Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: nhenriquesBoa noite.

    Se o router está na sala deve colocar um cabo RJ45 do router à caixa ATI. Na ATI coloca um switch que recebe o cabo RJ45 da sala e distribui para os outros pontos de rede espalhados pela casa.
    Dever verificar se as tomadas estão bem feitas.


    deve verificar se as tomadas estão bem feitas?? que conselho é esse? então o homem não percebe nada de ITED e vai desmontar as tomadas para ver se estão bem feitas?
    estou confuso.
  2.  # 22

    Pode não perceber, mas se nada funciona tem que começar por algum lado. Se não o conseguir fazer sozinho tem que recorrer a alguém que o possa ajudar.

    Se as ligações estiverem ok, pelo que percebi o modelo que indiquei devia funcionar sem grandes conhecimentos.
  3.  # 23

    Colocado por: nhenriquesPode não perceber, mas se nada funciona tem que começar por algum lado. Se não o conseguir fazer sozinho tem que recorrer a alguém que o possa ajudar.

    Se as ligações estiverem ok, pelo que percebi o modelo que indiquei devia funcionar sem grandes conhecimentos.


    penso que é mais facil para ele comprar aqueles aparalhos de teste das portas rj45 é só ligar e ver os leds a aceder e assim tem melhor percepção do que está bem ou mal. o aparelho tem um custo significativo de 10€ penso eu

    de qualquer forma acho ridículo pagar por uma rede ITED e quando a pessoa quer usar não funciona ou tem problemas. demonstra na totalidade o objectivo do ITED, tanto que nem as operadoras o usam.

    https://pt.aliexpress.com/item/1005001763737991.html?src=google&src=google&albch=shopping&acnt=494-037-6276&slnk=&plac=&mtctp=&albbt=Google_7_shopping&albagn=888888&isSmbAutoCall=false&needSmbHouyi=false&albcp=12838283515&albag=122319359998&trgt=539263010115&crea=pt1005001763737991&netw=u&device=c&albpg=539263010115&albpd=pt1005001763737991&gclid=CjwKCAjw2vOLBhBPEiwAjEeK9v6FtSgbya3KKT7u_ebLuPWlzLFyRd_5m9TWIfGW_HCGBlOnw2JdvBoCe4QQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds&aff_fcid=ec08ff7ebc8d4f50a4a2312b6888aac6-1635631245665-03844-UneMJZVf&aff_fsk=UneMJZVf&aff_platform=aaf&sk=UneMJZVf&aff_trace_key=ec08ff7ebc8d4f50a4a2312b6888aac6-1635631245665-03844-UneMJZVf&terminal_id=1aff33f3912d4d7bad72090160be0c6d
  4.  # 24

    O problema do ited é ser feito e não ficar tudo logo a funcionar. Depois muitas pessoas não têm conhecimentos para avaliar o que está mal ou ver o que falta para funcionar. Aquilo são caixas super pequenas.. e que muitas vezes ficam meio aldrabadas por detrás.
  5.  # 25

    Colocado por: nhenriquesO problema do ited é ser feito e não ficar tudo logo a funcionar. Depois muitas pessoas não têm conhecimentos para avaliar o que está mal ou ver o que falta para funcionar. Aquilo são caixas super pequenas.. e que muitas vezes ficam meio aldrabadas por detrás.


    acredito em si! eu já fiz uma instalação e sei bem que mesmo a fazer bem as vezes alguma coisa falha, é necessario testar no final e corrigir.
    neste caso irá fazer o homem olhar para as tomadas sem saber o que está a ver, a não ser que queira que ele vá refazer uma a uma. dai ter proposto o aparelho.
  6.  # 26

