Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    O empreiteiro desaconselhou-me a chaminé da imagem porque diz que vai entrar água por aqueles buracos todos, e absorver água pelas paredes e transmiti-la à placa.

    Por outro lado refere que aquela pintura devido à diferença de temperaturas vai acabar por degradar-se rapidamente.

    Temo que ele tenha razão em alguns pontos, mas não quero desistir já da chaminé sem antes dar luta.

    Alguém consegue dizer como se executa tecnicamente esta chaminé sem os previsíveis problemas?
      Chaminé.jpg
      Pormenor_pergola e Chaminé.jpg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

  3.  # 2

    Ou então assim.

    Como impermeabilizar e impedir que a água entre?
      chaminé 2 tipo.jpg
  4.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Como impermeabilizar e impedir que a água entre?

    Aquelas aberturas têm uma profundidade suficientemente espessa para a àgua não entrar
    A base tem uma inclinação para o exterior
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

  6.  # 4

    HAL, não estragues o projecto.
    Faz o que diz o zé e ainda mais, mete uma rede antipassaro em inox. por dentro antes de encerrarem a chamine.
  7.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    Aquelas aberturas têm uma profundidade suficientemente espessa para a àgua não entrar
    A base tem uma inclinação para o exterior
    Ou seja o buraco interior da abertura tem de ser mais estreito que o exterior?

    O facto de o topo da chaminé não ser mais largo que o corpo, nem haver pingadeiras, não vai originar infiltrações?

    Desculpe as perguntas, mas pelo orçamento que me deram para as chaminés, vou pedir ao meu pai (é pedreiro) que as execute, mas como ele também nunca fez nenhuma, queria planear tudo antes. Obrigado desde já pela ajuda
    Concordam com este comentário: dedao
  8.  # 6

    Epá e o teu arquitecto não te faz um boneco á mão, e lista de cuidados a ter para a execução das chaminés?
  9.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEpá e o teu arquitecto não te faz um boneco á mão, e lista de cuidados a ter para a execução das chaminés?
    Esqueça Pedro. Nem vale a pena ir por aí, porque ele não se vai dar ao trabalho, assumindo que sabe...
  10.  # 8

    Colocado por: HAL_9000O empreiteiro desaconselhou-me a chaminé da imagem porque diz que vai entrar água por aqueles buracos todos, e absorver água pelas paredes e transmiti-la à placa.
    desde que tenho chaminé, so posso dizer que se ha dias em que nao vai entrar água para aplaca etc é precisamente nos dias de chuva... ou seja no inverno está sempre a transformar madeira em cinza. duvido que qq pinga que possa la entrar nao saia imediatamente em estado de vapor.
    ourtro ponto.. que farao em certos paises onde as chaminés tradicionalmente são abertas em cima?.. como no reino unido por exemplo...

    como do verão até pode chover algum ou outro dia acho que nao seja grande problema... considero isso um não problema.

    no entanto... fazer bem uma chaminé tem o seu saber. essa a foto duvido que tenha uma boa tiragem.
    já fiz uma, tive de estudar um pouco sobre a ciencia de uma boa tiragem. existem formulas para o fazer bem. não é dificil.
  11.  # 9

    Colocado por: zedasilva
    Aquelas aberturas têm uma profundidade suficientemente espessa para a àgua não entrar
    A base tem uma inclinação para o exterior
    até pode ter, e na verdade ajuda bastante. nmas há que ter cuidado em nao constrangir as saidas do fumo .. o caudal de saida tem de ser o mesmo do caudal da chaminé (neste tipo de saia esse caudal so conta num sentido e nao o s quatro lados.. mas uma chaminé em uso nao mete água.
  12.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasmete uma rede antipassaro em inox.
    hahaha... por acaso.. ja perdi conta as vezes que entro no escritório e tenho um pombo ou dentro da lareira ou a bater no vidro pra sair..
  13.  # 11

