Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Sou novo por aqui mas tenho seguido alguns tópicos com atenção.
    Tenho algumas dúvidas quanto ao meu sistema de aquecimento central e gostaria que me ajudassem.
    O sistema de aquecimento que tenho é o seguinte, recuperador de calor a água Hydrobronpi 70EV ligado a um depósito de inércia de 320L, ao mesmo depósito ligam também 3 paineis solares com circulação forçada, o circuito dos radiadores e o circuito de AQS. O Circuito de AQS é feito através da serpentina interna do depósito assim como o circuito solar, ou seja, o depósito tem 2 serpentinas.
    O que se está a passar é o seguinte, ligo o recuperador, aos 65ºC liga a circuladora do recuperador para o depósito e quando o depósito chega aos 60ºC liga a circuladora dos radiadores. Ao ligar a circuladora dos radiadores a temperatura na parte inferior do depósito de inércia cai para 23ºC e como o retorno ao recuperador é no fundo do depósito o recuperador começa também a arrefecer visto que a água entra a baixa temperatura. Acontece que passado algum tempo o circuito dos radiadores pára (é comandado com uma sonda no depósito (trabalha entre os 60ºC e os 45ºC), ao parar a água que está no circuito dos radiadores arrefece visto que o recuperador demora muito tempo a voltar a aquecer o depósito de inércia, quando acaba de aquecer leva outra vez com a água fria dos radiadores e fica quase sempre assim a arrancar e a parar. A temperatura que tenho no recuperador anda sempre entre os 60ºC e os 55ºC. Já instalei uma válvula anticondensação que melhorou alguma coisa o funcionamento, antes da instalação da válvula a bomba circuladora do recuperador também parava (configurada entre os 65ºC e os 55ºC).
    O que me aconselham a fazer para tentar eliminar este problema no circuito dos radiadores?
    Já tentei equilibrar o circuito de radiadores deixando a ida e retorno de cada radiador com um delta t de 12ºC, já pensei em experimentar abrir as válvulas todas dos radiadores e aumentar a velocidade da bomba do circuito de maneira a que a àgua do circuito dos radiadores não desça tanto a temperatura.
    • SrR
    • 26 fevereiro 2020

# 2

Colocar uma valvula anti condensação no recuperador, e uma valvula de 3 vias, em que depois do depósito de inércia estar quem a valvula vira e manda directamente do recuperador para os radiadores
  2.  # 3

A anti-condensação já está instalada.

Ao colocar a válvula de 3 vias como refere perde a vantagem da inércia para biomassa...
    • SrR
    • 26 fevereiro 2020

# 4

A vantagem da inercia supoe que a jusante exista também controlo, isto quer dizer o k, uma vez que serao radiadores era bom que exista controle individual de temperatura as tais cabeças termostacticas, depois um controle cuidadoso do caudal aos radiadores, o homem aumentou a circulação, mas tem que fazer é exactamente o contrário, menos volume de agua a circular uma vez k é sistema dr alta temperatura nao precisa de tanto caudal ja no radiante é o contrário, depois isto traz outras questões , menos caudal menos temperatura dissipada, mais vai pro depósito de inércia, pide chegar a um ponto em que o deposito se torna pequeno, a sugestão que dei foi fazer um bypass a isto tudo
  3.  # 5

Como está a chama quando a água arrefece? Já confirmou se o regulador de ar está bem montado
  4.  # 6

Colocado por: SrRColocar uma valvula anti condensação no recuperador, e uma valvula de 3 vias, em que depois do depósito de inércia estar quem a valvula vira e manda directamente do recuperador para os radiadores

Válvula anti condensação já está instalada. Escolhi uma a 55ºC.

Colocado por: SrRA vantagem da inercia supoe que a jusante exista também controlo, isto quer dizer o k, uma vez que serao radiadores era bom que exista controle individual de temperatura as tais cabeças termostacticas, depois um controle cuidadoso do caudal aos radiadores, o homem aumentou a circulação, mas tem que fazer é exactamente o contrário, menos volume de agua a circular uma vez k é sistema dr alta temperatura nao precisa de tanto caudal ja no radiante é o contrário, depois isto traz outras questões , menos caudal menos temperatura dissipada, mais vai pro depósito de inércia, pide chegar a um ponto em que o deposito se torna pequeno, a sugestão que dei foi fazer um bypass a isto tudo

Quanto ao caudal já tentei regular de maneira a que tivesse um delta t de 12ºC entre saída e entrada de cada radiador. Será que é suficiente? Ou existe outra forma de o regular? Não tenho cabeças termoestáticas.
    Não percebi foi a parte de "menos caudal menos temperatura dissipada, mais vai para o depósito" o sistema que tenho de radiadores é a 2 tubos, tenho um colector de ida e outro de retorno para todos os radiadores. Pelos ensaios que fiz se baixar o caudal, reduzindo a rotação da bomba circuladora e fechando os retornos dos radiadores, a temperatura que chega ao depósito é de cerca de 46ºC quando na ida tenho 60ºC. Se aumentar a rotação e abrir o retorno dos radiadores ao máximo chega água ao depósito a 50ºC.

