Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Isso quer dizer que colocando 8 paineis me pode descer o consumo em 60 euros mais ou menos ebauxa dos 200 e muitos euros o consumo mensal?
  2.  # 22

    Desculpe não percebi
  3.  # 23

    Colocado por: Marco GasparIsso quer dizer que colocando 8 paineis me pode descer o consumo em 60 euros mais ou menos ebauxa dos 200 e muitos euros o consumo mensal?

    Isso nem os meteorologistas conseguem afirmar.
    Num mês em que tivesse bastante sol, acredito que isso possa acontecer, mas são apenas suposições
  4.  # 24

    Radiação solar de Portugal conhecemos.
    Ao sabermos a capacidade de captação de um sistema de 8 coletores, conseguimos dar sim uma média de produção anual.
    Existem softwares de cálculo e estudos para essas indicações, claro.
    Quando é apresentado um estudo a cada caso é seguindo dados e regras...
    Claro que não é a pedir ao s.pedro para mandar sol
  5.  # 25

    Sinceramente nao sei o que fazer e cada pessoa que vem ver a casa puxa a brasa a sua sardinha. Dizem que bomba de calor e muito dispendiosa e que gasta muito eletricidade e axonselham ou pellets ou biomassa. As empresas de energia renovaveis empurram para a bomba de calor porque dizem que e o mais económico. Sinceramente nao sei qual o sistema a implementar. Obrigado a todos.
  6.  # 26

    Olhe uma coisa é certa, eu brasa minha sardinha não estou puxar...
    Pois efectue instalação mas para ai não vou, muita distância.
    Apenas tudo que escrevo é por experiência e conhecimento.
    Com pellets como já disse, irá gastar na ordem dos 160€, para aquecer essa área.
    Aconselho é uma caldeira totalmente automática (limpezas e recolha cinzas) e que tenha um bom silo.
    De qualquer modo, como também já tinha escrito, há sempre mais manutenção que bomba calor.
    Acerca da lenha, irá gastar menos sim, talvez por época uns 600€ de lenha, considerando 50€/m, claro que estamos a falar de menos consumo, mas de coisas completamente diferentes, pois tera de todos os dias ir pelo menos ao pé dela, pelo menos duas vezes sem falar em limpezas. Poderá gastar sim, instalando chama invertida, menos uns 4500€ que bomba de calor que falou... mas estamos falar coisas muito diferentes...
    Se o Sr. Tem vida para utilizar lenha, utilize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Gaspar
  7.  # 27

    Sim e eu agradeço por isso. Mas pir outro lado com paineis fotovoltaicos no verao poupo eletricidade, ou nao? Sempre compensa o inverno. Sempre tive virado mais para a bomba de calor...mas muita gente me assustou por causa dos consumos (fatura mensal) dela
  8.  # 28

    Os consumos são os que mencionei.
    A produção fotovoltaica, o que mencionei, foi a média produção anual.
  9.  # 29

    Quando indico um kit de 8 coletores, como é para autoconsumo, a ideia já foi poder aproveitar todo o ano, pois, como disse, encaminhando consumos para o dia, rentabiliza sempre a produção de 8 coletores.
  10.  # 30

    Nao tou a perceber...pensava que essa poupança seria so em meses de inverno. Pois 60 euros mensais eu nao os gasto em luz mensalmente
  11.  # 31

    Media de produção é 60€/mês anual.
    O que se faz quando nao tem bomba calor trabalhar é encaminhar todos os consumos possíveis para o dia (apoio a AQsanitarias, lavar roupa ou louça durante o dia, passar ferro durante o dia, etc...
    Todo o máximo possível durante o dia.
    Esse kit de 8 coletores produz uma média anual de 720€.
    Investimento em autoconsumo, hoje em dia é pago em 5 anos
  12.  # 32

    Colocado por: nasys007Com pellets como já disse, irá gastar na ordem dos 160€, para aquecer essa área.

