Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

Colocado por: pguilhermeHá pouca exposição dos que tipicamente comentam de forma acérrima e feroz. A crítica é fácil.
    Este material tão escasso (exposição e respectiva conversa) seria útil para um leigo aferir o seu interesse em trabalhar com tal profissional.
    Seria uma postura mais comercial, e mais didáctica para quem lê. Talvez. Mas de menos qualidade.
    E também no sentido que, os arquitectos e técnicos criativos, pelo menos na minha opinião, não lhes atrai assim por prioridade nem a perspectiva comercial nem apenas "por si só" esclarecer. Necessitam, também eles, de um certo "estimular", do "abanar", para depois fluir, num brainstorm apoteótico :o) para terem as melhores ideias. E esse processo, é individual, pessoal para cada arquitecto mas envolve muitas vezes ums certa violência, a dinâmica do confronto, isso é estimulante e excitante. É como disse o Joel, e os restantes, acaba por fazer parte (muito importante e quase já não o sabem fazer sem) do processo criativo. Quem vê de fora, assusta, e até pode deixar má impressão, que apenas se está a reduzir e achincalhar fortuitamente, mas, longe disso, é realmente uma parte do processo criativo, um estímulo. Diz-se que os melhores arquitectos têm o pior feitio.
    Depois, se um arquitecto está a tentar ser charmoso e a cativar, no processo criativo, até por exemplo no fórum, porque sabe que o estão a ler, vai estar em esforço, não lhe é natural, e não sai nada de jeito :o)
    Em vez de se ir por essa impressão, que se entende, "deste meio tão agradável", é tentar antes ver desta forma. E que, por serem rudes, não estão a tentar enganar ninguém :o) E que o fórum para eles é lúdico, é também um estímulo ao intelecto que apreciam e não faria sentido para eles não poderem participar se fosse para não se estar à vontade, sem essa preocupação a melindrar.
    olá pguilherme :o)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 762

Colocado por: N Miguel OliveiraEntre ser criticado/enxovalhado na net num grupo que não conhece ou sê-lo em frente a dezenas de colegas de faculdade/trabalho onde tem que responder e escutar, penso que efectivamente há uma grande diferença, até porque presencialmente, a discussão deste tópico não passaria os 15min.

Para um profissional com portas abertas, críticas públicas devastadoras (mesmo que injustas) podem ter um impacto sério na sua actividade.
    Já na faculdade, é apenas o passo da aprendizagem, onde obviamente são cometidos erro crassos, mesmo após bons estudos. Nessa altura, por natureza, dificilmente o resultado terá qualidade e experiência suficiente para que possa ser vendido profissionalmente.

É clara a diferença de performance de um aluno de licenciatura e de um profissional veterano. Certamente terão diferentes expectativas e exigências.

De resto, concordo.
    É importante frisar que os comentários deixados no fórum estão disponíveis para qualquer visitante (presente ou futuro) e não somente para os autores de projecto e respectivos DO, que garantidamente conseguem filtrar facilmente o ruído.

Eu já estou servido - e muito bem - na arquitectura!
    A experiência na procura não foi fácil nem prazerosa. Os contactos aqui do meio foram de longe os piores (suspeito que a razão foi ter mencionado o fórum).

Este ligeiro off-topic não seria para meu proveito, mas sim para outros visitantes, leigos nesta matéria como eu, que por aqui andem a sondar para onde se devem virar. Teve como objectivo um espírito de comunidade :)
    Concordam com este comentário: CMartin, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, N Miguel Oliveira
  3.  # 763

Colocado por: pguilhermeDe resto, concordo.
    É importante frisar que os comentários deixados no fórum estão disponíveis para qualquer visitante (presente ou futuro) e não somente para os autores de projecto e respectivos DO, que garantidamente conseguem filtrar facilmente o ruído.
    Isto é verdade. Há que ver no entanto que o fórum é apenas um passatempo lúdico, de onde provêm por vezes consultas, mas o intuito de participação por parte dos técnicos não tem objectivo puramente comercial.

