Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

Colocado por: JPJDLVComeçam com o off-topic no post em questão e de repente mudam de novo o chip. Tá certo...

Esqueça que você nem merece resposta, se não sabe ler mais para trás quem puxou offtopic e quem começou com insultos, é falta de visão.
    • eu
    • 31 março 2020

# 642

Parece que a quarentena está a tornar as pessoas agressivas no tópico.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  2.  # 643

Colocado por: BricoleiroSe querem notícias de comunicação social, arranja-se para todos os gostos:

https://eco.sapo.pt/2020/02/14/apenas-cinco-paises-da-ue-cresceram-mais-que-portugal/

É pena é ver pessoas mais preocupadas na comparação da futurologia da economia do que em ultrapassar primeiro a pandemia.

O problema de Portugal é precisamente este. Continuamos a nos comparar com os países mais desenvolvidos/fortes com um pib alto, quando na verdade nos devíamos comparar com a cauda da Europa...

Essa notícia da maneira que está feita parece mesmo encomendada...
    •  
      NTORION
    • 31 março 2020 editado

# 644

- Nos paises baixos a coisa tá complicada cerca de 20% mortos/novos casos

- Como é que a Espanha tem mais recuperados que a italia? e mais em estado critico?

A minha teoria vale o que vale, mas o vírus já estava na europa há bem mais tempo que o anunciado, e teve tempo para se propagar. Os casos criticos eram tratados como mais uma pneumonia... os mortos ou eram idosos ou pessoas com outras doenças e nunca foi dada a devida atenção.
      ScreenHunter_06 Mar. 31 16.32.gif
  3.  # 645

"“Um país melhor preparado”. Imprensa francesa elogia forma como Portugal está a lidar com a pandemia

Jéssica Sousa 30 Março 2020, 15:32
    55K
    PARTILHAS
    A realidade “catastrófica” em Espanha e Itália poderá nunca vir a acontecer em Portugal. A posição geográfica estratégica, a estabilidade política e a dependência do turismo para o crescimento da economia são alguns dos motivos que levam o jornalista francês Anthony Bellanger a reconhecer uma clara “vantagem” no combate à Covid-19.

O impacto da Covid-19 na Península Ibérica já se faz sentir. Portugal, que registou os primeiros casos a 2 de março, soma já mais de seis mil infetados e 14o mortes, enquanto que em Espanha os danos já ultrapassam a realidade do país de origem deste vírus, a China. O país vizinho regista 85 mil infetados e quase 7 mil mortos, fazendo hoje dois meses desde de que foi confirmado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus.

Apesar de ambos os países estarem apenas separados por uma fronteira terrestre de mais de 1200 quilómetros, que agora apenas se encontra parcialmente aberta, as consequências parecem ser diferentes. Para já. O Governo português estima que essa realidade possa vir a mudar em maio, altura em que entraremos no pico do pandemia.

A este fenómeno, o “France Inter” chama de “O mistério português“.

“Enquanto que Espanha está severamente confinada e o governo espanhol acaba de decretar a cessação de toda atividade económica não essencial”, lê-se no artigo, “os portugueses estão confinados, os espaços públicos estão fechados, não há sanções, nem certificados de deslocações”, comparou o jornalista Anthony Bellanger.

Os motivos

O jornalista reuniu, por isso, um conjunto de razões que justificam o porquê de Portugal não estar a rumar na mesma direção de Espanha. “Pode-se, portanto, pensar que Portugal está a ir na direção de uma catástrofe. Nada poderia estar mais errado. Enquanto a Espanha tem 6.733 vítimas mortais do coronavírus, Portugal tem apenas 119, ou seja, na proporção das suas respectivas populações, 11 vezes menos”.

A primeira e segunda explicação é a geografia. Olhando para o quadro europeu, Portugal é o único país que tem apenas um vizinho: Espanha. Logo, a medida antecipada de encerrar as fronteiras entre ambos, deixando apenas nove portas abertas para a entrada e saída de bens essenciais, mostrou-se “eficaz” na conteção do vírus. Depois, a localização no extremo oeste da Europa, que por vezes tem os seus benefícios, permitiu Portugal “ver o futuro”.

