Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Isso dos pellets, é outra banhada...
    Quem comprar uma caldeira destas terá uma cruz às costas para o resto da vida, e as caldeiras são caras...(ponha uma bomba de calor)

    Para já akilo gasta pellets, que não são assim tão baratos como pensão. A ideia é boa, mas é um equipamento que está sujeito a uma grande manutenção, pois necessita de limpeza constante, e existe bastantes encravamentos com os pellets....
    Mas lá está... pode ser uma opção para quem estiver disposto a viver com todos estes problemas....
  2.  # 162

    Colocado por: Rui RibeiroJá agora podia-me mostar qual são os equipamentos de AC com cop superior a 5..... é que eu nunca vi nenhum, não estou a dizer ke não há, mas como estamos sempre a aprender, talvez me possa mostar algo com esses COPs...

    Aqui fica um Mitsubishi: (valores retirados e certificados pela EUROVENT, não de folhetos do fabricante...)
    outdoor unit: MUZ-FD25VABH
    indoor unit: MSZ-FD25VA
    Pc[kW]: 2,50
    Pe(c)[kW]: 0,49
    EER: 5,15
    Class EER: A
    Ph[kW]:3,20
    Pe(h)[kW]: 0,60
    COP:5,33

    Já agora a sua participação Sr. Rui Ribeiro: diga lá uma bomba de calor ar-água a funcionar com ventiloconvectores com COPs parecidos ou superiores a estes? Ou os mais altos que conheça...
  3.  # 163

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Rui RibeiroJá agora podia-me mostar qual são os equipamentos de AC com cop superior a 5..... é que eu nunca vi nenhum, não estou a dizer ke não há, mas como estamos sempre a aprender, talvez me possa mostar algo com esses COPs...

    Aqui fica um Mitsubishi: (valores retirados e certificados pela EUROVENT, não de folhetos do fabricante...)
    outdoor unit: MUZ-FD25VABH
    indoor unit: MSZ-FD25VA
    Pc[kW]: 2,50
    Pe(c)[kW]: 0,49
    EER: 5,15
    Class EER: A
    Ph[kW]:3,20
    Pe(h)[kW]: 0,60
    COP:5,33

    Já agora a sua participação. Diga lá uma bomba de calor ar-água a funcionar com ventiloconvectores com COPs parecidos ou superiores a estes? Ou os mais altos que conheça...


    esses valores ou os valores da tabela deles são praticamente iguais!!
  4.  # 164

    Colocado por: sergyio
    esses valores ou os valores da tabela deles são praticamente iguais!!

    Ora ainda bem! É sinal de que há fabricantes honestos... ;)
  5.  # 165

    Mas esse cop é o cop com a maquina a trabalhar numas condições perfeitas de bomba de calor (neste caso AC), pois não nos podemos ter em conta esse valor, pois não vai ser a realidade de trabalho da máquina.. pois como deve saber à medida que as temperaturas baixao ou sobem, todas as bombas de calor / AC, o cop vem por ai abaixo. É comum os fabricantes darem esses valores, e os de ASc, costumam abusar.. Os fabricantes de bombas de calor estão mais virados para os valores em aquecimento, e como as bombas de calor estão mais direccionadas para trabalhar em quente, ou seja no inverno, onde as temperaturas são baixas, então é normal apenas indicarem COPs de 2.5 a 3.5. Aliás se voçê tiver um AC a trabalhar em quente e se tiverem temperaturas abaixo de 0ºC, eles já vão ter mtas dificuldades em trabalhar, os fabricantes maiores resolvem esse problemas, com a função de descongelação, mas não se livram de os ACs perderem eficiência. E o mesmo de passa quando trabalha em frio, quando as temperaturas sobem mto, acima dos 35ºC, os Acs perdem mta eficiencia, não quer dizer que não trabalhem, mas imagine que tem um equipamento de 18000BTUS a trabalhar com temperaturas externas de acima dos 35ºC e voçe já lá não tem os 18000BTUS, mas mto menos. E toda esta teoria tb se aplica-se às bombas de calor.
    Mas os melhores fabricantes de bombas de calor, constroem bombas com a capacidade de trabalho até -25ºC, que é o caso da Dimplex, ou technibel com a capacidade até -15ºC. o que um ar condicionado não conseguirá. isto deve-se porque elas estão mais desenvolvidas para trabalhar a baixas temperaturas. Tudo para resumir o seguinte: Se a sua preferencia for o conforto no inverno compre uma bomba de calor, se a sua preferencia for pelo frio no verão e então compre um bom sistema de ar condicionado..

    É claro que obtenho melhor COP a trabalhar num piso radiante, pois as temperaturas de trabalho andam pelos 35ºC, e em ventiloconvectores 45ºC.. existe uma diferença de 10ºC para vencer.. mas comparando com os 60ºC de radiadores, podemos sempre dizer que os ventiloconvectores são a solução mais equilibrada, com a vantagem de podermos fazer frio no verão.