Colocado por: pguilhermeOs contactos aqui do meio foram de longe os piores (suspeito que a razão foi ter mencionado o fórum).

Pode explicar pguilherme ?
  4.  # 764

Eu própria, por vezes dizem-me, em contactos que recebo do fórum, que me conhecem daqui, e referem a educação e a simpatia, e eu fico a lembrar as figurinhas que já fiz no fórum ! Mas isso é transparência, o não dissimular o que se é. Pode ser comercialmente contraproducente, para potênciais interessados clientes que não entendem ou não separam trigo do jóio, mas nós não estamos a vender posturas. Somos pessoas reais no fórum, com posturas, quanto muito, criativas, o mais próximo possível do que somos e pensamos : francos.
    Em contrapartida, tem aqui excelentes profissionais, disso não haja dúvida, em arquitectura. Bons mesmo ! :o) Eu não sou arquitecta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira, jorgealves
  5.  # 765

Pois, é mesmo isso CMartin.
    Concordam com este comentário: CMartin, N Miguel Oliveira
  6.  # 766

Colocado por: pguilhermePara um profissional com portas abertas, críticas públicas devastadoras (mesmo que injustas) podem ter um impacto sério na sua actividade.
    Já na faculdade, é apenas o passo da aprendizagem, onde obviamente são cometidos erro crassos,

Neste tópico em particular, quem perguntou foi um Dono de Obra, o técnico nem sabemos quem é e muito menos o que foi o acordado entre as partes. Obviamente e como em tudo, seria interessante "ouvir" a versão do técnico. Quem sabe se o Arquitecto ao mostrar-lhe um exemplo feito o Dono de Obra não disse: "olhe, é exactamente como esta, meta-a no meu terreno e não perca mais tempo"...

Em todo caso, qualquer prestador de serviços que não esteja aberto às críticas e relutante em melhorar o serviço, está bem tramado também. Se um profissional sem brio fechar portas, eu enquanto cidadão sentir-me-ia satisfeito por isso. Terá a oportunidade de ver onde falhou e corrigir isso na próxima.

Sobre a faculdade o que diz é certo, mas nem sempre é por algum erro. A Arquitectura não é um ciência exacta, é bastante subjectiva, de gosto, etc... o tal abanão serve para filtrar as ideias fortes das outras e ver a capacidade de justificação de cada gesto. Aqui é igual, é "abanar" o Dono de Obra para que ele descubra o que realmente quer ou o que lhe foi imposto, ou o que resultou ser casual, etc.
    Concordam com este comentário: CMartin, desofiapedro, jorgealves, Pedro Barradas
  7.  # 767

Colocado por: Caravelle

Porra José! É o que toda a gente lhe está a dizer.

Você precisa de um projecto novo que seja adequado para si e não a primeira **** que o arquitonto tirou da gaveta.

Meta lá fotos do terreno, sff.

Cumprimentos.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

e mas o menos isto
      Capture.PNG
  8.  # 768

Colocado por: josejunes
    e mas o menos isto
      Capture.PNG
    No projecto não parecem estar tão afastados, casa e anexo.
  9.  # 769

Eu rodava a casa 90°

😂
  10.  # 770

Colocado por: HAL_9000No projecto não parecem estar tão afastados, casa e anexo.

SIM E VERDADE FUI EU QUE FIZ ISTO NA PAINT E SO PARA TER UMA IDEIA
  11.  # 771

sim mas pare mais plana e aquela onde esta a casa
  12.  # 772

sim mas pare mais plana e aquela onde esta a casa e a garagem vai esconder un pouco a vista o visinho..
  13.  # 773

Já percebi o tamanho da casa... não pode ficar atras da do vizinho.. ate parecia mal.
  14.  # 774

Olá CMartin!

