Iniciar sessão ou registar-se
    • filjoa
    • 7 março 2020 editado

# 1

Viva

finalmente, posso avançar com o licenciamento da minha habitação, após vários anos em tribunal com o empreiteiro, que no entretanto abriu insolvência e simplesmente desapareceram.

o problema agora está no facto de o projecto ter alterações em fachadas, que me vai obrigar a colocar um projecto de alterações à câmara, com tudo, o projecto foi assinado por um arquitecto que com o qual não estou a conseguir estabelecer contacto.

apesar de ter um comprovativo de pagamento desse mesmo projecto e respetivas especialidades, não tenho nenhum documento a dizer que os direitos de autor são meus.

alguém me sabe indicar como poderei passar os direitos de autor para um novo arquitecto, uma vez que não consigo contactar com o que me assinou o meu projecto?

cumps
  1.  # 2

Quando arranjar o novo arquitecto. Este terá de conseguir o consentimento, ou não conseguindo, tratar das coisas na Ordem dos arquitectos. nada de transcendente.
    Não tem de se preocupar com isso e a Câmara Municipal idem.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  2.  # 3

Colocado por: filjoanão nenhum documento a dizer que os direitos de autor são meus.
    os direitos de autor são seus?
  3.  # 4

Viva,

Ja corrigi o português... Os direitos de autor nao são meus, embora eu nao perceba porquê, uma vez que paguei por o mesmo.

Colocado por: Pedro BarradasQuando arranjar o novo arquitecto. Este terá de conseguir o consentimento, ou não conseguindo, tratar das coisas na Ordem dos arquitectos. nada de transcendente.
    Não tem de se preocupar com isso e a Câmara Municipal idem.

Porque afirmas que não tenho de me preocupar com isso? Vou ter de mexer no desenho, ele não pode vir a chatear depois o arquiteto que agr está a tratar do assunto?

Cumps
    • RCF
    • 7 março 2020

# 5

Colocado por: filjoaViva,

Ja corrigi o português... Os direitos de autor nao são meus, embora eu nao perceba porquê, uma vez que paguei por o mesmo.

Porque afirmas que não tenho de me preocupar com isso? Vou ter de mexer no desenho, ele não pode vir a chatear depois o arquiteto que agr está a tratar do assunto?

Cumps

Não se preocupe porque isso é assunto a resolver pelo novo arquiteto. Ele saberá bem como ultrapassar isso, se isso para ele for um problema, pois só, apenas só para ele isso pode ser problema é não para si.
  4.  # 6

Colocado por: filjoaVou ter de mexer no desenho, ele não pode vir a chatear depois o arquiteto que agr está a tratar do assunto?

vou repetir... è um assunto entre os arquitectos.
  5.  # 7

certo ... eu sei que é um assunto entre arquitetos, mas como dono de obra, não gosto de passar os problemas para outros... já basta o que passei durante 4 anos para poder resolver este assunto... O tribunal diz que eles tem de resolver, a empresa abriu insolvencia e desapareceu, o administrador de insolvencia, diz que não podem cumprir a sentença e refere por carta inclusive que tenho de ser eu a tratar do que ficou pendente, e agora não consigo avançar por uma coisa que eu não tenho nem muito nem pouco a ver com quem fez o boneco..

imaginando o pior cenário que é o tipo não querer ceder os direitos de autor... já contactei a ordem dos arq. e eles disseram que não me podiam esclarecer, mesmo sendo dono de obra.

por falta de resposta por parte dele, ou algo do género não tenho como resolver eu as coisas?

é que a bom rigor eu nunca falei com quêm assinou o projecto...
  6.  # 8

Colocado por: filjoaOs direitos de autor nao são meus, embora eu nao perceba porquê, uma vez que paguei por o mesmo
    os direitos de autor sao exclusivamente do autor do projecto... quanto ao resto o seu novo técnico sabera como proceder ao pegar num projecto de uma colega.
  7.  # 9

Colocado por: filjoanão gosto de passar os problemas para outros
    nunca será um problema seu para passar. é entre colegas eles saberão como resolver.

Colocado por: filjoaimaginando o pior cenário que é o tipo não querer ceder os direitos de autor.
    esqueça, isso não é assim que funciona. o novo técnico resolve isso.
  8.  # 10

Colocado por: filjoa
    é que a bom rigor eu nunca falei com quêm assinou o projecto...
    talvez n-ao fosse má ideia..
  9.  # 11

tal como previa, agora estão a querer dinheiro por os direitos de autor... é triste que não há quem meta mão a isto.

quer dizer, eu pago um projecto, que não foi concluido para não falar dos inumeros defeitos existentes,a empresa foi obrigada, por parte do tribunal à finalização dos trabalhos, vindo agora dizer que como abriram insolvencia, não tinham como executar a sentença...

e depois disto tudo ainda me querem levar dinheiro por os direitos de autor? Afinal para que serve as ordens do tribunal? E a Ordem dos Arquitectos, que me dizer que por eu não pertencer à ordem não me podem prestar esclarecimentos...

é triste a cada coisa que uma pessoa faça verificar que as leis são feitas para os ladrões.
  10.  # 12

Faça um levantamento com um topógrafo do que está construído.. digo eu.
  11.  # 13

Filjoa

está a sofrer desnecessariamente, já lhe disseram, arranje um novo arquiteto que lhe meta essas alterações na camara que não poderá ser fácil arranjar neste momento , depois ele saberá muito bem como lidar com essa treta dos direitos de autor, até lhe posso avançar que se o autor original não quiser passar a declaração de consentimento que outro colega possa fazer essas alterações, passe á frente e ele ( o autor inicial) o mais que pode fazer é declinar a autoria do projeto na camara.
    não sofra assim tanto, apenas tem mesmo é de encontrar pessoas e profissionais com palavra e com dignidade, o que vai sendo cada vez mais raro infelizmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filjoa
  12.  # 14

Colocado por: antonylemosagora estão a querer dinheiro por os direitos de autor.
    não sei o que ]e isso.. quem quer dinheiro a troco do que?.. ja lhe dissemos como deve resolver isso, contrate um novo tecnico e esse trata do resto ... nao sei que confusão é essa.

os direitos de autor jamais podem ser seus, deixe-se de insistir nisso. nao meta os pes pelas maos e contrate um novo tecnico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filjoa
  13.  # 15

ok... penso que já entendi... e será isso que irei fazer.

agradeço desde já todos os comentários de ajuda...
  14.  # 16

Colocado por: filjoaok... penso que já entendi...

... táva dificil... ;)
    Concordam com este comentário: filjoa
  15.  # 17

Colocado por: antonylemosos direitos de autor jamais podem ser seus

Não é bem assim. Basta ter sido acordado de forma diferente em contrato.
  16.  # 18

Como estás na moda neste fórum, procure.
  17.  # 19

Os direitos de autor podem ser cedidos, concessionados ou utilizados por terceiros mediante acordo com o autor.

Mas o AUTOR não muda.
  18.  # 20

Ninguém colocou em causa o autor da obra, apenas referi que os direitos de autor podem nem sempre pertencer ao autor.

0.0203 seg. NEW