Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Para uma moradia T3 térrea com 140m2 de área de habitação, nova e com bom isolamento que tipo de aquecimento aconselham? Das opiniões que temos recolhido o piso radiante através de bomba de calor é o que mais aconselham, contudo dizem-nos que os consumos mensais rondam os 200€. Sabemos que tudo depende do uso que lhe fazemos mas o valor parece-me exagerado, alguém que tenha este sistema em casa e possa dar feedback?

    Obrigada.
  2.  # 2

    É onde? no algarve é diferente de climatizar em tras-os montes?
    fará só aquecimanto, ou terá também arrefecimento?, é piso térreo ou mais pisos?
    etc...
    A BC, fará também AQS, ou é só para aquecimento.. etc..
  3.  # 3

    Colocado por: Maria FranciscaBoa tarde a todos,

    Para uma moradia T3 térrea com 140m2 de área de habitação, nova e com bom isolamento que tipo de aquecimento aconselham? Das opiniões que temos recolhido o piso radiante através de bomba de calor é o que mais aconselham, contudo dizem-nos que os consumos mensais rondam os 200€. Sabemos que tudo depende do uso que lhe fazemos mas o valor parece-me exagerado, alguém que tenha este sistema em casa e possa dar feedback?

    Obrigada.


    Tal como já dito por Sr. Pedro barradas, depende de vários fatores, inclusive claro também da eficiência dos equipamentos instalar...
    Mas em condições normais de instalação e utilização, valores estão mais dentro de metade desse valor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Francisca
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasÉ onde? no algarve é diferente de climatizar em tras-os montes?
    fará só aquecimanto, ou terá também arrefecimento?, é piso térreo ou mais pisos?
    etc...
    A BC, fará também AQS, ou é só para aquecimento.. etc..



    A moradia fica em Braga e é só um piso. O que me têm aconselhado é a que a bomba de calor não seja a mesma para o piso radiante e para AQS, isto porque para AQS a temperatura da água precisa de ser superior. Estamos inclinados para que sirva as duas funções, quente e frio.
  5.  # 5

    Em Braga tens lenha barata, se gostares de fogo e não te importares de colocar lenha no recuperado de calor quando chegares a casa, esta é a melhor solução para o piso radiante, no meu ponto de vista.
    Para aquecimento de aguas sanitárias, há uns anos, quando coloquei, colocamos painéis solares, agora o mesmo técnico diz que bomba de calor é mais eficiente.

    Podendo, teria paneis solares para produção fotovoltaica com baterias que alimentassem a casa toda.
    Recuperador de calor com piso radiante, auxiliado por bomba de calor caso a casa fosse grande (não é o teu caso)
    Ar condicionado para arrefecimento (odeio ar condicionado, mas é a unica forma de arrefecer realmente)
    Bomba de calor para aquecimento de aguas sanitárias, mas também ligado ao fogão a lenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Francisca
  6.  # 6

    A meu ver a lenha só tem esse lado positivo, o preço. Para além de não ter espaço para a guardar, suja a casa, deixa cheiro a fumo, exige limpeza (dos fogões ou recuperador), obriga a 'ter alguém em casa' para acender e conseguir uma boa temperatura da casa ao final do dia, não me parece razoável nem indicado para o nosso caso.

    Resta-me escolher dentro das opções mais 'caras' a mais eficiente e que me dê menos despesa a longo prazo. Não me importo de investir um pouco mais mas saber que posso poupar no futuro.

    Ainda estamos a ver as várias opções por isso é que também decidi perguntar por aqui para saber as vossas opiniões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
  7.  # 7

    E caldeira a pellets?
  8.  # 8

    Colocado por: RuipsmE caldeira a pellets?


    Poderá ser uma opção, será mais rentável que um sistema elétrico (BC)?
  9.  # 9

    Eu em casa para aquecimento vai ser radiadores e caldeira a pellets! Arrefecimento ACv(apenas pré instalação para o caso de haver necessidade).

    Optei pela caldeira pesando o custo de aquisição e a utilização que irei dar a mesma
  10.  # 10

    Colocado por: RuipsmEu em casa para aquecimento vai ser radiadores e caldeira a pellets! Arrefecimento ACv(apenas pré instalação para o caso de haver necessidade).

    Optei pela caldeira pesando o custo de aquisição e a utilização que irei dar a mesma


    Não me parece uma má opção, também serve para AQS?
  11.  # 11

    Coloque bomba calor, é melhor opção.
    Fica com tudo resolvido em aquecimento,refrigeração e AQsanitarias.
    Com a vantagem de ser um sistema de funcionamento econômico e manutenção quase zero.
    Concordam com este comentário: Maria Francisca
  12.  # 12

    Colocado por: Maria Francisca

    Não me parece uma má opção, também serve para AQS?

    Tenho sistemas diferentes!
    AQS é bomba de calor. Aquecimento caldeira a pellets (que temos a certeza que iremos precisar de aquecer). Arrefecimento AC mas apenas a pré instalação, depois é que vamos ver se teremos necessidade, arquiteto defendeu sempre para não gastarmos esse € pois não iríamos precisar mas optamos por jogar pelo seguro
  13.  # 13

    Colocado por: Maria FranciscaA meu ver a lenha só tem esse lado positivo, o preço. Para além de não ter espaço para a guardar, suja a casa, deixa cheiro a fumo, exige limpeza (dos fogões ou recuperador), obriga a 'ter alguém em casa' para acender e conseguir uma boa temperatura da casa ao final do dia, não me parece razoável nem indicado para o nosso caso.

