Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 27 março 2020

# 1

Colocado por: CMartin

Na minha opinião, ainda que considere cedo para se poder chegar a conclusões, acho que as autoridades e os políticos têm nos conduzido até bastante bem, dentro das nossas possibilidades. Estou até de certa forma impressionada pela positiva. E também acho que temos sido um país disciplinado. Boa continuação e superação a todos, é o que desejo, nestes tempos difíceis.
    Concordam com este comentário:RCF

Até a oposição tem sabido estar.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, CMartin, eu
  1.  # 2

Colocado por: RCF
    Até a oposição tem sabido estar.
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte,CMartin

Verdade !
    É realmente de nos deixar bastante reconfortados.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 3

Colocado por: CarvaiEstou cada vez mais convencido que dentro de muito pouco tempo vão começar a administrar medicamentos que já existe e que fazem desaparecer os sintomas do virus e evitar o agravamento da saúde dos infectados. Tipo o Anti-gripine para a gripe, não cura mas evita problemas. Porque infetados vamos ser quase todos - daí se falar em vários países de 60 a 70% - o que tem de parar são os danos em pessoas que já têm outros problemas e idosos.
    A tal cloroquina para a malária que falei há uns dias atrás parece ser prometedora e rapidamente aparecerão outros. Quando a doença começar a ser controlada as coisa voltam lentamente ao normal. A vacina para evitar a infecção talvez antes do inverno mas não é fácil.

PS : continuo disponível para trocar a minha caixa de Resoquina por um T2 em Lisboa...
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte

Colocado por: CarvaiEstou cada vez mais convencido que dentro de muito pouco tempo vão começar a administrar medicamentos que já existe e que fazem desaparecer os sintomas do virus e evitar o agravamento da saúde dos infectados. Tipo o Anti-gripine para a gripe, não cura mas evita problemas. Porque infetados vamos ser quase todos - daí se falar em vários países de 60 a 70% - o que tem de parar são os danos em pessoas que já têm outros problemas e idosos.
    A tal cloroquina para a malária que falei há uns dias atrás parece ser prometedora e rapidamente aparecerão outros. Quando a doença começar a ser controlada as coisa voltam lentamente ao normal. A vacina para evitar a infecção talvez antes do inverno mas não é fácil.

PS : continuo disponível para trocar a minha caixa de Resoquina por um T2 em Lisboa...
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte

Neste assunto partilho da opinião do hangas
    Já estão a dar medicação de outras doenças e alguns estão a dar bons resultados!
    • eu
    • 27 março 2020

# 4

Colocado por: JoelM
    O cenário não parece ser positivo...
      IMG-20200327-WA0005.jpg

Isto não é (ainda) muito preocupante porque o número de mortos ainda é baixo, logo é natural que o crescimento seja elevado nesta fase.
  3.  # 5

Colocado por: hangasEstamos a falar de isolar e proteger 20% da população e não 100%

Tem noção da tremenda dificuldade que é cuidar de idosos acamados?
    As assistentes dos lares também têm famílias, não estão isoladas e muita dessa família pode-se integrar em actividades consideradas essenciais, se não há proteção devida nem para os médicos, acho que não é preciso dizer mais nada.
  4.  # 6

Colocado por: Bricoleiro
    Tem noção da tremenda dificuldade que é cuidar de idosos acamados?
    As assistentes dos lares também têm famílias, não estão isoladas e muita dessa família pode-se integrar em actividades consideradas essenciais, se não há proteção devida nem para os médicos, acho que não é preciso dizer mais nada.

