Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      NTORION
    • 30 março 2020 editado

     # 1

    Colocado por: J.Fernandes
    Estou para descobrir o lado positivo duma dívida pública de 120% do PIB.


    Nenhum, mas essa dívida já existia, nada a fazer quanto a isso.

    Tb deve saber que em 2009, a união europeia mandou Portugal ter medidas expansionistas (é público é só pesquisar), e o Sócrates levou isso ao limite (dívida de 83% PIB), o mercado da dívida é que não ajudou (obviamente) e em 2010/11 (111% pib) mandou ter políticas contracionistas, mas o desequilíbrio estava feito, atingimos 1 máximo de 130% em 2014. Agora meta a culpa nos portugueses... Qd foi a EU que incentivou.

    É claro que temos muita culpa, desde corrupção, a obras desnecessárias, a investimento em bens sem qq retorno, à falta de produção industrial, ao excesso de consumo...
    Mas é preciso ter noção do que fez a UE em 2009.
  1.  # 2

    Colocado por: JoelM

    E como é que protege os grupos de risco em lares? Em hospitais? Aos cuidados de outras pessoas?
    É que falam em proteger os grupos de risco como se fosse enviar o pessoal todo para as ilhas selvagens até isto passar...


    Da mesma forma que falam em "fiquemos todos em casa", como se isso fosse possível. Com a diferença que é mais fácil isolar uns milhares de lares, p.ex, do que fazer um país inteiro ficar confinado.
  2.  # 3

    Colocado por: eu

    Isto não pode ser comparado assim de forma tão simplória, porque o número de mortos depende de muitos fatores diferentes.

    Por exemplo, a Suíça, que tem menos habitantes que Portugal, já tem mais de 300 mortos.
    Concordam com este comentário:zeto


    É verdade. Mas há um factor que talvez seja relevante: na Rep.Checa quem circula na via pública é obrigado a usar máscara e a multa em caso de incumprimento é da ordem das centenas de euros.
  3.  # 4

    Colocado por: J.Fernandes- O nível de poupança em Portugal nunca foi tão baixo como agora, somos dos países europeus com menor taxa de poupança;

    https://eco.sapo.pt/2019/07/26/creditos-pessoais-estao-em-niveis-pre-crise-e-mais-caros/
  4.  # 5

    Colocado por: J.Fernandes
    6 meses?! Acho que mais que dois meses é insustentável quanto mais seis. O mais tardar lá para o fim de Maio, pelo menos os privados têm que se fazer à vida, com ou sem vírus, com mais ou menos mortes.
    Concordam com este comentário:Ruipsm


    Concordo consigo!
    Fazemo-nos a vida, voltamos a normalidade e seja o que Deus quiser! Não me parece de todo sustentável está situação por muito mais tempo, um pico que agora é planalto e com duração de 2 semanas também acaba com o SNS
  5.  # 6

    Colocado por: J.FernandesNão sou o Carvai.
    Pode não se identificar com esta opinião, mas factos são factos. Por alguma razão nós é que estamos sempre de mão estendida para alemães, holandeses e austríacos, e não o contrário.

    Mas tem razão quando diz que não somos menosprezáveis, obviamente que temos valor. Não temos é economia e finanças comparáveis com as deles.

    Colocado por: J.FernandesEstou para descobrir o lado positivo duma dívida pública de 120% do PIB.




    Colocado por: Carvai
    Pois estamos sempre á espera do helicóptero a espalhar dinheiro. O discurso de um casal com carros, viagens ao estrangeiro, etc mas que se esqueceu de poupar 1 ou 2 meses de rendimentos para um azar qualquer. Chapa ganha chapa gasta e depois insultamos os holandeses.


