Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou vender a minha moradia,estou com uma dúvida em relação ás mais valias. A moradia vai ser vendida por 270000€, mas as finanças na altura avaliaram por 100000€. Como não tenho faturas da construção o valor a ser considerado para o apuramento das mais valias é o valor patrimonial. Posso contestar a avaliação das finanças com retroatividade? Obrigada
  2.  # 2

    Boa noite,

    Carla isso das mais valias é uma dor de cabeça daquelas... o melhor é marcar reunião nas finanças da sua área para esclarecer isso muito bem e falar com 2 ou 3 contabilistas. Se for como eu, vai chegar à conclusão que ninguém sabe mto bem ao cert como se processam esses cálculos de mais valias à virgula...
    Mas pelo q percebi no seu caso como não tem facturas da construção, optou pela opção da avaliação das finanças. Esse valor atribuido por eles, valor patrimonial, é como se fosse a sua "escritura de compra" da sua casa. Logo se vender por 270k e tem uma "compra" por 100k as mais valias serão 170000€. 50% desses 170000€ é que vao ser taxados e entrar cede de irs... isto tudo se não houver crédito habitação, se existir as contas são ligeiramente diferentes...
    Agora se essa sua casa for habitação própria permanente e a seguir for comprar outra casa com o mesmo fim, se reenvestir tudo das mais valias, aí fica isente e não paga nada às finanças... depende do seu caso.
    Mas como estamos a falar de mto dinheiro, eu se fosse a si ia falar com alguém especializado nessas questões.

    Cumprimentos,
    • 8421
    • 24 fevereiro 2020

     # 3

    Ao valor inicial de 100000.00 é aplicado o coeficiente de correção monetária (pesquisar na net a tabela). Vai ver que o valor dos 100000.00 vai aumentar, dependendo do número de anos a que foi feita a avaliação. E assim as mais valias serão menores.
  3.  # 4

    Até pode nem ter de pagar nada.
    Essa casa é a sua residência Habitual permanente?
    Tem a titularidade da casa desde que ano?
    Vai adquirir nova Habitação Própria Permanente?
    E há algum crédito habitação por liquidar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pepsi
  4.  # 5

    Aproveito para fazer um pergunta, pois ando "perdida" no meio de tantas respostas diferentes para a minha duvida.

    Vendi, este mês, um apartamento por cem mil €. Foi comprado por 75 mil há apenas 3 anos.

    Mais valias de 25 mil€, certo? A taxa de IRS incidirá sobre 12.500€?

    Se reinvestir e comprar um apartamento por cem mil, estarei isenta? Se usar as mais valias para colocar numa poupança, estarei tb isenta?
    E se quiser um apartamento mais barato, 80 mil, continuo a ter que pagar, pois nao usei o dinheiro todo?
  5.  # 6

    Colocado por: PalhavaE há algum crédito habitação por liquidar?


    Penso que credito a habitacao nao conta para nada no calculo de mais valias.
  6.  # 7

    Colocado por: lauripaulosMais valias de 25 mil€, certo? A taxa de IRS incidirá sobre 12.500€?

    Se reinvestir e comprar um apartamento por cem mil, estarei isenta? Se usar as mais valias para colocar numa poupança, estarei tb isenta?
    E se quiser um apartamento mais barato, 80 mil, continuo a ter que pagar, pois nao usei o dinheiro todo?


    sim, será taxada em sede de IRS de 12500 euros.
    Só terá "isenção" de taxação em sede de IRS se a casa vendida era primeira habitação e se a casa a comprar nos próximos anos for primeira habitação (não sei quantos anos terá, mas não precisa de se já).
    Mais valias para contas poupanças ou outro qualquer tipo de investimento não isenta de pagamento em sede de IRS.
    O valor da casa a adquirir, desde que seja primeira habitação, não precisa de ser mais elevado do que o que vendeu )que também, terá de ser habitação propria)
    Concordam com este comentário: Palhava
  7.  # 8

    Obrigada Luis Pereira.

    E se a 1ª casa não for Hpp? Essa casa esteve arrendada durante 3 anos, foi vendida este mês e a proxima será HPP.

    Nas finanças onde pedi este esclarecimento, trocaram as maos pelos pés e saí de lá ainda mais confusa.

    Obg
  8.  # 9

    Colocado por: lauripaulosE se a 1ª casa não for Hpp? Essa casa esteve arrendada durante 3 anos, foi vendida este mês e a proxima será HPP.


