Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Picaretanão estou a ver qual é o problema do engenheiro.

Porque aprendeu que as vigas não podem ser muito grandes, têm que ter um pilar a meio.
    :))
  2.  # 22

penso que é possível fazer esse balanço em betão, deve é o todo do conjunto ficar uma pipa de massa em ferro e betão

de qualquer forma meter um pilarito no meio é solução de leigo ( teriam que ser mais), ele que puxe pela tola.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 23

sinceramente nao vejo porque tem de levar com esse pilar... 3m de pala é esticar a coisa um pouco mas nada que uma boa carteira nao resolva.
  4.  # 24

Colocado por: marco1penso que é possível fazer esse balanço em betão

Raios vos partam, porquê em betão?
    Depois admiram-se de o pessoal dizer que há lobys.

Colocado por: marco1teriam que ser mais

Marco, não diga isso que o rapaz mete lá um pilar a cada 3m e diz que não pode ser de outra maneira
  5.  # 25

mas para quê o pilar ali. assim já não é uma consola.
    E nervurar ( com nervurar por cima, essa pala, a pala a´te pode ter secção variável), no alinhamento dos pilares que existem no envidraçado? Não estou a ver porque quer ali meter o pilar!?

PS: afinal a consola nasce de uma zona com pilares e porticos "normais", eu estava a imaginar uma consola apoiada somente numa viga com um vão de 21m.
  6.  # 26

.. essa consola poderia ser executada em estrutura metalica... e forrada com AQUAPANEL, ou assim e depois levar ETCS, ou não...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 27

A questão é apenas o balanço de 3m, os 21m até poderiam 210m, não mudava quase nada.
    Com um contrabalanço maciço isso faz-se, masé caro: muito betão e muito ferro.
    Se o engenheiro de estruturas não quer projetar isso, arranje um que o faça.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  8.  # 28

zedasilva

a questão não é que se queira impingir betão, apenas quis frisar que a fazer em betão maciço é perfeitamente possível, fica é caro em cimento e ferro, E AINDA, que a solução neste caso a ser em betão, meter um pilar a meio é ridícula, teria que ser mais, portanto ou é consola ou não é
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  9.  # 29

Possível deverá ser...
      C5AF3913-C813-4A69-88ED-330C56D0026D.jpeg
      425E2615-933A-4CF7-97B3-26EEA4F8EB28.jpeg
  10.  # 30

Colocado por: marco1é perfeitamente possível, fica é caro em cimento e ferro

Verdade, e a critica nem era para si mas para o técnico da estrutura que certamente nem se deu a trabalho de pensar.
    Está habituado a trabalhar com betão e não está para puxar pela tola.
    O gozo dos projetos é isto. Encontrar uma situação em que a primeira reacção é quer pegar num sarrafo e amassar o lombo do arquiteto e conseguir respirar fundo. Se o projeto prevê uma pala sem pilares, enquanto técnico devo esfalfar-me todo para conseguir isso.
    Fazer aquilo apoiado em 3 ou 4 pilares qualquer um faz
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 31

DR

a primeira foto quase que aposto que não é em betão maciço
    está espetacular
  12.  # 32

Só agora é que percebi o problema, pensava que ele queria colocar um pilar a meio da viga, mas afinal é na ponta da consola .... acho que ainda vai dificultar mais os cálculos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 33

jfsmoreira

eu talvez fizesse essa pala apoiada em 3 ou 4 pilares metálicos, a leveza estética dos perfis em contraste com a laje de betão penso que resultaria.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 34

Já andei nessa guerra. Acho que o mais fácil se a questão é puramente estética passa por uma estrutura metálica revestida...
    não é tão nobre como uma solução de betão mas pode poupe muitos euros e dor de cabeça.
    Investiguei muito o betão pós esforçado e aparentemente pode não ficar muito mais caro, dada a poupança em betão e armadura. Contudo, é preciso deslocar uma empresa e equipamento muito específico para o fazer, que dificilmente compensará pra uma obra pequena.
    Sei que cheguei a encontrar uma empresa do norte que tinh no portfólio escolas, edifícios públicos, mas também uma moradia com uma viga brutal! Não me recordo é do nome, mas devo ter uma captura de ecrã algures
  15.  # 35

Colocado por: marco1DR

a primeira foto quase que aposto que não é em betão maciço
    está espetacular
    Então ? Estrutura metalica revestida? Esta qualquer coisa, concordo!
  16.  # 36

E ninguém questionou os 21 metros de comprimento? Isto é uma habitação?
  17.  # 37

Colocado por: Vítor MagalhãesE ninguém questionou os 21 metros de comprimento? Isto é uma habitação?
    Nao é
    Preciso muito para 21m de habitação🙂
  18.  # 38

outra coisa ainda em casos destes, até que ponto não compensa ( claro que levaria pilares) uma "pala" ( alpendre) ligeiramente desligado da estrutura do edifício, ou seja
    permitindo que a estrutura do edifício continuasse algo simples sem ter que acomodar os esforços da pala ( alpendre)
    esse zona de "desligamento" 20 30 cm ou o que for poderia ser protegida superiormente por algo translucido ou não.
  19.  # 39

se aplicar uma estrutura metálica ( perfis I) sem uso de pilares metálicos, estes perfis teriam de entrar na laje aligeirada, correto?
  20.  # 40

Colocado por: Vítor MagalhãesE ninguém questionou os 21 metros de comprimento? Isto é uma habitação?

Se fizer o contorno à habitação tipo L, não é preciso muito para ter 21 m.
    eu tenho 24 metros de varanda uma parte com quase 2 metros e outra parte com quase 3 sem pilares lade nenhum.

0.0231 seg. NEW