Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bem, eu e o meu marido temos intenção de construir uma moradia e já temos algumas ideias que gostaria de amadurecer antes de contratar um arquitecto. Gostaria que vocês me desses a opinião sobre elas...

- a casa será de um só piso (não me estou a ver velhota a subir escadas). Com três quartos, 2 casas de banho, cozinha, espaço de refeição, sala de estar, despensa, garagem.... Não acima dos 100 mil euros.

- tou a pensar suprimir o hall, ou melhor, construí-lo de maneira a que se perceba que alí é a entrada da casa mas sem a definir no espaço com 4 paredes. Acho que me estou a fazer entender....

- nunca percebi qual a utilidade de se ter uma cozinha e depois a sala de jantar ser em conjunto com a sala de estar, Às vezes afastadas... Por isso gostaria de fazer uma cozinha com sala de refeições incluída, ou seja, uma cozinha mesmo grande e acolhedora, com uma sala de estar um pouco mais pequena

. penso que é um desperdício gastar dinheiro em banheiras, mas também não gosto muito dos quadrados a que se chamam polibans. que outras hipóteses existem? Gosto muito daquelas cabinas em que o piso é igual ao chão da casa de banho, com uma porta de vidro a separar. É boa ideia?

- soalho. Comparado com a cerâmica, o soalho precisa de mais manutenção, além de que pode inchar e afins. Será boa ideia colocar cerâmica no chão dos quartos? que outras hipóteses existem?

- walk in closets. só ocupam espaço ou valem a pena?

- aspiração central. Vale a pena?

- lareira. Vale a pena também?

São muitas as perguntas, eu sei, mas a nossa preocupação é ter uma casa prática e económica dentro do possível. Agradecia as vossas opiniões
  2.  # 2

marciamelo.
    Aqui vai uma opinião pessoal:
    Colocado por: marciamelo penso que é um desperdício gastar dinheiro em banheiras, mas também não gosto muito dos quadrados a que se chamam polibans. que outras hipóteses existem? Gosto muito daquelas cabinas em que o piso é igual ao chão da casa de banho, com uma porta de vidro a separar. É boa ideia?
    Já "ninguém" usa polibans. Hoje usam-se "bases de chuveiro".
    As banheiras são MUITISSIMO BARATAS. A maior parte das bases de chuveiro, sobretudo as maiores (1,20x0,60, etc.) são MAIS CARAS que uma banheira standard de 1,70x0,70.
    Mas, claro, hoje em dia as pessoas preferem ter uma base de chuveiro de tamanho razoável (0.90x0,90) do que uma banheira normal.

-soalho. Comparado com a cerâmica, o soalho precisa de mais manutenção, além de que pode inchar e afins. Será boa ideia colocar cerâmica no chão dos quartos? que outras hipóteses existem?
    Mosaico a imitar madeira. Apliquei recentemente um pavimento de mosaicos de 0,90x0,15 a imitar madeira que ficou um espectáculo.

É uma questão de opção. SE tiver espaço e dinheiro para pagá-lo, PODE valer a pena. Se eu fosse podre de rico, garanto-lhe que não tinha roupeirinhos com maleirinhas. Era mesmo um bruto de um walk-in closet.

Para mim nunca. Mesmo com recuperador de calor acho que uma lareira é uma chatice, e um enorme perigo.
    • Mac
    • 10 outubro 2009 editado

# 3

-Apliquei recentemente um pavimento de mosaicos de 0,90x0,15 a imitar madeira que ficou um espectáculo.

Luis, pode mostrar?
    Obrigado
  3.  # 4

Nota: Nenhuma das fotografias (tiradas com telemóvel) reproduz fielmente a cor do mosaico, nem mostra o trabalho terminado, betumado, etc.