A terceira debruça-se sobre o facto da economia portuguesa depender muito do turismo. Apesar de ter consequências negativas para o futuro do país, este fator tornou-se numa razão para evitar a chegada em massa de casos importados, como se verificou na maioria dos países.

“Portugal não teve que enfrentar uma onda de casos importados, apenas teve que gerir um pequeno stock de visitantes, um tanto solitários, a meio do inverno”, escreve Bellanger.

As lições

À medida que o vírus se alastrava pelo mundo, muitas foram as medidas tomadas pelos diferentes governos (encerramento de fronteiras, quarentena obrigatória, emissão de estímulos económicos, etc) como forma de evitar a propagação descontrolada e, por sua vez, evitar o colapso do sistema nacional de saúde.

Como em Portugal, só se registaram os primeiros casos confirmados há quatro semanas, o governo teve tempo para ver e aprender com os outros, e antecipar-se nas medidas de contingência, argumenta o jornalista.

“Portugal isolou-se ao mesmo tempo que nós [franceses], a 13 de março, enquanto que os vários casos no seu território ainda podiam ser contados com os dedos das duas mãos”, explicou. “Mas acima de tudo, António Costa tem razão: os portugueses são autodisciplinados”.

O jornalista conta como muito portugueses optaram por deixar a cidade e ir para o campo para se isolarem, como deixaram de ir a bares e restaurantes e retiraram os filhos das escolas mesmo antes do surto assumir as proporções que tem hoje.

“Como resultado, muitas escolas foram fechadas antes mesmo do decreto do governo. O mesmo vale para certos negócios, especialmente nos centros das principais cidades do país. Este anteciparam a ordem de encerramento devido à falta de clientes”, explica.

Seremos, por isso, um exemplo no combate à pandemia comparativamente a Espanha? Anthony Bellanger considera que sim. Porém, existem, também, motivos estruturais para esta alegada vantagem, nomeadamente as quatro eleições que Espanha enfrentou nos últimos anos, a crise institucional na Catalunha e o facto de Portugal ter emergido ” da austeridade muito antes e com sucesso”. “Menos austeridade, menos cortes na saúde pública, um país melhor preparado”, explica o jornalista.

Por fim, Bellanger refere a “generosidade” portuguesa face aos imigrantes que se encontram auto e temporariamente legalizados: “Generosidade, mas também uma medida de saúde pública”, continua. “Ao regularizar todos, o governo dá acesso a toda a população residente em Portugal ao sistema de saúde gratuito e universal: todos protegem todos da Covid-19."

Fonte da notícia :https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/um-pais-melhor-preparado-imprensa-francesa-elogia-forma-como-portugal-esta-a-lidar-com-a-pandemia-568280
  4.  # 646

Colocado por: CMartino facto de Portugal ter emergido ” da austeridade muito antes e com sucesso”. “Menos austeridade, menos cortes na saúde pública, um país melhor preparado”, explica o jornalista.

Esse tal jornalista só pode ser ou um completo ignorante ou um mentiroso compulsivo. Saímos da austeridade antes da Espanha?! Menos cortes na saúde pública?! Ele há cada comediante!
    Concordam com este comentário: elnunes
  5.  # 647

Neste momento CNN: Conferência de imprensa do Gov. Andrew Cuomo.

Vejam a diferença...
  6.  # 648

Colocado por: NTORION- Nos paises baixos a coisa tá complicada cerca de 20% mortos/novos casos

- Como é que a Espanha tem mais recuperados que a italia? e mais em estado critico?

A minha teoria vale o que vale, mas o vírus já estava na europa há bem mais tempo que o anunciado, e teve tempo para se propagar. Os casos criticos eram tratados como mais uma pneumonia... os mortos ou eram idosos ou pessoas com outras doenças e nunca foi dada a devida atenção.

