Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estamos a iniciar esta grande aventura de construir a nossa moradia. Como qualquer moradia, é preciso um terreno e andamos a busca dele!
    Depois de andar a ver alguns lotes, estamos indecisos entre 2. Eles ficam situados numa urbanização que iniciou à uns anos atrás mas devido a crise, ficou parada. Teve bastante tempo com ar abandonada. Entretanto, a zona está a voltar a dinamizar e ultimamente os lotes estão a ser vendidos. Já algumas construções de moradia começaram.

    Gostaria de saber as vossas opiniões principalmente em relação a exposição solar e me chamar a atenção de algo que posso não ter em conta e ser muito importante.
    As características dos lotes são as seguintes:

    Terreno 1 (imagem em anexo)
    -> 42 000 euros
    -> Pouco negociável
    -> 610 m2
    -> 180 m2 de implementação (incluindo anexo)
    -> Chão plano
    -> Num dos lados da moradia está um campo de ténis
    -> No outro lado irá estar uma moradia
    -> Na parte de trás da casa, existe actualmente uma moradia em construção (o imobiliário diz que está em curso mas a mim parece-me estar parada)
    -> O terreno fica a um nível mais baixo do que o terreno de trás, ou seja, no fim do terreno, há uma parede de terra de 1,50m mais ao menos
    -> A entrada da casa fica virada a Este
    -> Jardim fica virado a Oeste
    -> Dentro da urbanização, este terreno fica mais central

    Terreno 2 (imagem em anexo)
    -> 32 000 euros
    -> Ainda negociável
    -> 630 m2
    -> 180 m2 de implementação (incluindo anexo)
    -> Chão plano
    -> Num dos lados da moradia está um espaço de jardim (projectado, neste momento é erva selvagem)
    -> No outro lado irá estar uma moradia
    -> Na parte de trás da casa irá estar também uma moradia
    -> A entrada da casa fica virada a Oeste
    -> Jardim fica virado a Este
    -> Frente a casa existe um eucaliptal bonito mas cria alí sombra ao terreno
    -> Dentro da urbanização, este terreno fica mais afastada. Alias, este terreno já não é considerado da urbanização.

    A diferença de valor ainda são 10k euros e estão basicamente a 2 ruas de distância. Mas o terreno 2 está mais afastado, o que não me deixa tão confortável a nível de segurança. Para além da exposição solar não me parece tão adequada (estarei a pensar bem?). O terreno 1 está mais enquadrado, consegue ter privacidade sem estar longe de tudo, o que me preocupou é a parede de terra que existe no fundo do terreno (terei custos adicionais devido a isso?).

    Um muita obrigada antecipada pela ajuda !
      Terrenos-02.png
      Terrenos-01.png
    • SMBS
    • 23 fevereiro 2020

     # 2

    Tão perto de habitações esse eucaliptal vai ter de ser arrancado (veja as leis referentes à proteção contra incêndios).


    Quanto ao resto o 2 parece-me melhor pela descrição. Mas posso estar enganado
  2.  # 3

    Ah sim! Já ouvi falar dessa lei. Está lá já uma moradia habitada ao pé, o eucaliptal mantém-se. Se calhar não exigiu ou se calhar é deles.

    E em relação a exposição solar, o que acha?
  3.  # 4

    Terreno 1

    Campo de ténis-barulho
    Mais baixo que o terreno de trás-atenção a possíveis inundações quando chover



    O terreno 2 parece melhor e até é mais em conta.


    Evitar janelas viradas a norte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pauloagsantos, zed
  4.  # 5

    Sugiro que visite um arquiteto para o ajudar na escolha
    Concordam com este comentário: marco1, N Miguel Oliveira
  5.  # 6

    Olá, a nivel da orientação solar, preferia o 1... pois viraria as salas a poente para o jardim... Mas ficando meio enterrado deixaria de interessar-me..

    O que deve fazer é consultar um Arquitecto que visite o local... Explique-lhe como gosta de viver e o que pretende.

