Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Vou-lhe ensinar uma.
    Não se diz canos, mas tubos, ou tubagem.
  2.  # 22

E, concreto é no Brasil. Em PT é betão.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  3.  # 23

Lol, agora lembrou-me os meus amigos marinheiros. "isso não é uma corda, é um cabo!"
    Vocês saõ muito impacientes com quem não sabe :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Canos, mingosm, Ndts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • Canos
    • 24 fevereiro 2020

# 24

Colocado por: aaccem Portugal a auto-construção é proibida
    Concordam com este comentário:Canos

E ainda bem, pois senão acabamos como no Brasil. Com um série de prédios sem qualquer tipo de qualidade. Aqui mesmo sendo feito por empresas a qualidade deixa a desejar.
    Ainda num prédio em construção (para um andar) decidimos pedir informações sobre os materiais que estavam a ser empregues e como podíamos acompanhar o desenrolar das obras (pois uma coisa é o que está no papel, outra é o que efectivamente colocam em obra). Até hoje estamos aguardar resposta da vendedora.
    • Canos
    • 24 fevereiro 2020

# 25

Colocado por: marco1Canos pesquisando vai encontrar

por exemplo comece a partir deste índice penso que disponível na ordem dos arquitetos, associação de construtores ou outros organismos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Canos

Obrigado, vou ler o documento.
    • Canos
    • 24 fevereiro 2020

# 26

Colocado por: leonorb@Canos
    Um pontapé de saida:https://www.e-konomista.pt/construir-uma-casa/
    Talvez a partir daqui consiga pesquisar de forma mais detalhada ou pedir ajuda de forma mais concreta
    Algumas câmara municipais, disponibilizam um "mini roteiro" para licenciamento, com informações úteis. Pergunte no departamento de urbanismo da sua
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Canos

Obrigado pela dica. Vamos investigar.
    • Canos
    • 24 fevereiro 2020

# 27

Colocado por: Palhava

Com a sua atitude, não vai longe.

Espero que vá muito longe, longe da cambada que anda por aí que se auto-intitula de picheleiro, pedreiros, trolhas e electricistas - entre outras especialidades. O que falta neste país é uniformização e transparência. Eu simplesmente gostava de ver mais documentação e informação ao público. Porque como já escrevi, uma coisa é ter o conhecimento geral sobre o assunto, outra é saber fazer. E eu não pretendo saber fazer, porque senão teria que mudar de área (não faz sentido). Apenas pretendo ter uma ideia geral e saber que etapas é que deve ser dividida a obra, que materiais devem ser empregues, quais os pontos de validação, entre outros aspectos.

Pena (para alguns) que esta via (que sugeri) vai acabar com as almoços até às 16horas, os amigos nas câmaras e afins e com os parasitas que andam para aí....haaa e faltam os lambe botas!
    Concordam com este comentário: HelS
    • Canos
    • 24 fevereiro 2020

# 28

Colocado por: Pedro BarradasVou-lhe ensinar uma.
    Não se diz canos, mas tubos, ou tubagem.

Envie um e-mail para aqui: [email protected]
    E diga que eles estão errados: https://dicionario.priberam.org/cano

Mas (e mais importante) qual a fonte dessa sua afirmação?
    Pois se eu quiser também digo que não se "errado", mas sim "não certo!"
    • Canos
    • 24 fevereiro 2020

# 29

Colocado por: leonorbLol, agora lembrou-me os meus amigos marinheiros. "isso não é uma corda, é um cabo!"
    Vocês saõ muito impacientes com quem não sabe :)
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Canos

(leonorb, esta não é para si) Demonstram bem que apenas gostam de receber o dinheiro e não ser chateados pelo cliente.
    Faz dois anos que pintamos o andar onde estamos. E foi um verdadeiro filme. Tivemos que andar atrás do pintor para o tipo acabar a obra e tivemos que quase lhe falar com jeitinho porque o tipo ao mínimo de perguntas não aparecia no dia a seguir.
  4.  # 30

Colocado por: CanosE foi um verdadeiro filme. Tivemos que andar atrás do pintor para o tipo acabar a obra e tivemos que quase lhe falar com jeitinho porque o tipo ao mínimo de perguntas não aparecia no dia a seguir

Acho que você faz muito bem em querer saber, afinal o saber não ocupa lugar...

Mas como para tudo, tem que haver bom senso. Normalmente, as perguntas quem as faz é o pintor (ou outro profissional). Se procura aconselhamento gratuito, provavelmente está-lhe a tirar tempo e dinheiro.

