Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá! Sou novo aqui no fórum 
    Ando a ler alguns tópicos já faz umas duas semanas, e gosto do que ‘vejo’ por aqui… Dá para aprender, muito… Tem pessoas com os mais diversos conhecimentos para todas as áreas, tem pessoas mais soft e tem algumas com mais sal e todas se conjugam para este óptimo resultado que é o Fórum da Casa. Parabéns, já fiquei um fã…

Partindo da frase do pensador “Só sei que nada sei” ou como diria o outro “Quanto mais sei mais sei que nada sei” é com este espírito que me apresento perante os que mais sabem e ensinam ou sugerem aqui no fórum…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, antonylemos
  2.  # 2

O que me trouxe até aqui foi a dúvida entre fazer uma remodelação de uma habitação existente ou deitar abaixo e pensar em algo de novo… O que eu digo cá em casa é que, para gastar o $ (talvez 80 a 100.000€) e ficar com um remedeio mais vale investir mais e pensar numa situação, diria, com mais futuro…
  3.  # 3

Comecei por fazer uns croquis, passei para o homestyler.com e o resultado que pretendo é qualquer coisa parecida com o que está aí abaixo. Seria para levar a coisa por etapas.
    Na verdade pretendo essencialmente, saber até que ponto é possível realizar uma construção deste tipo, por etapas, mesmo que isso possa significar obras por muito mais tempo pois que entre outras coisas, os acabamentos interiores pretendem-se fazer passo a passo com recurso a ajustes com as especialidades respectivas…
  4.  # 4

planta
    Planta
  5.  # 5

planta-1a
    Planta 1a
    planta-rc
    Planta r/c
  6.  # 6

Numa 1ª fase, tentar perceber quanto poderia custar grosso modo:

- A empreitada relativamente à construção da estrutura, fundações, pilares, vigas e lages, impermeabilização, paredes exteriores, Isolamento térmico e cobertura ( telhado ou terraço, incluindo a construção básica das redes de saneamento, abastecimento de água, electricidade, ventilação / exaustão, etc
    - Serralharia e carpintaria para fechar os espaços exteriores, sendo que no 1º andar pretende-se uma frente de vidro a toda a larg x alt. (as imagens que colocarei abaixo não serão com certeza o produto acabado, serão apenas uma ideia) …

Isto é possível? Quais serão as dificuldades / impedimentos que possam estar aqui nesta ambição?
  7.  # 7

Frente virada a poente
    fr-1a
    Frente 1a
    frente-rc
    Frente r/c
  8.  # 8

Traseira virada a nascente
    tr-1a
    Traseira 1a
    tr-rc
    Traseira r/c
  9.  # 9

Boa tarde,
    Já tem algum terreno, ou estes desenhos não pretendem considerar declives, condicionantes, localização face aos vizinhos e a orientação solar definitiva?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gimme Shelter
  10.  # 10

A ideia é:
    - Deixar entre o passeio público e a frente da casa uma área para aparcar 2 carros
    - Ter uma garagem que permita acesso de um carro aos anexos na traseira
    - As escadas interiores de acesso ao 1º andar em “U” com 1,40m livre para eventual ascensor no futuro
    - A área de construção, fora os anexos, seria de 14,50 x 9,00m e vejo a coisa com 12 colunas sendo que 2 ‘poderiam’ ficar recuadas para não aparecerem fora das paredes do R/C
    - Moradia com telhado ou com um terraço é ainda uma dúvida que tenho para resolver/amadurecer

Posto isto, para o bem e para o mal, desde já agradeço os comentários de quem estiver para aí virado para me ajudar a consolidar ideias.
  11.  # 11

Considerando que pode escolher a orientação solar, nestes desenhos para onde é que aponta o norte? (só pergunto, pois por vezes confunde-se o sul com o poente).
  12.  # 12

A primeira etapa de todas, face a intervenção que estou a ver. é PARAR. Eu percebo que esteja com gosto e gozo a brincar com o software. mas estamos a falar de coisas sérias, não leve a mal, mas vejo aí muita ideia, muita invenção...

2º Depois é contactar um arquitecto para o orientar com o projecto de arquitectura de alteração, verificar o estado do edifício, efectuar um levantamento rigoroso do existente, e caracterizar construtivamente o edifico.
    Decorrente desta análise, é que se pode então partir para o que pode ou não fazer. Orientar de uma maneira profícua de modo a cumprir com a legislação e intervir em segurança.
    O tipo de intervenção, mais ou menos intrusiva terá de ver com o arquitecto.

Para já o que vejo ai nas suas ideias, é muita complicação,demasiados tipos de materiais. Veja se consegue seguir a regra dos 3. 3 materiais/ cores/ textura. Mas isso depois decide com o arquitecto que contratar.
    Agora de resto só posso desejar boa sorte. Mais não posso, nem devo comentar.
  13.  # 13

ricardo.rodrigues, o terreno é plano sem declives com uma moradia r/c antiga à face da rua, sem passeio, mas já tem algumas moradias modernas na mesma rua com a mesma área de terreno e construção similar ao que estou a pensar… Se isso pode ser importante, estou situado na área metropolitana do Porto, sul de Gaia.
    Na planta acima o poente está do lado esquerdo (fr da casa) e o norte aponta para cima.