Percebo perfeitamente e concordo com o que escreve (e não é só na arquitectura onde o mau feitio frequentemente acompanha rock-stars).

Contudo, não é essa a minha percepção.
    Uma crítica justa e bem fundamentada muitas vezes é dura e a sua forma de entrega pode acentuar ainda mais esta investida. A competição estimula-nos e faz-nos alcançar mais e melhor. Sou adepto incondicional. Quem não consegue receber uma crítica e fazer uso da mesma, não está apto para funcionar profissionalmente. Até aqui tudo óptimo e é de salutar!

Outra realidade são as críticas mal fundamentadas, por meias palavras, que depois de respondidas apenas resvalam para outro ponto, modificando os critérios e o objecto da original, meramente para se poder manter um registo crítico e professoral. Um auto alimentador de ego. Este tipo de análises de fraca qualidade seriam dizimados na faculdade. Aqui, não há tanto peer-review.

Se o ambiente fosse efectivamente como descreve, não haveria relutância destes mesmos profissionais em perseguir projectos que poderiam vir cá parar :)

(deixei a resposta pendurada neste ponto enquanto me ausentei; alguns pontos já foram mencionados por outros participantes)

Naturalmente, as participações aqui são pessoais e não institucionais. Todos temos dias bons e maus, etc, mas não é uma participação menos feliz ou menos construtiva que faz a reputação.

Já tive oportunidade de referir numa outra thread de elogiar a sua participação neste fórum, opinião que manterei mesmo que um dia não esteja a 100%. Aliás, quando chegar a altura, falarei consigo num âmbito profissional :)
    Tomara eu - e todos os outros utilizadores em posição semelhante - que os arquitectos tivessem uma postura idêntica. O fórum galgaria alguns escalões.

Os meus comentários aqui divergiram no ponto da escolha do arquitecto, honorários, etc, para tentar aprender algo e talvez esclarecer que este processo não é trivial e está longe de ser breve.
    Numa comunidade dedicada ao tema, onde participamos a título pessoal, esperaria encontrar alguma ajuda nesta vertente, mas na verdade é o oposto.

De qualquer forma, termino aqui o meu off-topic.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  15.  # 775

Colocado por: RRoxxJá percebi o tamanho da casa... não pode ficar atras da do vizinho.. ate parecia mal.

nada disso ate por nem sequer o conheço! e so por privacidade
  16.  # 776

Colocado por: JoelM

E passava o anexo para a zona a norte!
    nem mais
  17.  # 777

José, se me permite, eu dava-lhe um conselho.

- Se acha que a sua casa é mesmo para avançar com está, se não tem dúvidas, deixe de relevar aquilo que é por aqui opinado. A casa é para si, e se você gosta… força. Aproveite as opiniões de pormenores e de pequenas melhorias à cerca da planta mas esqueça grandes alterações de projeto.

- Se tem dúvidas, perca amor a uns euritos (de certeza que não serão muitos), entre em contacto com um dos arquitetos que por aqui anda, fale com ele (dos vossos gostos, aspirações e limitações), mande-lhe umas fotos do terreno, da envolvência e o levantamento topográfico e peça-lhe um desenho (um esquisso, não um projeto). Talvez tenha uma agradável surpresa, ou em ultimo caso apenas descansa a mente que está a tomar a decisão correta.

Abraço
    Concordam com este comentário: josejunes, NTORION, neant
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandol
  18.  # 778

obrigado ptuga esta decido! fica todo como esta começo em agosto.
    Concordam com este comentário: eu
  19.  # 779

Colocado por: josejunesobrigado ptuga esta decido! fica todo como esta começo em agosto.
    Acho que todos nós esperávamos esta resposta desde início, boa sorte com a construção!
    Concordam com este comentário: NTORION, josejunes, desofiapedro, N Miguel Oliveira
  20.  # 780

Colocado por: jorgealveso que não mata fortalece
    ou manca.. mas pronto

0.2421 seg. NEW