Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Eu ando "neste mundo" á meia dúzia de anos, mas na parte de construção em bruto. A algum tempo para cá que andamos a concorrer para este tipo de trabalhos e sem sucesso, não entendo como é que certas empresas ganham obras/trabalhos que sei precisamente não iram ganhar dinheiro, ou seja, não ganham dinheiro (fazem a empreitada nao sei como) nem deixam ganhar aos outros.

Acho este tipo de mercado (zona centro) um pouco, como hei de dizer, "atrapalhado/abandalhado" (peço desculpa pela expressão), os preços são muito muito baixos e não há margem de manobra.
    culpa de quem?!
    - donos de obra, porque é a gastar o mínimo possível, rebaixam um gajo até até mesmo ao fundo (por alguma coisa têm dinheiro)!!...
    - Quem aceita os trabalhos, porque ganharam a obra a perder dinheiro, depois cortam em tudo para minimizar o saldo negativo... enfim.... n coisas!!!

Tenho pena de isto se estar a tornar "num mundo sem honestidade, sem primor no trabalho...", tenho mesmo pena, porque sou uma pessoa nova, tinha um futuro idealizado e devido a tanta coisa má que esta acontecer, vejo me obrigado a seguir outro rumo. Eu gostava muito de montar uma empresa com pés e cabeça, da mesma forma que o user OM82, tenho a empresa de construção (é do meu pai) e gostava de montar uma empresa interligada á do meu pai, mas está muito dificil.

OM82 se fores da zona de leiria, diz qualquer coisa.

comprimentos a todos
    Filipos
    •  
      FD
    • 8 outubro 2009

# 22

Mais um conselho para quem quer iniciar um negócio próprio: evitem sócios. A percentagem de "sociedades" que correm mal é elevada, muito elevada.
    • w.w
    • 8 outubro 2009

# 23

claro...um velho ditado diz,que sociedades só com a mulher,e ás vezes nem sempre
  2.  # 24

Colocado por: FDMais um conselho para quem quer iniciar um negócio próprio: evitem sócios. A percentagem de "sociedades" que correm mal é elevada, muito elevada.

sim é verdade mas há o lado negativo, duas pessoas fazem mais que uma, o problema é mesmo arranjar uma pessoa compativel com outra em método e visão, o que é muito dificil.
    • w.w
    • 8 outubro 2009

# 25

Colocado por: filipostenho mesmo pena, porque sou uma pessoa nova, tinha um futuro idealizado e devido a tanta coisa má que esta acontecer, vejo me obrigado a seguir outro rumo.

vontade de desistir já tive eu muitas vezes,mas o meu instinto vai me guiando
    sem me aperceber,talvez porque fiz sempre o contrario da maioria!!

tente aguentar mais um pouco...
    • w.w
    • 8 outubro 2009

# 26

Colocado por: Fernando Gabrielsim é verdade mas há o lado negativo, duas pessoas fazem mais que uma

tem alguma verdade,mas também se diz;"antes sósinho que mal acompanhado"
  3.  # 27

Olá OM82 e todos,

Não foi há muito tempo que iniciei uma discussão sobre a decoração e consultoria de interiores, quando tive a súbita vontade de "optimizar" a minha casa.
    https://forumdacasa.com/discussion/5203/decoracao-de-interiores-ha-consultoria-para-beneficiar-os-interiores-que-temos/#Item_29

