Iniciar sessão ou registar-se
    • Ucp89
    • 19 fevereiro 2020 editado

     # 1

    Em primeiro lugar, faço questão de saudar todos os presentes,
    Abro este tópico para conseguir obter/compilar informação acerca de um tópico que para mim é importante!
    Para vos poder situar qual o meu nível (de ignorância) de avanço neste momento é que tenho um terreno no qual quero construir uma casa... Situado em Vila Nova de Gaia, numa zona, a qual considero ser ideal 5 min praia e 5 min do centro da cidade do Porto. Que será a minha casa (dentro minhas possibilidades) de sonho e para isso gostaria contar com a vossa experiência! Falo disto porque antes de recorrer a qualquer gabinete arquitectura eu possa ter uma palavra acerca de quais melhores formas em uso.
    Isto significa que me tenho deparado com várias dúvidas e não sei quais são as melhores opções:
    - domotica: knx vs Alexa ou Google home - aqui a questão é para além cabo vs ondas rádio qual melhor sistema em termos de segurança, interação e investimento;
    - aquecimento piscina interior: bomba de valor apoiada por painéis fotovoltaicos vs painéis solares - aqui questão é qual sistema mais económico para manter piscina quente durante todo ano;
    - aquecimento da moradia: piso radiante radiador a pellets vs ar condicionado - aqui a questão é essencialmente o custo de uso;
    - arrefecimento e circulação de ar - sistema de AC spliters vs sistema central - para uso durante o verão para refrigeração e circulação de ar.

    Desde já agradeço a todos o vosso tempo e fico a aguardar as vossas opiniões,
    Manuel Vieira

    P.S.
    - este tópico sei que é abrangente mas quero que me instruem para saber abordar este tema perante os profissionais da área;
    - não estou preocupado com investimento inicial mas sim com o seu retorno e manutenção no futuro;
    - a casa segundo o riscador terá uma área de 340 m2 e a piscina interior de 100 m2.
  1.  # 2

    ... Portanto. A casa, a arquitectura, o programa funcional e as relações deste com o exterior... Não lhe interessa. Primeiro estes pontos, depois o resto há de vir por arrasto.
  2.  # 3

    Colocado por: Ucp89- domotica: knx vs Alexa ou Google home - aqui a questão é para além cabo vs ondas rádio qual melhor sistema em termos de segurança, interação e investimento;


    A única coisa em que posso ajudar é nisto. KNX 'E' Google Home. Só Google Home não basta: precisa do que o faça 'mexer'.
    E cabo, sempre cabo. Tecnologias wireless só mesmo quando são precisas.
    Concordam com este comentário: helderdls, konnexman
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MMedeiros, Ucp89
    • Ucp89
    • 20 fevereiro 2020

     # 4

    Colocado por: Pedro Barradas... Portanto. A casa, a arquitectura, o programa funcional e as relações deste com o exterior... Não lhe interessa. Primeiro estes pontos, depois o resto há de vir por arrasto.


    Tal como disse, gostaria ter informação sobre estes pontos para poder ter opinião informada sobre os mesmos. Relativamente, ao que disse agradeço a sua opinião... mas sinceramente nesses assuntos terei de confiar simplesmente no arquitecto, desde que cumpra com as divisões que eu ache necessárias. Portanto poderá dizer-se que é um não tema para mim!
  3.  # 5

    Colocado por: Ucp89aquecimento piscina interior: bomba de valor apoiada por painéis fotovoltaicos vs painéis solares - aqui questão é qual sistema mais económico para manter piscina quente durante todo ano;
    mais economico energéticamnete falando: bomba de calor dedicada com solar fotovoltaico.

    Colocado por: Ucp89- aquecimento da moradia: piso radiante radiador a pellets vs ar condicionado - aqui a questão é essencialmente o custo de uso;
    - arrefecimento e circulação de ar - sistema de AC spliters vs sistema central - para uso durante o verão para refrigeração e circulação de ar.
    para todos estes cenarios: PRH com VMC que pode ser duplo fluxo ou simples fluxo com ou sem recuperação de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ucp89
    • Ucp89
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 6

    Colocado por: jorgealves

    para todos estes cenarios: PRH com VMC que pode ser duplo fluxo ou simples fluxo com ou sem recuperação de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ucp89

    Desde já agradeço o seu comentário.