Talvez dependa de muitos factores, entre esses que menciona NTORION. Dizem que na África do Sul, por exemplo, está a ser um problema controlar a população de cor. Continuam a sua vida como se o vírus não existisse, sem quaisquer cuidados, continuam a aglomerar-se nas carrinhas táxi que levam 16 passageiros amontoados, saem das minas e depois circulam pela cidade. As autoridades tentam controlar, mas não acatam. Inclusivamente há revolta contra as ordens das autoridades, e parece que está a haver algum aproveitamento, para se fazerem assaltos a lojas. Deve haver muita gente a circular e a propagar o vírus.

Penso que em Portugal, acatámos muito bem o que nos foi pedido.
    Ainda, não sei se corresponderá, mas parece que em Espanha diz-se que ficaram admirados com Portugal, pois começámos a quarentena cedo, enquanto que em Espanha demoraram mais tempo a "mentalizarem-se".

Pode ser tudo razões para as diferenças verificadas entre os casos entre os países, na minha opinião.
    Em último caso, como será no Brasil, até pela política seguida pelo respectivo governo (?)
  7.  # 649

Colocado por: J.Fernandescompleto ignorante ou um mentiroso compulsivo

Já se sabe, são todos ignorantes e mentirosos. Deixo isso convosco, já, se me permite. É-me cansativo apenas. Falem mal, há sempre pessoas assim, fazer o quê, JFernandes (?). É a vida.
  8.  # 650

Colocado por: J.Fernandes
    Esse tal jornalista só pode ser ou um completo ignorante ou um mentiroso compulsivo. Saímos da austeridade antes da Espanha?! Menos cortes na saúde pública?! Ele há cada comediante!

CMartin a senhora só mente e o senhor J.Fernandes é o dono da verdade, isso foi tudo encomendado por portugueses. No final a TVI no noticiário vai fazer uma entrevista a alguém que diz que foram pagos pelo governo português . J.Fernandes acreditava que era mais inteligente, mas desisti.

CMartin fico feliz por defender Portugal, e não ter vergonha da sua pátria .
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 651

Colocado por: NTORION- Nos paises baixos a coisa tá complicada cerca de 20% mortos/novos casos

não se esqueça que estes números são dados país a país, e cada um “categoriza” de maneira diferente (basta ver que por cá, já alteram o processo)

um exemplo de que os dados dos casos recuperados devem ser lidos com “cuidado” : UK, 135 recuperados desde 23/3, antes disse foram 93, durante dois dias e 65 por 4 dias até dia 17/3. Em 15 dias só actualizaram os números 3 vezes?
  10.  # 652

Colocado por: J.FernandesEsse tal jornalista só pode ser ou um completo ignorante ou um mentiroso compulsivo.

Como penso que é óbvio, de jornalista deve ter muito pouco, porque de certeza que não fez o trabalho de investigação.
    Se o tivesse feito, teria chegado a outra conclusão!
    Concordam com este comentário: elnunes
  11.  # 653

Colocado por: montecristoc11CMartin fico feliz por defender Portugal, e não ter vergonha da sua pátria .
    Nunca, tenho muito orgulho de todos nós. Tenho convivência com muitas nacionalidades, (hoje em dia todos temos afinal, pela abertura ao mundo, a globalização, os estrangeiros que tomaram residência cá, a quantidade de turistas..) e não vejo nenhuma razão para os Portugueses se verem como menos que os restantes. Com defeitos e com virtudes. Os portugueses são muito esforçados e vão sempre superar. E têm uma qualidade suprema : A sua grande humanidade, que se nota numa vida em Portugal. Acolhemos tudo e todos que nos procuram, uns por uma vida melhor outros por uma reforma ou vida mais simpática (Europa de Leste, Brasil, Angolanos, Ingleses, Franceses, Alemães, Suíços). Temos defeitos, claro, e nós sabemos quais são, mas somos um País maravilhoso, culturalmente apaixonante, com grande influência (pela nossa representação além fronteiras, como já falámos, em várias competências e meios) e até pela nossa Língua, das mais faladas a nível mundial. Se somos perfeitos ? Claro que não, mas somos muito bons, em muita coisa, e isso basta-me.
    Concordam com este comentário: montecristoc11
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spereira
    • nmex2
    • 31 março 2020 editado

# 654

Colocado por: JoelM

Por cá os casos recuperados nem são notícia, a teoria é que o pessoal depois de recuperar não é testado de novo (poupar testes para o que realmente faz falta) e por isso não actualizam!