Existe outra maneira de equilibrar o circuito dos radiadores?
  5.  # 7

Quantos elementos de radiador tem na casa.
    Qual é profundidade de cada elemento radiador ?
    Tipo isolamento da casa?
    De que zona é?
  6.  # 8

Que tipo de lenha usa ?
  7.  # 9

Tenho 113 elementos de radiador com 10cm de profundidade. É uma moradia r/c de 2003 tem vidros duplos caixilharia em pvc acho que a nível de isolamento não está muito má. Na zona centro do país, distrito de Leiria.
    Quanto à lenha é mistura maior parte sobro e Oliveira.
  8.  # 10

Pois amigo, já percebi.
    Pode mudar o que quiser.
    Potência da fonte calor está curta.
  9.  # 11

Colocado por: nasys007Pois amigo, já percebi.
    Pode mudar o que quiser.
    Potência da fonte calor está curta.

Que potência aconselhava?

O recuperador tem potência nominal 24kW e 19kW para as águas.
  10.  # 12

A temperatura da água no recuperador entre 55ºC e 60ºC é q me parece demasiado baixa...
  11.  # 13

Há várias coisas a falar, se quiser contacte
    912018313
    • SrR
    • 27 fevereiro 2020

# 14

19kw nao chega para 113 elementos?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 15

Potência da água que fabricante anuncia, é com equipamento a trabalhar em pleno e depende de vários fatores, para conseguir estar debitar essa potência. Normalmente costuma.se dar uma margem a mais de potência para que funcione, uma margem que aconselho na ordem dos 25%.
    113x 160w = 18kw
    Ainda apoia também aqs.
    Daí a ideia de um Sr. Que aqui comenta com by pass, seria uma ajuda, embora, será sempre um sistema lento.
    Tudo isto, sem avaliar como deve ser o dimensionamento das tubagens, elementos de radiador por cada divisão e o próprio isolamento da casa
    • SrR
    • 27 fevereiro 2020

# 16

Colocado por: nasys007Potência da água que fabricante anuncia, é com equipamento a trabalhar em pleno e depende de vários fatores, para conseguir estar debitar essa potência. Normalmente costuma.se dar uma margem a mais de potência para que funcione, uma margem que aconselho na ordem dos 25%.
    113x 160w = 18kw
    Ainda apoia também aqs.
    Daí a ideia de um Sr. Que aqui comenta com by pass, seria uma ajuda, embora, será sempre um sistema lento.
    Tudo isto, sem avaliar como deve ser o dimensionamento das tubagens, elementos de radiador por cada divisão e o próprio isolamento da casa
    tenho n de instalações assim, 160w por elementos é muito, os elementos normais rodam os 120w a uma temperatura de 65 70graus, nao acho que seja problema de potencia ate porque 20kw é suficiente pros elementos que tem, mesno com aqs
  13.  # 17

Com um diferencial 55 a 60 graus, potência dos que conheço é 160w.
    Mas amigo, isto é o meu parecer e por isso é que mundo não tomba, por haver ideias diferentes
    • SrR
    • 27 fevereiro 2020

# 18

Isso é certo
  14.  # 19

Colocado por: ClioIIA temperatura da água no recuperador entre 55ºC e 60ºC é q me parece demasiado baixa...

Eu também acho mas não consigo mais. Já abri o registo de fumos todo e com o Sr primário todo aberto não consigo mais que isso. Já experimentei reduzir a velocidade da bomba circuladora do recuperador e continua tudo na mesma. Já me passou pela cabeça que a bomba tivesse muito caudal.

Colocado por: SrRtenho n de instalações assim, 160w por elementos é muito, os elementos normais rodam os 120w a uma temperatura de 65 70graus, nao acho que seja problema de potencia ate porque 20kw é suficiente pros elementos que tem, mesno com aqs

Então o que poderá ser?
  15.  # 20

Não tem o controlo de combustão automático. Um sensor com uma corrente ligada a uma admissão de ar do recuperador.
    Se isso estiver regulado para uma temperatura baixa é complicado subir...

0.0223 seg. NEW