Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 9 dezembro 2021 editado

# 41

Encontrei uma solução interessante para o patch panel.
    https://www.niko.eu/en/article/650-14566
    ou
    https://www.cableorganizer.com/categories/telecom-datacom/connectors/rj45-plugs-boots/keystone-din-rail-mounting-module/

São apenas umas caixas plástica para as tomadas RJ45. Devo poder usar uma caixa de quadro elétrico standard com duas filas e colocar quantos forem necessários.

Depois o switch ficha por trás do painel da caixa (que tem que ter alguma profundidade)
  1.  # 42

Isso é para calha Din.
    Parece interessante ter uma calha Din chegada dos cabos e ter um módulo desses para os cabos
    • hangas

# 43

Colocado por: callinasIsso é para calha Din.
    Parece interessante ter uma calha Din chegada dos cabos e ter um módulo desses para os cabos

Sim, a ideia era usar um quadro electrico normal e ter uma fila DIN com estas coisas a fazer de patch panel.
    Depois por detrás da faceplate ter o switch com cabos a sair por um pente ou algo do género a ir para as divisões certas.

A pesquisa no Google que abriu esta opção foi "keystone din adapter"
  2.  # 44

3.  # 45

Então você não quer ter o switch no hall? Só o router da operadora??
    • hangas

# 46

Colocado por: RicardoPortoPorque não coloca um destes?

https://cablematic.com/pt/produtos/armario-rack-mural-19-12u-600x150x640mm-parede-com-porta-metal-sohorack-WK008/?cr=EUR&ct=PT&gclid=CjwKCAiA78aNBhAlEiwA7B76pxphHWPv73neD6LrR1dj__9c2sLZyn-5C_P-Z24xpBTPrbRPgis9LRoCju4QAvD_BwE

Só ocupa 15cm de fundo

Queria de encastrar. Mas também não é equipamento nativamente para rack 19", embora tenha os adaptadores para o switch.
    • hangas

# 47

Colocado por: luixmodEntão você não quer ter o switch no hall? Só o router da operadora??

As duas coisas, mas pode ser em portinholas diferentes.
    Uma para a parte do operador onde termina a fibra e possa colocar o nono deles, e outra ao lado/cima/baixo onde possa ter a minha rede interna, onde ficara o switch e patch panel, etc. Com uma passagem de cabos entre elas para poder passar o uplink.

Em cima, a parede de destino, oposta à da foto de baixo onde esta a salganhada toda.

A minha ideia era ter a minha caixa com o switch mais acima, e depois a caixa do operador mais abaixo.. mas pode ser uma unica mais alta.
      IMG_0872.jpeg
      IMG_0873.jpeg
  4.  # 48

Eu estou a perceber o que você quer mas isso ai se
    calhar não vai ficar muito bem. Você nao tinha falado de depois ter umas NAS noutro compartimento?? Já pensou onde é que precisa de rede wifi? Se calhar era uma boa altura para melhorar a cobertura da rede dentro de casa.
    • hangas

# 49

Colocado por: luixmodJá pensou onde é que precisa de rede wifi? Se calhar era uma boa altura para melhorar a cobertura da rede dentro de casa.

Isso está previsto :) Tenho um par de APs ACPro da Unifi que estão em uso no apartamento e que irão ser colocados em sitios mais estratégicos onde posso levar cabo com PoE até lá. (Há umas tubagens da pre-instalação de alarme que vao dar a outra caixa de derivação que tem um tubo que vai dar a esta caixa de derivação).

Mais tarde e se necessário alguns pontos irão ser reforçados com APs InWall da Unifi
    https://eu.store.ui.com/collections/unifi-network-wireless/products/unifi-in-wall-hd. Basicamente vão substituir a tomada RJ45 dessa divisão, servir de AP local e ainda disponibilizar 3 portas no local.

Não vou usar o WiFi do operador, só preciso do router deles em modo bridge porque infelizmente não é possivel usar um ONT proprio com os nossos operadores.