Imagine que cada cliente de um restaurante quer falar com o cozinheiro? Querendo saber onde comprou a peixe, a que temperatura deixou repousar o vinho do tempero, a quantos graus usou o forno, etc...

Não sei do que tanto se queixa, se tiver um bocado de paciência, encontra quase tudo o que quer saber na internet ou nos livros à venda nas livrarias da especialidade, das Ordens profissiinais, das faculdades, em blogs, fóruns, nos sites das marcas, etc.

O que menos falta nos dias de hoje é informação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Pedro Azevedo78, ADROatelier
  5.  # 31

Colocado por: Canos

Espero que vá muito longe, longe da cambada que anda por aí que se auto-intitula de picheleiro, pedreiros, trolhas e electricistas - entre outras especialidades. O que falta neste país é uniformização e transparência. Eu simplesmente gostava de ver mais documentação e informação ao público. Porque como já escrevi, uma coisa é ter o conhecimento geral sobre o assunto, outra é saber fazer. E eu não pretendo saber fazer, porque senão teria que mudar de área (não faz sentido). Apenas pretendo ter uma ideia geral e saber que etapas é que deve ser dividida a obra, que materiais devem ser empregues, quais os pontos de validação, entre outros aspectos.

Pena (para alguns) que esta via (que sugeri) vai acabar com as almoços até às 16horas, os amigos nas câmaras e afins e com os parasitas que andam para aí....haaa e faltam os lambe botas!

O que pretende não é o que um fiscal de obra faz?
    Um DO não precisa de saber nada de obras mas deve contratar um fiscal de obra.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 32

Canos... Que sabe o priberam de vocabulário técnico!?
    Estude os repositórios das universidades de eng e arquitectura... Tem lá muita informação... De borla. Teses de mestrado sobre tudo e mais umas botas.
    Concordam com este comentário: fcla
  7.  # 33

Colocado por: N Miguel Oliveira
    O que menos falta nos dias de hoje é informação.

Falta é vontade de pesquisar, toda gente quer chegar e ter tudo de bandeja.
    Neste fórum há tanta informação que eu acho que se as pessoas se derem ao trabalho de procurar e ler, ficam com conhecimento suficiente para saber como se faz bem e como se faz mal!
    É certo que a informação está espalhada e pelo meio de tópicos em que 50% dos comentários são irrelevantes, mas tem que se saber filtrar o que interessa.
    Acredito que os técnicos que ajudam no fórum chegam a um ponto em que já disseram a mesma coisa tanta vez que até já se aborrecem de responder... Para quê tantos tópicos de bombas de calor vs caldeiras, vidro X vs vidro Y, capoto vs parede dupla... e por aí fora.
    De certa forma o problema da informação estar tão espalhada é culpa de quem vem à procura dela.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, rui coutinho
  8.  # 34

é vivemos numa época que basta teclar e temos as respostas todas online sobre tudo

enfim ainda vamos ver a net a ser processada por deu informação errada :)
  9.  # 35

Colocado por: CanosApenas isso. Apenas para não ter que aceitar tudo o que o tipo da empresa de construção me diz. Porque para criticar e exigir é preciso saber/conhecer. Por isso as regras e a defesa do consumir são importantes.
    para isso vai contratar um fiscal
  10.  # 36

Para isso serve o director de fiscalização de obra... E alternativas a técnicas e materiais de construção pede esclarecimento aos projectistas.
  11.  # 37

Colocado por: Canos

Chegou a "Greta" da construção!
  12.  # 38

Colocado por: Pedro BarradasEstude os repositórios das universidades de eng e arquitectura... Tem lá muita informação... De borla. Teses de mestrado sobre tudo e mais umas botas.

Pois é Pedro, mas isso logo à partida dá muito trabalho:):), além de toda essa documentação ter sido produzida por elementos da corja de parasitas e como se não bastasse é preciso falar mandarim para ler aquilo. Que chatice...HeHeHe
    Haja paciência
  13.  # 39

O empreiteiro que andou em minha casa explicou-me como fazer muita coisa que eu não queria mandar fazer...já vai da pessoa.
  14.  # 40

Colocado por: Kduvidasalém de toda essa documentação ter sido produzida por elementos da corja de parasitas e como se não bastasse é preciso falar mandarim para ler aquilo.

Que espera? Encontrar um manual de instruções tipo IKEA? Ou um "Bricolage para tótós"? Acha que a construção é assim tão simples?

0.0245 seg. NEW