Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: OvelheiroQuais seriam as soluções mais fiáveis para obter essa redução acústica?
    A meu vêr tem 3 soluções: Mudar de vizinho, mudar de casa ou tratar de isolar, mas fazendo as coisas bem feitas:)

    Aconselho uma vista de olhos a este tópico.
    https://forumdacasa.com/discussion/69152/2/isolamento-acustico-numa-parede/

    NB: A solução Acustitherm 20mm funciona razoavelmente se aplicar 2 camadas cruzadas. Tem boa relação preço/qualidade
    A solução mais eficaz mas também mais cara é a avançada pelo Pedro Barradas = Danosa Sonodan Plus
      Acustitherm 508.png
      Danosa Sonodan Plus.png
  2.  # 22

    Se fosse tão simples :D

    A minha questão é se o ruído vem do hall de entrada por ele não ter a parede entre a sala e o hall dele.

    Porque há dias fechei a porta da sala e não notei diferença.

    Por exemplo para despistar de onde vem o maior ruído se colocar uma manta no corredor atenua o ruído ou nem vale a pena fazer o teste?
  3.  # 23

    Colocado por: OvelheiroO ruido ou propaga-se pelo preto ou pela linha amarela,
    Mas o ruído ouve-se na sua sala ou no quarto? É que se for no quarto não faz muito sentido...
    A sua lareira fica no angulo da entrada dele, certo? Se for, a localização da lareira pode influenciar negativamente. No limite pode até amplificar o ruído.
  4.  # 24

    Colocado por: KduvidasMas o ruído ouve-se na sua sala ou no quarto? É que se for no quarto não faz muito sentido...
    A sua lareira fica no angulo da entrada dele, certo? Se for, a localização da lareira pode influenciar negativamente. No limite pode até amplificar o ruído.


    Ouve-se na sala e no quarto.
    Sim a lareira é no ângulo da entrada dele.
    Entretanto vizinhos novos no andar de baixo e andam a esta hora a montar móveis e a polícia não se desloca, nem quero imaginar o barulho que se deve ouvir nos debaixo deles.
    É só gente sem noção.
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro Barradas

    com sonodanPLUS, 40mm, é espectacular! Este material funciona, mas não é barato.
    https://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=610060&lng=4&site=3
    Concordam com este comentário:Kduvidas


    Aproveitando este tópico. Na zona de Lisboa existe alguma empresa especializada que trabalhe com este material?

    Obrigado.
  6.  # 26

    Especializada não acredito que haja. Capazes de o aplicar corretamente deve haver umas quantas.
    Qualquer empresa que trabalhe a área de isolamentos pode aplicar este material.
  7.  # 27

    Aproveito o tópico para colocar a seguinte questão



    De acordo com a imagem tem lã de rocha e só depois meto a Betonilha, mas ao colocar o cimento por cima não vai ficar "às covas" visto que onde se pisar a lã de rocha vai ceder ou até mesmo enquanto seca pode ceder alguma coisa, não sei se me estou a fazer entender.

    É que me parece colocar uma camada de cimento em cima de algo que é mole pode o cimento não ficar seco por igual e haver zonas com algumas "covas"

    Alguém tem ideia deste sistema

    Obrigado
  8.  # 28

    Mas quer usar esse sistema em que tipo de utilização?
  9.  # 29

    Uma área de fabrico de padaria com dois apartamentos por cima.

    Evitar que o som vá do chão até aos apartamentos

    Já agora fica a solução que vou colocar nas paredes e tetos





    Isso tudo porque os quartos dos apartamentos de cima ficam mesmo por cima da área de fabrico


    Obrigado
  10.  # 30

    Colocado por: brunozoUma área de fabrico de padaria com dois apartamentos por cima.


    Bom, nesse caso. Esqueça isso tudo.
    Tem de contratar uma empresa que faça o ensaio acústico, e depois com os resultados, eles fazem um projecto com o que necessário para verificar. No final das obras. Novo ensaio. Para verificar se os parâmetros da legislação são cumpridos.
    E o devido relatório acústico.
    Havendo queixas. Você fica salvaguardado e está dentro dos parâmetros da legislação.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  11.  # 31

    Brunozo, antes de mais é de louvar a sua preocupação, que infelizmente é muito pouco comum.

    Mas de um ponto de vista coerente, deve seguir o conselho do Pedro Barradas, até pelo uso profissional que vai fazer do espaço.

