Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

Colocado por: RRoxx

E já agora o senhor antonio e a dona alzira, que são os donos do café, que é que fazem? pagam aos fornecedores ou deixam arder? o seu rendimento vem dali... sabe-se la durante quanto tempo o virus vai permanecer.

já sei, o estado paga... e quem é que paga ao estado? as empresas que vão fechar ou os contribuintes desempregados?

E se deixarem de ter clientes no café? Não vai dar ao mesmo??
    RRoxx, você está a ver isto tudo mal. Ou está sem noção do perigo que é esta pandemia.
  2.  # 922

Ontem fui ao Continente. Não apanhei com filas, havia poucos clientes e alguns produtos estavam esgotados. De resto tranquilo e as linhas de caixa são agora como na Primark.

Ainda não fui a outro hiper e vou evitar ao máximo.
  3.  # 923

Ovar acabou de entrar em quarentena geografica
    Concordam com este comentário: Bi91
    • ptuga
    • 17 março 2020 editado

# 924

Colocado por: RuipsmEssa é a percentagem em Itália mas no mundo todo qual a taxa de mortalidade? 3%? 3 em casa 100!! Continuo a dizer e a afirmar, o coronavirus vai matar muito menos gentes do que os danos causados para conter a pandemia do vírus! Mais de metade dos infectados estão em casa com sintomas MAIS ligeiros que os da gripe sazonal! Isso ninguém diz!
    Sim uma parte vai precisar de cuidados intensivos, mas apenas os mais debilitados e com doenças crônicas do foro respiratório e cardíaco.
    Por exemplo, acho incrível que a primeira pessoa que faleceu ontem com corona ter sido cobrada como morte provocada pelo vírus! Alguém viu o diagnóstico do doente?
    Quanto a rapariga de 17 anos, sim os pulmões estavam completamente brancos, mas sabe se precisou de estar com ventilador??

Em Itália tb era 3% até o SNS ter rebentado e se ter começado a usar a medicina militar.
    Veja lá se o Boris não mudou de opinião… antes era tudo aberto e deixar a economia andar, agora quando começou a ver os números já mudou de ideia.
    É que efetivamente no grosso da população os sintomas serão "ligeiros" mas também convém perceber "se queremos" mesmo 30 ou 40 mil mortos, os nossos pais e avós.
    Fechar tudo é um pau de dois bicos...por um lado a economia vai de vela e vamos todos apertar um bocado mas se isso permitir salvar uns milhares de pessoas é um preço que eu pessoalmente estou disposto a pagar.

https://observador.pt/especiais/a-matematica-que-explica-o-tsunami-europeu-e-portugues/
  4.  # 925

Colocado por: Ruipsm

Essa é a percentagem em Itália mas no mundo todo qual a taxa de mortalidade? 3%? 3 em casa 100!! Continuo a dizer e a afirmar, o coronavirus vai matar muito menos gentes do que os danos causados para conter a pandemia do vírus! Mais de metade dos infectados estão em casa com sintomas MAIS ligeiros que os da gripe sazonal! Isso ninguém diz!
    Sim uma parte vai precisar de cuidados intensivos, mas apenas os mais debilitados e com doenças crônicas do foro respiratório e cardíaco.
    Por exemplo, acho incrível que a primeira pessoa que faleceu ontem com corona ter sido cobrada como morte provocada pelo vírus! Alguém viu o diagnóstico do doente?
    Quanto a rapariga de 17 anos, sim os pulmões estavam completamente brancos, mas sabe se precisou de estar com ventilador??
    Concordam com este comentário:Reduto25

Que esta pandemia vai causar danos econômicos ? Sem dúvidas .

Quanto à taxa de mortalidade de 3 % do mundo .... pois .... mas a população portuguesa é mais parecida com a italiana ! Não , a nossa população não é como a chinesa com mais jovens .
    A nossa população é mais envelhecida com comorbilidades!
    E se tivermos doentes críticos superiores à nossa capacidade , em dado momento vão tirar o António de 59 anos com diabetes do ventilador para dar lugar ao João de 42 anos .
    É isso que está em causa ! Conseguir que a curva nunca passe a capacidade de resposta dos serviços de saúde !
    Concordam com este comentário: ptuga, Bi91, Bricoleiro, Quilleute
    • eu
    • 17 março 2020

# 926

Colocado por: enf.magalhaesE se tivermos doentes críticos superiores à nossa capacidade , em dado momento vão tirar o António de 59 anos com diabetes do ventilador para dar lugar ao João de 42 anos .

