Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Sr. Fsc.

    Peço desculpa você tem razão, pois não referi no meu comentário que ambos os sistemas eram condicionados para quente/frio. Considerando o que foi dito, esse sistema faz parte dos que menos desempenho toma, todavia nunca se poderá dizer que é um bom sistema. No entanto, o tecto radiante uma vez usado para o arrefecimento é obvio que fazendo-se usar da mesma tubagem para o aquecimento poderá ter algumas vantagens, mas, volto a repetir não é de certo nem de perto o sistema ideal para o aquecimento.

    Cumprimentos
    • fsc
    • 2 fevereiro 2010

     # 242

    se não conhece não diga que não funciona!
  2.  # 243

    resto do mundo e arredores...
    • fsc
    • 2 fevereiro 2010

     # 244

    não é muito abonatório para uma empresa fazer showrooms que simulem sistemas não tão positivos. se consideram que o sistema óptimo é pavimento aquecido e tecto arrefecido, deviam simular apenas esse sistema. enfim... é a melhor empresa do resto do mundo!
  3.  # 245

    Sr. Aprendiz já lhe disse que a Multibeton terá todo o gosto de trabalhar consigo, e no caso de demonstrar este interesse terei todo o gosto de o acompanhar a fazer uma visita às instalações da Sede na Alemanha onde poderá ver comprovado o que digo.

    Mas.., sinceramente, começamos a ponderar na escolha de certos profissionais, pois, por aquilo que conheço de si e dos muitos comentários que faz, não será de certo uma escolha acertada.

    Cumprimentos e bons progressos.
  4.  # 246

    Colocado por: fscnão é muito abonatório para uma empresa fazer showrooms que simulem sistemas não tão positivos. se consideram que o sistema óptimo é pavimento aquecido e tecto arrefecido, deviam simular apenas esse sistema. enfim... é a melhor empresa do resto do mundo!


    Sr. Fsc é uma forma de explorar novas técnicas no uso dos diferentes sistemas, avaliando e recolhendo todos os indicadores que favorecem e desfavorecem estes determinados tipos de aquecimento. Julgo que seja pertinente um acompanhamento e estudo contínuo na criação de novas soluções, pois caso assim não fosse ainda hoje vivíamos na época primitiva.

    Cumprimentos.
  5.  # 247

    Aprendiz ... lá está você na confusão..
  6.  # 248

    eu não sei nada....
    • fsc
    • 2 fevereiro 2010 editado

     # 249

    Colocado por: Ricardo.mrdSr. Aprendiz já lhe disse que a Multibeton terá todo o gosto de trabalhar consigo, e no caso de demonstrar este interesse terei todo o gosto de o acompanhar a fazer uma visita às instalações da Sede na Alemanha onde poderá ver comprovado o que digo.

    Mas.., sinceramente, começamos a ponderar na escolha de certos profissionais, pois, por aquilo que conheço de si e dos muitos comentários que faz, não será de certo uma escolha acertada.

    Cumprimentos e bons progressos.


    bem sei que o aprendiz tem um estilo muito próprio que por vezes choca as pessoas (até a mim por vezes) mas daí a repudiar as suas capacidades técnicas acho deplorável vindo de um profissional como penso que é o sr ricardo. não havia necessidade... e bons progressos para si também que muito tem a aprender (assim como todos nós)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, kami, Ricardo.mrd
  7.  # 250

    Bom,
    Mais uma vez, peço as minhas sinceras desculpas ao Sr. Aprendiz, felizmente a minha humildade ainda me permite tal.

    Sorry.
    • LuB
    • 2 fevereiro 2010 editado

     # 251

    Venho defender o Ar Condicionado como sistema de aquecimento que mais convém a quem ainda não instalou qq outro sistema de climatização, porque na verdade é o sistema mais eficiente e o mais barato! Normalmente utilizam-se SPLITS individuais, mas se eu estivesse a construir hoje a minha casa não hesitaria, porque poderia recorrer a uma única máquina central no interior e outra exterior que, com um sistema condutas, me arrefeceria a casa toda no verão e a aqueceria no inverno, e isto a preços imbatíveis.- As boas marcas de AC têm hoje COPs superiores a 5, pouca manutenção e duram eternidades... é obra!

    Eu sei que há outros sistemas, como o hidraulico ligado a bombas de calor, tanto em pisos radiantes, como a radiadores (os pisos radiantes têm rendimentos bastante melhores que os radiadores de parede) que são mais apreciados por muita gente, com o argumento de que são muito mais confortáveis, mas isso acontece geralmente antes da instalação e não depois de algum tempo de uso... :))) A opinião começa a mudar à medida que as facturas de consumo vão chegando... E elas chegam sempre, a menos que se desista de climatizar a casa!