    Terá de pagar mais valias!
    A única forma de reduzir o valor de imposto a pagar em sede de IRS serão eventuais despesas que tenha tido desde a compra da casa anterior até á sua venda em obras, remodelações. manutenção, despesas com imobiliárias, etc, isto se já não inseriu essas despesas anteriormente no seu IRS.

    Não sou especializado nem profissional em finanças, a minha opinião é apenas baseada na experiencia que tive e a informação que dou pode estar de alguma forma não totalmente correta.
    Quando tive de lidar com o meu IRS e mais valias ninguém me soube informar corretamente, nem em repartições de finanças, nem contabilistas, nem nas finanças online. Cada cabeça cada sentença.
    Apanhei todas as respostas possíveis por escrito e fiz o meu IRS e paguei o que achei que as Mais valias seriam. Declaração nunca foi calculada correctamente pelas finanças online, era um "caso excepcional".
    Passado mais de um ano recebi uma carta a pedir toda a documentação pois havia "divergências".
    Inundei a repartição com centenas de documentos, a casa em causa tinha sido primeira habitação com terreno doado e construção, faturas de tudo e mais alguma coisa, escrituras, doações, anexações, desanexações, enfim, papeis que nunca mais acabavam.
    Passado 5 anos a divergência lá continuava, nunca ninguém tinha pegado nos papeis que enviei.
    Apresentei reclamações atrás de reclamações e a divergência foi "anulada" e nunca paguei mais um tostão em mais valias a não ser o que eu próprio tinha calculado que era diferente dos cálculos das finanças (variava consoante o funcionário e o dia).
    As "mais valias" em Portugal deviam ser objecto de doutoramentos das universidades.
  9.  # 10

    Tenho inserido despesas anuais apenas por causa do arrendamento.

    Tendo eu mais de 65 anos e segundo percebi as alterações que foram feitas, poderei ficar isenta se aderir a um fundo de pensões?
    Onde e quando me posso esclarecer?. A DECO ainda não tem respostas para essa questão
  10.  # 11

    Já agora aproveito a sua disponibilidade para mais uma pergunta sobre este tema.

    Se eu, como reformada,quiser aderir ao tal fundo de pensões, posso fazê-lo mesmo que não tenha sido até agora HPP?

    Obg mais uma vez
  11.  # 12

    Colocado por: lauripaulosTenho inserido despesas anuais apenas por causa do arrendamento.

    Tendo eu mais de 65 anos e segundo percebi as alterações que foram feitas, poderei ficar isenta se aderir a um fundo de pensões?
    Onde e quando me posso esclarecer?. A DECO ainda não tem respostas para essa questão


    Pois, relativamente a isso já não sei informar. Tente a repartição de finanças, mas sugeria ir a mais de uma sem lhes dizer nada e fazer as mesmas perguntas. Pode ser que consiga respostas iguais e corretas.
  12.  # 13

    Colocado por: LuisPereira

    Penso que credito a habitacao nao conta para nada no calculo de mais valias.


    Não é bem assim... infelizmente.
    Se existir crédito habitação, para cálculo de mais valias já não é o diferencial do valor de venda pelo de compra. As contas são feitas o diferencial do valor de venda e o valor que deve ao banco à data de escritura de venda... ou seja tudo q amortizou automaticamente por mês na prestação ou se fez amortizações extraordinárias (como eu fiz no meu caso) conta para calcular as mais valias no fim.
    Por exemplo, comprou uma casa por imaginemos 200kcom recurso a crédito habitação, teve sorte vendeu por 300k. À data de escritura já so devia 150k. As mais valias serão 150k!

    Cumprimentos,
  13.  # 14

    Colocado por: LuisPereira

    Terá de pagar mais valias!
    A única forma de reduzir o valor de imposto a pagar em sede de IRS serão eventuais despesas que tenha tido desde a compra da casa anterior até á sua venda em obras, remodelações. manutenção, despesas com imobiliárias, etc, isto se já não inseriu essas despesas anteriormente no seu IRS.