    Os aparelhos de teste como esse são na prática meros medidores de continuidade; não quero dizer que não sejam úteis - são para detectar se os cabos estão ligados e até se os cabos não estão trocados.
    Trabalho em IT e tenho apanhados instalações feitas em que ocorrerem erros de rede e frequentemente encontro tomadas onde os conectores foram mal cravados e fazem "ponte" entre 2 contactos - passa com este detector mas vai criar problemas (dependendo de quais estão em "ponte" pode nem funcionar de todo).
    Os instaladores deviam certificar a instalação que fazem - mas os analisadores de rede custam normalmente uns milhares de euros e requerem especialização para os seu uso.
    Não sou instalador mas por vezes tenho de validar se problemas que estão a ocorrer numa rede são ou não originados pela cablagem; tenho usado um equipamento que é simples mas dá mesmo assim bastante informação: https://pockethernet.com/
    (Nota: não tenho interesses nesta empresa, apenas comprei um destes equipamentos há uns 2 anos e tem servido para o efeito).
  7.  # 27

    Colocado por: CarlosMCOs aparelhos de teste como esse são na prática meros medidores de continuidade; não quero dizer que não sejam úteis - são para detectar se os cabos estão ligados e até se os cabos não estão trocados.
    Trabalho em IT e tenho apanhados instalações feitas em que ocorrerem erros de rede e frequentemente encontro tomadas onde os conectores foram mal cravados e fazem "ponte" entre 2 contactos - passa com este detector mas vai criar problemas (dependendo de quais estão em "ponte" pode nem funcionar de todo).
    Os instaladores deviam certificar a instalação que fazem - mas os analisadores de rede custam normalmente uns milhares de euros e requerem especialização para os seu uso.
    Não sou instalador mas por vezes tenho de validar se problemas que estão a ocorrer numa rede são ou não originados pela cablagem; tenho usado um equipamento que é simples mas dá mesmo assim bastante informação:https://pockethernet.com/
    (Nota: não tenho interesses nesta empresa, apenas comprei um destes equipamentos há uns 2 anos e tem servido para o efeito).


    estamos a falar de um aparelho de 10€ maximo para um de 200€ obviamente que o seu aparelho mede outras variáveis. O mais certo é na instalação do colega ter pares mal ligados, logo o aparelho de 10€ vai identificar isso facilmente. Mesmo que o colega compre esse aparelho, e não estou a dizer que não deve, precisa de saber trabalhar com ele, por 200€ mais vale falar com um técnico e ele resolve tudo, ainda deve sobrar dinheiro.
  8.  # 28

    Comprei este quando passei os cabos de rede na minha casa e até hoje não me arrepende em nada. Passei os cabos testava e estava arrumado.
    Concordam com este comentário: luixmod, OrdepOir
    • hangas
    • 9 dezembro 2021 editado

     # 29

    Vou reavivar este tópico em busca de sugestões, principalmente a nível de materiais.


    Contexto:
    Estou em processo de remodelação da uma moradia em que a nova posição da cozinha vai tapar uma caixa de derivação que leva cabos de rede para tomadas RJ45 em cada divisão. É também nesta caixa que chega a fibra do operador, e que sai um coaxial para outra caixa de distribuição TV.

    A casa é anterior ao ITED, e isto é em adição à instalação RITA.


    E uma caixa de derivação das grandes, mas não é um armário ou portinhola. O antigo dono tinha o router pendurado na parede perto dessa caixa com os cabos lá ligados diretamente.

    Ora essa caixa vai ficar tapada pelos armários altos de cozinha. E inicialmente eu até pensei em apenas abrir a laterar de um desses armários e usar esse armário superior como "bastidor".

    O empreiteiro sugeriu que já que vamos estar a abrir roços para fazer algumas coisas como deve ser, pontos de luz dedicados para placa e forno, etc. mais vale passar aquilo tudo para o outro lado da parede (que dá para o hall) e meter uma caixa ATI.
    A ideia agrada-me em parte, porque fica mais organizado, e o tecnico do operador não ter que ir enfiar o nariz na cozinha para resolver qualquer problema com a fibra. Pode fazer-lo numa caixa propria para o efeito no hall.

    A única coisa que eu não gosto nisto é mesmo da caixa ATI que me parece cara e inútil.

