já nao é o que era.

    As medidas estão otimizadas para comprar chapa de 1250x2500 e cortar a meio, e comprar barra de ferro.
  16.  # 157

    Se optar por uma folha de 1500x3000x5 ou 1500x3000x4 pode debitar tudo ao mesmo tempo numa única folha, praticamente sem desperdício. O "desperdício" lateral, fica para fazer as barras de reforço.

    Pode é depois não justificar o sobre-custo em relação à 1250x2500. é fazer as contas, mas tempo é dinheiro, e debitar tudo numa única espessura, de uma unica vez, maior parte dos casos fica mais barato mesmo para maiores folhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 13 janeiro 2023 editado

     # 158

    Colocado por: NostradamusSe optar por uma folha de 1500x3000x5 ou 1500x3000x4 pode debitar tudo ao mesmo tempo numa única folha, praticamente sem desperdício. O "desperdício" lateral, fica para fazer as barras de reforço.

    Pode é depois não justificar o sobre-custo em relação à 1250x2500. é fazer as contas, mas tempo é dinheiro, e debitar tudo numa única espessura, de uma unica vez, maior parte dos casos fica mais barato mesmo para maiores folhas.

    Acha que chapa de 4mm com reforços a cada 307mm já não empena?
    Provavelmente mas isdo ja implicaria outro tipo empresa, com máquinas de corte a sério, o que tenho disponível é uma serralharia de esquina, a menos que compense comprar tudo ja cortado pronto a montar, os reforços eu tinha pensado que seria mas facil fazer todos iguais com encaixes e entram uns nos outros para ser mais facil…
    Mas não conheço empresas que forneçam assim o metal cortado.
  17.  # 159

    Encaixe dos reforços a meio ferro, assim
      942B5DC2-09C1-4483-9741-C6AAD9D14802.jpeg
  18.  # 160

    Isso chama-se cofragem integral se optar por essa e bom que quem for fazer seja experiente e habilidoso .

    A folha mais fina e mais fácil de manusear a mais espessa mais resistência.
 
0.0335 seg. NEW