    Desculpe JFernandes e Carvai, por vos ter trocado os nomes.
    Quando respondi ao comentário do Carvai, foi porque o Carvai disse que os casais portugueses viajam, têm carros, tudo isso, mas depois não se conseguem autosustentar durante 1 ou 2 meses, em situações, por exemplo, como esta, de crise por pandemia.
    E eu discordo disso, em geral, e, em particular, agora na pandemia em que imagino existem muitas famílias sem entrada de receita, ou com entrada de receita bastante inferior (as pequenas e médias empresas sendo um exemplo talvez mais premente) e que, na sua maioria, imagino, se vão aguentando. Também não sou da opinião que em Portugal quem viaje e em simultâneo tenha carros, etc, não tenha poder económico para mais, em que, obrigatoriamente, seja uma coisa ou outra coisa que possam fazer, ou em que obrigatoriamente, vivem de crédito. Acho este pensamento errado e apenas o achincalhamento fortuito em forma de lição de moral mesquinha, mas cuja retórica não se baseia em qualquer espécie de realidade, antes, num menosprezar dos nossos conterrâneaos, revestida de, permitem-me, desconhecimento da vida e do nível de vida dos restantes, ou então, com base nos círculos em que se movimenta, que não serão representativos do país por inteiro. Ou seja, para concluír : Ter carro, viajar, ter um nível de vida equilibrado, sem depender de créditos, é uma realidade em Portugal, e a nível de toda a Europa. Em que não assumo a parte pelo todo. Também penso que esta mentalidade se reveste de alguma tendência de esquerda, de achar que os outros não têm direitos de vida folgada, sem que para isso, esteja a cometer algum "crime" (neste caso, e julgando pelo exemplo, que será a contracção de créditos).

    O JFernandes depois transformou esta conversa sobre o nível de vida dos cidadãos, numa análise macroeconómica, de forma a dizer que Portugal é um País pobre e sempre de mão estendida aos seus parceiros Europeus. Parceiros Europeus estes que ajudaram o seu Portugal de mão estendida, da forma muito bem explicada pelo NTORION, ou seja, tirando um bom proveito.

    Colocado por: NTORION

    Nenhum, mas essa dívida já existia, nada a fazer quanto a isso.

    Tb deve saber que em 2009, a união europeia mandou Portugal ter medidas expansionistas (é público é só pesquisar), e o Sócrates levou isso ao limite (dívida de 83% PIB), o mercado da dívida é que não ajudou (obviamente) e em 2010/11 (111% pib) mandou ter políticas contracionistas, mas o desequilíbrio estava feito, atingimos 1 máximo de 130% em 2014. Agora meta a culpa nos portugueses... Qd foi a EU que incentivou.

    É claro que temos muita culpa, desde corrupção, a obras desnecessárias, a investimento em bens sem qq retorno, à falta de produção industrial, ao excesso de consumo...
    Mas é preciso ter noção do que fez a UE em 2009.
  6.  # 7

    Será que os vizinhos já começaram o achatar a curva?
    https://www.worldometers.info/coronavirus/country/spain/
    Concordam com este comentário: eu
      Screenshot_20200330_112754.jpg
  7.  # 8

    Colocado por: JoelMTal como refere no seu comentário, é preciso ter noção que as indicações para aumento do endividamento publico não signicava enterrar dinheiro em elefantes brancos, negociatas e corrupção... Outros países usaram esse endividamento para se modernizarem! Também de notar que a UE dá muitas outras recomendações para a qual estamos literalmente a c*****, só seguimos as que nos dão jeito e depois culpamos a UE.

    Atenção, eu não sou propriamente o maior apologista da UE nos moldes actuais, mas nada tem a ver com empréstimos, apoios ou dívida!