    Ideia
    A minha ideia era nessa parede do hall que o empreiteiro sugere meter a caixa ATI, meter duas caixas da seguinte forma.

    Uma caixa onde termina a fibra, e onde possa meter também o equipamento do operador, ou seja a zona para o CPE (customer premises equipment) e por cima dessa outra caixa onde possa meter o meu switch (Unifi PoE 8 portas) para ligar aos tomadas das divisões.

    Aqui posso simplesmente cravar fichas nos cabos e liga-los no switch, ou posso crava-los num patch panel e depois meto chicotes entre o switch e o painel (preferivel)

    As duas caixas teriam um tubo de ligação entre as duas para passar o uplink e o coaxial do router para cima se necessário.


    Numa vida anterior lidei com cablagem estruturada em ambiente empresarial, e para mim o standard é racks de 19". Mas não quero ter um rack neste sitio. Queria algo embutido na parede e mais estético para uso mais residencial.

    Andei à procura de caixas de quadros normais, com calha DIN e patch panels para calha DIN. E há alguma coisa, mas não muito estetica.

    Há algo no mercado mais adequado?
    Valerá a pena o quadro ATI na mesma para tratar disso e deixar um espaço para a parte activa junto do mesmo?
    Há quadros de rede mais adequados?


    EDIT:

    Algo como isto mas mais compacto e clean
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gonzaga
  9.  # 30

    Colocado por: hangasVou reavivar este tópico em busca de sugestões, principalmente a nível de materiais.


    Contexto:
    Estou em processo de remodelação da uma moradia em que a nova posição da cozinha vai tapar uma caixa de derivação que leva cabos de rede para tomadas RJ45 em cada divisão. É também nesta caixa que chega a fibra do operador, e que sai um coaxial para outra caixa de distribuição TV.

    A casa é anterior ao ITED, e isto é em adição à instalação RITA.


    E uma caixa de derivação das grandes, mas não é um armário ou portinhola. O antigo dono tinha o router pendurado na parede perto dessa caixa com os cabos lá ligados diretamente.

    Ora essa caixa vai ficar tapada pelos armários altos de cozinha. E inicialmente eu até pensei em apenas abrir a laterar de um desses armários e usar esse armário superior como "bastidor".

    O empreiteiro sugeriu que já que vamos estar a abrir roços para fazer algumas coisas como deve ser, pontos de luz dedicados para placa e forno, etc. mais vale passar aquilo tudo para o outro lado da parede (que dá para o hall) e meter uma caixa ATI.
    A ideia agrada-me em parte, porque fica mais organizado, e o tecnico do operador não ter que ir enfiar o nariz na cozinha para resolver qualquer problema com a fibra. Pode fazer-lo numa caixa propria para o efeito no hall.

    A única coisa que eu não gosto nisto é mesmo da caixa ATI que me parece cara e inútil.

    Ideia
    A minha ideia era nessa parede do hall que o empreiteiro sugere meter a caixa ATI, meter duas caixas da seguinte forma.

    Uma caixa onde termina a fibra, e onde possa meter também o equipamento do operador, ou seja a zona para o CPE (customer premises equipment) e por cima dessa outra caixa onde possa meter o meu switch (Unifi PoE 8 portas) para ligar aos tomadas das divisões.

    Aqui posso simplesmente cravar fichas nos cabos e liga-los no switch, ou posso crava-los num patch panel e depois meto chicotes entre o switch e o painel (preferivel)

    As duas caixas teriam um tubo de ligação entre as duas para passar o uplink e o coaxial do router para cima se necessário.


    Numa vida anterior lidei com cablagem estruturada em ambiente empresarial, e para mim o standard é racks de 19". Mas não quero ter um rack neste sitio. Queria algo embutido na parede e mais estético para uso mais residencial.

    Andei à procura de caixas de quadros normais, com calha DIN e patch panels para calha DIN. E há alguma coisa, mas não muito estetica.

    Há algo no mercado mais adequado?
    Valerá a pena o quadro ATI na mesma para tratar disso e deixar um espaço para a parte activa junto do mesmo?
    Há quadros de rede mais adequados?