Pelas pesquisas e sugestoes de hoje acho que a parte do meu switch esta definida, o sitio para ter o mono do operador e que é menos elegante mas também tem viabilidade.
    • hangas

# 50

Encontrei no forum na Unifi posts com implementações de outros users.

https://i.redd.it/twbzwpqlbje31.jpg
    Eu so preciso de meter metade, ou 1/3 do equipamento deste user. :)
  5.  # 51

Colocado por: hangas

Isso está previsto :) Tenho um par de APs ACPro da Unifi que estão em uso no apartamento e que irão ser colocados em sitios mais estratégicos onde posso levar cabo com PoE até lá. (Há umas tubagens da pre-instalação de alarme que vao dar a outra caixa de derivação que tem um tubo que vai dar a esta caixa de derivação).

Mais tarde e se necessário alguns pontos irão ser reforçados com APs InWall da Unifi
    https://eu.store.ui.com/collections/unifi-network-wireless/products/unifi-in-wall-hd.Basicamente vão substituir a tomada RJ45 dessa divisão, servir de AP local e ainda disponibilizar 3 portas no local.

Não vou usar o WiFi do operador, só preciso do router deles em modo bridge porque infelizmente não é possivel usar um ONT proprio com os nossos operadores.

Pelas pesquisas e sugestoes de hoje acho que a parte do meu switch esta definida, o sitio para ter o mono do operador e que é menos elegante mas também tem viabilidade.

então esqueça a cablagem nesse sitio, passe um tubo de 25 ou maior para a divisão onde vai ter os seus equipamentos, a operadora passa a fibra até essa sala e você ai faz a sua instalação sem problemas, e monte o seu rack a vontade lá, eu tenho APs da unify e DreamMachinePro e será isso que irei fazer na minha casa. porque no geral tenho de ligar o servidor a ups o switch o router o patch panel, e quando for a ver tenho o rack cheio de material, e esse material precisa de espaço e refrigeração, e do que vejo você nesse canto não vai conseguir isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  6.  # 52

Colocado por: luixmodentão esqueça a cablagem nesse sitio, passe um tubo de 25 ou maior para a divisão onde vai ter os seus equipamentos, a operadora passa a fibra até essa sala

Não tenho essa hipotese. Isto é no ambito de uma remodelação relativamente pequena. A sala para essas coisas está na cave e so há um tubo de 16mm para lá a partir desta mesma caixa. Está fora do ambito abrir roços ou furar lage até à cave.

Os cabos de rede da casa toda, (uns 8 tubos) terminam naquele sitio. A solução mais simples e passar essa caixa para o outro lado da parede e não mexer muito mais.

Mas poderá ser viável parte do que sugeriu. Passar uma outra fibra nesse tubo de 16, junto com o Cat6 e fazer uma espécie de um patch pannel entre os dois locais.
    Assim o sinal do operador fica onde está, em vez daquele chicote ir ao router logo, vai a essa outra fibra, e de lá vai então ao router, e depois o sinal de rede volta pelo RJ45, ou mesmo por outra fibra entre duas portas SFP. A dream-machine fica na cave e faz uplink para este switch de distribuição.

É uma hipotese a estudar.
  7.  # 53

Colocado por: hangas

Não tenho essa hipotese. Isto é no ambito de uma remodelação relativamente pequena. A sala para essas coisas está na cave e so há um tubo de 16mm para lá a partir desta mesma caixa. Está fora do ambito abrir roços ou furar lage até à cave.

Os cabos de rede da casa toda, (uns 8 tubos) terminam naquele sitio. A solução mais simples e passar essa caixa para o outro lado da parede e não mexer muito mais.

Mas poderá ser viável parte do que sugeriu. Passar uma outra fibra nesse tubo de 16, junto com o Cat6 e fazer uma espécie de um patch pannel entre os dois locais.
    Assim o sinal do operador fica onde está, em vez daquele chicote ir ao router logo, vai a essa outra fibra, e de lá vai então ao router, e depois o sinal de rede volta pelo RJ45, ou mesmo por outra fibra entre duas portas SFP. A dream-machine fica na cave e faz uplink para este switch de distribuição.

É uma hipotese a estudar.

terá que analisar o melhor custo beneficio, é pena não conseguir juntar tudo. tenho a certeza que ficava um rack muito porreiro :D
    • hangas
    • 10 dezembro 2021 editado

# 54

E há-de ficar eventualmente na mancave/bunker :)
    O NAS, alguns servidores do meu home lab, etc.

A seu tempo!

Mas agora a preocupação imediata é o “backbone” de rede por causa das obras que estão a começar. E uma vez que vai ser preciso mudar aquilo de sítio e abrir pequenos roços, é agora ou nunca.

