Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Coloca a tampa pelo exterior
  2.  # 82

Colocado por: enf.magalhaesColoca a tampa pelo exterior

Agora não percebi ? tampa pelo exterior, tampa da caixa de estores??
  3.  # 83

Colocado por: JP PassosNos dias de hoje não existem as tais caixas de estores devidamente isoladas???

Se há coisa que para mim não pode existir dentro de um quarto é LUZ quando quero dormir, e dormo várias vezes durante o dia !!

As caixas novas têm isolamento, e consegue-se colocar a caixilharia para dentro e a caixa dos estores para fora, ou então opta-se pelos estores compactos.
    Talvez com Etics não haja grossura de parede suficiente, mas certamente que há de haver solução
  4.  # 84

Colocado por: rjmpires
    As caixas novas têm isolamento, e consegue-se colocar a caixilharia para dentro e a caixa dos estores para fora, ou então opta-se pelos estores compactos.
    Talvez com Etics não haja grossura de parede suficiente, mas certamente que há de haver solução

Obrigado! Realmente a questão da LUZ ZERO para mim é essencial! Se outras soluções além dos estores não garantem esse principio, para mim estão fora de questão!
  5.  # 85

Colocado por: mfa17Jp Passos, um conselho, o seu arquitecto já mostrou que se está a c#gar um bocadinho para uma coisa muito importante, o seu orçamento! Muito cuidado, não se acredite no milagre de conseguir construir essa casa por 150k. Está na altura certa para ajustar o projecto ao seu orçamento, mas precisa que o arquitecto faça o trabalho dele nesse sentido. Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JP Passos

Não conseguem explicar ao homem mais especificamente porque é que 150k não dá para construir uma casa de 142m2?
    Não estou a dizer que não têm razão, mas é só pela modelação do terreno? Essa modelação do terreno vai custar 50.000€? é que se dizem que só para cima de 200k...

Vejo toda a gente a falar em 1000€/m2 e se assim fosse daria perfeitamente. Ou é o alpendre que está também a 1000€/m2?
    Se eu tivesse no lugar do JP Passos iria querer ajudo neste ponto muito importante.
  6.  # 86

Colocado por: JP Passos

Obrigado! Realmente a questão da LUZ ZERO para mim é essencial! Se outras soluções além dos estores não garantem esse principio, para mim estão fora de questão!

Já vi uns blackout que conseguem o 100% escuro, e eu também durmo de dia e qualquer luzinha me faz confusão, gostei muito do sistema, mas não gostei do preço.
    Era um blackout elétrico que ficava numa caixa escondido tipo estore interior, e corria numas calhas onde o fecho era feito através de um "zip".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JP Passos, ricardo.rodrigues
  7.  # 87

Colocado por: rjmpires
    Já vi uns blackout que conseguem o 100% escuro, e eu também durmo de dia e qualquer luzinha me faz confusão, gostei muito do sistema, mas não gostei do preço.
    Era um blackout elétrico que ficava numa caixa escondido tipo estore interior, e corria numas calhas onde o fecho era feito através de um "zip".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JP Passos

Este sistema parece engraçado, mas se estiver por dentro não faz barreira térmica nenhuma e por fora penso que um estore faz mais barreira térmica! Certo?
  8.  # 88

Colocado por: LX_2509

Não conseguem explicar ao homem mais especificamente porque é que 150k não dá para construir uma casa de 142m2?
    Não estou a dizer que não têm razão, mas é só pela modelação do terreno? Essa modelação do terreno vai custar 50.000€? é que se dizem que só para cima de 200k...

Vejo toda a gente a falar em 1000€/m2 e se assim fosse daria perfeitamente. Ou é o alpendre que está também a 1000€/m2?
    Se eu tivesse no lugar do JP Passos iria querer ajudo neste ponto muito importante.

Eu entendo o ponto de vista do pessoal! E tenho a noção que a coisa pode derrapar até aos 200 k, por isso julgo que desde inicio tenho que puxar um pouco as rédeas para não derrapar mais do que isso!
  9.  # 89

Caros foristas, gostava ter mais opiniões relativamente ao meu projeto?

Desde já agradeço a vossa colaboração
      Captura de ecrã 2020-05-09, às 14.47.56.png
  10.  # 90

Que layout estranho na sala. o escritório é rei? A janela Norte, estaga tudo com o reflexo a produzir no ecran.

Não seri amelhor ter os quartos com as janelas a Nascente?
    a antecamra da cozinha/ garagem, tem ademasiados acessos,
    Precisa de tantos envidraçados no corredor?
    Não valeria paena ter a garagem debaixo dos quartos...

Para que serve aquelas varandas com 1.20m de profundidade, só a chatice de limnpar, de resto, gasta o dinheiro e fica sem qq tipo de proveito.
    A IS de serviço não cumpre com as acessiblidades.
  11.  # 91

Colocado por: Pedro BarradasQue layout estranho na sala. o escritório é rei? A janela Norte, estaga tudo com o reflexo a produzir no ecran.

Não seri amelhor ter os quartos com as janelas a Nascente?
    a antecamra da cozinha/ garagem, tem ademasiados acessos,
    Precisa de tantos envidraçados no corredor?
    Não valeria paena ter a garagem debaixo dos quartos...

Para que serve aquelas varandas com 1.20m de profundidade, só a chatice de limnpar, de resto, gasta o dinheiro e fica sem qq tipo de proveito.
    A IS de serviço não cumpre com as acessiblidades.