    O que me baralhou aqui, é a sua preocupação de:
    Colocado por: brunozoEvitar que o som vá do chão até aos apartamentos
    E depois isolar paredes e tetos:
    Colocado por: brunozoIsso tudo porque os quartos dos apartamentos de cima ficam mesmo por cima da área de fabrico
    Isto quererá dizer que tem apartamentos por cima e por baixo? Trata-se de um piso intermédio?
    A minha questão é só para entender, porque no geral acho a sua solução adequada às preocupações, pois basicamente pretende fazer do espaço uma box acusticamente isolada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  12.  # 32

    Kduvidas

    Tens razão em me preocupar com este aspeto mas na realidade até tenho eu uma preocupação extra porque pelos arquitetos e engenheiros o isolamento de som deles é nulo e quando questionados relativizam a questão.

    Pegando neste ultimo ponto fiquei escaldado de projetos feitos apenas para encher e cumprir com o que diz a lei e mais nada, daí passei eu a tentar encontrar solução e encontrei a Danosa, após reunião com eles, foi esta a solução proposta.

    Em relação ao som do chão que vá até aos apartamentos - O que quero dizer é a vibração de uma amassadeira ou batedeira ou dos carros a andar com os tabuleiros vá por vibração até ao piso superior que é onde estão os apartamentos por vibração.

    Não existe piso intermédio, apenas o RC que é uma Pastelaria/ Padaria e o piso superior com os 2 apartamentos T2

    Os quartos dos apartamentos é que ficam mesmo por cima da zona de fabrico e daí a minha especial preocupação pois se quiser vender os apartamentos tenho de garantir que não venha a ter problemas e claro para o conforto de quem lá habita.

    Sim em suma a sugestão da Danosa é essa mesma, será feita uma "Box" em toda a area de fabrico para evitar o som se propague para os pisos superiores.

    O mais certo seria procurar alguém que fizesse o estudo para o meu caso, mas já paguei e foi feito para inglês ver e quando confrontados até acharam que eu ia gastar dinheiro extra sem necessidade... Por essa razão optei eu mesmo por procurar solução... Se é a melhor opção não sei mas uma coisa é certa será sempre melhor do que a propostas pelo Arq. e Eng.

    Vamos acreditar que tudo irá correr pelo melhor.

    Só fiquei na dúvida da tal lã de rocha como se ia comportar quando colocar betão por cima...

    Obrigado a todos
  13.  # 33

    Brunozo, estou esclarecido(íssimo) e dou-lhe os meus parabéns pela lucidez e sensibilidade com que encara o tema.
    Triste de facto é a referência que faz aos profissionais que não o ajudaram, mas a solução que a Danosa lhe projetou tem tudo para dar certo e vai correr bem.
    Já agora a questão da lã tem a ver com a densidade que é(deve ser o mais elevada possível).
    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  14.  # 34

    Colocado por: brunozopreocupação extra porque pelos arquitetos e engenheiros o isolamento de som deles é nulo e quando questionados relativizam a questão.


    Maior parte deles não percebe um boi disso...
    A engenharia então, a acústica é o parente pobre.. ... Só o que sai do cype... Nem a legislação relativa ao ruído entende... A bem da verdade, temos muitos técnicos que pouco mais sabem que meter dados no software...
    E outros, em vez de projectar, de coordenar, de integrar... São designers de 3d bonitos...

    Tenho de concordar consigo... Isto está pelas horas da amargura.

    Voltando ao seu problema. O procedimento que indiquei é o que mais garantias lhe dará. Seja ou não utilizado material da danosa. Mas há que dimensionar e saber onde e como.
    Concordam com este comentário: RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  15.  # 35

    Consulte uma empresa tipo https://www.inacoustics.com
    InAcoustics: Projeto e Consultoria em Engenharia Acústica

    A acústica é mais física que engenharia daí ser muito ignorada por engenheiros civis e estudada mais por engenheiros físicos e engenheiros especiazados na área
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo, ricardo.rodrigues
  16.  # 36

    Bem agora aqui uma questão

    Isolamento das paredes é importante quando o foco é isolar para que o som não chegue ao piso de cima?!

    Resumido - Isolar as paredes do piso inferior é importante quando a preocupação é o som não ir para cima!!!


    Isolar o chão entendo vibração de máquinas para não transmitir para a estrutura
    Isola o teto porque é uma barreira para o som não ir para a cima (apesar de já ter uma laje maciça)
    Isolar as paredes será que a maior propagação do som pela parede é lateral e não tanto para cima?!!!

    Apenas uma opinião, sei que um estudo é o melhor e que as minhas dúvidas só serão fundamentadas com um estudo não coloco isso em causa, mas não tenho mais disponibilidade económica para mais um estudo e mais uma engenharia...

    PS- Ainda se me dissessem olha o que estás a pensar vai te custar 1000€ e eu faço o estudo e a minha solução ainda fica-te mais barato do que vai meter, ainda ia nessa aventura, mas de certo é complicado alguém pegar nisto nestas condições...
  17.  # 37

    Conceito de transmissão marginal
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
 
0.0231 seg. NEW