    O user limitou-se a dizer por alto a área a climatizar (entre 250 a 300m2) e qts elementos tem de radiador.
    Nao tem qualquer dado sobre o isolamento da casa! Tanto pode ter 10cm de XPS entre as paredes como pode ter ZERO! SObre o isolamento da laje te tecto idem aspas! Tanto pode ter 20cm de lâ mineral como pode ter ZERO!
    Sobre o tamanho dos vãos de vidro o que sabe?? ZERO!! Sobre a incidência solar? ZERO!!!
    Não faz ideia de que valores de temperatura o user pretende, e se pretende 24/7 essas temperaturas ou só em horas pontuais.
    Como raio consegue avançar com um valor de gastos mensais!!!!!!
    Eu às vezes fico parvo com o que os instaladores dizem....
  13.  # 33

    Não foi dito nada por acaso, dei por conhecimento, pelo que user esclareceu..
    Claro que não recebi características todas da habitação..Para dar valores ao cêntimo...
    Mas foi falado em temperaturas, tempo funcionamento e radiação solar...
    Pessoa ficou esclarecida, penso eu, e é o real das coisas...
    Em condições de funcionamento normais, como descrevi de trabalho e radiação solar como falado, irá de certeza bater nesses consumos...
    Não iríamos estar a falar em painéis fotovoltaicos para colocar à sombra !!
  14.  # 34

    Colocado por: nasys007Não foi dito nada por acaso, dei por conhecimento, pelo que user esclareceu..
    Claro que não recebi características todas da habitação..Para dar valores ao cêntimo...
    Mas foi falado em temperaturas, tempo funcionamento e radiação solar...
    Pessoa ficou esclarecida, penso eu, e é o real das coisas...
    Em condições de funcionamento normais, como descrevi de trabalho e radiação solar como falado, irá de certeza bater nesses consumos...
    Não iríamos estar a falar em painéis fotovoltaicos para colocar à sombra !!

    Então o user vai gastar o mesmo quer tenha 10cm de isolamento em toda a casa e 20cm no tecto, vaos pequenos e todos a Sul ou tenha parece dupla SEM qualquer isolamento, sem nada a isolar nos textos e tenha vaos com vidros de 4m virados a norte...
    Muito bem...
    E assim vamos
  15.  # 35

    Para mim, Claro que quando estamos a falar num fórum, sem estar no local e sem toda e várias documentações necessárias, consideramos, situações dentro do normal.
    Acho que o user, se tivesse algo fora do comum, informa.va.
    Perante minha avaliação e algumas informações que user deu, indiquei o que indiquei e não exagerei em nada...
    Mas isto é apenas a minha opinião...
  16.  # 36

    Nao precisam de se chatear, isto e apenas para troca de ideias de quem nao tem noção ,por isso quem nao concordar ou ficar ofendido,nao vale a pena dar opiniao. Agradeco a vossa ajuda, falo sobre o que sei, como disse anteriormente sou leigo no assunto. As paredes da casa sao duplas e têm isolamento, nao sei quantos cm. O tecto nao tenho a certeza, mas quando foi construida era suposto terem colocado. As janelas sao vidro duplo com corte termico finstral, tenho 4 portas oara o exterior que vao ficar em vidro igualmente duplo com corte termivo e uma doze janelas tb iguais.
  17.  # 37

    Ok.
    Mantenho tudo que apresentei
  18.  # 38

    E eu mantenho o que disse.
    É um absurdo apresentar valores de consumos para uma casa sobre a qual não sabe quase nada!
    Ah, sabe a marca do alumínio e que tem corte térmico! :)
  19.  # 39

    Colocado por: nasys007Ok.
    Mantenho tudo que apresentei
    não é correcta a sua análise, somente com os elementos fornecidos não se consegue calcular as perdas e muito menos indicar valores de consumo.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  20.  # 40

    Depois de ter algum conhecimento da situação, apresentei meus esclarecimentos e valores.
    Penso que user, ficou esclarecido de como apresentei e como me regule.
    Agradeço e admiro vossa análise.
    Foi apenas a minha opinião.
 
0.0244 seg. NEW