Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Alguém com informações de como está o tempo de espera para fazer uma baixada de obras por parte da EDP na zona de Braga?
  2.  # 2

    No meu caso que é a 550km, pelo site da EDP comercial resolveram em 10 dias. Neste período nem sei se tem lojas físicas...
  3.  # 3

    Boa Noite

    Penso Que a edp não faz baixadas, Terá de ir a edp fazer o pedido e depois terá de arranjar uma empresa certificada pela edp , e esta sim faz a baixada.

    comigo entre o pedido e a recepção da carta da edp foram cerca de 3 semanas.
  4.  # 4

    Colocado por: firebladeBoa Noite

    Penso Que a edp não faz baixadas, Terá de ir a edp fazer o pedido e depois terá de arranjar uma empresa certificada pela edp , e esta sim faz a baixada.

    comigo entre o pedido e a recepção da carta da edp foram cerca de 3 semanas.

    O user que faça o pedido no site na EDP comercial em "contactos" de seguida escolha quadro de obras, vão entrar entrar em contacto com ele a solicitar licença de construção, termo de responsabilidade do electricista da obra e mais alguma papelada...
    Concordam com este comentário: rjmpires
  5.  # 5

    Obrigado pelas respostas. Sim já fiz isso, estou à espera da resposta. Era apenas para saber se sabiam quanto tempo poderia demorar isso.
  6.  # 6

    Já tens as caixas instaladas? Portinhola e do contador?


    Colocado por: nrodrigues55681Obrigado pelas respostas. Sim já fiz isso, estou à espera da resposta. Era apenas para saber se sabiam quanto tempo poderia demorar isso.
  7.  # 7

    Colocado por: BigmouseJá tens as caixas instaladas? Portinhola e do contador?




    Ainda não, pensei que isso seria depois de fazer o pedido. Posso desde já fazer isso?
  8.  # 8

    Sem isso instalado a EDP não faz nada, não lhe fornece as condições a que o ramal deve obdecer.
    irá enviar-lhe uma carta a indicar que não estao reunidas as condições para apresentação do orçamento.

    Faça os seguintes passos:

    1º falar com o electricista e com o empreiteiro para a instalação e construção do murete com as caixas. Pedir ao electricista ou Engº Electrotécnico a ficha electrotécnica para obras com a potência necessária e outra ficha electrotécnica para a habitação + os termos de responsabilidade.

    2º Vá ao site da edp distribuição ou a uma loja da edp distribuição (é diferente das edp comercial), leve a licença de construção e os documento atrás indicados (recomendo primeito que ligue para o numero de apoio da EDP distribuição para verificar se existem mais documento para entrega), e peça a criação de processo para ramal de obras. se todos os documentos tiverem conformes, iram passar duas faturas com os encargos de ligação, +-50€ para o de obras e 200 e tal para o definitivo (depende da potência requisitada).

    3º Depois de pagar essas fatura no ATM por exemplo, a EDP irá dar entrara à execução de um orçamento para ramal e indicação das condições de ligação. Iram deslocar ao local para verificação das condições existente e a localização das suas caixas.

    4º Depois das verificações das condições de ligação, a EDP irá enviar uma carta para sua casa com a indicação dos procedimentos a seguir. Caso exista a menos de 30m um ponto de ligação à sua instalação, terá que solicitar a uma empresa credenciada pela edp a execução do ramal, conforme os requisitos de ligação enviados na carta. No caso do ponto de ligação à rede seja superior a 30m ou seja necessário alteração dos cabos da rede de distribuição, a EDP apresenta-lhe um orçamento para a realização do trabalho, sendo que da a opção de que seja o cliente a solicitar orçamentos as empresas credenciadas pela edp. Normalmente o preço apresentado pela edp é melhor.

    5º Depois de concluido o ramal, a empresa que lhe executou o ramal deverá fornecer a edp documentos que comprovem que executou o ramal. com esse processo concluido irá receber uma carta com a indicação do CPE (Codigo do Ponto de Entrega) para o ramal de obras e para o ramal definitivo (são diferentes)

    6º Com o CPE de obras e com o termo de responsabilidade para o quadro de obras passado pelo electricista que lhe instalou o quadro de obras, irá junto da Edp comercial e solicitar a realização de contrato para obras. Depois do contrato realizado será contactado por uma empresa credenciada pela edp para se deslocarem ao local e colocarem a instalação em serviço.


    Resumidamente são esses os passos do processo.
    numa situação normal e tudo a correr bem são 2 a 3 meses
  9.  # 9

    Colocado por: BigmouseSem isso instalado a EDP não faz nada, não lhe fornece as condições a que o ramal deve obdecer.
    irá enviar-lhe uma carta a indicar que não estao reunidas as condições para apresentação do orçamento.

    Faça os seguintes passos:

    1º falar com o electricista e com o empreiteiro para a instalação e construção do murete com as caixas. Pedir ao electricista ou Engº Electrotécnico a ficha electrotécnica para obras com a potência necessária e outra ficha electrotécnica para a habitação + os termos de responsabilidade.

    2º Vá ao site da edp distribuição ou a uma loja da edp distribuição (é diferente das edp comercial), leve a licença de construção e os documento atrás indicados (recomendo primeito que ligue para o numero de apoio da EDP distribuição para verificar se existem mais documento para entrega), e peça a criação de processo para ramal de obras. se todos os documentos tiverem conformes, iram passar duas faturas com os encargos de ligação, +-50€ para o de obras e 200 e tal para o definitivo (depende da potência requisitada).