Nenhuma solução é a ideal!
    Alguns retrovirais estão a ter resultados promissores na luta contra o coronavirus, mas ainda estão a fazer estudos mais aprofundados antes de darem em massa.
    Vacina será muito muito provável estar pronta para o inverno de 2021.
    Acha que é solução está assim mais 8 meses pelo menos? Eu não acho! A teoria do hangas é a teoria que poderá fazer mais sentido, é o que Israel está a tentar fazer.
    Agora estar em quarentena assim 8 meses não me parece também nada viável, a não ser que seja uma meia quarentena (tipo correr na praia, passear na praia, jantares de família, jantares de amigos) pois com quarentena a sério eu não acho possível arrastar isto por 8 meses
  5.  # 7

Colocado por: Ruipsm
    Nenhuma solução é a ideal!
    Alguns retrovirais estão a ter resultados promissores na luta contra o coronavirus, mas ainda estão a fazer estudos mais aprofundados antes de darem em massa.
    Vacina será muito muito provável estar pronta para o inverno de 2021.
    Acha que é solução está assim mais 8 meses pelo menos? Eu não acho! A teoria do hangas é a teoria que poderá fazer mais sentido, é o que Israel está a tentar fazer.
    Agora estar em quarentena assim 8 meses não me parece também nada viável, a não ser que seja uma meia quarentena (tipo correr na praia, passear na praia, jantares de família, jantares de amigos) pois com quarentena a sério eu não acho possível arrastar isto por 8 meses

Isso deixa de fazer sentido a partir do momento em que quem cuida desses 20% não são possíveis de isolar, logo ainda será pior.
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas
  6.  # 8

A única maneira de isso funcionar é isolar também os funcionários nos lares até estar disponível a vacina. Ninguém entra e ninguém sai, ou se sai já não volta a entrar. Não é impossível, mas requereria um grande esforço e cooperação por parte da sociedade em geral. Vendo bem, até era o ideal, para proteger quem lá está.
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 9

Colocado por: telhaduasaguasA única maneira de isso funcionar é isolar também os funcionários nos lares até estar disponível a vacina. Ninguém entra e ninguém sai, ou se sai já não volta a entrar. Não é impossível, mas requereria um grande esforço e cooperação por parte da sociedade em geral. Vendo bem, até era o ideal, para proteger quem lá está.

Estive a pensar numa forma de resolver o problema dos lares: isolá-los completamente, com os funcionários lá dentro. Cá fora, ir criando e treinando equipas para irem substituindo as que estão lá dentro, que só entrariam após uma quarentena rigorosa em instalações especialmente criadas para o efeito, e após testes que dessem negativo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiana
  8.  # 10

Colocado por: Luis Santos DuarteJá não sei se foi na CMTV ou TVI24 mas alguém falou que Portugal pode chegar às 700 mortes.

Só? Daqui por uns dias estamos nas 50 diárias, portanto..
  9.  # 11

Tenho de tirar o chapéu ao nosso PM no assunto ministro das finanças da Holanda.
    Está de parabéns na resposta que deu, sublinho com exatas palavras sem acrescentar nem tirar.
    É por este motivo que a UE nunca será verdadeiramente unida a uma só voz como os EUA. Os países mais ricos e influentes serão sempre mandatários e com instintos de superioridade.
    Concordam com este comentário: hangas, Luis Santos Duarte, cesarl, CMartin
  10.  # 12

Se são mais ricos e influenciadores quer dizer que são superiores não?

E nos estados unidos também há estados com mais poder que outros....
    Concordam com este comentário: eu
    • zeto
    • 27 março 2020 editado

# 13

Estamos fo****, agora o pico é só para maio...
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  11.  # 14

Colocado por: manelvcSe são mais ricos e influenciadores quer dizer que são superiores não?

Tal como ministro holandês, também não percebe o que devia ser o espírito da UE.
    Solidariedade entre estados membros diz-lhe alguma coisa?

Colocado por: manelvcnos estados unidos também há estados com mais poder que outros....

Pois há, mas em cenários de catástrofes agem como um todo, e acredite que é das poucas coisas que eu invejo dos EUA.
    Concordam com este comentário: CMartin
  12.  # 15

Colocado por: NTORION

Só? Daqui por uns dias estamos nas 50 diárias, portanto..

Um dos comentadores falou nesse numero.

Pessoalmente, ao ver aquilo que foi feito (apesar de com 1 semana de atraso), e aquilo que se continua a fazer, acho que os números se podem manter bastante baixos.