    Mas sekalhar a opção perfeita será, ter uma bomba de calor a trabalhar em piso radiante somente em aquecimento, e depois instalar um sistema de ar condicionado.. mas quanto custo isto tudo!!!!!!!!
  6.  # 166

    Deixo aqui um exemplo, de uma bomba de calor Dimplex mod. LA16MS, de baixa temperaturas com a capacidade maxima de 55ºC, o que é mais que suficiente para trabalhar em piso radiante, convectores, ventiloconvectores e mesmo em radiadores.

    Bomba de Calor Ar/Água (Baixa Temperatura)
    Montagem / Cor Externa / Cinza
    Modelo LA 16MS
    Temperaturas limites de aquecimento Água / Ar 55 °C / -20 °C
    Temperaturas limites de funcionamento do Ar -20 °C a 35 °C
    Capacidade de aquecimento / COP a A-7/W35* kW/- 9,80 / 2,60
    Capacidade de aquecimento / COP a A+2/W35* kW/- 12,70 / 3,20
    Capacidade de aquecimento / COP a A+7/W35* kW/- 15,40 / 3,70
    Capacidade de aquecimento / COP a A+10/W35* kW/- 16,10 / 3,80
    Consumo electrico nominal a A+2/W35 kW 3,95

    Como podem verificar esta bomba de calor com 10ºC positivos, apresenta um cop de 4.2.. Potencia fornecidal de 16.10Kw e um consumo de 3.80Kw (16.10 / 3.80 = 4.2)..isto é um valor mto bom para +10ºC, que é a temperatura media no inverno, e mesmo a -7ºC ela apresenta um cop de 3.7... o que é mto bom, um ar condicionado nunca poderá fazer isto.. porque não estão verdadeiramente direccionados para o quente.

    Este é apenas um exemplo, não conheço todos os equipamentos do mercado, não sei se haverá ou não bombas de calor com mais cop, mas com menos existem de certeza.. hehhee

    Mas quando pensarem numa bomba de calor, as da dimplex são das mais avançadas e tambem brutalmente caras... penso que não justifica, a Technibel francesa é mto boa, com preços mais bem apetecíveis e de excelente qualidade.. tenho vendido e instalado mtas e tem um comportamente brutal, e não dão avarias...
  7.  # 167

    Colocado por: Rui RibeiroMas esse cop é o cop com a maquina a trabalhar numas condições perfeitas de bomba de calor (neste caso AC), pois não nos podemos ter em conta esse valor, pois não vai ser a realidade de trabalho da máquina.. pois como deve saber à medida que as temperaturas baixao ou sobem, todas as bombas de calor / AC, o cop vem por ai abaixo.

    Volto a lhe lembrar que são todas BOMBAS DE CALOR! Se isso acontece nos ACs é igualmente verdade nas bombas ar-água!!!
    Colocado por: Rui Ribeiros fabricantes de bombas de calor estão mais virados para os valores em aquecimento, e como as bombas de calor estão mais direccionadas para trabalhar em quente, ou seja no inverno, onde as temperaturas são baixas, então é normal apenas indicarem COPs de 2.5 a 3.5. Aliás se voçê tiver um AC a trabalhar em quente e se tiverem temperaturas abaixo de 0ºC, eles já vão ter mtas dificuldades em trabalhar, os fabricantes maiores resolvem esse problemas, com a função de descongelação, mas não se livram de os ACs perderem eficiência.

    Caro Rui, a maioria dos ACs são bem mais eficientes em aquecimento do que em arrefecimento... Começa-se a notar que "esta não é a sua praia"....
    Colocado por: Rui RibeiroTudo para resumir o seguinte: Se a sua preferencia for o conforto no inverno compre uma bomba de calor, se a sua preferencia for pelo frio no verão e então compre um bom sistema de ar condicionado..

    Desculpe o termo, mas que grande asneirada... pela simples razão que lhe dei acima. Os ACs são MAIS EFICIENTES a aquecer do que a arrefecer!!!
    Colocado por: Rui Ribeiro
    Como podem verificar esta bomba de calor com 10ºC positivos, apresenta um cop de 4.2.. Potencia fornecidal de 16.10Kw e um consumo de 3.80Kw (16.10 / 3.80 = 4.2)..isto é um valor mto bom para +10ºC, que é a temperatura media no inverno,

    COP de 4,2 a 10ºC exteriores é bom! Muito bom mesmo. Mas o AC que lhe disse tem um de 5,33 a 7ºC exteriores... Melhor ou não?
    Eu nunca disse que é uma má opção uma bomba de calor ar-água! Aliás volto a repetir que foi isso que escolhi para minha casa com um piso radiante! Mas ouvir dizer que estas bombas têm melhores rendimentos que os AC, não consigo... (ainda por cima com ventiloconvectores....)
  8.  # 168

    Psousa
    Atenção que o orçamento que viu no forum de 17 a 25 €/m2 refere-se a Anonimo18072022A Eléctrico, vulgo PRE. Estes valores incluem termostato digital programavel (aconselhavel) cabos de aquecimento bi-condutor e isolamento de 5mm. Outras opções de isolamento ex: floormate (se tiver altura disponivel) podem encarecer o preço por m2 em 2 a 3 euros, mas reduzirão no futuro a factura referente ao consumo. São valores chave na mão, ou seja prontinho a funcionar.