    3º Depois de pagar essas fatura no ATM por exemplo, a EDP irá dar entrara à execução de um orçamento para ramal e indicação das condições de ligação. Iram deslocar ao local para verificação das condições existente e a localização das suas caixas.

    4º Depois das verificações das condições de ligação, a EDP irá enviar uma carta para sua casa com a indicação dos procedimentos a seguir. Caso exista a menos de 30m um ponto de ligação à sua instalação, terá que solicitar a uma empresa credenciada pela edp a execução do ramal, conforme os requisitos de ligação enviados na carta. No caso do ponto de ligação à rede seja superior a 30m ou seja necessário alteração dos cabos da rede de distribuição, a EDP apresenta-lhe um orçamento para a realização do trabalho, sendo que da a opção de que seja o cliente a solicitar orçamentos as empresas credenciadas pela edp. Normalmente o preço apresentado pela edp é melhor.

    5º Depois de concluido o ramal, a empresa que lhe executou o ramal deverá fornecer a edp documentos que comprovem que executou o ramal. com esse processo concluido irá receber uma carta com a indicação do CPE (Codigo do Ponto de Entrega) para o ramal de obras e para o ramal definitivo (são diferentes)

    6º Com o CPE de obras e com o termo de responsabilidade para o quadro de obras passado pelo electricista que lhe instalou o quadro de obras, irá junto da Edp comercial e solicitar a realização de contrato para obras. Depois do contrato realizado será contactado por uma empresa credenciada pela edp para se deslocarem ao local e colocarem a instalação em serviço.


    Resumidamente são esses os passos do processo.
    numa situação normal e tudo a correr bem são 2 a 3 meses


    Obrigado pelos passos todos, tanta burocracia não percebo. Mas eu já fiz o pagamento do pedido, isso quer dizer que se eles forem lá e eu não tiver a portinhola a seguir vou ter que pagar novamente?
  10.  # 10

    Colocado por: nrodrigues55681

    Obrigado pelos passos todos, tanta burocracia não percebo. Mas eu já fiz o pagamento do pedido, isso quer dizer que se eles forem lá e eu não tiver a portinhola a seguir vou ter que pagar novamente?

    O técnico que lá vai em princípio entra em contato consigo a pedir que para quando tiver tudo ok lhe ligar novamente para fazer a instalação, se demorar muito tempo a criar condições irá ter de iniciar todo o processo novamente e pagar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrodrigues55681
  11.  # 11

    Colocado por: nrodrigues55681

    Obrigado pelos passos todos, tanta burocracia não percebo. Mas eu já fiz o pagamento do pedido, isso quer dizer que se eles forem lá e eu não tiver a portinhola a seguir vou ter que pagar novamente?
  12.  # 12

    Boas tardes
    É porque não arranja uma empresa que lhe diga o que quer ela trata de tudo.... Vai ter custos mas não tem chatisses
  13.  # 13

    Aproveitando este tópico, e para não estar a criar mais um sobre baixadas, é possível fazer uma baixada a partir de um poste de média tensão? Tipo construir uma torre com um transformador e depois pedir a baixada a partir do poste? Obrigado.
    •  
      aacc
    • 19 abril 2020

     # 14

    Pode pedir uma baixada de média tensão, depois faz dela o que quiser
    Concordam com este comentário: Bigmouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
  14.  # 15

    Sim, mas não lhe fica nada barato e para além disso terá de contratar um técnico responsável pela exploração, que irá ter de fazer duas vistoria e medições de terra todos os anos. Vai ter ainda de pagar uma taxa de exploração anual à DGEG.

    DePois tem a vantage de ter energia mais barata que em baixa tensão, repartida por 4 períodos horários. Tem a desvantagem que terá de ter compensacao do factor de potência, mas nada de muito preocupante de resolver.

    Para executar a instalação, terá de fazer um projecto eléctrico, solicitar a viabilidade a EDP, a qual irá dar as condições de ligação à rede. No final para obter a licença de exploração terá de solicitar a DGEG a vistoria da instalação.

    Ao logo dos anos, a DGEG poderá marcar vistorias extraordinárias.

    Com esta condição o posto de transformação será seu. Existe a possibilidade entregar à EDP, mas não vejo vantagem.

    O posto de transformação não podera ser instalado no poste existente da linha, terá ser num poste independente.


    Colocado por: aaccPode pedir uma baixada de média tensão, depois faz dela o que quiser
    Concordam com este comentário:Bigmouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário:telhaduasaguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
  15.  # 16

    Obrigado, Bigmouse. Neste caso será a EDF, pois é num terreno que quero comprar em França (seja possível ou não fazer a baixada), que tem uma linha de média tensão a passar por cima. Suponho que a burocracia não seja muito diferente.

    Colocado por: BigmouseO posto de transformação não podera ser instalado no poste existente da linha, terá ser num poste independente.


    Estas pessoas agradeceram este comentário:telhaduasaguas


    Pois. A minha ideia seria construir uma torre a alguns metros do poste.
  16.  # 17

    Sendo em França, poderá ou não ser diferente. Apesar que muitas das nossas regras/regulamentos tenham sido baseados nas regras francesas, a burocracia poderá ser diferente.


    Colocado por: telhaduasaguasObrigado, Bigmouse. Neste caso será a EDF, pois é num terreno que quero comprar em França (seja possível ou não fazer a baixada), que tem uma linha de média tensão a passar por cima. Suponho que a burocracia não seja muito diferente.



    Pois. A minha ideia seria construir uma torre a alguns metros do poste.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
 
0.0196 seg. NEW