    Depois, e no seguimento do qque eu estava a dizer no meu comentário anterior, o Joel, para dizer que, para além de pobres de mão estendida, somos também corruptos, elefantes brancos e negociantezinhos, temos isto em contraponto qu nos dá grande satisfação saber (satisfação nenhuma, porque afinal, digo eu, somos todos Europeus!), e é o relatório mais recente que encontrei (quem quiser procurar melhor do que eu, esteja por favor à vontade) :

    "According to the 2013 Special Eurobarometer survey on corruption, (45%) of the Europeans interviewed believe that bribery and the abuse of positions of power for personal gain are widespread among officials awarding public tenders. The countries where respondents are most likely to think that there is widespread corruption among officials awarding public tenders include the Czech Republic (69%), the Netherlands (64%), Greece (55%), Slovenia (60%), Croatia (58%) and Italy (55%). Countries with the most consistent positive perceptions of officials in this area include Denmark (22%), along with Finland (31%),Ireland (32%), Luxembourg (32%) and the UK (33%)."

    Google tradução
    "
    "De acordo com a pesquisa especial Eurobarômetro de 2013 sobre corrupção, (45%) dos europeus entrevistados acreditam que o suborno e o abuso de posições de poder para ganho pessoal são generalizados entre os funcionários que fazem concursos públicos. Os países onde os entrevistados provavelmente pensam que Existe corrupção generalizada entre os funcionários que adjudicam concursos públicos: República Tcheca (69%), Holanda (64%), Grécia (55%), Eslovênia (60%), Croácia (58%) e Itália (55%). com as percepções positivas mais consistentes dos funcionários nessa área incluem a Dinamarca (22%), juntamente com a Finlândia (31%), a Irlanda (32%), o Luxemburgo (32%) e o Reino Unido (33%). "

    Fonte : https://ec.europa.eu/home-affairs/sites/homeaffairs/files/e-library/documents/policies/organized-crime-and-human-trafficking/corruption/docs/acr_2014_en.pdf

    E apenas participei nesta parte da conversa, que acho muito desagradável estarem a falar sobre economia, para dizerem que Portugal não se sabe gerir economicamente, para demonstrar que Portugal também não sabe lidar com o coronavírus (como se o resto do mundo até parece que sabe melhor (!)...), para dizer que, quando eu disse que não temos sido propriamente brilhantes, não era a Portugal que me referia, mas antes a todas as autoridades e entidades competentes, na Europa supostamente coesa, e até, em todo o Ocidente.
    Até à data, e que bom seria, e espero, que com as nossas experiências globais, em vez de ser cada um por si, realizemos que devemos ser, em vez disso, mais unidos com políticas comuns para o nosso próprio ganho colectivo.
    E que seja uma política sustentável, pois com um mundo doente (poluição, epidemia, isolamento, cada um por si, sem política e estratégia de união,..etc), dificilmente poderemos ser saudáveis, se afinal, este é o nosso habitat/meio ambiente Global.

    Vejam bem, o vírus veio da China, e implantou-se em todo o mundo. É um problema global. Como seu quer que seja cada um por si, na Europa..de novo (?)
  8.  # 9

    Colocado por: J.Fernandes
    6 meses?! Acho que mais que dois meses é insustentável quanto mais seis. O mais tardar lá para o fim de Maio, pelo menos os privados têm que se fazer à vida, com ou sem vírus, com mais ou menos mortes.
    Concordam com este comentário:Ruipsm


    Aqui a situação é muito mais complicada e diferente que em Portugal. Cientistas ingleses acreditam que a pandemia dure até 2021.
    E basta ver o numero actual de infectados e mortos. Estimam 20 mil mortos (no melhor dos cenários).
    Noutra nota, só a cidade de Londres tem quase tantos habitantes como Portugal continental. (9.3 milhões de habitantes vs pouco mais de 10 milhões).
    É muito mais difícil conter isto aqui do que aí.

    Já é uma situação insustentável para muitas famílias e empresas. Pessoal a trabalhar por conta própria está quase com a corda ao pescoço. O governo só lhes vai libertar dinheiro em Junho. Não sei bem como se vão orientar até lá.
    E vão pegar nos rendimentos que eles declararam ao fisco nos últimos 2/3 anos e dar 80% do ordenado. A questão é que a maior parte declara muito menos do que aquilo que realmente recebe. É quase tudo dinheiro na mão.