    Nuno G
    Estamos de acordo. A questão que normalmente se põe em obra é a da altura disponivel até ao acabamento final. Na maioria dos casos que conheço a altura disponivel ronda os 50 mm, pelo que se torna dificil colocar o floormate. Outro factor decisivo para a maioria das pessoas que optam pelo PRE diz respeito à manutenção, que se traduz em zero.
  9.  # 169

    Rui Ribeiro
    Porque não a opção de PRE e AC?
    Não será mais económica que a do Radiante hidraulico com bomba de calor?
  10.  # 170

    Sr. Xico Fortes... é uma opção válida o PRE, penso que terá um investimento inicial mais baixo, mas depois com uso penso irá pagar mais, vou-lhe ser sincero, pois nunca instalei PRE e nem tenho grande esperiencia sobre o produto, sei que para voçe aquecer uma casa o mais economico em termos de consumos é sem duvida o piso radiante hidráulico com bomba de calor.... mas é uma questão de fazer contas ao investimento inicial e depois o que irá gastar €€€ em uso.

    Oiça voce pode sempre instalar um sistema AC multi-split com unidades de chão, não as Murais/Parede, pois estas sente-se mto o arrastamento de ar nas divisões. e voçe já fica com um bom sistema para aquecer e arrefecer a casa, a um preço competitivo...
    Só uma NOTA: o problema com este sistema é que não poderá aquecer as casas de banho.. e com um sistema de aquecimento central, seja por PRE ou PR Hidraulico, Radiadores, já poderá...

    Existe vária opções, consoante as carteiras, necessidades e gostos....
  11.  # 171

    Não haverá AC só para frio e assim ficar mais barato? Eu tenho um AC portatil que só faz frio :)
  12.  # 172

    Colocado por: xico fortesPsousa
    Atenção que o orçamento que viu no forum de 17 a 25 €/m2 refere-se a Anonimo18072022A Eléctrico, vulgo PRE. Estes valores incluem termostato digital programavel (aconselhavel) cabos de aquecimento bi-condutor e isolamento de 5mm. Outras opções de isolamento ex: floormate (se tiver altura disponivel) podem encarecer o preço por m2 em 2 a 3 euros, mas reduzirão no futuro a factura referente ao consumo. São valores chave na mão, ou seja prontinho a funcionar.

    Nuno G
    Estamos de acordo. A questão que normalmente se põe em obra é a da altura disponivel até ao acabamento final. Na maioria dos casos que conheço a altura disponivel ronda os 50 mm, pelo que se torna dificil colocar o floormate. Outro factor decisivo para a maioria das pessoas que optam pelo PRE diz respeito à manutenção, que se traduz em zero.


    Optando por piso radiante hidraulico com bomba de calor, quanto me pode custar esta solução para 300mts?
  13.  # 173

    Mto bem... "corrente de ar", o Sr. Engenheiro é que sabe... Há cá cada xico esperto!!!
    estou à espera da proxima Sr. Engenheiro, venha lá ela!!!!
  14.  # 174

    Colocado por: Anonimo18072022AChamar a 5mm de um qualquer material isolamento e ainda por cima quando estamos a falar de aquecimento no pavimento é no minimo...digamos absurdo.

    :)
    Há gente capaz de vender qualquer coisa... E o pobre do consumidor (nós) se não abre o olho está bem tramado!
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  15.  # 175

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: psousaOptando por piso radiante hidraulico com bomba de calor, quanto me pode custar esta solução para 300mts?


    mas você já não tinha um orçamento???....até lhe perguntei a marca dos equipamentos


    Você é um bocadito rude nas abordagens que faz!!! Tenha lá calma...já há remédios para isso! Se ler o meu post pode ver que já tenho orçamento, mas também refiro que acho caro! Aqui de certeza que tem alguem que comprou e que diga "paguei XXX€/m2" ou alguem que venda e instale que diga "olhe, consigo arranjar-lhe uma boa solução por xxx€/m2"
    Ah! Quanto à marca não faço ideia, atendendo ao valor do orçamento que me deram nem quero saber da marca...
  16.  # 176

    psousa... poderá rondar os 20.000€-25.000€, incluindo piso radiante hidraulico e bomba de calor, e ainda poderá fazer águas quentes sanitárias... o valor poderá subir ou descer dependendo da marca da bomba de calor.... mas compensa, a sua casa é bastante grande, e a melhor solução penso ser esta
  17.  # 177

    entao o valor de venda e instalaçao do piso hidraulico ronda os 40€/m2!?
    O orçamento que me deram joga com esse valor + bomba de calor...
  18.  # 178

    O que acham do piso radiante warm up? Seria para aplicar em casas de banho.
  19.  # 179

    há ai varias......
  20.  # 180

    Com bomba Technibel + piso radiante Ferco... poderá rondar esses valores
 
0.0553 seg. NEW