Quando os profissionais de saúde tiverem que decidir quem vive e quem morre, vai ser psicologicamente complicado... não queria estar na pele destes profissionais de saúde.
    Concordam com este comentário: manelvc
  5.  # 927

Eu facilitei a vida aos profissionais de saúde, fiz o Testamento Vital - podem desligar a máquina e queimar os restos.
    Concordam com este comentário: Reduto25
  6.  # 928

Colocado por: eu

Quando os profissionais de saúde tiverem que decidir quem vive e quem morre, vai ser psicologicamente complicado... não queria estar na pele destes profissionais de saúde.
    Concordam com este comentário:manelvc

Existe outro problema se não controlar mos a curva ....

O Alcides teve um acidente grave no interior esquecido de Portugal ! O Alcides é um politraumatizado grave e o médico que o assiste acha que o Alcides precisa de ser helitransportado para o HSJ . O médico vai tentar telefonar para o CODU e não vai conseguir porque a linha não consegue dar resposta ...
    Como fica o Alcides ?
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 929

Colocado por: CarvaiEu facilitei a vida aos profissionais de saúde, fiz o Testamento Vital - podem desligar a máquina e queimar os restos.
    Concordam com este comentário:Reduto25

Atitude humilde faria o mesmo
    • hangas
    • 17 março 2020 editado

# 930

Colocado por: enf.magalhaesComo fica o Alcides ?

Provavelmente não sobreviveria, mas também não contava para a estatística das vítimas de Covid-19... enviesando os verdadeiros números do problema.
    • smart
    • 17 março 2020 editado

# 931

hum...
    levem a sério
    evitem comportamentos de risco que potenciem a difusão da doença.
    Fiquem em casa
    Não se contaminem, e pensem nos outros
    colaborem
    entretanto vamo-nos preparando com as malinhas, para trabalhar 20h ou mais em regime interno...
    é o que acontecerá a muitos profissionais essenciais para que a função do estado continue e não fique em crise...
    e desconfio que seja já a partir de amanhã....
    É neste momentos que existe a diferença entre o dever e os interesses particulares/familia, com os riscos à vista.
    Ainda me lembro por aqui uma conversa a dizer que os FP eram xulxx do estado e não faziam nada.
    Quantos serão agora os voluntários para acompanharem os profissionais e suprimir as carencias que se afiguram?
    Ao menos não vão para a Praia de Carcavelos e fiquem em casa a vêr TV enquanto outros arriscam a vida, podendo ser contaminados 1,2,3,4,5, vezes em todo o processo de erradicação...
    vou fazer as malinhas...
    boa sorte a todos

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/governo-britanico-espera-conter-numero-de-mortes-abaixo-de-20-mil-e-diz-que-seria-um-bom-resultado-561035
    https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/urgencia-pediatrica-de-aveiro-fechou-por-contaminacao-de-profissionais-por-coronavirus?ref=HP_CMaoMinuto_7
    https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/bombeiros-de-estarreja-so-tem-mascaras-de-protecao-para-10-dias
    https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/covid-19-bombeiros-de-lousada-dizem-que-numero-de-kits-de-protecao-e-ridiculo
    https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/covid-19-ovar-sob-quarentena-geografica-com-estabelecimentos-fechados-e-limites-a-circulacao
    •  
      RRoxx
    • 17 março 2020

# 932

Colocado por: Nasa1989Se é viúva, só não a casa paga, se tiver feito alguma asneira.
    Mete baixa, despede-se e a SS há de tratar dela, tendo um filho com 16 anos, há de ter apoios

Comprou a casa depois de o marido morrer.

E o dinheiro da segurança social bem de onde? E se o vírus ficar cá durante um ano? Para-se o país durante um ano? A segurança social há-de pagar certo?
  8.  # 933

Colocado por: RRoxxE se o vírus ficar cá durante um ano?

Se? Eu acho bem possível.
    Principalmente se se aplicarem medidas draconianas antes do tempo. Eventualmente vão ter que se levantar, e se tiverem que o ser ou se o povo se fartar antes do tempo, arrisca-se uma segunda vaga.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  9.  # 934

Colocado por: enf.magalhaesComo fica o Alcides ?

Está lixado, mas nesta altura do campeonato devia ficar em casa e não andar a acelerar na estrada (se fosse devagar era só chapa). Tal como aqueles parvos no domingo que foram passear de mota e levaram com um carro em cima.
  10.  # 935

Colocado por: RRoxx

Comprou a casa depois de o marido morrer.

E o dinheiro da segurança social bem de onde? E se o vírus ficar cá durante um ano? Para-se o país durante um ano? A segurança social há-de pagar certo?

E onde está o pai do filho de 16 anos?

0.2776 seg. NEW