    EDIT:

    Algo como isto mas mais compacto e clean



    A caixa ati é exactamente isso que está a pensar.. cara e inútil, principalmente se tiver muitos cabos utp…
    Eu não sei que espaço é que tem ou como é que vai fazer mas na minha opinião metia tudo dentro de um armário e comprava uma rack daqueles de 4U comprava um switch e arrumava tudo lá.

    É a minha opinião, mas depende muito do espaço que tem e do instalador.
    • hangas
    • 9 dezembro 2021 editado

     # 31

    Colocado por: luixmodEu não sei que espaço é que tem ou como é que vai fazer mas na minha opinião metia tudo dentro de um armário e comprava uma rack daqueles de 4U comprava um switch e arrumava tudo lá.

    É a minha opinião, mas depende muito do espaço que tem e do instalador.


    O espaço não há muita restrição, para além da estética. Não queria um armário saliente, terá de ser de encastre.
    Mas tenho profundidade disponível. Toda a espessura da parede, e um oco/nova parede de preenchimento do outro lado de cerca de 20cm (para alinhar com bancada da cozinha).
    Como tal essa portinhola pode ter à vontade uns 30cm de profundidade.

    A minha dificuldade está principalmente em encontrar caixas de encastre com a dimensão suficiente e com acessórios que permitam fixar o patch pannel, o switch, etc.

    Eu já vi algumas em exemplos da net, talvez não saiba é como as pesquisar pelo nome técnico.
  10.  # 32

    Mais compacto e clean que isso parece difícil.
    Parece muito bem esse exemplo.
    De reparar que essa caixa é profunda.
    O único que alterava, era mandar logos os cabos para o switch de rede, assim não havia necessidade de oas cabos irem ao pente e do pente ao switch
    Concordam com este comentário: ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 9 dezembro 2021 editado

     # 33

    Colocado por: callinasMais compacto e clean que isso parece difícil.


    Pois, quando digo clean era mais aquilo ter uma face plate qualquer.
    Tipo ter um patch panel para as tomadas e outro ao switch, e apenas metia os chicotes entre um e outro. O switch e toda a cablagem ficavam por detrás desse painel.

    Mas sim, mais simples é cravar as fichas nos cabos que vêm das tomadas, por-lhes etiquetas e ligar direto ao switch.
    O switch vai ser um Unifi USG-8 PoE 150w, que ainda é grandito mas tem fixação de parede.



    Com os cabos diretos não preciso de tanta profundidade.... algo a considerar. É que a caixa tem que ser de encastre com uma portinhola normal como a de um quadro electrico, por questões estéticas.


    Talvez a caixa do operador é que é capaz de ser mais complicada porque tenho que la meter o mono do router do operador. GigaRouter da NOS, mas no futuro pode ser qualquer outra coisa.
  11.  # 34

    Colocado por: hangas

    O espaço não há muita restrição, para além da estética. Não queria um armário saliente, terá de ser de encastre.
    Mas tenho profundidade disponível. Toda a espessura da parede, e um oco/nova parede de preenchimento do outro lado de cerca de 20cm (para alinhar com bancada da cozinha).
    Como tal essa portinhola pode ter à vontade uns 30cm de profundidade.

    A minha dificuldade está principalmente em encontrar caixas de encastre com a dimensão suficiente e com acessórios que permitam fixar o patch pannel, o switch, etc.

    Eu já vi algumas em exemplos da net, talvez não saiba é como as pesquisar pelo nome técnico.

    Como não tem de fazer ITED na casa, pode fazer a caixa em cimento, não precisa de comprar. A tampa arranja painel com fecho tipo click.
    A régua da tomada , o switch, etc pode colar com fita de velcro , ou com parafusos, normalmente estes equipamento tem possibilidade de ser pendurados.
    Concordam com este comentário: pguilherme
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  12.  # 35

    Esse exemplo tá muito arrumadinho. Mais clean ainda, para essa dimensão, parece difícil.

