Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Sou mais um que se vai meter no “pesadelo” da construção de uma moradia. Já andei aqui pelo fórum a ler muita coisa, a ver muitos diários de obra e agora vou abrir este tópico para receber algumas/muitas ajudas da vossa parte e conseguir discutir ideias.

    Depois de muita procura, já temos terreno comprado. Já temos cópia do quadro sinóptico e o nosso lote tem 500m2 com 165m2 de implantação, 300m2 de área total de construção, 269m2 de área construção habitável e 31m2 de área de garagem em cave. É possível pedir alteração do loteamento mas isso demoraria muitos meses por isso vamos avançar com estas áreas.

    O terreno é em Vila do Conde, relativamente perto de mar (2km) e pretendemos construir uma moradia de 4 frentes, 3 pisos. No rés do chão cozinha/sala em open space, quarto/escritório, wc, despensa e lavandaria e no piso superior 4 quartos sendo que 2 são suites. A cave ficará só para garagem.

    Neste momento já temos a parte de arquitectura adjudicada e a trabalhar, temos o gabinete de engenharia escolhido (a arquiteta deu-nos alguns contactos para escolhermos) e depois de tudo o que li por aqui vou também contratar alguém externo para fazer a fiscalização de obra. Em relação ao construtor está à partida escolhido porque temos 3 amigos que construíram com ele, em alturas diferentes, nós conhecemos as casas e não temos nada a apontar. Mas, como é obvio, também vai depender do orçamento que nos der. Nós definimos um orçamento de 220k e esperamos que não saia muito disto.

    Para já tivemos 2 reuniões com a arquitecta, ja nos apresentou alguns esboços e estamos agora à espera da versão final. Vamos fazer o pedido de comunicação prévia por isso contamos ter a licença lá para Setembro. Acham utópico?

    O que pedimos á arquiteta na reunião inicial, além do que já disse em cima, foi uma casa com luz, muita arrumação e, principalmente, que se enquadre no nosso orçamento.

    A minha grande dúvida, para já, é que cuidados devo ter nesta fase de projecto para que consiga controlar o orçamento depois em obra.

    Tudo o que possam ajudar agradeço!

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: gil_magalhaesA minha grande dúvida, para já, é que cuidados devo ter nesta fase de projecto para que consiga controlar o orçamento depois em obra.

    Estudar/pormenorizar os "pormaiores"
    300m2 de construção por 220K não será muito facil
    Concordam com este comentário: Joao Dias, zinna
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    300m2 de construção por 220K não será muito facil


    Não sei se serão os 300m2. Aquilo que reforcei na reunião com a arquitecta foi exactamente isso, que não queria um projecto que depois não pudesse executar com o orçamento que tenho.
  4.  # 4

    Colocado por: gil_magalhaesnão queria um projecto que depois não pudesse executar com o orçamento que tenho.

    Então não se iluda, não acredite em promessas.
    Antes de fechar o projeto de arquitetura verifique se o mesmo é exequível com o seu orçamento
  5.  # 5

    Colocado por: gil_magalhaesVamos fazer o pedido de comunicação prévia por isso contamos ter a licença lá para Setembro. Acham utópico?


    Está tudo na mão dos projetistas. Não existe licença com comunicação prévia.
  6.  # 6

    Nos também queremos construir moradia 2 pisos e também temos como orçamento os 220k.
    Só estamos ainda na fase estudo prévio. Contavamos começar a construir para início do Outono, optando por comunicação prévia, pois já temos o construtur.
    No entanto com a situação do virus, acho que vamos ficar pela aprovação normal da camara.
    Não sei se até la os preços das obras possam mudar...
  7.  # 7

    Colocado por: ruipaguiarNos também queremos construir moradia 2 pisos e também temos como orçamento os 220k.
    Só estamos ainda na fase estudo prévio. Contavamos começar a construir para início do Outono, optando por comunicação prévia, pois já temos o construtur.
    No entanto com a situação do virus, acho que vamos ficar pela aprovação normal da camara.
    Não sei se até la os preços das obras possam mudar...

    Mudar só se for para cima.
    O pessoal anda erradamente a pensar que isto vai afectar imenso o pessoal da construção e que vamos entrar todos em crise.
    Isto vai afectar de forma brutal as agendas de trabalho isso sim. Coisa que não vai ajudar nada a baixar os preços porque haverá muito mais procura do que oferta.
    Isto só poderia eventualmente baixar os preços se todos os DO parassem de construir ou remodelar, coisa que não vai acontecer porque existem neste preciso momento milhares de projectos em stand-by mas que são para arrancar assim que as coisas acalmarem.
    Os bons profissionais já estavam todos com listas de espera gigantes... neste momento já aumentaram.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Pedro Barradas
    • mica
    • 11 abril 2020

     # 8

    Se os DO de obras não perderem os empregos ou rendimentos.e se os bancos continuarem a facilitar o crédito habitação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RicardoPorto
  8.  # 9

    Colocado por: Joao Dias
    Mudar só se for para cima.
    O pessoal anda erradamente a pensar que isto vai afectar imenso o pessoal da construção e que vamos entrar todos em crise.
    Isto vai afectar de forma brutal as agendas de trabalho isso sim. Coisa que não vai ajudar nada a baixar os preços porque haverá muito mais procura do que oferta.
    Isto só poderia eventualmente baixar os preços se todos os DO parassem de construir ou remodelar, coisa que não vai acontecer porque existem neste preciso momento milhares de projectos em stand-by mas que são para arrancar assim que as coisas acalmarem.
    Os bons profissionais já estavam todos com listas de espera gigantes... neste momento já aumentaram.


