Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: sergyiopois... AC ajuda na melhoria da classificação energética!!!

Se piso radiante eléctrico baixa a classe, poque gasta eléctricidade, penso que seja por este factor. Como é q o AC faz para não gastar eléctricidade?
  2.  # 262

Colocado por: Nuno_G
    Colocado por: sergyiopois... AC ajuda na melhoria da classificação energética!!!

Se piso radiante eléctrico baixa a classe, poque gasta eléctricidade, penso que seja por este factor. Como é q o AC faz para não gastar eléctricidade?

penso que seja pelo facto de o AC precisar de 1 unidade para por exemplo produzir 3 ou mais... o piso radiante, não, precisa de 1 para produzir 1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drmj
    • drmj
    • 6 janeiro 2011

# 263

"o piso radiante, não, precisa de 1 para produzir 1,"

isto é falso , se o piso radiante for ligado a uma bomba de calor...
  3.  # 264

Colocado por: drmj"o piso radiante, não, precisa de 1 para produzir 1,"

já la vai algum tempo... mas penso que isso era referente a ser piso eléctrico... :)
  4.  # 265

Colocado por: drmj"o piso radiante, não, precisa de 1 para produzir 1,"

é difícil (muitissimo) de ligar piso radiante eléctrico a uma bomba de calor ar\agua, e ainda mais difícil conseguir que faça alguma coisa pelo aquecimento.
  5.  # 266

Colocado por: jorgealves

é difícil (muitissimo) de ligar piso radiante eléctrico a uma bomba de calor ar\agua, e ainda mais difícil conseguir que faça alguma coisa pelo aquecimento.

penso que o user drmj estaria a referir-se a piso radiante não eléctrico... (acho eu)
    • drmj
    • 6 janeiro 2011

# 267

Sim , refiro me ao piso radiante por fluido. Esse electrico parece uma aberração total...nem sabia que existia.
    Um piso radiante por fluido , ligado a bomba de calor é a solução mais moderna para aquecimento mas só dá para casa nova em construção ou remodelação total.
  6.  # 268

Colocado por: drmjSim , refiro me ao piso radiante por fluido. Esse electrico parece uma aberração total...nem sabia que existia.
    Um piso radiante por fluido , ligado a bomba de calor é a solução mais moderna para aquecimento mas só dá para casa nova em construção ou remodelação total.

e quem tenha uns bons €€€€ para investir...
  7.  # 269

já existe uma solução piso radiante hidráulico com 15mm de espessura, para o mercado de renovação (UPONOR)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drmj
  8.  # 270

Colocado por: drmjSim , refiro me ao piso radiante por fluido. Esse electrico parece uma aberração total...nem sabia que existia.

então e qual o consumo mensal aproximado de uma bomba para uma casa de 180 m2 com bom isolamento?
    • drmj
    • 7 janeiro 2011

# 271

»»»então e qual o consumo mensal aproximado de uma bomba para uma casa de 180 m2 com bom isolamento? «««

Isso não sei mas deve ser muito perto dos valores do AC modernos. O conforto é que faz a diferença: não há barulhos nem ventilações.
    No entanto,é um aquecimento para ser ligado todo o inverno, e não andar a ligar/desligar todos os dias.
    • drmj
    • 7 janeiro 2011

# 272

Colocado por: Anonimo18072022ABem verdade....felizmente neste país ainda existem clientes financeiramente mais disponíveis para investirem em sistemas mais caros.

Basta explicar que o investimento é mais caro de ínício (piso radiante com fluido e bomba de calor) mas compensa no custo energético anual e ganha em conforto.
    No entanto, apenas em climas mais frios justifica este sistema, já que as bombas de calor ar-ar modernas são melhor investimento para climas amenos, como em Lisboa, e que tem a vantagem de fazer frio nos períodos de muito calor e tirar humidade das casas.
  9.  # 273

Não entendi...

Deve ser mais:
    As BC com temperaturas negativas baixam o rendimento significativamente. funcionando melhoe em climas amenos.

Mesmo assim comparado com PR Electrico os consumos são sempre muito inferiores. Mesmo que baixe 50% de rendimento, por exemplo, de 4:1 para 2:1: gasta metade em relação ao PRE.

Colocado por: drmj
    Basta explicar que o investimento é mais caro de ínício (piso radiante com fluido e bomba de calor) mas compensa no custo energético anual e ganha em conforto.
    No entanto, apenas em climas mais frios justifica este sistema, já que as bombas de calor ar-ar modernas são melhor investimento para climas amenos, como em Lisboa, e que tem a vantagem de fazer frio nos períodos de muito calor e tirar humidade das casas.
  10.  # 274

Colocado por: Anonimo18072022AUm AC ou bomba de calor em função so seu COP terá uma relação por exemplo de 1:3 ou seja, gasta 1KW e disponibiliza 3KW. Assim sendo à partida gasta menos

nos A\C mesmo os de gama baixa já têm cop´s de 4, e nos melhores já têm COP superiores, ou seja relação 1:4 ou superior,
    • drmj
    • 7 janeiro 2011

# 275

Uma BC tem sempre melhor rendimento quando a diferença entre a temp exterior e interior é pouca. Uma BC "capta" as calorias do exterior para a restituir no interior (e inverte para fazer frio no verão).
    O que eu quiz dizer é que face ao facto do investimento que representa uma BC com piso radiante ser maior e só servir para aquecer, não justifica tanto numa casa situada em clima ameno, onde vai ser utilizado poucos meses.
  11.  # 276

Antes pelo contrario em climas muito frios a BC patina um bocado!!

Num clima ameno, como lisboa já tivemos este inverno temperaturas abaixo de zero, mas normalmente temos 5-10º e ai a BC está como peixe na agua!!