    Não sou especializado nem profissional em finanças, a minha opinião é apenas baseada na experiencia que tive e a informação que dou pode estar de alguma forma não totalmente correta.
    Quando tive de lidar com o meu IRS e mais valias ninguém me soube informar corretamente, nem em repartições de finanças, nem contabilistas, nem nas finanças online. Cada cabeça cada sentença.
    Apanhei todas as respostas possíveis por escrito e fiz o meu IRS e paguei o que achei que as Mais valias seriam. Declaração nunca foi calculada correctamente pelas finanças online, era um "caso excepcional".
    Passado mais de um ano recebi uma carta a pedir toda a documentação pois havia "divergências".
    Inundei a repartição com centenas de documentos, a casa em causa tinha sido primeira habitação com terreno doado e construção, faturas de tudo e mais alguma coisa, escrituras, doações, anexações, desanexações, enfim, papeis que nunca mais acabavam.
    Passado 5 anos a divergência lá continuava, nunca ninguém tinha pegado nos papeis que enviei.
    Apresentei reclamações atrás de reclamações e a divergência foi "anulada" e nunca paguei mais um tostão em mais valias a não ser o que eu próprio tinha calculado que era diferente dos cálculos das finanças (variava consoante o funcionário e o dia).
    As "mais valias" em Portugal deviam ser objecto de doutoramentos das universidades.


    Chego à mesma conclusão. Estou num caso parecido... vendi 2 apartamentos. 1 hpp outro secundária. Estou a construir vivenda. A secundária não tem nada q saber, 50% de mais valias vai a cede de irs... já está resolvido. O problema é a hpp e com o reenvestimento, isenção, crédito auto construção, valor final de facturas da casa ou optar pela avaliação das finanças, variáveis... enfim já fui 2 vezes às finanças da minha área, falei com contabilistas e feitas as contas ninguém sabe ao certo. Só me dizem: "qdo chegar altura será visto, cada caso é um caso..." e também já tive respostas diferentes.
    Para o ano deixa ver o q vai acontecer, mas algo me diz que vai ser complicado...
    Como é que em pleno século 21 este assunto ainda é uma enorme confusão?!

    Cumprimentos
  14.  # 15

    Este ano tenho o fantasma das mais valias a pairar no IRS.

    Comprei HPP em 2014 por 185.000€, vendi em 2019 por 235.000€. Paguei cerca de 15.000€ à imobiliária. Existia um crédito de 95.000€, que foi liquidado com esta venda.

    Em 2019, comprei HPP por 225.000€, recorrendo a crédito no valor de 140.000€.

    Haverá mais valias? Como são elas "pagas", é como se aquele ano em vez de receber do emprego X, recebi Y (X + mais valias), logo vou receber/pagar Z?
  15.  # 16

    Colocado por: lauripaulosE se a 1ª casa não for Hpp?

    Não tem como não pagar impostos sobre as mais valias.

    Excepto se a casa tiver entrado na sua posse antes de 1989, independentemente de ser habitação permanente ou não.
  16.  # 17

    Colocado por: LuisPereira

    Penso que credito a habitacao nao conta para nada no calculo de mais valias.


    Para apurar o valor do imposto a pagar,se tiver lugar,tem que se descontar o valor a pagar ao banco em caso de empréstimo.
  17.  # 18

    Colocado por: lauripaulosTenho inserido despesas anuais apenas por causa do arrendamento.

    Tendo eu mais de 65 anos e segundo percebi as alterações que foram feitas, poderei ficar isenta se aderir a um fundo de pensões?
    Onde e quando me posso esclarecer?. A DECO ainda não tem respostas para essa questão


    É verdade.

    https://expresso.pt/economia/2018-11-27-Venda-da-casa-Parlamento-aprova-mudancas-ao-regime-de-mais-valias-em-IRS

    Agora, sendo habitação secundária não sei se se aplica.
    Seja como for,para onde queriam que fossem viver os indivíduos que queiram fruir esse benefício?
  18.  # 19

    Colocado por: SnufflesPor exemplo, comprou uma casa por imaginemos 200kcom recurso a crédito habitação, teve sorte vendeu por 300k. À data de escritura já so devia 150k. As mais valias serão 150k!


    As mais valias são 100k!
    Tem é de pagar 150mil ao banco.

    E só conta 50mil que é metade das mais valias para somar aos outros rendimentos e ser taxado em IRS.


    Pode ver estes exemplos de cálculos:

    https://www.doutorfinancas.pt/impostos/irs/irs-mais-valias-em-imoveis-e-exclusao-de-tributacao/
  19.  # 20

    Colocado por: ANdiesel
    Comprei HPP em 2014 por 185.000€, vendi em 2019 por 235.000€. Paguei cerca de 15.000€ à imobiliária. Existia um crédito de 95.000€, que foi liquidado com esta venda.

    Em 2019, comprei HPP por 225.000€, recorrendo a crédito no valor de 140.000€.


    Vai pagar sobre 40/2 mil que não aplicou na nova casa.

    20mil euros vão ser somados aos outros rendimentos e vai recair num escalão de IRS.
 
0.0219 seg. NEW