    Não sei João, é a maior crise desde a segunda guerra, claro que não há bombas pelo que a infraestrutura/capacidade produtiva continua intacta, mas basta os pagamentos começarem a falhar e afeta todos.
    Concordam com este comentário: mica, Joao Dias, VCAC, jorgealves, Pedro Barradas
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Então não se iluda, não acredite em promessas.
    Antes de fechar o projeto de arquitetura verifique se o mesmo é exequível com o seu orçamento

    Mas eu não preciso do projecto de arquitectura e estabilidade fechado para conseguir pedir orçamentos? Ou o construtor já me consegue dar um orçamento com os desenhos de arquitectura?
  10.  # 11

    Colocado por: ruipaguiarNos também queremos construir moradia 2 pisos e também temos como orçamento os 220k.
    Só estamos ainda na fase estudo prévio. Contavamos começar a construir para início do Outono, optando por comunicação prévia, pois já temos o construtur.
    No entanto com a situação do virus, acho que vamos ficar pela aprovação normal da camara.
    Não sei se até la os preços das obras possam mudar...


    Também aqui em Vila do Conde Rui? Não me parece que os preços possam mudar. Podemos é ficar com as obras mais atrasadas, isso sim!
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
  11.  # 12

    Colocado por: NTORION

    Não sei João, é a maior crise desde a segunda guerra, claro que não há bombas pelo que a infraestrutura/capacidade produtiva continua intacta, mas basta os pagamentos começarem a falhar e afeta todos.
    Concordam com este comentário:mica,Joao Dias

    Mais de metade da crise vai ser feita na cabeça das pessoas. Não tenho dúvidas que isto vai afectar muita gente e vai ser um rombo bruto na economia Mundial. No entanto, até ver, não tive nenhum abrandamento de contactos e dos poucos orçamentos que enviei este ano para trabalhos a realizar em 2021 quase todos foram entregues em menos de 24hrs para, e passo a citar, "garantir lugar".
    Claro está que isto pode virar a qualquer momento mas francamente, até ver, acho que estando longe de estar á vontadinha, estamos ainda mais longe de estar aflitos.
  12.  # 13

    Colocado por: brunomrosa

    Está tudo na mão dos projetistas. Não existe licença com comunicação prévia.


    Mas tenho que esperar por um ofício qualquer da Câmara. Pelo que o Eng me explicou, a Câmara de Vila do Conde não facilita nada na parte de Urbanismo, pelo contrário. A começar pelo prazo da comunicação prévia, que nunca cumprem... A ver vamos!
  13.  # 14

    Colocado por: gil_magalhaesMas tenho que esperar por um ofício qualquer da Câmara.

    Não tem que esperar por nada, e o seu eng não percebe nada do assunto.
  14.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Não tem que esperar por nada, e o seu eng não percebe nada do assunto.

    Também o questionei porque andei a ler e todos diziam que bastava entregar os documentos e estava feito. Mas ele diz que em Vila do Conde não funciona assim.
    A Arq também teve uma reunião no início de Março na Câmara para falar sobre o lote e sobre o projecto e a Arq da Câmara também lhe falou nesse "sistema". Primeiro entrega toda a documentação, segue para um departamento para ver se os documentos estão todos correctos e depois ainda têm de avaliar o projecto.
    A nossa Arq disse que nunca tinha visto tal, mas também não quero estar a levantar grandes ondas com a Câmara.

    Alguém que tenha construído em Vila do Conde recentemente e que ande aqui pelo fórum?
  15.  # 16

    Colocado por: gil_magalhaes. Mas ele diz que em Vila do Conde não funciona assim.

    Pois nesse país não sei como funciona, mas em Portugal pode-se iniciar a obra depois se entregar a comunicação prévia e depois de pagar as respectivas taxas.
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Pois nesse país não sei como funciona, mas em Portugal pode-se iniciar a obra depois se entregar a comunicação prévia e depois de pagar as respectivas taxas.

    Não sei o que lhe diga... Vou deixar passar esta fase e depois vou tentar ir pessoalmente à Câmara para ouvir o que é que eles têm a dizer. O único feedback que tenho da Câmara de Vila do Conde é de uns amigos que construíram à cerca de 2 anos também em comunicação prévia e também tiveram problemas.
    Estava com esperança de encontrar alguém por aqui que tenha estado neste processo à relativamente pouco tempo em Vila do Conde.
    • mica
    • 12 abril 2020

     # 18

    Tem o user **** construiu a pouco têmpo em Mindelo Vila do conde.
  17.  # 19

    Colocado por: mica****

    Obrigado. Vou ver se arranjo o contacto e tiro a dúvida.
  18.  # 20

    quem é o coordenador de projeto?
 
0.0229 seg. NEW