Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: JotaPAquilo que se discute é precisamente apostarem tanto nesse endividamento.

Não é uma questão de aposta é de sobrevivência.

Colocado por: JotaPJá li aqui que acto de boa gestão é trabalhar para crescer e trabalhar reinvestindo tudo... então onde está o retorno? A empresa é criada só para crescer? Porque não manter? Porque é que o construtor que paga juros e impostos, não tem uma parcela para almofada de segurança?

Porquê? Porquê? Porquê? Os factos indesmentíveis são estes: estado, empresas e particulares em Portugal estão com um nível de endividamento altíssimo em comparação com os pares europeus (excetuando dois casos).
  2.  # 102

Colocado por: JotaPJá li aqui que acto de boa gestão é trabalhar para crescer e trabalhar reinvestindo tudo... então onde está o retorno? A empresa é criada só para crescer? Porque não manter?

uma empresa que não cresce dá espaço às outras para crescerem aumentando assim a concorrencia. E quanto maior a concorrencia, maior as dificuldades para as empresas.

Manter uma empresa, abdicando do crescimento é matar a empresa a longo prazo.
    Concordam com este comentário: pguilherme, J.Fernandes
  3.  # 103

Colocado por: J.Fernandes
    Não é uma questão de aposta é de sobrevivência.

Porquê? Porquê? Porquê? Os factos indesmentíveis são estes: estado, empresas e particulares em Portugal estão com um nível de endividamento altíssimo em comparação com os pares europeus (excetuando dois casos).

"Estão"...mas há quem não esteja... Eu a única coisa que pago ao banco, está a pagar-se a si própria e ainda assim representa um 1/5 a 1/6 do meu vencimento.
    Tenho um terreno e também teria crédito para fazer um casarão... mas são opções que tomamos, para que precisamente, em alturas como estas, não deixe de comprar uns mimos aos filhos, meter gasóleo no charuto de dia a dia de 2003, etc...e olhe que estou longe de ser um tipo que sabe poupar.
  4.  # 104

Colocado por: pauloagsantos

uma empresa que não cresce dá espaço às outras para crescerem aumentando assim a concorrencia. E quanto maior a concorrencia, maior as dificuldades para as empresas.

Concordam com este comentário:pguilherme

Isso é uma frase que se aprende no primeiro ano, no ISEG...mas depois é preciso explicar melhor...

O construtor que é conhecido na minha zona pela qualidade com que tem cosntruído, sobreviveu à crise sem crescer...aguentou os terrenos que tinha investido e vendeu ou construiu para vender antes disto acontecer...ainda guardou e recomprou uns quantos. Ele não cresceu, ele manteve o bom nível que tinha. O carro continuou o mesmo e os empregados fixos também.
  5.  # 105

Colocado por: JotaP"Estão"...mas há quem não esteja... Eu a única coisa que pago ao banco, está a pagar-se a si própria e ainda assim representa um 1/5 a 1/6 do meu vencimento.
    Tenho um terreno e também teria crédito para fazer um casarão... mas são opções que tomamos, para que precisamente, em alturas como estas, não deixe de comprar uns mimos aos filhos, meter gasóleo no charuto de dia a dia de 2003, etc...e olhe que estou longe de ser um tipo que sabe poupar.

Mas o seu caso pessoal não nos interessa para nada.

Que é que isso nos diz sobre o endividamento em Portugal?! É por acaso mentira que este é elevado em comparação com a média europeia, por exemplo?
  6.  # 106

Colocado por: JoelMExplica lá como é que sabe que percentagem dos seus impostos vai para pagar FP e que percentagem vai para pagar PPP rodoviárias por exemplo?

Não sei a que propósito vêm as ppp´s, ou melhor, sei.

Mas a questão continua a ser simples, os contribuintes têm de pagar os salários da função pública e os encargos das ppp´s, em que percentagens não sei, mas quem tiver curiosidade não deve ser difícil encontrar a resposta.
  7.  # 107

Colocado por: JotaP
    Isso é uma frase que se aprende no primeiro ano, no ISEG...mas depois é preciso explicar melhor...

desconhecia, nao sou da area da economia/gestão mas da engenharia.

claro que o crescimento não tem que ser constante, existe alturas melhores para crescer do que outras e o crescimento pode e deve ser direccionado, é impossivel ir a tudo. É preciso segmentar o mercado, fazer as escolhas e depois dentro desse mercado crescer.
  8.  # 108

Colocado por: JoelMO J.Fernandes é que decidiu meter no saco dos "contribuintes" o pessoal que paga IVA e IMI

Ficamos então a saber, para nosso espanto, que o pessoal que paga IVA (toda a população) e o pessoal que paga IMI (para aí 60% da população) não são contribuintes. Estamos sempre a aprender.