    Se fosse eu a escolher, e sem mais dados, escolheria o 2...
  6.  # 7

    Colocado por: SMBSTão perto de habitações esse eucaliptal vai ter de ser arrancado (veja as leis referentes à proteção contra incêndios).


    Quanto ao resto o 2 parece-me melhor pela descrição. Mas posso estar enganado



    Colocado por: DsoaresAh sim! Já ouvi falar dessa lei. Está lá já uma moradia habitada ao pé, o eucaliptal mantém-se. Se calhar não exigiu ou se calhar é deles.




    A lei apenas manda cortar a arvores menos de 5 m e limpar o mato num raio de 50 m.
    As que se encontram a menos de 50 m, tem de ter as copas afastadas em 4 m (mas quem vai mesmo controlar isso?)

    https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia?i=campanha-de-limpeza-do-mato



    Eu escolheria o terreno 2. O eucalipal nao me assusta e prefiro vegetaçao em vez de betao (mesmo que seja eucaliptos)
    • SMBS
    • 24 fevereiro 2020 editado

     # 8

    Colocado por: Nostradamus(mas quem vai mesmo controlar isso?)


    A GNR. E se houver denúncia por escrito têm de actuar.

    Já agora ninguém tem eucaliptal com distância de 4m entre copas.
  7.  # 9

    Colocado por: Dsoares-> O terreno fica a um nível mais baixo do que o terreno de trás, ou seja, no fim do terreno, há uma parede de terra de 1,50m mais ao menos

    Corrijam-me se estiver enganado, mas não serão os donos deste terreno mais elevado que irão ter de construir um muro de suporte para aquilo não vir por ali abaixo quando construírem lá alguma coisa?
  8.  # 10

    por norma quem altera de alguma forma o terreno natural é que tem de garantir a sustentação do que mexer
  9.  # 11

    Colocado por: SMBSTão perto de habitações esse eucaliptal vai ter de ser arrancado (veja as leis referentes à proteção contra incêndios).
    depende se o terreno for rural ou urbano.
    • SMBS
    • 24 fevereiro 2020

     # 12

    "É obrigatório proceder à gestão de combustíveis numa faixa mínima de 50 metros à volta das edificações ou instalações (habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos) inseridas nos espaços rurais ou florestais. Esta faixa é medida a partir da alvenaria exterior da edificação. Este ano, o prazo para esta gestão de combustível termina a 15 de março.

    No caso dos aglomerados populacionais (10 ou mais casas) esta faixa de proteção estende-se até aos 100 metros. "

    retirado do site que o nostradamus colocou
    • SMBS
    • 24 fevereiro 2020

     # 13

    "Sou proprietário de um pinhal ou de um eucaliptal localizado junto a várias casas, como devo fazer?

    Até ao dia 15 de março, deve cortar os pinheiros ou os eucaliptos que estejam a menos de 5 metros das casas. Numa distância de 50 metros, a contar das casas, as copas dos pinheiros ou dos eucaliptos devem estar afastadas 10 metros umas das outras, pelo que poderá ter de cortar alguns pinheiros ou eucaliptos.
    "
    • SMBS
    • 24 fevereiro 2020

     # 14

    "E nas cidades qual a distância do pé da árvore ao prédio? A lei não é para cidades?

    A lei aplica-se nas zonas rurais e florestais, incluindo as confinantes com áreas urbanas. Assim, importa garantir sempre a existência de uma faixa de proteção de 100 metros em torno dos aglomerados populacionais. As áreas de interface entre a floresta e as áreas urbanas são de elevado risco e é essencial fazer a gestão de combustível."
  10.  # 15

    Colocado por: SMBSinseridas nos espaços rurais ou florestais.
    • SMBS
    • 24 fevereiro 2020

     # 16

    O que pode é o dono do eucaliptal armar barraca. Mas isso já é outra coisa
    • SMBS
    • 24 fevereiro 2020