é um critério... já saber quando o “pessoal” já está recuperado, pode ser mais complicado ;)

não é a Alemanha que não testa os mortos sobre certos critérios?

casos totais reportados (mundo) - verde escuro
    casos totais activos (mundo) verde claro

aquela inflexão no topo pode vir a ter alguma relevância para o futuro
      BEE04F55-5819-4679-B998-72F42A659FA3.jpeg
  12.  # 655

Colocado por: CMartinNunca, tenho muito orgulho de todos nós. Tenho convivência com muitas nacionalidades, e não vejo nenhuma razão para os Portugueses se verem como menos que os restantes. Com defeitos e com virtudes. Os portugueses são muito esforçados e vão sempre superar. E têm uma qualidade suprema : A sua grande humanidade, que se nota numa vida em Portugal. Acolhemos tudo e todos que nos procuram, uns por uma vida melhor outros por uma reforma ou vida mais simpática (Europa de Leste, Brasil, Angolanos, Ingleses, Franceses, Alemães, Suíços). Temos defeitos, claro, e nós sabemos quais são, mas somos um País maravilhoso, culturalmente apaixonante, com grande influência (pela nossa representação além fronteiras, como já falámos, em várias competências e meios) e até pela nossa Língua, das mais faladas a nível mundial. Se somos perfeitos ? Claro que não, mas somos muito bons, em muita coisa, e isso basta-me.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:spereira

concordo consigo a 100%. Nasci no Estrangeiro num dos países considerado rico, vivi lá e posso afirmar que não troco Portugal por nenhum! E como eu pensam imensos emigrantes com os quais falo varias vezes. Querem comparar a nossa qualidade de vida? O meu irmão continua lá e ganha bem mais que eu mas eu tenho empregada e ele não, eu faço várias viagens por ano e ele não eu tenho um filho num colégio e ele não, antes desta pandemia eu ia jantar fora praticamente todos os fins de semana e ele nem 1 vez por mês… tirem as vossas conclusões...
    Concordam com este comentário: CMartin, eu
  13.  # 656

Colocado por: CMartinPenso que em Portugal, acatámos muito bem o que nos foi pedido.
    Ainda, não sei se corresponderá, mas parece que em Espanha diz-se que ficaram admirados com Portugal, pois começámos a quarentena cedo, enquanto que em Espanha demoraram mais tempo a "mentalizarem-se".

Penso que Itália serviu de exemplo a muitos portugueses com bom senso.

O fecho das escolas mais cedo (comparativamente) também deve ter ajudado a reduzir a propagação, principalmente entre assintomaticos.

Foi pena n terem acautelado a situação dos lares mais cedo, nem sei se já se encontra devidamente acautelada.

Relato aqui o caso de 1 familiar, viagem a Espanha, mais de 100 pessoas, dos cerca de 30 que fizeram o teste todos acusaram positivo. Curiosamente todos tiveram sintomas ligeiros. No seu caso particular, o único sintoma que teve foi febre máxima de 38,5... Só conseguiu fazer o teste após ter passado a febre (positivo), e agora tem de cumprir quarentena em isolamento.
    Concordam com este comentário: CMartin
  14.  # 657

Numa outra nota. Sabem se existe alguma forma de podermos contribuír com uma doação monetária a alguma organização nacional que precise neste momento da pandemia ? Talvez o zinna ou o eng magalhães, ou alguém, que saiba ? Obrigada.
  15.  # 658

.
      B510B05F-672B-4811-B589-20DF151A50A3.jpeg
  16.  # 659

Colocado por: NTORIONFoi pena n terem acautelado a situação dos lares mais cedo, nem sei se já se encontra devidamente acautelada.
    Sim. E dá-me ideia que a dificuldade em acautelar os lares se verifica, ou se verificava, em outros sítios de cuidados de saúde.
  17.  # 660

Colocado por: JoelMA RTP também...
    A RTP aceita doações ? Um dos actuais administradores foi meu chefe.

0.1658 seg. NEW