O problema é mais com temperaturas de -20 ou menos ainda!

Colocado por: drmjUma BC tem sempre melhor rendimento quando a diferença entre a temp exterior e interior é pouca. Uma BC "capta" as calorias do exterior para a restituir no interior (e inverte para fazer frio no verão).
    O que eu quiz dizer é que face ao facto do investimento que representa uma BC com piso radiante ser maior e só servir para aquecer, não justifica tanto numa casa situada em clima ameno, onde vai ser utilizado poucos meses.
  12.  # 277

Uma moradia com 180m2, como a referida, custará em PRE cerca de 3.600€+IVA. Gastará nos meses de aquecimento cerca de 150€/mês.

...Isso é que era bom...170€ gasto eu com ac e 160m2...Claro que cada caso é uma caso mas, considerando o mesmo tipo de habitação, temperaturas ambiente e uso dos acs vs PRE, estariamos a falar de pelo menos o dobro da conta...ou seja, certamente mais de 300€/mês...
  13.  # 278

Colocado por: system32Antes pelo contrario em climas muito frios a BC patina um bocado!!

Num clima ameno, como lisboa já tivemos este inverno temperaturas abaixo de zero, mas normalmente temos 5-10º e ai a BC está como peixe na agua!!

todas as bombas de calor funcionam na perfeição até temperaturas de -15º e algumas até -20º, aos -5 temos quebras de rendimento na casa do 10% a 20%, com algum cuidado e MANTENDO A BOMBA DE CALOR SEMPRE LIGADA, não se nota a diferença de potencia disponível,

convém recordar que o PRH devido á sua inercia não deve ser ligado somente quando se pretende aquecimento, mas mante-lo sempre ligado reduzindo a temperatura solicitada em horario não utíl
  14.  # 279

Pois é. Não era bom...é mesmo a verdade quer acredite ou não. Sobre os Seus 170€ com AC não vou comentar agora sobre os 150€/mês numa moradia com 180m2 falarei e afirmo. Tenho ainda um outro exemplo que acompanho de muito perto, em que estamos a falar de 190m2 onde a factura total da EDP não chegou aos 1.200€/ano. Faça as contas.

Pois...então ajude-me a fazer as contas...já á uns meses noutro tópico o questionei sobre os calculos em geral e sobre a potencia instalada e tb contratada necessária e estou até agora sem resposta...1200€/ano para 190m2 ?...Acredito...se foi só para aquecimento...

As diferenças que tanto o incomodam, imagino eu, e não leve este meu comentário como uma afronta ou confrontação, não me surpreendem. Podem è estar a surpreender quem tem um AC com um COP, digamos de 4, em que supostamente deveria gastar 1/4 em AC quando comparado com piso radiante eléctrico.

A mim nada disso me incomoda, pq eu não vendo nada...
    O cop da minha máquina até é superior a 4...mas a questão é que no máximo, a aquecer, gasta 2300w...Agora pergunto-lhe novamente, qual a potencia instalada necessária e equivalente para o PRE?...Qual o consumo máximo em watts de um sistema PRE para a mesma situação?...

Ao comparar um AC, que é um sistema que utiliza predominantemente a convecção do ar, com piso radiante, que utiliza predominantemente a radiação térmica, compreenderá que não são comparáveis.

Nunca disse que são comparáveis e sempre disse que o piso radiante proporciona um conforto superior...

O AC utiliza, por exemplo, uma temperatura pedida de 22ºC (digo eu!) e o piso radiante com 19ºC consegue proporcionar um conforto superior. Espero ter conseguido pelo menos passar algum do raciocinio.

Isso é conversa...tenho um colega com com PRH e tem os termoestatos sempre entre os 21 e os 23º...e eu com ac, ligado 24h/dia, tenho os mesmos 21/23º no ambiente. A nivel de conforto, tenho igualmente paredes, mobilia e restantes objectos a uma temperatura de conforto. Tirando as alturas de dias seguidos de muito frio, a temperatura dentro de casa é constante e os splits funcionam muito pouco. Quando gela lá fora, é aí que se perde em conforto, com os splits a funcionarem mais e a haver mais movimentação de ar...SE se optar por ligar os acs apenas algumas horas, o conforto é igualmente inferior...

Abraço, Pedro
  15.  # 280

Deixo-lhe uma de 1.021€ para 175m2 com 14.850W instalados

Pode colocar aqui os scans de facturas que quiser, que como é obvio nada demonstram...
    Não sei onde é essa casa e qual o tipo de isolamento que tem...mas mesmo assim e apesar de falar-mos de 19/20º, o que, para mim é pouco...quer que eu acredite que:

Casa com 175m2 e aquecimento com consumo máximo de 15000w paga 1000€/ano de luz...incluindo o normal gasto de uma familia...e com 13.8 kva contratado...

Sendo que:

Casa (a minha)com 160m2 e aquecimento com consumo máximo de 2300w pagou 1100€/ano de luz...incluindo o normal gasto de 3 pessoas...e com 5.75 kva contratado...

...e mais com a diferença de a ultima ter como minimo os 19/20º e uma média de 22/23º...

Desculpe mas não me ajudou a perceber como é que isso é possivel...

Temperatura de 19ºC/20ºC quando estão em casa.

...e quando não estão em casa?...Desligam o aquecimento?...baixam para 15/16º?...e quando chegam a casa, quanto tempo demora a recuperar para 19/20º?...

Como já disse, e apesar de falarmos duma temperatura de conforto inferior ao meu ex, não acredito que o consumo mensal no Inverno, baixe dos 300€...mas é só a minha opinião.

Abraço, Pedro

0.0205 seg. NEW