    Colocado por: HAL_9000
    Desculpe as perguntas, mas pelo orçamento que me deram para as chaminés, vou pedir ao meu pai (é pedreiro) que as execute, mas como ele também nunca fez nenhuma, queria planear tudo antes. Obrigado desde já pela ajuda
    se vai projectar e executar vc mesmo.. leia tudo que encontrar sobre como dimensionar a mesma, sobre as formas mais eficientes de uma chaminé (circulo ou quadrado (em que o quadrado é menos eficientew pois o fumo sai em circulo e os cantos do quadrado nao contam pra nada....) sobre o rácio entre o caudal da chaminé e o tamanho da lareira.. e també a altura da mesma é super importante.

    a maioria da informação é em inglês..
  14.  # 12

    .. o retângulo é o menos eficiente.. e quanto mais estreito pior pois precisa de mais área para ser tao efficiente como um circular.

    ter tudo isto em conta.. e ler um pouco antes de meter as mão à obra vai fazer com que a chaminé n tenha problemas de tiragem.

    ah.. e nao esquecer que para funcionar bem.. precisa de ar...para nao criar correntes de ar em casa o minha tem a entrada de ar a vir da cave diretamente em frente à lareira por uma friesta entre duas pedras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
  15.  # 13

    O sitio das lareiras tem boas dicas
  16.  # 14

    Colocado por: antonylemos. existem formulas para o fazer bem. não é dificil.
    Eu sei que sim, é precisamente aqui que está a minha dúvida. Porque diz que esta tem uma má tiragem? buracos muito estreitos?
  17.  # 15

  18. Ícone informação Anunciar aqui?

  19.  # 16

    Colocado por: HAL_9000buracos muito estreitos?
    a mim parece..pela dimensão da chamniné e os buracos pequenos... se fossem estritos e altos.. seria melhor.

    lembre-se que o fumo nao vai sair pelos 4 lados da caminé.. mas sim pelo lado oposto do vento.. portanto.. seja o lado que for, tem de poder extrtair o volume a subir pelo caudal mais o vento. olhe.. leia bastante tome nota dos pontos mais importantes nessa leitura e depois construa..

    depois de tudo e durante a construção ha um truque que te vai garantir uma boa tiragem... quando estiver a chaminé alta, antes de fechar acenda um jornal la dentro.. se nao tirar bem, suba mais um pouco a chaminé.. até tirar bem o fumo...
  20.  # 17

    Colocado por: antonylemos, sobre as formas mais eficientes de uma chaminé (circulo ou quadrado (em que o quadrado é menos eficientew pois o fumo sai em circulo e os cantos do quadrado nao contam pra nada....) sobre o rácio entre o
    E se eu agora lhe disser que o pedreiro já fez as chaminés Quadradas (40*40)- Recuperador, exaustor e grelha churrasqueira.
    Com isto da quarentena, eu não consigo acompanhar a obra, in loco e tenho de pedir a alguém que lá vá um dia por semana ao fim do dia e me faça uma filmagem com os trabalhos executados. Então na filmagem de ontem reparei que o que foi executado foram essas chaminés 40 * 40.

    Acha que após fazer a placa do telhado, é possível fazer esta chaminé por fora da quadrada? Seria essencialmente decorativo aquele comprimento.

    Ou o melhor é desfazer o que foi feito e fazer de raiz a chaminé da primeira e segunda imagem?
  21.  # 18

    Colocado por: antonylemosquando estiver a chaminé alta, antes de fechar acenda um jornal la dentro.. se nao tirar bem, suba mais um pouco a chaminé.. até tirar bem o fumo...
    isto eu não vou conseguir fazer, porque as chaminés e telhado vão ser executados no próximo mês e a lareira apenas daqui a uns meses valentes.

    Muito obrigado pela informação vou ler e tentar compreender.
  22.  # 19

    Colocado por: HAL_9000E se eu agora lhe disser que o pedreiro já fez as chaminés Quadradas
    a minha tb é quadrada.. mas é uma das coisas a tomar em conta.. que nesse quadrado de 40x40 na verdade só conta o circulo que cabe la dentro.. os cantos nao fazem nada.
      pt4.png
  23.  # 20

    Colocado por: HAL_9000isto eu não vou conseguir fazer, porque as chaminés e telhado vão ser executados no próximo mês e a lareira apenas daqui a uns meses valentes.
    então nao a feche por cima até ter a lareira no sitio.. feche depois. em caso de uma má tirgem uma das soluções é subir. se tiver acabado em cima nao vai conseguir.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">