Pensámos primeiro colocá-lo em espinha (1.ª fotografia - ensaio), mas optámos pela 2ª opção.
      10082009(001)pavimento_resized.jpg
      09082009(001)espinha_resized.jpg
  4.  # 5

o meu problema com as banheiras é o facto de serem um espaço morto. nunca tomo banho de imersão e parecem-me menos práticas do ponto de vista da limpeza, não sei. Tenho noção que as bases serão mais caras, até porque não basta colocar uma cortina de banho como as banheiras para as isolar...
    • w.w
    • 10 outubro 2009

# 6

Colocado por: marciameloaté porque não basta colocar uma cortina de banho como as banheiras para as isolar...

poderá até nem usar nada,muitas vezes a imaginação também é precisa...(alguma)
    • w.w
    • 10 outubro 2009

# 7

e essa noção de custos e comparações tem dois lados...atenção!
  5.  # 8

Colocado por: w.we essa noção de custos e comparações tem dois lados...atenção!

pode explicar melhor?
    • w.w
    • 10 outubro 2009 editado

# 9

muitas vezes o que parece não é....
    por exemplo; disse que a casa terá um único piso..quer dizer que uma base de duche feita não terá
    a mesma exigência na execução como se fosse num andar superior (o problema das impermeabilizações)

baixa os custos radicalmente!
    • w.w
    • 11 outubro 2009 editado

# 10

com a vantagem de poder ter (criar) algo original....uma base de duche é um bom exemplo e não só!!
  6.  # 11

Uma casa com 200m2 em dois pisos (por exemplo, 2 pisos com 10x10m) terá 240m2 de fachada, mas apenas 100m2 de cobertura e de implantação no terreno.

Uma casa com 200m2 em UM único piso (p.ex., a piso com 10x20m) terá 180m2 de fachada, e 200m2 de cobertura e de implantação.

Isto é, uma casa com a mesma área num único piso tem menos (75%) área de fachada mas muito MAIS (o DOBRO) custos a prevenir problemas com infiltrações.
  7.  # 12

já que estamos afalar de impermeabilizações, gostaria também de discutir o seguinte: a cobertura da casa. Já me disseram que o sistema que agora se vê, moderno, em que a cobertura é plana, ou seja, sem telhado tradicional, pode trazer mais problemas a nível de infiltrações... Bem sei que tudo depende da qualidade da construção, mas a longo prazo o que compensa: o telhado tradicional ou o cobertura plana? e a nível de custos?
  8.  # 13

Olá, em quanto arquitecto, se é vossa intenção contratar um, então acho melhor falar directamente com ele e desenvolver com ele as vossas ideias. É muito importante saber o que se pode fazer com o dinheiro a disposição:já se fala de casa de 200 m2...etc...etc...quando é necessário saber quanto é o custo de construção por m2...é muito importante, neste caso, fazer um orçamento base, controlado e respeitado em futuro. Não pensar num casa de 200 m2 e depois descobrir que é demais para o orçamento a disposição. Em relação ao duche: há infinitas soluções, como aplicar uma base em deck a filo com o pavimento...pela cobertura: é sempre mais fácil fazer uma cobertura tradicional, além de ser mais barata. A cobertura plana tem de ser executada a perfeição para não ter problemas de infiltrações no futuro.
  9.  # 14

Lamento se há algum erro de português, mas sendo italiano...talvez...ainda erro...
  10.  # 15

sim, vamos de certeza contratar um arquitecto, até porque queremos que ele acompanhe a situação no terreno. MAs antes de tentar escolher um, queria já ter algumas ideias definidas, para depois evitar andar sempre com alterações...
    • Ed-l
    • 11 outubro 2009

# 16

100000 euros para 200 m2 é um valor ireal 500euros/m2 vaí ter de deixar de usar materias de boa qualidade e isso vaí reflectir-se no futuro. Não se esqueça do custo do projecto e das licenças (10000 euros) sobra só 90 000 euros para a obra. Faça contas !!!!!!
  11.  # 17

não fui eu que avancei com os 200 m2. será um pouco mais pequena. além de que tenho familiares a trabalhar em diversas áreas de construção que me permitirão cortar em alguns gastos...
  12.  # 18

marciamelo
    Quanto à cobertura, eu tenho uma opinião de engenheiro (isto é, de quem gosta de estruturas sólidas e duráveis) e de quem já viu telhas a voar, de um 7.º andar para o meio de uma rua do centro de Lisboa, levantadas por um ventinho de nada.

