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  1.  # 1

    Viva!

    Vivo num apartamento com lugar de garagem e arrumos. Nos arrumos tenho um quadro eléctrico ligado ao meu contador com duas tomadas.

    Pretendo mover uma das tomadas cerca de 10-12 metros para mais perto do meu lugar de estacionamento para carregar um veículo híbrido.

    O cabo do veiculo incluido "unidade de controlo" e consome 2.3kW a 10A ou 3.7kW a 16A 220V.

    Pedi um orçamento para efetuar o trabalho a uma empresa e recebi uma resposta que me deixou perplexo:

    Tenho de instalar um novo quadro EXACTAMENTE igual ao meu (25A 30mA corte monofase) e então deste puxar a tomada que preciso. Este novo quadro estaria ligado AO JÁ EXISTENTE!

    Porquê?!!

    Para além de resposta, se algum electricista certificado estiver interessado em efetuar o serviço na zona do grande porto aceito orçamento..

    Obrigado
      IMG_2412.jpeg
      IMG_2411.jpeg
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  3.  # 2

    Mas esse quadro na foto já é um quadro parcial ligado ao quadro principal?
  4.  # 3

    Colocado por: brunomrosaMas esse quadro na foto já é um quadro parcial ligado ao quadro principal?


    Viva Bruno,

    sim este quadro está instalado nos meus arrumos e ligado ao meu geral (no meu apartamento).

    Obrigado pela resposta

  5.  # 4

    Qual é o problema de meter um dijuntor extra (16A) nesse quadro, pelos vistos ainda tem espaço para a tomada de carregamento?
    Porque querem meter um quadro com 25A, se voce não vai necessitar dessa potência!?

    .. Também não vejo lógica nisso.

    Olhe pergunte aqui neste forum dedicado:
    https://www.eletricidade.net/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiotempestade
  6.  # 5

    Colocado por: tiotempestadeinstalar um novo quadro EXACTAMENTE igual
    Tiotempestade,
    exatamente igual não.
    O quadro secundário que apresenta, alimenta tomadas, iluminação, sinalização. O que refere a legislação é (vêr abaixo).
    Mas o eletricista certificado que lhe fez o orçamento tem de cumprir o RTIEBT e por isso lhe respondeu dessa forma.
    Julgo que passará por aí.
  7.  # 6

    Tiotempestade,
    Faltaram os anexos:
      Dr2.png
      Dr1.png
      DL 226-2005.png
  8.  # 7

    Atenção que os pontos de carregamento precisão de alguns equipamentos específicos de proteção, nomeadamente o interruptor diferencial.
    A tomada também deverá obedecer a caraterísticas construtivas especiais.

    Recomendo a leitura do Guia Técnico das Instalações Elétricas para a Alimentação de Veículos Elétricos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiotempestade
  9.  # 8

    Um último só para completar,
      Dr3.png
  10.  # 9

    Colocado por: BigmouseGuia Técnico das Instalações Elétricas para a Alimentação de Veículos Elétricos.

    http://www.dgeg.gov.pt?cr=16211
  11.  # 10

    Pelos vistos quer conectar o VE, com modo de carga 1.

    2.1.8.1 Modo de carga 1
    Ligação do VE à instalação de alimentação em corrente alternada por meio de tomadas normalizadas de corrente estipulada não superior a 16 A e de tensão estipulada não superior a 250 V, em circuitos monofásicos, ou a 480 V, em circuitos trifásicos. O circuito de alimentação é constituído por condutores de fase, neutro e de proteção.


    Ver o ponto 7.1...

    PS: não compliquem o que é simples
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiotempestade
  12.  # 11

    Não conheço nenhum electricista na zona do Porto.

    Mas recomendo que procure um, que no final da instalação lhe passe o termo de responsabilidade pelos trabalhos realizados e se possível certifica. Se a alteração.

    Outra recomendação seria também prever a instalacao de descarregadores de sobretensão. Eu não gostaria de ter o eu carro avariado por causa de uma descarga atemosferica.
  13.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasPelos vistos quer conectar o VE, com modo de carga 1.