Sou uma pessoa que adora decoração, e estudo-a (autodidacta), comprando livros, lendo bastante, vendo programas, enfim digo sem humildade que estou convencidíssima que sei da matéria.
    Tenho uma casa que adoro, e que decorei com um prazer imenso e onde vivo com o mesmo prazer, e que estou sempre com ideias fervilhantes de como tirar melhor partido e fazê-la ficar ainda mais bonita.
    Daí, um belo dia decidi procurar consultoria para optimizar o que tenho, a decoração, com algumas peças, pinturas, enfim, "pegar" no que tenho e dar-lhe um "tchan". Comecei por aqui pelo forum, e tive algumas respostas, as quais volto a agradecer.
    Depois,como tenho esta mania que sei perfeitamente o que quero e que tenho este gosto tremendo em decoração e remodelação de interiores comecei a achar um bocado difícil entregar este prazer de escolher a decoração da minha casa a uma empresa. E entregar-lhe este prazer, que é meu, e pagar ainda por cima!
    Há estilos que definitivamente gosto, gosto do sumptuoso, do romântico, barroco, com pitadas de contemporâneo. Gosto de veludos, madeiras pintadas de casca de ovo, cortinas pesadas douradas em veludo, a contrastar com sofás em bordado inglês, tectos altos forrados a madeira pintada de branco, ou gesso, florões em gesso, e "pele de tigre" enfim..algumas particularidades que eu sei muito bem quais são, com, todas estas particularidades fico um pouco céptica em relação a o que faria verdadeiramente por mim um decorador que me satisfizesse: Tanto no meu gosto pessoal, como no gosto que é parar mim decorar e restaurar a minha casa.

De visita a portfolios de profissionais tenho a ideia que existem 3 tipos de empresas : as que trabalham bastante bem, com elevadíssima qualidade (para o tal mercado premium que aqui referem); as que fazem um trabalho "standard" de confiança a preço "médio" mas que nada me inspiram pessoalmente porque com os constrangimentos orçamentais que lhes propomos como clientes elas não conseguem dar-nos aquilo que só existe nos nossos sonhos - e as terceiras as abandalhadas sem jeito que trabalham com qualidade baixa.

Como não sou uma cliente premium, gastar valores elevadíssimos só porque me apetece dar um "tchan" à minha casa está fora de questão para mim.
    Podia optar pelo segundo tipo, mas sei que provavelmente não seria a concretização da minha decoração de sonho, porque é o "standard" e eu geralmente não gosto de "correntes"
    O terceiro claro fora de questão.

Concluindo, se houvesse um empresa de indiscutível bom gosto, com qualidade proporcional de facto ao trabalho que apresenta (aqui pode haver discussão) e que conseguisse realizar o meu sonho de decoração/recuperação/construção talvez eu me tivesse convencido que havia alguém melhor que eu para fazê-lo.
    E há, há muitos eu é que não me convenço disso a não ser que tenham renome (Viterbo, Casa do Passadiço, etc.) e estas profissionais estão a um nível premium.

Existe uma média de pessoas como eu que precisam de resposta no mercado, eu acho, mas reparem que somos pessoas que trabalham e logo damos valor ao nosso dinheiro e nem sempre estamos muito disponíveis para gastá-lo por aí. Vamos gastando. E escolhemos onde o gastamos.
    Acho que acabamos por ser a maioria assim.

Eu não tenho expectativas de fazerem por mim milagres, mas tenho a expectativa de fazerem por mim um bom trabalho e tratarem-me com atenção em troco desse meu preço médio.
    O que noto é que os profissionais já desgastados com as inúmeras experiências que têm vivido começam a ficaram desencantados, e com alguma razão connosco, os clientes.
    Por outro lado, nós clientes que até queremos fazer as nossas obras e arranjos e tal também não conseguimos confiar por variadíssimas razões que já todos sabemos.
    Andamos às "turras"
    Quem tem razão? Ninguém.
    Quem tem razão? Todos.

Se existe mercado: Existe um mercado novo, de pessoas exigentes mas honestas que pagam a horas não exigem o impossível mas que estão também um bocadinho cansadas de ter que escolher entre as empresas que "arrotam postas de pescada" como se o nosso dinheiro não tivesse a mínima importância, e as outras que a troco de dois tostões se prestam a fazer todo o tipo de "mal amanhados".

Este novo mercado é um que gostaria de algo do género, porque não, do queridos mudei a casa, por um preço simpático dar uma volta bonita às coisas. E porque não estabelecer plafond, eu acho óptima ideia, e até criar níveis e pô-los em "catálogo" da empresa:
    Nível 1 (cortinas, lençóis, pinturas de paredes) 5000euros
    Nível 2 (reciclar móveis, reposicionamento de móveis existentes, algumas peças de decoração novas): 7500euros
    Nível 3 (colocação de papel de parede, pintura de portas interiores, remodelação de cozinha e casa de banho): 12500euros
    Nível 4 (recuperação tectos, terraços exteriores, chão interior, remodelação interior total): 35000euros.