    Resta-me escolher dentro das opções mais 'caras' a mais eficiente e que me dê menos despesa a longo prazo. Não me importo de investir um pouco mais mas saber que posso poupar no futuro.

    Ainda estamos a ver as várias opções por isso é que também decidi perguntar por aqui para saber as vossas opiniões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TicMic


    O fumo? A lenha só suja se tive suja, se for colocada num local ao é do recuperador, não suja nada, e é o melhor calor que se pode ter.

    Basta acender o recuperador das 17-24 e tem a casa quente para o resto do dia.

    Mas estou a ver que o ideal para ti é mesmo bomba de calor, não tens de fazer nada, só ligar e tá feito.
  14.  # 14

    Colocado por: TicMicodeio ar condicionado, mas é a unica forma de arrefecer realmente
    erado, algumas soluçoes de PRH conseguem arrefecer convenientemente.

    por outro lado ao existir uma bomba de calor pode ter simultaneamente VC´S, apesar de não ver qualquer vantagem em relação aos AC´S.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
  15.  # 15

    Colocado por: TicMicagora o mesmo técnico diz que bomba de calor é mais eficiente.
    paineis continuam a ser muito mais eficientes, a bomba de calor é mais simples com um relativo baixo custo anual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic, ricardo.rodrigues
  16.  # 16

    Colocado por: TicMicMas estou a ver que o ideal para ti é mesmo bomba de calor, não tens de fazer nada, só ligar e tá feito.


    Para a Maria Francisca e para muitos, que vivemos uma vida atarefada e sem horários. Nada como programar para ter a casa à temperatura desejada, esteja em casa ou não. Regular à distância com app, de acordo se houve algum imprevisto e ligar ainda no trabalho se vou mais cedo pra casa, ou desligar se vou mais tarde. Sem ter o trabalho de tirar cinza, de limpar vidros do recuperador de calor. Sem ter o chão da sala cheio de lixos da lenha (sim, a lenha tem lixo!). Sem ter fumo em casa a fogueira.

    Mas atenção, os meus pais tem um recuperador de calor panorâmico com 1m, que faz o aquecimento central, e aquilo aquece mesmo muito bem. Mas tem todos os inconvenientes que escrevi acima. Além de que a lenha já não é barata. Só compensa quem a tenha, porque a comprar é pra esquecer.

    Na minha casa tenho caldeira de condensação a gás e estou totalmente satisfeito. É uma moradia de 200 m2, no interior Norte, tenho sempre ligado a 21º, e a fatura de gás e electricidade (tenho tudo junto), desde Outubro a Março, em média ronda os 250€. Baixa para cerca de 80€ nos meses de verão (sem consumo de gás, pois tudo o resto é elétrico). Contas feitas, em média não gasto sequer 200€ de gás para ter a casa a 21º.
    Com lenha conseguia melhor? Tenho a certeza que não. Talvez com bomba de calor fosse um pouco mais barato, mas o custo de instalação? Uma caldeira de condensação a gás custa 2000€, uma BC custa 8000€. Para poupar 50€ por mês (cenário optimista), ainda ia levar uns bons anos a recuperar o investimento!!
    Concordam com este comentário: ricat
  17.  # 17

    ANdiesel, estou de acordo com tudo que diz, exceto os valores que apresenta de diferença de consumo em relação BC.
    Pois a diferença para BC, seria maior, nessas mesmas condições, tal como a diferença de investimento de condensação para BC, não é tanto, não ser que esteja falar sistema alta temperatura.
  18.  # 18

    Colocado por: nasys007ANdiesel, estou de acordo com tudo que diz, exceto os valores que apresenta de diferença de consumo em relação BC.
    Pois a diferença para BC, seria maior, nessas mesmas condições, tal como a diferença de investimento de condensação para BC, não é tanto, não ser que esteja falar sistema alta temperatura.


    250€ - 80€ = 170€
    170€ será o meu consumo de gás natural, em média, nos meses de outubro a março (uns meses mais, noutros menos).

    Apontei para menos 50€ com BC, o que dá um consumo de 120€. Mas que sejam menos 70€, consumo de 100€ com BC (a 21º 24h, não acredito em consumos menores, mas poderei estar muito enganado).

    Os 8000€ foi o valor apontado para a aquisição e instalação de BC. Um sistema eficiente de BC que aqueça bem e seja económico custa menos? Mas muito menos ou será em vez do valor apontado, uns 7000€?

    Penso que as contas não serão muito diferentes das que fiz. Mas posso estar enganado. Já dizem os antigos, quem se quiser aquecer, tem que gastar €. Não há milagres.
  19.  # 19

    Colocado por: ANdieselUma caldeira de condensação a gás custa 2000€, uma BC custa 8000€. Para poupar 50€ por mês (cenário optimista), ainda ia levar uns bons anos a recuperar o investimento!!
    se tem uma caldeira a gas e sendo uma construção nova, tem painéis provavelmente em termosifão logo tem que comparar com uma bomba de calor somente aquecimento que não faça apoio ao solar ou quanto muito se tiver um solar em circulação forçada a bomba somente faz o apoio não tendo o acumulador, uma bomba dessas custa á volta dos 5.000€
  20.  # 20

    Nem todo lado pessoas teem hipótese de ter gás natural e com bons valores de tarifa..!!
    Sua casa, sistema é PRH ?
    Para o caso Maria Francisca, 140m2, podemos considerar entre os 80 a 100€, sim dentro do que disse.
    BC, diferença instalação condensação para BC (140M2), poderá rondar os 3 a 4mil euros.
 
0.0254 seg. NEW