    2.1.8.1 Modo de carga 1
    Ligação do VE à instalação de alimentação em corrente alternada por meio de tomadas normalizadas de corrente estipulada não superior a 16 A e de tensão estipulada não superior a 250 V, em circuitos monofásicos, ou a 480 V, em circuitos trifásicos. O circuito de alimentação é constituído por condutores de fase, neutro e de proteção.


    Ver o ponto 7.1...

    PS: não compliquem o que é simples
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiotempestade


    E que tal colocar a tomada 20A estanque e liga-la a um disjuntar bipolar de 20A monofásico? Apenas!

    Não será mais do que suficiente?!
  14.  # 13

    Se chega e funciona? Sim.

    Se está de acordo com a legislação e recomendações? Não

    Já pensou na possibilidade de haver um incêndio, o seguro descartar se por a instalação eléctrica não cumprir os requesitos.

    Colocado por: tiotempestade

    E que tal colocar a tomada 20A estanque e liga-la a um disjuntar bipolar de 20A monofásico?Apenas!

    Não será mais do que suficiente?!
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 14

    Colocado por: tiotempestadeO cabo do veiculo incluido "unidade de controlo" e consome 2.3kW a 10A ou 3.7kW a 16A 220V.


    Segundo me parece, é um daqueles cabos de carga dimensionados para uma tomada perfeitamente vulgar, não é um daqueles cabos que exigem ziliões de ampéres para carga rápida.
  16.  # 15

    Pedro, acho que estamos a falar da mesma coisa.
    O problema é que o electricista certificado não faz a ligação se não tiver um DR exclusivo para a tomada de alimentação ao VE, ainda por cima num lugar de garagem a que qualquer um tem acesso. Eu entendo que ele tenha esse cuidado e limitação.
    Para servir, aquele DR à esquerda da foto não poderia estar a alimentar a restante fileira à direita, por isso é que ele tem de ir ao ramal principal ligar um DR dedicado.
    É daquelas coisas que se pode fazer de outra maneira, mas não deve...
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  17. Ícone informação Anunciar aqui?

    • SrR
    • 26 Março 2020

     # 16

    A porsche usa um sistema de 800v
  18.  # 17

    Colocado por: tiotempestadeO cabo do veiculo incluido "unidade de controlo" e consome 2.3kW a 10A ou 3.7kW a 16A 220V.


    É este o requisito que temos de atender.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  19.  # 18

    Colocado por: SrRA porsche usa um sistema de 800v
    SrR, existem várias versões que derivam das respectivas unidades de controle de carregamento das marcas e cada vez mais irão surgir outras, ditados quer pela capacidade das baterias, quer pela rapidez de carregamento, etc...
    Mas o tópico e questão do forista tinha a vêr com as características exigidas para uma instalação do ponto de vista legal e aí há que respeitar o RTIEBT, só isso.

    Um exemplo prático: Normalmente vemos na rua aqueles postos de carregamentos todos xpto, usados maioritariamente pelos TVDE:):):), mas aqui há dias estava parado num semáforo e reparei num Tesla S3 estacionado em cima do passeio em frente à montra de um escritório. De uma porta entreaberta saia uma extensão com uma boa meia dúzia de metros que estava ligada ao "bicho".
    Ora, ou muito me engano ou aquilo devia estar ligado a uma tomada perfeitamente normal.

    Acho que é precisamente estas situações de remedeio que o Tiotempestade quer evitar, fazendo tudo certinho.
  20.  # 19

    Então mas eu não posso carregar o carro em qualquer tomada?
  21.  # 20

    Colocado por: KduvidasO problema é que o electricista certificado não faz a ligação se não tiver um DR exclusivo para a tomada de alimentação ao VE, ainda por cima num lugar de garagem a que qualquer um tem acesso. Eu entendo que ele tenha esse cuidado e limitação.


    Mas é exactamente isso que nao compreendo!! Embora não precise de nada adicional (conforme julgava e outros ja confirmaram) o novo quadro elétrico ficaria ligado ao quadro existente!!! Ou derivando do geral para os dois quadros, ou ligando o novo ao existente. Em qualquer uma das situações nao vejo justificação..

    Um disjuntar bipolar de 16A e uma tomada estanque 20A no quadro existente deverá ser suficiente para certificar a instalação..

    Nao?
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