Eu defino um «telhado» como: um conjunto de buracos com pedaços de cerâmica à volta. A não ser que use subtelha, um telhado é sempre permeável.

Para mim, telhas NEM PARA ENFEITAR! Se tem estado atenta às notícias, terá reparado que o número de pequenos tornados tem aumentado em Portugal. Telhas, a voar em todas as direcções, podem causar muitos estragos (materiais e pessoais)...
  13.  # 19

O vento é o pior inimigo de uma cobertura, mais do que a chuva. Se o trabalho não ficar bem feito lá vai tudo quanto a Marta fiou. Mesmo em cobertura plana, se a colagem não ficar bem feita, o vento consegue levantar aquilo tudo.
    • becas
    • 12 outubro 2009 editado

# 20

Colocado por: marciameloBem, eu e o meu marido temos intenção de construir uma moradia e já temos algumas ideias que gostaria de amadurecer antes de contratar um arquitecto. Gostaria que vocês me desses a opinião sobre elas...

- a casa será de um só piso (não me estou a ver velhota a subir escadas). Com três quartos, 2 casas de banho, cozinha, espaço de refeição, sala de estar, despensa, garagem.... Não acima dos 100 mil euros.

- tou a pensar suprimir o hall, ou melhor, construí-lo de maneira a que se perceba que alí é a entrada da casa mas sem a definir no espaço com 4 paredes. Acho que me estou a fazer entender....

É possível, com meias paredes, paredes de tijolo de vidro, degraus, etc. Mas continuo a achar que dá jeito um hall separado, é simplesmente mais prático e preserva melhor a intimidade...

- nunca percebi qual a utilidade de se ter uma cozinha e depois a sala de jantar ser em conjunto com a sala de estar, Às vezes afastadas... Por isso gostaria de fazer uma cozinha com sala de refeições incluída, ou seja, uma cozinha mesmo grande e acolhedora, com uma sala de estar um pouco mais pequena

Isto é mesmo uma questão de gosto e de estilo de vida. Eu optei pela solução mais clássica: uma cozinha não mt grande, com um espaço de refeições apropriado para todos os dias (somos 4 em casa), que é simples de limpar, e uma sala de jantar (mm ao lado da cozinha e com porta de correr) para receber amigos e família. Vou comprar uma mesa mm grande pq finalmente tenho espaço para isso!
    . penso que é um desperdício gastar dinheiro em banheiras, mas também não gosto muito dos quadrados a que se chamam polibans. que outras hipóteses existem? Gosto muito daquelas cabinas em que o piso é igual ao chão da casa de banho, com uma porta de vidro a separar. É boa ideia?

Numa das casas de banho vai ter que ter banheira, por isso está o problema resolvido. Eu fiz numa casa de banho essa solução de fazer a base do chuveiro no mesmo material do chão, ficou impecável, mas para todos os dias a base de chuveiro normal facilita a limpeza.

- soalho. Comparado com a cerâmica, o soalho precisa de mais manutenção, além de que pode inchar e afins. Será boa ideia colocar cerâmica no chão dos quartos? que outras hipóteses existem?

Aqui sou suspeita pq cerâmica, para mim, só mm na casa de banho e cozinha (aliás, na casa de banho social tb tenho madeira...). A questão da manutenção cessa se a madeira for de boa qualidade e bem aplicada. Pus 200m2 de soalho maciço em sucupira e 6 meses depois tenho uma única tábua levantada, que vai ser reparada dentro de dias. A limpeza pode-se fazer com água e detergente pp. Mas tb aqui é uma questão de gosto...

Não tenho e gostava de ter.
    - aspiração central. Vale a pena?

Tenho e gosto, mas não considero indispensável, se houver que cortar custos.

Recuperador de calor, sim, sem dúvida, para mais numa vivenda.
    São muitas as perguntas, eu sei, mas a nossa preocupação é ter uma casa prática e económica dentro do possível. Agradecia as vossas opiniões

0.0237 seg. NEW