Estou a inventar mas acho que é uma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gfrmartins, Ideaqua, OM82
  4.  # 28

CMartin
    Com essa sua perspicácia para o negócio e sensibilidade para os números... alinha em fazermos uma sociedade? :-)
    Concordam com este comentário: rosa76
    • OM82
    • 8 outubro 2009 editado

# 29

Boa tarde a todos, e desde ja muito obrigado pelo vosso contributo nesta discussão.

Bem, como diria o outro, vamos por partes...

-Budget-
    Para trabalhos de fácil orçamentação, mas não excluo à partida nenhum serviço.Penso que a probabilidade de ganhar obras em relação a perder tempo com orçamentos "grátis" é maior. Porque há muita boa gente que não tem a mínima pachorra para decidir, procurar seja o que for para a nova remodelação/decoração, simplesmente dizem: «tem xxxxx€, "supreenda-me"!»
    É óbvio que o grosso do meu volume de negócios terão de ser os clientes premium, até por uma questão de criatividade. É muito mais fácil, motivador a nivel de criação e lucrativo não ter limites de budget..

Colocado por: w.wOM82
    ...mas não chega,o mesmo
    se passa com a vossa formação académica,tambem é importante,mas a experiencia
    é mais,e tem de ser abrangente até ao mais insignificante promenor..........

Compreendo-o, mas se não for agora, não sei quando será...e a experiência adquire-se...e tem de haver sempre vontade para estudar e acompanhar/ouvir quem sabe..

Colocado por: Fernando Gabriel é dificil, muito dificil se não tiver ao inicio uma carteira boa de clientes,

Tem razão, mas se não tiver nada oficializado como vou fazer?!vou angariar clientes e depois quando os tiver é que crio a empresa!? o que me pode facilitar é que tenho bons contactos na área e isso pode facilitar-me, mas enquanto nao a empresa não for real não posso comprometer com nada...

Colocado por: filipos
    ...Tenho pena de isto se estar a tornar "num mundo sem honestidade, sem primor no trabalho...", tenho mesmo pena....

Filipos, penso que é um problema de cidadania, de cultura. Toda a gente quer ganhar e se puder (em bom portugues,é melhor nao dizer) "tramar" alguém, fá-lo...

Mas força, como alguns dizem, é preciso coragem e teimosia, mas com juizo! va tentando com pequenas coisas, para o caso de correr mal, que nao seja muito a perda..

E não, não da zona de Leiria, Sou do grande Porto.

Colocado por: FDMais um conselho para quem quer iniciar um negócio próprio: evitem sócios

Na minha situação nao posso dar a esse luxo e não quero....Preciso da ajuda de algumas pessoas, e preciso que sejam mais pessoas a "sentir" a empresa..e também se correr mal, é sempre divido por alguns...

CMartin, penso que o seu caso era apenas consultadoria que necessitava. Porque um dos meus objectivos é respeitar o cliente, ouvir as preferências, o que gosta.... No seu caso penso que um profissional devia apenas ajuda-la e aconselha-la porque poderia ter outra visão e experiência no mercado, mas atenção que nisto tudo também é necessário que é preciso que você o permita. Não contrata uma pessoa para depois discordar de tudo e fazer tudo à sua maneira...
    Gostei dos seus níveis ;) Obrigado!

Ainda ninguém me falou de números...estimativas...e diga-se que é importante..É que queria evitar créditos e afins...

Cumps a todos.
    • w.w
    • 8 outubro 2009

# 30

Colocado por: CMartindisso a não ser que tenham renome (Viterbo, Casa do Passadiço, etc.) e estas profissionais estão a um nível premium.

para mim apenas tem renome nada mais!
    agora entendo porque falou nessas casas,elas são do tipo que você gosta sim...(estilos)
    mas já vi trabalhos deles e deixam muito a desejar.
    mas infelizmente o nome e a ostentação tem muita influencia!!
  5.  # 31

ter um cliente pequeno (simples) nao vale a pena . nessa sua area tem que ser trabalho fino pra vc fazer uma caderneta de clientes vip . trabalho pra vc mostrar todo seu conhecimento e ter seu valor . ou tu entras na elite decorando hotel pousadas restaurantes e outros mais . como se diz no brazil ou calça de veludo ou bunda de fora
  6.  # 32

O mercado das remodelações e decorações, depende muito das zonas do país.