Pedro Barradas, ainda não cheguei à fase do arquitecto, antes disso ainda pretendo ser aconselhado na Câmara Municipal e talvez com uns 2 empreiteiros e outras pessoas ligadas ao sector mas para isso tenho de 1º de consolidar as minhas ideias e aqui no fórum aprende-se muito…
    Alguma da complicação e mistura de materiais que me aponta é decorrente da minha procura de soluções e da limitação do próprio programa que sendo gratuito não me dá tudo o que eu gostaria mas não vejo isso como um problema porque na verdade são só ideias para na devida altura poder estar mais preparado para falar com quem é da área.
    Orientar de uma maneira profícua de modo a cumprir com a legislação e intervir em segurança” é uma das minhas preocupações e assim reforço o meu obrigado por comentar.

dpn
    •  
      aacc
    • 11 abril 2020

# 14

os wc não cumprem a lei das acessibilidades
  14.  # 15

Colocado por: Gimme Shelterimpedimentos que possam estar aqui nesta ambição
    a legislação em vigor.

a primeira coisa que tem a fazer é contratar um arquitecto.
  15.  # 16

Colocado por: Gimme Shelterainda não cheguei à fase do arquitecto
    haha, parece que quer é ultrapassar essa fase.. um arquitecto não é apenas um simples desenhador

Colocado por: Gimme Shelterantes disso ainda pretendo ser aconselhado na Câmara Municipal e talvez com uns 2 empreiteiros e outras pessoas ligadas ao sector mas para isso tenho de 1º de consolidar as minhas ideias e aqui no fórum aprende-se muito…
    se é um leitor assíduo deste fórum já deve saber que estas etapas estão todas trocadas.. o empreiteiro é o ultimo a entrar em cena...

o 1º e 2º a ser contactado é o arqº e CM (ou CM e Arqº, tanto vale)... os empreiteiros so entram em cena para construir... nao para aconselhar... se vai por aí já começa logo mal ao ser aconselhado pelas pessoas erradas.

Colocado por: Gimme Shelterporque na verdade são só ideias para na devida altura poder estar mais preparado para falar com quem é da área
    como Arqº, a unica coisa que pode interessar é o programa e conversar consigo, um arqº nao necessita que lhe apresente desenhos. Nem precisa de ir 'preparado' para falar com o arqº... pois se vai aconselhado pelos empreiteiros ja vai mal aconselhado.

vc quando vai ao médico primeiro aconselha-se com os fabricantes dos medicamentos? precisa de preparação prévia?
    Concordam com este comentário: CMartin, brunoa, zinna
  16.  # 17

aacc, ok, os wc não cumprem a lei das acessibilidades
    É a isto que se refere? … wc do r/c livre na entrada para caber um ciculo de 1.5m diametro que é para permitir rodar uma cadeira de rodas (eventualmente se necessário a porta a abrir para fora ou porta de correr embutida na parede… aqui complica-se pois não gosto nem de uma nem de outra)
    E a isto? … wc com as 4 peças incluindo banheira?
    Pelo que li, diz também a legislação que um T3 tem de ter pelo menos um quarto no r/c mas que existem excepções, pelo menos em alguns municípios…

antonylemos, quando contrapõe a minha ambição com a legislação, está a referir-se ao “etapas”? É isso ou é mais alguma coisa?

Entretanto devo-lhe dizer que não pretendo de forma alguma ultrapassar o arquitecto, simplesmente quero mais argumentos para poder argumentar com o arquitecto o que é muito diferente. Todos sabemos que da mesma forma que não somos todos iguais, os arquitectos também podem ser de muito bons a muito maus… Para mim não precisam de ser os melhores, basta que façam o seu trabalho com gosto e que não despachem o cliente simplesmente como mais um…

O falar com empreiteiros também não vejo mal algum pois na verdade o que pretendo entender é a sua disponibilidade para pegar numa obra com as condicionantes que descrevi aí para cima.