A população idosa ao ser protegida faz com que os números não disparem. Os últimos mortos registados foram em lares. Por isso é fazer uma leitura correcta a quem compete. Funcionários de lares terem que ser testados todos os dias por ex. Haver equipas com menor numero a tratar deles. Em vez de 20, uma equipa de 10.

No interior do país por exemplo, o risco de alguém contrair o covid-19 é mínimo. E é no interior que se verifica o maior aglomerado de idosos.
    Que eu saiba só há um caso de covid-19 na beira baixa. Um emigrante que viajou para Portugal. Para o Fundão.
    Mas está a ser tratado no hospital da Covilhã.

E pelo que me têm dito a população não sai à rua a não ser por caso de necessidade extrema; também não têm contacto directo com outros familiares. Não têm visitas.

Olhando para o que se está a passar no resto da Europa, e seguindo a cadeia de eventos, Portugal é o país que mostra dos "melhores" resultados. Tendo em conta o fluxo de turismo na altura, entre muitas outras coisas.
    Concordam com este comentário: hangas, Bricoleiro, eu
  13.  # 16

Colocado por: Ruipsm! A teoria do hangas é a teoria que poderá fazer mais sentido,

A teoria não é minha, eu apenas me limitei a defender que poderia fazer algum sentido.
    Mas até este modelo requer agir rapidamente enquanto há poucos casos. A partir do momento em que a coisa à solta, começa a ser cada vez menos exequível.

Infelizmente acho que em PT vamos ter o pior de dois mundos. Que nem se segura a transmissão eficientemente na comunidade em geral, e aos poucos vai entrando em lares e vai ser como fogo a chegar ao paiol.

Com a agravante de que as medidas de contenção quando mais restritas, mas demorará a serem levantadas.
  14.  # 17

Colocado por: manelvcquer dizer que são superiores não?

superiores em quê?
    Concordam com este comentário: CMartin
  15.  # 18

Colocado por: BricoleiroPois há, mas em cenários de catástrofes agem como um todo, e acredite que é das poucas coisas que eu invejo dos EUA.

Excepto quando foi do furacão Katrina em 2005, em que o pessoal morreu aos magotes por causa da incompetência do Bush e da Fema...
    • zeto
    • 27 março 2020

# 19

Colocado por: zetoEstamos fo****, agora o pico é só para maio...
    • VCAC
    • 27 março 2020 editado

# 20

Colocado por: Luis Santos Duarte

No interior do país por exemplo, o risco de alguém contrair o covid-19 é mínimo. E é no interior que se verifica o maior aglomerado de idosos.
    Que eu saiba só há um caso de covid-19 na beira baixa. Um emigrante que viajou para Portugal. Para o Fundão.
    Mas está a ser tratado no hospital da Covilhã.

É uma região onde a população é maioritariamente idosa...
    Os números ainda são "animadores", mas não tarda irão certamente aumentar...

Ainda são poucos confirmados, mas não é só um:
    Covilhã - 1 (não sei se é residente, mas está lá no hospital, um motorista de longo curso)
    Fundão - 1 (não é emigrante, é residente, que pelo que ouvi tinha ido passar uns dias à suíça na altura do carnaval)
    Vila de Rei - 1
    Pampilhosa da Serra - 1
    Castelo Branco - 1 (não é residente em castelo branco, reside em Lisboa, veio para Proença-Sertã (creio eu sua terra natal), sentiu-se mal e está internado no hospital de castelo Branco)

Por ser uma região bastante envelhecida, é importante evitar o êxodo urbano para as "terras", por ser uma zona de "gentes mais velhas" é como se de um pavio se trata-se... Sei que é tentador, vir ter com os seus numa tentativa até de se protegerem, mas estariam precisamente a fazer o contrário, além de não se estarem a proteger, estariam a por em risco os seus familiares mais idosos...
    #fiqueemcasa
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos Duarte

0.0608 seg. NEW