    Pelo que percebi, para ter uma solução eficiente, que possa servir para ter ambiente estável durante o verão e o inverno será:
    -piso radiante hidráulico com ventilação mecânica controlada.

    Qual o sistema para aquecimento de água aconselha para PRH?

    Já agora os consumos da VMC podem também ser reduzidos utilizando painéis fotovoltaicos? Realço esta questão pois gostaria ter uma casa o mais verde possível embora custos iniciais sejam mais elevados conto ter seu retorno no seu uso futuro.

    Mais uma vez obrigado pelo seu tempo.
    • SrR
    • 20 fevereiro 2020

     # 7

    Uma casa verde seria algo que fosse off grid
    • Ucp89
    • 20 fevereiro 2020

     # 8

    Colocado por: SrRUma casa verde seria algo que fosse off grid


    Obrigado pelo seu comentário.

    Mas tentem não pegar nas palavras e torna las um todo! O mais verde possível acho que é claro.... poder aproveitar ao máximo energias renováveis como sistema de apoio e não apenas utilizar energias renováveis e ter uma casa verde! Talvez um dia não agora!

    Mais uma vez obrigado!
    • SrR
    • 21 fevereiro 2020

     # 9

    Sim eu percebi o que pretende, dentro disso pesquise por sistemas passivehouse penso que se enquadra naquilo que procura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ucp89
  4.  # 10

    Colocado por: SrRSim eu percebi o que pretende, dentro disso pesquise por sistemas passivehouse penso que se enquadra naquilo que procura
    Concordam com este comentário:Passivhaus Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ucp89

    Podem aceder a mais informação sobre a Passive House

    Checklist Verificar se é Passive House:
    http://passivhaus.pt/download/20190828_checklist_uma_PH_pt_en.pdf

    Documento Técnico Reivindicar a Norma Passivhaus:
    http://passivhaus.pt/download/20190726_Reivindicar_a_Norma_Passivhaus_v.pdf

    Vídeo Como reconhecer uma Passive House:
    https://youtu.be/DacNnakH5D0
  5.  # 11

    Colocado por: Ucp89Qual o sistema para aquecimento de água aconselha para PRH?
    bomba de calor que pode servir para a climatização e para a produção das AQS,
    pode colocar colectores PV para apoiar a bomba e a VMC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ucp89
    • NPRP
    • 27 fevereiro 2020

     # 12

    tenho um terreno no qual quero construir uma casa... Situado em Vila Nova de Gaia, numa zona, a qual considero ser ideal 5 min praia e 5 min do centro da cidade do Porto

    ... Canidelo ou Afurada... 🤔
    • NPRP
    • 27 fevereiro 2020

     # 13

    Ucp89, acertei? 😉
    Concordam com este comentário: Ucp89
  6.  # 14

    só pode ser afurada.. 5min de barco no flor do gás eheh
    • Ucp89
    • 28 fevereiro 2020 editado

     # 15

    Colocado por: NPRP
    ... Canidelo ou Afurada... 🤔


    Canidelo 😁
    • Ucp89
    • 28 fevereiro 2020

     # 16

    Colocado por: RicardoPortosó pode ser afurada.. 5min de barco no flor do gás eheh


    Eheheh da praia é a 5 min a pé e do Porto a 5m de carro!
  7.  # 17

    Para soluções de domótica, aconselho-lhe obviamente o sistema KNX. Se procura requinte, veja estas soluções:
    Interruptores: https://tense.be/products
    Aplicação para telefone / table / painel de parede: https://www.youtube.com/watch?v=X85SXynacjI&t=13s
    Consegue integrar videoporteiros, segurança, multimédia - som ambiente multiroom, cinema, distribuição de vídeo - e controlar toda a parte técnica da casa de forma automática, com todos os benefícios económicos de poupança de energia.
  8.  # 18

    Para não abrir um novo topico, rjmpires, que tal está a tua casa neste momento em relação a domotica/IOT?
    Que aparelhos é que tens como sensores de temperatura e humidade?
  9.  # 19

    De momento tenho sensores da Xiaomi LYWSD03MMC, mas não estão a controlar nada, tenho-os apenas para ter informação visual em casa e fora de casa na app.

  10.  # 20

    Mas para teres fora de casa tens que ter algum tipo de gateway Bluetooth certo?
 
0.0216 seg. NEW