Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Boas,

Vou dar a minha opinião para contrabalançar:

Tenho 4 mitsubishi inverter interiores 9000btu e 2 exteriores 12000 btu. Resido num apartamento com +50 anos, último andar, 3 frentes, paredes exteriores simples, portanto do mais fraco que há em isolamento térmico.

Estou supersatisfeito com esta forma de climatização. O chão tem tacos de madeira, pelo que não é muito frio ao toque.
    As máquinas interiores foram instaladas de forma a evitar levar com rajadas nos locais de estar (cabeceiras de cama, sofá, mesa jantar, mesa PC).
    Nestes dias mais frios, basta-me meter a 20ºC que a divisão fica rapidamente climatizada e confortável » (24ºC acho uma T exagerada). A manutenção da T interior está directamente relacionada com o isolamento da envolvente exterior, sem ovos não há omeletes. O Ac inverter a funcionar em baixa potência é quase inaudível (20 db) e vê a sua eficiência maximizada - p. ex. muito bom para aquecer e manter a T nos quartos em tarifa bi-horária. O ar fica mais seco no Verão, a fazer frio, nunca no Inverno, era bom era. Apenas um pequeno "handicap", pergunto qual é a função do piso radiante no Verão?

Estou convencido que, quando bem planeado, o AC é o mais económico, o mais eficaz, o mais versátil e a escolha mais racional, IMHO a escolha acertada.

Sem qualquer dúvida, instalarei apenas AC inverter na minha moradia.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 142

Colocado por: lemocoOlá,
    Tenho lido as vossas opiniões, e gostava de as ter em relação ao que penso fazer:
    Estou no inicio da construção da minha futura casa.
    Tenho ouvido falar no chão radiante, mas como a casa é no alentejo o ar condicionado é indispensavel. 40 e tal graus sem ar-condicionado só na praia. mas de inverno o frio também aperta. será que o chão radiante é uma boa opção tendo os dois sistemas instalados em simultaneo?
    Já agora chão radiante hidraulico, ou electrico? sei que tem havido muita escrita sobre isso, mas se possivel gostava de umas opiniões mais recentes.
    PS: Também estou com ideias de instalar aspiração central, alguém tem opinião contrária.
    Arrecomendações.
  4.  # 143

RaindropS
    Porque não piso radiante electrico e ar condicionado? A instalaçao de radiante electrico prontinho a funcionar varia entre 17 e 25 € m2. É uma solução económica com conforto excelente e sem custos de manutenção. Quanto ao consumo 0,65 a 0.70 € m2/mês com termostato digital programável, contador bi-horário e ligado 24/24.
    Boa sorte.
  5.  # 144

le moco.
    Aspiração Central? Sem dúvida. Tocas as vantagens e mais algumas com um custo de instalação e máquina pronto a funcionar que andará entre os 800 e 1200 €, consoante o número de tomadas de aspiração que necessite. Sobre o piso radiante eléctrico entre 17 e 25 €/m2 pronto a funcionar. è para mim o aquecimento mais confortavel sobre todos os aspectos. O consumo mensal numa moradia de 150 m2 ronda os 100 € /mês ligado 24 sobre 24 H. A manutenção é zero.
    Boas.
  6.  # 145

+1
    • eu
    • 24 Janeiro 2010 editado

# 146

.
  7.  # 147

e +1

é brincadeira?
  8.  # 148

Instale uma bomba de calor reversivel, ar/agua, e como emissores termicos utilize uns ventiloconvectores.. e assim terá poderá fazer quente no inverno e frio no verão.. Uma bomba de calor apenas terá que pagar 12% iva, e terá tb melhores consumos que o Ar Condicionado.
  9.  # 149

Ok Rui, mas qual o custo dessa solução?
    Estando nós a falar de uma solução para uma casa em construção, qual o empate de capital que teremos de ter para colocar esse tipo de equipamento. Creio ser impotante essa informação para que as pessoas possam equacionar e decidir consoante as suas possibilidades. Não concorda?
  10.  # 150

Pois eu já me decidi, vou colocar piso radiante eléctrico. Os custos de instalação são acessíveis e os custos de exploração previstos (baseado em testemunhos de utilizadores de PRE) poderão ultrapassar um pouco os 100€ mês. Admito 150€ já com o aluguer de um contador com a uma potência apropriada. Nos meses em não uso o PRE, baixo a potência para pagar menos. Saliento que o isolamento da habitação é a parte mais importante do PRE, pois é pelo o bom ou mau isolamento que vai o calor produzido. Para começar o isolamento das paredes, que toda a gente conhece e sabe como funciona. Depois o isolamento do chão é fundamental, não basta a película reflectora que muitos instaladores dizem que é suficiente, tem de se investir em floormate, no mínimo 30mm. E também de extrema importância são as janelas. Eu optei por alumínio de corte térmico, mas atenção, com vidros baixo emissivos, porque se é para colocar vidros duplos normais podem esquecer a ruptura térmica, sempre fica mais barato.
    Podem perguntar "Ah! e atão no verão?!". A pré-instalação de AC fica feita, depois no verão de 2011 logo vejo o comportamento térmico da habitação.
  11.  # 151

Claro que concordo, e tem toda a razão...

