Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Precisava de uma ajuda pf. Tenho um terreno com casa da minha mãe para vender e fiz um levantamento topográfico para ir às finanças fazer correcção de áreas. a Casa de menos, ou seja tinha 137m2 e agora tem 122 m2 mas o terreno deu muito mais que foi antes era de 1200 m2 e agora de 1698 m2. como se passará ao nivel das finanças? vão atualizar valores? dará uma grande diferença? ou será melhor vender assim sem mexer em nada? não sei que faça, estou meio perdida
  2.  # 2

    onde?
  3.  # 3

    em vila nova de gaia
  4.  # 4

    penso que existe uma tolerancia de 5% para fazer correcção de areas.

    acho para uma correção dessa grandeza já tem que envolver os vizinhos e pedir a sua autorização.
  5.  # 5

    é que tenho receio de que irá aumentar em muito o IMI. não sei que faça?
  6.  # 6

    Colocado por: Anabela Gomesé que tenho receio de que irá aumentar em muito o IMI. não sei que faça?


    quanto a isso pode simular no portal das finanças. mas a area do terreno costuma ser um valor baixo no IMI, o caro é mesmo a area da construção.
  7.  # 7

    mas se a ideia é vender, venda como está. A construção está legal? é mesmo só o problema da correcção das areas do terreno? eu fechava os olhos.
  8.  # 8

    pois ainda temos um problema maior que é a legalização da casa (não está legal). não sei se não seria melhor ideia demolir porque o comprador não quer a casa, quer fazer algo de novo

    O problema da correção das áreas é que ainda temos que fazer a habilitação de herdeiros e a informação que tenho (não sei se verdadeira) é que não podemos fazer sem primeiro corrigir as áreas
    Concordam com este comentário: Be2009
  9.  # 9

    Claro que pode... se ninguem sabe que as areas estão incorrectas, como é que não pode ;)
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  10.  # 10

    O terreno está vedado nos limites reais? Se está, ele não vai crescer nem diminuir pelo facto de fazerem a Habilitação.
    No que toca à correção não sei se consegue fazer apenas a correção do terreno, deixando de fora a construção.
    A construção está ilegal até que ponto? Não tem registo, não consta da CP, paga IMI sobre quê só sobre o terreno?
  11.  # 11

    Colocado por: Anabela Gomespois ainda temos um problema maior que é a legalização da casa (não está legal). não sei se não seria melhor ideia demolir porque o comprador não quer a casa, quer fazer algo de novo


    De que lhe adianta demolir a casa? Se quem compra assume que será para deitar abaixo, é como se não existisse, não precisa da habitabilidade dela. E ainda por cima ia gastar € a demolir 120/130m2 de casa?!?
  12.  # 12

    O terreno está vedado nos limites reais (1698 m2).
    além da correção do terreno de 1.200 m2 para 1698 m2 teria também de fazer a da casa que é de 137 m2 para 122 m2, penso!!!???
    Está ilegal porque não posso fazer CPCV nem tão pouco escritura porque a casa não está legalizada, não tem certificado de utilização/habitabilidade.
    pagamos IMI sobre os 1.200m2 de terreno mais 137 m2 da casa que é o que consta na caderneta predial e nas finanças. só não estão registados da CP que era o que iria também fazer junto com a H. de herdeiros
  13.  # 13

    Colocado por: econom.pedronão precisa da habitabilidade dela.


    Sem isso não faz escritura de nada.
    Logo não vende nada.
    • Nelhas
    • 6 março 2020 editado

     # 14

    Colocado por: Anabela Gomespagamos IMI sobre os 1.200m2 de terreno mais 137 m2 da casa
  14.  # 15

    Colocado por: Anabela Gomespois ainda temos um problema maior que é a legalização da casa (não está legal). não sei se não seria melhor ideia demolir porque o comprador não quer a casa, quer fazer algo de novo


    isso não é problema.

    uma coisa era vender um terreno com uma casa ilegal, e pedir €€€€ por isso como se de uma casa legal se tratasse.

    se já tem comprador e ele até vai demolir a casa então tem esse problema resolvido.
    • Nelhas
    • 6 março 2020 editado

     # 16

    Colocado por: pauloagsantosisso não é problema.

    uma coisa era vender um terreno com uma casa ilegal, e pedir €€€€ por isso como se de uma casa legal se tratasse.

    se já tem comprador e ele até vai demolir a casa então tem esse problema resolvido.


    Não vende sem ter a casa legalizada.
    Não tem possibilidades de fazer a escritura.
    Tem sempre que legalizar mesmo que seja anterior a 51.
    O imóvel têm de estar legal junto do Municipio.
    Não estar legal, não significa que não exista.
  15.  # 17

    Se a casa for anterior a 1950 e troca o passo peça uma declaração de antiguidade e passe o problema para quem comprar ;)

    Ou então venda como terreno e quem comprar que legalize o que quiser
    • Nelhas
    • 6 março 2020 editado

     # 18

    Colocado por: RicardoPortopeça uma declaração de antiguidade


    La está. Tem de legalizar.
    De uma forma ou outra.



    Colocado por: RicardoPortovenda como terreno


    Explique lá como.

    A casa existe.
    Não está é legal.
    • Nelhas
    • 6 março 2020 editado

     # 19

    Colocado por: Anabela Gomespagamos IMI sobre os 1.200m2 de terreno mais 137 m2 da casa que é o que consta na caderneta predial e nas finanças.
  16.  # 20

    Alguém tem contatos de alguma empresa/solicitadoria que trate de todo o processo burocrático, nomeadamente, habilitação de herdeiros, correção de áreas e respetivos registos inclusivé CP e principalmente legalização do imóvel. O objectivo é a venda do imóvel e terreno devidamente legalizado e pronto a ir para o CPCV e posterior escritura. Em Vila Nova de Gaia
 
0.0195 seg. NEW