     # 17

    Näo foi a leitura que fiz mas pode ter razäo
    • SMBS
    • 24 fevereiro 2020

     # 18

    O que eu penso é que um eucaliptal em zona urbana é floresta na mesma. mas em termos legais pode näo ser.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  11.  # 19

    conheço uma situação caricata onde um vizinho fez queixa de outro para cortar uns eucaliptos que estivam dentro de um raio de 50m à sua casa... o eucaliptal em questão tinha uma parte em zona florestal, a outra parte mais proxima da casa do queixoso era urbano..

    o dono das árvores teve de cortar conforma a lei na parte florestal.. mas o queixoso teve de mamar com as restantes mais próximas à casa por ser espaço urbano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMBS
  12.  # 20

    Colocado por: DsoaresBom dia a todos,

    Estamos a iniciar esta grande aventura de construir a nossa moradia. Como qualquer moradia, é preciso um terreno e andamos a busca dele!
    Depois de andar a ver alguns lotes, estamos indecisos entre 2. Eles ficam situados numa urbanização que iniciou à uns anos atrás mas devido a crise, ficou parada. Teve bastante tempo com ar abandonada. Entretanto, a zona está a voltar a dinamizar e ultimamente os lotes estão a ser vendidos. Já algumas construções de moradia começaram.

    Gostaria de saber as vossas opiniões principalmente em relação a exposição solar e me chamar a atenção de algo que posso não ter em conta e ser muito importante.
    As características dos lotes são as seguintes:

    Terreno 1 (imagem em anexo)
    -> 42 000 euros
    -> Pouco negociável
    -> 610 m2
    -> 180 m2 de implementação (incluindo anexo)
    -> Chão plano
    -> Num dos lados da moradia está um campo de ténis
    -> No outro lado irá estar uma moradia
    -> Na parte de trás da casa, existe actualmente uma moradia em construção (o imobiliário diz que está em curso mas a mim parece-me estar parada)
    -> O terreno fica a um nível mais baixo do que o terreno de trás, ou seja, no fim do terreno, há uma parede de terra de 1,50m mais ao menos
    -> A entrada da casa fica virada a Este
    -> Jardim fica virado a Oeste
    -> Dentro da urbanização, este terreno fica mais central

    Terreno 2 (imagem em anexo)
    -> 32 000 euros
    -> Ainda negociável
    -> 630 m2
    -> 180 m2 de implementação (incluindo anexo)
    -> Chão plano
    -> Num dos lados da moradia está um espaço de jardim (projectado, neste momento é erva selvagem)
    -> No outro lado irá estar uma moradia
    -> Na parte de trás da casa irá estar também uma moradia
    -> A entrada da casa fica virada a Oeste
    -> Jardim fica virado a Este
    -> Frente a casa existe um eucaliptal bonito mas cria alí sombra ao terreno
    -> Dentro da urbanização, este terreno fica mais afastada. Alias, este terreno já não é considerado da urbanização.

    A diferença de valor ainda são 10k euros e estão basicamente a 2 ruas de distância. Mas o terreno 2 está mais afastado, o que não me deixa tão confortável a nível de segurança. Para além da exposição solar não me parece tão adequada (estarei a pensar bem?). O terreno 1 está mais enquadrado, consegue ter privacidade sem estar longe de tudo, o que me preocupou é a parede de terra que existe no fundo do terreno (terei custos adicionais devido a isso?).

    Um muita obrigada antecipada pela ajuda !
      Terrenos-02.png
      Terrenos-01.png


    Boa noite,

    Com esses dados ia para o terreno 2. O outro ao lado de campo de tenis poderá significar de futuro mais barulho em redor... depois mais baixo que o outro... Não me agrada. A forma geométrica do 2 (retângulo) é melhor que a do 1, e poderá ser uma mais valia quando começar a "riscar" o projecto.

    Cumprimentos,
 
0.0201 seg. NEW