Vou-lhe dar uma ideia de custos, para uma casa de 200m2, do tipo T5 , poderá gastar entre 12.000€ e os 15.000€, já com a opção de águas quentes sanitárias. tudo valores sem IVA
    •  
      FD
    • 27 Janeiro 2010

# 152

Colocado por: Nuno_GNos meses em não uso o PRE, baixo a potência para pagar menos.

Veja lá se a EDP não lhe começa a cobrar essas "mudanças"...
  12.  # 153

Colocado por: FD
    Colocado por: Nuno_GNos meses em não uso o PRE, baixo a potência para pagar menos.

Veja lá se a EDP não lhe começa a cobrar essas "mudanças"...

Claro que cobra. Mas são só 2 vezes por ano.
  13.  # 154

Se colocar piso radiante, vai-lhe sair mais barato o investimento inicial... mas com o tempo sairá mais caro... com a opção de bomba de calor poderá fazer tb refrigeração e águas quentes sanitárias, e não se esqueçam que tb podem beneficiar dum contador bi-horário...eu sei que é um produto mais caro, mas vale memo a pena.. pense assim, com um só equipamento voçe faz tudo em casa...e a fazer aguas quentes sanitárias são super económicas.
    Mas no entanto respeito todas as opinioes, pois mtas vezes dependem dos €€€ que se tem ke gastar. e isso faz toda a diferença
    •  
      FD
    • 27 Janeiro 2010

# 155

Colocado por: Nuno_GClaro que cobra. Mas são só 2 vezes por ano.

Tem ideia do custo?
  14. Ícone informação Anunciar aqui?

15.  # 156

Colocado por: FD
    Colocado por: Nuno_GClaro que cobra. Mas são só 2 vezes por ano.

Tem ideia do custo?

Falei agora para a linha de apoio da EDP e a resposta foi "Cobramos nada!"
  16.  # 157

Mas no entanto respeito todas as opinioes, pois mtas vezes dependem dos €€€ que se tem ke gastar. e isso faz toda a diferença

Pois a parte do €€€ de investimento é também muito importante.
  17.  # 158

Estou a pensar colocar piso radiante hidraulico para áreas de 300mts. Só para a instalaçao do piso (sem bomba de calor) deram-me orçamento de 12000€ (dá 40€/m2)!!! mais a bomba que deverá custar cerca de 6000€!
    Isto só para aquecer...
    Acham justo o preço ou...é abuso?
  18.  # 159

Colocado por: psousaEstou a pensar colocar piso radiante hidraulico para áreas de 300mts. Só para a instalaçao do piso (sem bomba de calor) deram-me orçamento de 12000€ (dá 40€/m2)!!! mais a bomba que deverá custar cerca de 6000€!
    Isto só para aquecer...
    Acham justo o preço ou...é abuso?

Pois, é uma questão de comparar com os valores do PRE e ver em quantos anos amortiza o investimento. No meu caso deu mais de 12. Isto sem contar em colocar a diferença do investimento num depósito a prazo. Eu, dos orçamentos que obtive para PRE, arrisco que para 300m2 deve gastar na órbita de 6000€. Depois a questão do isolamento é igual para todos.
  19.  # 160

Colocado por: Rui RibeiroUma bomba de calor apenas terá que pagar 12% iva, e terá tb melhores consumos que o Ar Condicionado.

O que é um AC que não uma bomba de calor??!!
    Ah, e as bombas de calor ar-água têm melhores rendimentos que uma bomba de calor ar-ar (AC)??!
    Sabia que há várias bombas de calor ar-ar (AC) com COPs superiores a 5? Ora diga lá uma bomba ar-água com um rendimento destes... Ainda por cima a funcionar com ventiloconvectores!
    Não estou com isto a dizer mal da solução por si apresentada! Bem pelo contrário, pois eu mesmo escolhi para minha casa uma bomba de calor ar-água + piso radiante.
    Mas não gosto de ver coisas erradas...
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">