    Contudo O Ar condicionado (Bombas de calor AR-AR) tem alguns inconvenientes:que eu passo a citar:

    1.º - Atira-nos descaradamente com o ar frio directamente para a cara no verão... e com o ar quente no inverno. Na verdade devemos perdoar-lhe dado que os outros sistemas tendem a deixar-nos à mercê do ar frio no Inverno e do ar quente no verão, seja por não serem versáteis (aquecimento/arrefecimento) ou então porque os desligamos, para não pagar as elevadas facturas de energia que eles consomem.

    2.º - Os Splits não são lá muito bonitos, mas a nossa sogra também é um horror e não é por isso que a não deixamos entrar em casa :))))

    3.º - Os AC, são mal vistos por toda a gente: - fazem-nos logo pensar no escritório, onde temos de aturar os chefes, no banco onde a conta está cada vez mais encolhida, na repartição de finanças onde deixamos o pouco que resta, no restaurante onde até parece que nos vai cair em cima...
    Enfim, é uma realidade: ninguem gosta de ar condicionado .

    Eu própria embirrava com eles. Acho mesmo que só deixei de embirrar, quando comecei a fazer contas, e o frio que rapei no inverno se encarregou de me refrescar os miolos...lolololo
  8.  # 252

    Depois ler quase todos os 298 comentários deste fórum, posso resumir a questão em poucas linhas.
    Todos os sistemas têm vantagens, uns menos, mas também mais económicos tanto na instalação como na exploração, outros mais, mas também mais onerosos.
    Para quem está a construir é muito importante investir em isolamento térmico, é aqui que está o segredo da eficácia de qualquer sistema de climatização. Agora se levamos com ar quente ou frio na cara, ou andamos com os pés mais quentes do que os joelhos, é uma questão de sensibilidade individual.
  9.  # 253

    Colocado por: eu
    Colocado por: xico fortes
    Mas também conserva o calor por mais tempo pelo que se torna mais confortavel e economico.


    Penso que não é bem assim... a economia de um sistema de aquecimento está mais relacionada com asperdas de calor para o exterior, que dependem do isolamento térmico da casa. O facto de o piso ser madeira ou mosaico é irrelevante para a economia.

    Agora, lá que a madeira é mais confortável ao toque, isso é inegável.


    Sem dúvida que o factor das percas de calor para o exterior é importantissimo. Perfeitamente de acordo.
    • cif
    • 20 junho 2010

     # 254

    Depois de tudo ler, a minha dúvida mantem-se:
    - Para um apartamento (130m2+-) na zona de Coimbra qual seria o sistema mais economico em termos de factura mensal, para aquecimento nos meses de Inverno?
    (ando a pensar comprar casas e todas elas com imensas opções: "radiadores" a gás, A/C e piso radiante electrico)

    Normalmente estou em casa das 19h~9h e, neste momento, não me importo com o "conforto" relativo dos sistemas, a minha dúvida prende-se só com o consumo mensal dos sistemas que pondero: A/C e PRE. (a nível de conforto e custos iniciais já tenho opinião formada :) )
  10.  # 255

    Só consumo?
    Sem dúvida AC.
  11.  # 256

    Colocado por: Pedro Azevedo78Só consumo?
    Sem dúvida AC.


    Tudo o que ouço dizer é que piso radiante eléctrico é um despautério em matéria de custos de consumo.
  12.  # 257

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: Nuno_GDepois ler quase todos os 298 comentários deste fórum


    e a sua escolha vai para....?



    gostava de saber a sua opção...


    Vai para piso radiante eléctrico, complementado com floormate de 30mm e espuma de polietileno de 5mm. Também coloquei alumínio de batente de ruptura térmica e vidros baixo-emissivos.

    Espero que resulte. No inverno dou notícias
    • fsc
    • 23 junho 2010

     # 258

    Nuno, tem presente que a classe energética da sua casa vai ser Z à luz dos regulamentos.
    o sr sabe que uma casa com termoacumulador eléctrico já não pode ser classe A embora na minha opinião isto seja um exagero mas é o que é!
    seja como fôr, depois diga qq coisa em relação oas consumos.
  13.  # 259

    Colocado por: fscNuno, tem presente que a classe energética da sua casa vai ser Z à luz dos regulamentos.
    o sr sabe que uma casa com termoacumulador eléctrico já não pode ser classe A embora na minha opinião isto seja um exagero mas é o que é!
    seja como fôr, depois diga qq coisa em relação oas consumos.

    Nem sabia que havia classe Z. De qualquer modo para obter a licença já tive de certificar a casa energéticamente. Fazendo fé no que me diz, e como o projecto não prevê AC, estranho o relatório indicar que se colocar AC a classificação melhoraria.
  14.  # 260

    pois... AC ajuda na melhoria da classificação energética!!!
 
0.0605 seg. NEW