E perguntam vocês porquê!

PORQUÊ?

Porque as mesmas reaparaçoes e decorações dependem muito da bolsa do cliente, se estiver a trabalhar numa cidade interior o Donos não têm e/ou não querem gastar tanto dinheiro com algumas opções. No entanto em grandes centros urbanos, tipo Lisboa e arredores, já é diferente, o projectos são mais aliciantes e interessantes.
  7.  # 33

comprimentos a todos
    Filipos

Eu sou da zona de Leiria, mais propriamente de S. Mamede (Concelho da Batalha mas a 2 minutos de Fátima)

Filipos se precisar de ajuda, em que poderia ajudar?
  8.  # 34

Volto a este assunto porque escrevi algo que não está correcto:

Por coincidência ontem soube de um site que por uma módica quantia de 150 euros fazem uma proposta de arquitectura e decoração dos meus interiores – online, sem perder o meu tempo em reuniões para as quais disponibilidade nenhuma tenho e querendo, posso aprofundar o assunto (por exemplo comprar as peças sugeridas na proposta, online,) e ainda tenho um “helpdesk” em que, por telefone, posso tirar duvidas sobre cores, formas, feitios, etc. Parece-me um serviço simpático, em conta e ainda é da Quarto&Companhia que é uma referência na decoração nacional.

E assim venho devidamente corrigir o meu erro:

Quem rende este serviço não é a Quarto&Companhia mas antes um serviço (na www.lardocelar.com) que se chama iKaza, e que realiza projectos de arquitectura. Envia-se a ibnformação sobre o espaço e diz-se o que se pretende para o mesmo, depois opta-se por um projecto de arquitectura simples (200euros) ou soluções mais sofisticadas como o pack 3D ou o pack que descrimina o mobiliário (em que se apresentam preços e onde se podem comprar as peças)..havendo dúvidas há um serviço telefónico para esclarecimentos.

E ainda existem lojas que fazem maios ou menos o mesmo género de coisa: A BO Concept é uma delas, que rende serviço de decoração de interiores, em que um decorador vai a casa e elabora o projecto (150euros).

Eu soube disto ao ler na fonte: Máxima Interiores, nº103, deste mês, Outubro.
    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OM82
  9.  # 35

Colocado por: Ideaqua

comprimentos a todos
    Filipos

Eu sou da zona de Leiria, mais propriamente de S. Mamede (Concelho da Batalha mas a 2 minutos de Fátima)

Filipos se precisar de ajuda, em que poderia ajudar?

eu tb vivo a 2min de fátima! Loureira conheces? :)
    • OM82
    • 9 outubro 2009

# 36

Estes dois ainda vão descobrir que moram na mesma rua...:p
  10.  # 37

por acaso moro a 2 minutos a norte de fátima, o ideaqua mora a 2minutos a oeste de fátima ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ideaqua
    • OM82
    • 9 outubro 2009

# 38

Colocado por: CMartin
    Por coincidência ontem soube de um site que por uma módica quantia de 150 euros fazem uma proposta de arquitectura e decoração dos meus interiores – online, sem perder o meu tempo em reuniões para as quais disponibilidade nenhuma tenho e querendo, posso aprofundar o assunto (por exemplo comprar as peças sugeridas na proposta, online,) e ainda tenho um “helpdesk” em que, por telefone, posso tirar duvidas sobre cores, formas, feitios, etc. Parece-me um serviço simpático, em conta e ainda é da Quarto&Companhia que é uma referência na decoração nacional.
    ......
    No fundo, todos somos clientes de algo ou de alguém, portanto é nessa perspectiva que temos que ver o potencial de um cliente – seja ele Premium ou não, o que espera ele de nós ? É o mesmo que esperamos nós como clientes. É fácil saber.
    Querendo ter um cliente Premium porque terão orçamento infindável e aí podemos exercitar melhor a imaginação e as soluções a colocar em prática pode ser verdade, mas então com um plafond limitado acho que a imaginação ainda terá que ser maior!
    Agora desprezar o potencial do cliente que não seja Premium é um erro que insistem em fazer e que nós sabemos muito bem que o fazem, digo eu, essa é uma das razões que nos leva a não confiar como gostariamos nos nossos profissionais de obras e de decoração.
    (Sabemos muito bem que o interesse e o cuidado que têm connosco é muito pouco, se não nulo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:OM82