    O patch panel não ocupa muito volume e tem algumas vantagens:
    - é uma solução mais robusta na identificação de tomadas
    - é mais prático e visível quando se pretende ligar/desligar (as tomadas remotas ou aparelhos locais)
    - cada chicote de ligação entre o patch panel e o switch pode ser cravado à medida (tal como está na imagem e por isso está tão arrumadinho). Se for directo e os cabos tiverem todos o mesmo tamanho, alguns vão naturalmente ficar enrolados, etc.
    - não precisa de deixar uma folga excessiva nos cabos que vêm das tomadas
    - se por algum motivo não quiser "activar" umas tomadas, não ficam cabos pendurados onde é tão fácil partir as patilhas
    - pode facilmente unir duas tomadas (pode ser útil no caso de telefone ou assim)

    Mas 30 cm de profundidade julgo não serem suficientes para bastidores de 19".
    Se só tiver o switch, talvez uma solução mais artesanal fique igualmente "limpinha" e melhor integrada visualmente.
    Concordam com este comentário: hangas
  13.  # 36

    Colocado por: callinasComo não tem de fazer ITED na casa, pode fazer a caixa em cimento, não precisa de comprar. A tampa arranja painel com fecho tipo click.


    Excelente ideia.. peço ao empreiteiro para deixar apenas o negativo para a caixa, e depois leva o aro com portinhola.
    se calhar meto só um contraplacado no fundo para aparafusar suportes e coisas que tais.

    Obrigado pela dica! :)
    • hangas
    • 9 dezembro 2021 editado

     # 37

    Colocado por: pguilhermeMas 30 cm de profundidade julgo não serem suficientes para bastidores de 19".
    Se só tiver o switch, talvez uma solução mais artesanal fique igualmente "limpinha" e melhor integrada visualmente.


    Queria fugir ao bastidor neste local. É só mesmo para o equipamento do operador e switch de distribuição.
    Depois na man cave, onde vai ter um dos cabos, ai já posso ter um bastidor para ter mais equipamento. Como alguns servidores (NUCs) a Unifi dream machine, etc.

    A ideia no Hall é ter mesmo só o básico.

    E na caixa do switch acho que consigo encontrar caixas standard que permitam o switch de lado, mesmo com os paineis.
    A caixa do operador, onde tem que ficar um mono cujo tamanho não controlo é que é mais chato.

    Mas a ideia da caixa em cimento com a tampa se calhar resolve o problema da profundidade.
  14.  # 38

    Se vai ter bastidor com equipamentos e td mais, faz sentido que seja lá o terminal das comunicações.
    Porque quer colocar o switch e equipamento do operador no hall?
    • hangas
    • 9 dezembro 2021 editado

     # 39

    Colocado por: pguilhermePorque quer colocar o switch e equipamento do operador no hall?


    Porque é onde terminam os cabos (as tubagens) que vêm das divisões.
    Um dos quais vai para uma sala de arrumos na cave (man cave), que será o uplink para os outros equipamentos.
    Mas só consigo passar 1 ou 2 cabos (tubo corugado de 16mm).

    Atualmente terminam nessa caixa de derivação (cozinha) que vai ficar tapada, mas é fácil mandar as pontas para o outro lado da parede (hall)

    É no âmbito de uma remodelação ligeira. Vao ser abertos alguns roços não muito extensos entre o hall e a cozinha, mas nada de abrir roços entre pisos. Não me vou meter nessa aventura por causa de uns cabos :)
  15.  # 40

    Olhando para este outro topico: https://forumdacasa.com/discussion/54232/quadro-ited-2-iberosat-como-fazer-split-de-ethernet/

    Se calhar uma caixa como aquelas que diz "Telecomunicações" dá para resolver a parte do operador. Onde terminará a fibra deles (que também vem do outro lado da parede) e onde enfio o router.
    So preciso de ter um tubo de ligação entre essa caixa e a "minha" onde tenho o meu equipamento independente)
 
0.0273 seg. NEW