Colocado por: JoelMDaqui a pouco vai dizer que os turistas quando vão à PT são contribuintes...

Claro que vou, os turistas pagam IVA, ISP, taxa turística, etc., etc.
  9.  # 109

Colocado por: pauloagsantosuma empresa que não cresce dá espaço às outras para crescerem aumentando assim a concorrencia. E quanto maior a concorrencia, maior as dificuldades para as empresas.

Obviamente. Uma empresa que prescinde de crescer e/ou inovar está condenada a morrer, a não ser que seja empresa pública ou monopólio.
  10.  # 110

Colocado por: JoelM

Eu tenho bastantes dúvidas dessas contas de merceeiro!

Explica lá como é que sabe que percentagem dos seus impostos vai para pagar FP e que percentagem vai para pagar PPP rodoviárias por exemplo?

Não é preciso saber as percentagens e indagar sobre tal foge ao âmbito e afinal, não queremos desconversar.

Os FP são contribuintes como qualquer outro e, como tal, pagam impostos. Impostos esses que servirão para (entre muitas outras rubricas) pagar salários da função pública.

Como é óbvio, existem vários tipos impostos que taxam diferentes aspectos: imposto sobre vencimento, valor acrescentado, imobiliário, rendimentos capitais, etc. Julgo que não vale a pena aprofundar. Todos nós pagamos, incluindo os FP.

Os turistas também pagam, claro, directa e indirectamente.

Colocado por: JotaPsobreviveu à crise sem crescer...aguentou os terrenos que tinha investido e vendeu ou construiu para vender antes disto acontecer...ainda guardou e recomprou uns quantos. Ele não cresceu, ele manteve o bom nível que tinha. O carro continuou o mesmo e os empregados fixos também.

Esplêndido.
    Tal como pauloagsantos referiu, o crescimento não tem, não deve e nem pode ser continuo indefinidamente. Há alturas para apostar no crescimento (talvez até complementado com um financiamento em adição ao capital próprio) e há alturas de consolidação.
    Na minha opinião, uma boa gestão, tem que equacionar ambas as partes sem as descurar. Isto é, reinvestir parte dos lucros é bom claro, mas garantindo a existência de, no mínimo, um fundo de maneio e contingência.
    Se estas manobras não forem possíveis no mesmo exercício, devem ser intercaladas consoante os resultados.

Por fim, um investimento é sempre um risco. Abrir uma empresa é um investimento e, nesse momento, sem negocio nem mercado garantido, o com 0 € de receita, o crescimento é obrigatório. A partir daqui são gradientes e muito longe do preto e branco que Às vezes aparenta.
  11.  # 111

Colocado por: JoelMEncerro aqui o caso, não vale o esforço!

De facto quando não se sabe que os turistas pagam IVA na conta de hotel, nos restaurantes, nos cafés, nos supermercados,...; pagam ISP no combustível do carro alugado e mais mil e um impostos, estamos mesmo a perder tempo.
  12.  # 112

Colocado por: J.FernandesObviamente. Uma empresa que prescinde de crescer e/ou inovar está condenada a morrer, a não ser que seja empresa pública ou monopólio.

Essa é uma grande mentira.

Hoje em dia, dentro das micro e pequenas empresas, as que sobrevivem melhor são as que exploram nichos de mercado em que o cliente ou o produto é único, não tendo assim grande competição. Obviamente que não podem ou não devem crescer, pq o seu lucro está na mais valia do produto/serviço que entregam, ao crescer vão ter de procurar outros mercados (com mais competitividade) e vão ter de alargar os seus RH, que dificilmente vão ser como os que tinha... E depois qd segue este caminho da um trambolhão e ou fecha ou volta à dimensão anterior.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, VCAC, Varejote, JotaP
  13.  # 113

Ah ok, então o problema é não terem cartão!

Têm que pôr o estado em tribunal para reaverem o seu dinheiro. Não é que lhes cobram impostos mesmo sem terem o cartão de contribuinte?! Grandes chulos!