Demais, peço desculpa à administração e aos membros do fórum se digo ou estou a pretender algo que não é possível mas se não fizer algumas perguntas também não saberei as respostas e os desenhos que faço são para eu tentar perceber se vale a pena gastar o $ de uma forma ou de outra porque não está de lado fazer apenas obras na moradia existente uma vez que nessa hipótese ninguém me vai ‘chatear’ com legalidades e acessibilidades…
  17.  # 18

todas as suas pesquisas, perguntas, informações, etc são importantes
    quanto mais tiver informação melhor, desde que vá filtrando e obtendo informação credível, depois o tempo irá afinando o processo
    apenas que construir por etapas é complicado e não é coisa que dê para ir para lá morar sem que tenha determinado numero de coisas concluídas e de acordo com o licenciado
    juridicamente há forma de construir por fases mas como disse só poderá ir para lá morar se uma das fases concluídas cumprir com as condições mínimas de habitabilidade
    por outro lado pode ainda construir por etapas mas ainda assim, não podendo ir para lá morar, terá que esticar ao máximo o prazo de licença de construção e isso também tem os seus custos
    em suma vá criando uma bagagem o mais completa sobre tudo isto, e com calma para não entrar por becos sem saída.
  18.  # 19

Colocado por: Gimme Shelterantonylemos, quando contrapõe a minha ambição com a legislação, está a referir-se ao “etapas”? É isso ou é mais alguma coisa?
    nao sao as etapas, mas tudo o resto, o projecto, a viabilidade da mesmo, o layout etc etc etc....

nao é simplesmente sacar um programa gratis na net e desenhar.. o que desenhou cumpre a legislação?, o que pretende construir cumpre a legislação?

Colocado por: Gimme Sheltersimplesmente quero mais argumentos para poder argumentar com o arquitecto
    ? vc ao contratar um arqº, não é para argumentar.. é mais uma relação de trabalho .. explica o que pretende e eles re4aliza o mesmo.. nao percebi o argumentar ..

Colocado por: Gimme Shelter
    O falar com empreiteiros também não vejo mal algum pois na verdade o que pretendo entender é a sua disponibilidade para pegar numa obra com as condicionantes que descrevi
    entendo, mas está a querer saber se ele se compromete a uma obra que existe por enquanto apenas na sua cabeça? nem sabe áreas, nem o que vai construir sequer... como disse, está a saltar etapas.

Colocado por: Gimme Shelterpeço desculpa à administração e aos membros do fórum se digo ou estou a pretender algo que não é possível mas se não fizer algumas perguntas também não saberei as respostas
    nao tem de pedir qq desculpa, a maioria das pessoas nao percebem nada do assunto, e nós se cá estamos é pelo gosto de ajudar. embora ás vezes podemos parecer um pouco duros em certas respostas, isto é como na vida, temos todos personalidades mt diferentes.

desejo lhe sorte

Colocado por: Gimme Shelteros desenhos que faço são para eu tentar perceber se vale a pena gastar o $ de uma forma ou de outra porque não está de lado fazer apenas obras na moradia existente
    para isso é lhe muito mais útil uma reunião na CM do que perder tempo em desenhos.

Colocado por: Gimme Shelternão está de lado fazer apenas obras na moradia existente uma vez que nessa hipótese ninguém me vai ‘chatear’ com legalidades e acessibilidades…
    isso depende das obras que pretende fazer como já deve saber... e dito isso, todo mundo olha prás acessibilidades como uma pedra no sapato, mas na verdade são uma mais valia numa casa... mas ninguém se lembra que todos nós caminhamos pra velho.
  19.  # 20

Colocado por: antonylemoso que desenhou cumpre a legislação?
    Pelos comentários já recebidos, incluindo os seus, é um facto que não, mas já estou a tentar perceber se isso tem soluções que se enquadrem com aquilo que idealizo...

Colocado por: antonylemoso que pretende construir cumpre a legislação?

Pois, terá que cumprir... E se para cumprir tiver de dar algumas voltas, sou o primeiro interessado em saber quais... Entretanto como eu também sou curioso, e gosto do que faço, vou ver que voltas posso dar... Sem nunca deixar de ter em mente que esse trabalho final terá depois de passar pelo arquitecto que vai com certeza apresentar uma ou mais soluções que se encaixem, ou talvez não, nos meus interesses... Mas nessa altura já eu poderei eventualmente ter alguma bagagem para "argumentar" se gosto ou não do que me apresentam...

Colocado por: antonylemosnao percebi o argumentar

Pois eu tenho lido por aqui muitos DO já com projectos aprovados e depois de sujeitarem os mesmos aqui aos membros do fórum, e face às criticas recebidas, assumem o seu descontentamento com o trabalho dos seus arquitectos e chegam até a procurar novos profissionais, pelo que se deduz que nem sempre os arquitectos apresentam as melhores soluções... Estou a generalizar quando escrevo arquitectos no plural mas eu sei muito bem que não se deve colocar tudo no mesmo saco...

Colocado por: antonylemosembora ás vezes podemos parecer um pouco duros

1º quero que perceba que agradeço os seus comentários, mesmo os que não sejam agradáveis pois esses também me estão a elucidar do tipo de problemas que me vão surgir neste trilho...

Colocado por: antonylemostodo mundo olha prás acessibilidades como uma pedra no sapato, mas na verdade são uma mais valia numa casa

Palavras sábias as suas... Já agora deixo aqui uma frase do filósofo que me ilumina...
    «Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros,
    uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros».

0.0275 seg. NEW