    Os mesmos 80% do salário base, que irá ser suportado pelo estado, aplica-se também a quem trabalha por conta de outrem. E ainda não existe qualquer indicação de quando isso entre realmente em vigor. As empresas ainda não receberam um tostão.

    Já está a ser um desastre económico e a tendência é para piorar. As pequenas empresas muito dificilmente se safam se o governo não actuar rapidamente.
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    O discurso das máscaras é ridículo e como eu já disse, criminoso!!!
    Sim, não há máscaras para todos. Mas virar o bico ao prego e passar a msg que a mesma não ajuda e que até pode ser prejudicial, acho criminoso!!!
    Alguém com 2 dedos de testa não percebe que tapando os sítios por onde o bicho sai/entra isso ajuda???
    Concordam com este comentário:zinna,nvale


    A história de não usar mascaras que não protege, bla, bla, bla... é história para boi dormir... como dizia o outro, "e o burro sou eu?"
    Só podia vir de uma senhora que de tão inimputável que é, jamais será chamada à responsabilidade pelas intrujices que todos os dias diz. Não consegue ter uma unica opinião. Tanto diz que jamais chegará a Portugal como agora diz que o surto vai durar até vir uma vacina. E não venham com a desculpa que a evolução é dinâmica. Existe uma velho ditado que diz "Não sabe não mexe", para esta senhora seria "Não sabe, não opina, cale-se". Se estávamos mal, pior ficámos com a mudança de dgs.
    Só nos resta uma coisa. Tratar de nós e dos nossos.
    #fiquem em casa
  10.  # 11

    Acho realmente que nisto Itália, Espanha, França, Portugal, Luxemburgo, Bélgica, e mais o oitavo que agora não me recorda quem, até pelo que diz o Luis Santos se passa no Reino Unido (embora com o brexit...), tem que haver uma estratégia comum de pandemia e de economia acertada e unida e incisiva, talvez, como já se disse e se ouviu falar, uma espécie de Plano Marshall.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  11.  # 12

    variação diária de novos casos (com média dos últimos 5 registos) - número de dias desde os primeiros 100 casos registados

    portugal - vermelho escuro
    espanha - amarelo
    italia - verde
    coreia do sul - vermelho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Luis Santos Duarte
      3971F777-A797-4A17-84AD-DD90598F75AE.jpeg
  12.  # 13

    Colocado por: nvaleA história de não usar mascaras que não protege, bla, bla, bla... é história para boi dormir... como dizia o outro, "e o burro sou eu?"
    Só podia vir de uma senhora que de tão inimputável que é, jamais será chamada à responsabilidade pelas intrujices que todos os dias diz. Não consegue ter uma unica opinião. Tanto diz que jamais chegará a Portugal como agora diz que o surto vai durar até vir uma vacina. E não venham com a desculpa que a evolução é dinâmica. Existe uma velho ditado que diz "Não sabe não mexe", para esta senhora seria "Não sabe, não opina, cale-se". Se estávamos mal, pior ficámos com a mudança de dgs.
    Só nos resta uma coisa. Tratar de nós e dos nosso

    Não é esta senhora. É a nível mundial, inclusivamente da própria WHO. As máscaras devem ser dadas por prioridade aos profissionais de saúde. Não devendo haver corrida às máscaras, porque não as há em número suficiente - em lado nenhum do mundo - ainda, e pondo numa balança, o facto de se usar máscara não é, por si só, protecção suficiente, face aos restantes meios ao seu ou ao nosso dispor (distanciamento social, lavagem de mãos, etc) de forma a garantir que não apanhe o vírus. É muito importante que quem esteja infectado a use, para não transmitir aos resatantes. A quem esteja saudável entre nós da população, tem outros meios tão importantes quanto ela, aliás como demonstra o gráfico de Hangas no seu comentário acima. Ou seja, o assunto da máscara é um compromisso. Apenas isso.
    Colocado por: hangasEm relação às máscaras...
    Mas a outra coisa em comum são os testes intensivos.
    É difícil dizer qual contribui mais...
    Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78
      5F7AC2F3-CD9C-461D-8628-C041713BEFFA.jpeg
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Luis Santos Duarte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasa1989
  13.  # 14

    Colocado por: Luis Santos DuarteA questão é que a maior parte declara muito menos do que aquilo que realmente recebe. É quase tudo dinheiro na mão.