Desde que tenha boa conectividade para a cave é fácil de resolver depois.
    Concordam com este comentário: luixmod
  8.  # 55

Aproveitando o tópico se o autor não se importar.

Tentei remendar a porcaria de projecto que tenho para ITED (com quadro ATI vulgar ainda que com uma tomada eléctrica mas pouco profundo).
    Tenho 2 pisos na moradia
    Mandei colocar 2 tubos de 40mm entre o ATI e uma divisão técnica não habitada no andar inferior onde coloquei um bastidor grande no pois queria flexibilidade e tudo arrumado.
    A minha ideia seria fazer entrar a fibra até essa cave, ligar-lhe o modem da operadora, ligar-lhe um switch e depois distribuir o sinal.
    Todos os cabos de rede terminam no ATI e não sei se os consigo fazer passar até à cave ou se tenho de meter o router na cave e um mini switch no ATI( que não era a ideia).

Entretanto comprei um pacote de 3 eero pro para fazer uma rede mesh com backhaul cablado.
    A pergunta é: de forma a não desperdiçar um eero na tal divisão técnica, o switch pode ficar antes de todos os eero ou tem de ficar depois do 1°?
  9.  # 56

Colocado por: barbeiroAproveitando o tópico se o autor não se importar.

Tentei remendar a porcaria de projecto que tenho para ITED (com quadro ATI vulgar ainda que com uma tomada eléctrica mas pouco profundo).
    Tenho 2 pisos na moradia
    Mandei colocar 2 tubos de 40mm entre o ATI e uma divisão técnica não habitada no andar inferior onde coloquei um bastidor grande no pois queria flexibilidade e tudo arrumado.
    A minha ideia seria fazer entrar a fibra até essa cave, ligar-lhe o modem da operadora, ligar-lhe um switch e depois distribuir o sinal.
    Todos os cabos de rede terminam no ATI e não sei se os consigo fazer passar até à cave ou se tenho de meter o router na cave e um mini switch no ATI( que não era a ideia).

Entretanto comprei um pacote de 3 eero pro para fazer uma rede mesh com backhaul cablado.
    A pergunta é: de forma a não desperdiçar um eero na tal divisão técnica, o switch pode ficar antes de todos os eero ou tem de ficar depois do 1°?

O ideial é:

Fibra->router->switch->vários equipamentos(APs computadores, box, etc)

Não percebo porque é que a malta não vai para os APs da UniFi
  10.  # 57

Colocado por: luixmod

O ideial é:

Fibra->router->switch->vários equipamentos(APs computadores, box, etc)

Não percebo porque é que a malta não vai para os APs da UniFi

Eu ando na mesma dúvida.
    Qual o AP que recomenda? Nunca utilizei UniFi e fico sempre na dúvida se basta comprar os APs ou se preciso de algum switch especifico para ser compatível.
  11.  # 58

AP Unifi necessito do router POE da unifi e saber configurar, não é encaixar cabos e no software fazer "seguinte".

Mikrotik também é bom.
  12.  # 59

Colocado por: VarejoteAP Unifi necessito do router POE da unifi e saber configurar, não é encaixar cabos e no software fazer "seguinte".

Mikrotik também é bom.

Não precisa de router nenhum da unifi, pode ligar ao router que tem agora, precisa de um injector POE ou de um switch POE, o injector vem com o AP… a gestão é feita por uma aplicação no computador que depois de feita não precisa de usar mais. Tive varios meses um AP da unify num router asus sem qualquer problema.

Eu especialmente gosto da unifi porque até agora não me deixou ficar mal e não ha nada melhor que ter varios APs ligados directamente por cabo ao router a extender a rede wifi, para varios users sem lag ou limitações de velocidade.

A mikrotik também é boa, mas nunca usei. Como comecei pelos APs agora á pouco tempo comprei a dream machine para entrar dentro do ecosistema da unifi.
  13.  # 60

Colocado por: VarejoteAP Unifi necessito do router POE da unifi e saber configurar, não é encaixar cabos e no software fazer "seguinte".

Mikrotik também é bom.

Se comprar o AP individual, traz um transformador que faz o POE ao acess point, e liga a um switch normal ou router da operadora.
    Nos pack de 3 AP, julgo que não traz esse transformador.

0.0285 seg. NEW