Até proponho que se crie a Associação de Defesa dos Contribuintes Sem Cartão.
  14.  # 114

Colocado por: J.FernandesClaro que vou, os turistas pagam IVA, ISP, taxa turística, etc., etc.

São impostos indiretos, a sua natureza é diferente dos impostos sobre o património e o rendimento.

E o que falhou na sua equação, x-y, foi a variavel de quanto você usufrui do X, seja em educação, segurança, saúde, etc etc...
    O que acontece é que tem de por x-y-(o que usufrui), e hoje em dia os nossos impostos não suportam o X (atenção considero X, não só os salários, mas tb o custo das infraestruturas, serviços).

E o problema é que o q pagamos de impostos não chega para cobrir o X, o estado de hj não é o de há 20 ou 30 anos.

No meu tempo a escolaridade começava aos 6 anos, agora começa aos 3, as refeições eram em casa, agora são na escola, praticamente não havia auxiliares. E atividades? O meu filho tem como atividades gratuitas, música, teatro, ioga, ginástica 2x.

As pessoas morriam antes de serem sequer diagnosticadas com alguma doença. Hj só no tratamento do cancro quando se gasta?

IPSS não existiam, lares poucos e, em nenhum dos casos o estado compartipava.

Reforma por doença? Esperança média de vida?

Não vou falar das estradas, pontes, etc. Pq enfim, pagamos 2x, na construção e agora no uso.

Sinceramente, queremos isto tudo, mais os monos e elefantes, padrinhos, tios, corruptos, salvar bancos, SUBSÍDIOS, sim há muitos subsídios para as empresas, muitos até pagos pela SS! Tribunais demorados e sem competência/conhecimento para julgar certas causas, sim, pq se paga 10 ou 20k a 1 advogado ou ROC, para dar 1 parecer, mas a 1 juiz apenas 3k por mês, a um médico menos de 2k,etc... Para onde é que acham q os bons profissionais vão?

A única hipótese que vejo sinceramente é fazer conseguir crescer a massa salarial, e só há 2 formas pleno emprego, ou aumentar salários, aumentando assim a base de imposto e 'desvalorizando' a dívida.
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022
  15.  # 115

Colocado por: NTORIONHoje em dia, dentro das micro e pequenas empresas, as que sobrevivem melhor são as que exploram nichos de mercado em que o cliente ou o produto é único, não tendo assim grande competição. Obviamente que não podem ou não devem crescer, pq o seu lucro está na mais valia do produto/serviço que entregam, ao crescer vão ter de procurar outros mercados (com mais competitividade) e vão ter de alargar os seus RH, que dificilmente vão ser como os que tinha... E depois qd segue este caminho da um trambolhão e ou fecha ou volta à dimensão anterior.

Leia de novo a palavra que está a seguir à palavra crescer:

Colocado por: J.Fernandescrescer e/ou inovar

Acha que as pequenas empresas de nicho sobrevivem sem inovar?
  16.  # 116

Colocado por: NTORIONSão impostos indiretos

Que servem para financiar toda a despesa pública tal como os diretos.
  17.  # 117

Colocado por: JoelM

Eu tenho bastantes dúvidas dessas contas de merceeiro!

Explica lá como é que sabe que percentagem dos seus impostos vai para pagar FP e que percentagem vai para pagar PPP rodoviárias por exemplo?

é indiferente. as PPP e os FP são um custo direto do estado.
    num caso o estado paga diretamente ao Recurso Humano para este efectuar um serviço, no outro paga a uma empresa para esta efectuar um serviço.

para mim é tão errado pagar a um FP para este não fazer nada, como pagar a uma PPP valores demasiado altos. o que muda é a grandeza de valor€s.

digamos que eticamente para mim são equiparados, de um lado "compra" votos, do outro "compra" jobs for the boys
  18.  # 118

Colocado por: J.Fernandes
    Que servem para financiar toda a despesa pública tal como os diretos.

Sim, mas sabe a diferença entre eles, certo?
  19.  # 119

Colocado por: NTORIONSim, mas sabe a diferença entre eles, certo?

Sei. Mas o ponto - errado - do JoelM era que contribuinte é só quem paga impostos diretos. Isso é que estava em discussão.
  20.  # 120

Colocado por: JoelMContribuinte é o que está na definição do site das finanças, pode dar as cambalhotas que quiser para tentar ter razão, e não sou eu quem o diz, são as finanças!

Concorda que os FP também são contribuintes?

0.0378 seg. NEW