Os quartos a poente tem a ver com questões de privacidade e enquadramento paisagístico. A casa tem via pública que a circundam a nascente e a norte. Inicialmente estavam pensados a nascente, mas o arquiteto achou por bem colocar os quartos a poente e a varanda nos quartos terá o efeito de proteção solar, além da criação de uma área exterior mais privada no "interior do L".

Mas sim, a questão térmica dos quartos assusta-me, por isso também foi decidido reduzir as janelas/portas dos quartos viradas a poente para 90 cm de largura.

Relativamente aos acessos da cozinha/garagem, concordo e será para remover duas portas, ficando apenas a da cozinha e a da garagem.

Concordo com a questão que levanta dos envidraçados do corredor, será para reduzir a sua dimensão ou reduzir o número.

Relativamente ás varandas, como penso que a sua dimensão tem a ver com a questão de as aproveitar para diminuir a exposição solar.

No que toca às dimensões da IS de serviço, tenho que levantar essa questão ao arquiteto!

O layout da sala não representa bem o que está pensado, o que pensei foi integrar um pequeno espaço "mini office" na sala, virado para sul e lateral à tv. No planto as dimensões estão aumentadas, o arquiteto pensou aquela janela a norte para ter luz difusa no mini-office, mas também penso que essa janela pode ser mais pequena! ou então virada a poente?
  12.  # 92

Colocado por: JP PassosRelativamente ás varandas, como penso que a sua dimensão tem a ver com a questão de as aproveitar para diminuir a exposição solar.

Nos quartos, não faz lá nada. O seu arqutiecto não consegue explicar-lhe/ mostrar-lhe a incidencia solar ao longo do dia, em diversas fases do ano... pelo menos nos equinócios!?
  13.  # 93

Colocado por: Pedro Barradas
    Nos quartos, não faz lá nada. O seu arqutiecto não consegue explicar-lhe/ mostrar-lhe a incidencia solar ao longo do dia, em diversas fases do ano... pelo menos nos equinócios!?

Nos quartos não faço nada? Não entendi! Refere-se ao calor que posso sentir no Verão se tiverem expostos a poente?
  14.  # 94

Colocado por: JP PassosNos quartos não faço nada? Não entendi!

a pala... amigo, a pala, não faz nada.. Nascente ou poente, o sol nasce/põe-se baixo, portanto não faz nada do que devia durante o Verão.
    fiz um boneco a ilustrar- 15:00h no dia 21 de Junho, fachada voltada a Oeste.

Vai apanhar com o Sol de chapa a tarde toda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rsousapina
      21_06_1500h.jpg
  15.  # 95

Colocado por: Pedro Barradas
    a pala... amigo, a pala, não faz nada.. Nascente ou poente, o sol nasce/põe-se baixo, portanto não faz nada do que devia durante o Verão.
    fiz um boneco a ilustrar- 15:00h no dia 21 de Junho, fachada voltada a Oeste.

Vai apanhar com o Sol de chapa a tarde toda...
      21_06_1500h.jpg

Concordo!!! Realmente vou ter de ponderar!

Uma solução que o arquitecto deu foi a colocação de arvores de folha caduca em frente à vertente oeste, mas toda a manutenção que exigem não sei se será viável! Vou ter mesmo que ponderar isso! Detesto calor nos quartos!

E outro aspeto que julgo que essa varanda a oeste trás é diminuir a incidência de luz no vão a sul da área social no inverno! Coisa que não queria nada!
  16.  # 96

JP, respondi a planta, mas só agora andei para tras no seu topico.. ainda não tinha lido, ou visto nada...
  17.  # 97

JP Passos

essa planta para arquiteto está muito fraca, desculpe a frontalidade, quer na implantação quer na exposição solar, quer na própria orgânica da casa
    acaba por ter a parte social com constrangimentos e não só.
    olhe este esboço que poe os quartos a nascente, a sala tira partido do sol a tarde inteira, etc...
      planta J 001.jpg
  18.  # 98

Colocado por: marco1JP Passos

essa planta para arquiteto está muito fraca, desculpe a frontalidade, quer na implantação quer na exposição solar, quer na própria orgânica da casa
    acaba por ter a parte social com constrangimentos e não só.
    olhe este esboço que poe os quartos a nascente, a sala tira partido do sol a tarde inteira, etc...
      planta J 001.jpg

Obrigado pelo seu esboço!

Existe aqui uma questão muito importante! A saída da casa deverá ser para aquele largo da triangulação das vias que circundam o terreno, a localização da garagem e dispensa/sala de máquinas a norte tem o objetivo de proteger a casa.

Agora ter estas áreas a norte e as áreas sociais a sul, com os quartos a meio penso que não faz sentido!
      Captura de ecrã 2020-04-25, às 11.44.37.png
  19.  # 99

não percebi nada do que disse , quartos a meio ? a meio do quê?

o esboço tem lá o "seu" norte,
  20.  # 100

Colocado por: marco1não percebi nada do que disse , quartos a meio ? a meio do quê?

o esboço tem lá o "seu" norte,

No seu esboço colocou a garagem a sul, contudo penso que a garagem deverá estar mais a norte porque o melhor acesso para o terreno é no largo onde confluem as estradas, como pode ver no levantamento topográfico.

0.0328 seg. NEW