Obrigado pelo seu comentário.
    Gostei dessa ideia, que realmente não conhecia...uma boa maneira de fazer consultadoria...não sei é até que ponto é "prático", viável...pagar 150€ para me dizerem ao telefone ou por mail como devia ficar algo que não se conhece, apenas por fotos(suponho eu)

Óbvio que o cliente premium é o que mais interessa, mas também é minha ideia, de uma maneira sustentada angariar os clientes "médium". Penso que dada a expansão da área é um nicho bastante interessante...

cumps
  11.  # 39

OM82,
    Com base em fotografias (?) é feita a consultoria. Bom, acho que este preço só se pode oferecer considerando precisamente que, em grande parte, a responsabilidade do resultado final será do cliente. Ou seja, o cliente vai ao site diz o que quer, envia as medidas dos espaços, escolhe a decoração e a consultoria será feita com base nestas especificações. Não é um chave na mão, é, de facto, uma consultoria - aconselhamento, que depois o cliente final exerce o poder de alterar ou não, mais de acordo com o seu gosto e disponibilidade financeira. Pode ir mais longe, como disse, pedindo um projecto personalizado, com indicação de peças (o que comprar e onde) fornecida pela Quarto& Companhia. A mim parece-me interessante pelo seguinte:
    - Em conta (comparativamente às ofertas no mercado) o que pode facilitar e ser um chamariz
    - Prático (importante quando o tempo disponível é pouco para nos ocuparmos com visitas e reuniões)
    - Em casos em que a pessoa gosta de decoração e não entregaria facilmente um projecto tão pessoal a um profissional, parece-me que dá maior flexibilidade em conjgar as duas coisas - serviço profissional + personalizar mais de acordo com o "meu" gosto.

Acho que para um profissional há aqui uma opção: projecto chave na mão - que é capaz de dar maior lucro numa obra mais significativa - ou atingir um mercado mais vasto - massificação das obras e decorações em que a margem de lucro de cada obra pode ser menor mas o nr de clientes talvez maior. Em qualquer dos casos, parece-me importante nunca esquecer que o passa palavra é a melhor publicidade, e que, fazendo, que seja bem feito para que o cliente tenha apenas bem a dizer do profissional aos amigos, e criar assim,também, bons portfólios a mostrar a futuros clientes.

E ainda reparar noutra coisa - todos querem grandes obras, mas nem todos se podem dar ao luxo de fazer apenas grandes obras; muitas vezes é-se "obrigado" a "biscates" para garantir, pelo menos, a movimentação e manter a empresa aberta.Mais uma razão para não "desdenhar" o cliente médio: podem vir a precisar dele um dia.
  12.  # 40

uma empresa de remodelação e decoração de interiores ao género de alguns programas de TV(que de certeza conhecem), tipo antes&depois

OM82 pessoalmente acho esta sua idea brilhante.
    A única coisa que acrescento é que seja um "projecto antes e depois" estratificado, para que todo o tipo de cliente possa ter acesso ao voss trabalho, e não só o Premium, mas também o premium.
    Considerando a quantidade de empresas/gabintes/decoradores/arquitectos/recuperadores/.. que existem, para além da qualidade inegável de alguns que lhes garantem Mercado, acho que deveria haver uma "diferenciação" dos outros para quem está a pensar em começar algo novo - pode ser a estratégia (trabalhar por catálogo, como mencionei acima); o tipo de trabalho ser muito diferente do que existe por aí (?), ou outra coisa qualquer que chame a atenção para que sejam contratados. E nunca fazer um trabalho feio a troco de dois tostões, nem no começo !

0.0283 seg. NEW