    Esse é um problema de mentalidade que estas situações trazem ao de cima. É fixe receber "limpo", sem descontos, até ao dia em que se precisa do estado. Há muitas, muitas situações dessas que conheço na primeira pessoa. Quando na crise da construção as pequenas empresas começaram a cair, muita gente foi para o desemprego com 1/3-1/4 do que antes levavam ao fim do mês e a chamar nomes ao governo. Mas antes gabavam-se de descontar pouco e terem apoios para os filhos na escola, etc.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, hangas, eu, Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos Duarte
    •  
      RRoxx
    • 30 março 2020

     # 15

    ó Joel, não há duas sem três, e á terceira é de vez.
  14.  # 16

    Colocado por: RRoxxó Joel, não há duas sem três, e á terceira é de vez.


    Não, a 3ª já foi em 2011.
  15.  # 17

    Colocado por: JoelMUm país é resgatado duas vezes pelo FMI em 20 anos?!

    Que eu me lembre uma vez nos últimos 20 anos e três vezes nos últimos 43 anos: 1977, 1983 e 2011.
  16.  # 18

    Colocado por: CMartin
    Não é esta senhora. É a nível mundial, inclusivamente da própria WHO. As máscaras devem ser dadas por prioridade aos profissionais de saúde. Não devendo haver corrida às máscaras, porque não as há em número suficiente - em lado nenhum do mundo - ainda, e pondo numa balança, o facto de se usar máscara não é, por si só, protecção suficiente, face aos restantes meios ao seu ou ao nosso dispor (distanciamento social, lavagem de mãos, etc) de forma a garantir que não apanhe o vírus. É muito importante que quem esteja infectado a use, para não transmitir aos resatantes. A quem esteja saudável entre nós da população, tem outros meios tão importantes quanto ela, aliás como demonstra o gráfico de Hangas no seu comentário acima. Ou seja, o assunto da máscara é um compromisso. Apenas isso.
    Concordam com este comentário:desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nasa1989


    Esta é que é a diferença. Eu não penso na máscara com a perspectiva de me dar sensação de proteção ou de me proteger, mas sim de não contagiar os outros, pelo que se todo usarmos máscara, fica mais dificil de o virus ser transmitido, logo, se fica mais dificil de transmitir, também me estou a precaver ao mesmo tempo. Como é evidente, todas as outras medidas são precisas e essenciais. Claro que existem prioritários, isso todos sabemos e reconhecemos. O problema é só um, não existem máscaras pata todos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, CMartin, Bricoleiro
    • hangas
    • 30 março 2020 editado

     # 19

    Colocado por: luisvvÉ verdade. Mas há um factor que talvez seja relevante: na Rep.Checa quem circula na via pública é obrigado a usar máscara e a multa em caso de incumprimento é da ordem das centenas de euros.


    Mas não tem que ser necessariamente uma máscara “profissional”

    In the Czech Republic, the growth of news is low whereas in other parts of Europe the pandemic is largely out of control. This occurred after the government announced it was compulsory to wear something covering a part of your mouth and nose when leaving your residences – such as a home-made mask or a scarf on March 18.

    Howard claimed that “one of the key reasons for the decrease in the growth of the cases is a massive country-wide community initiative to create and wear home-made masks.”


    Para a população civil o maior efeito é evitar a disseminação por parte de quem está infectado e não sabe. Não tanto para evitar ser contaminado. E para esse efeito até um lenço serve.
    Caramba, até as golas anti-fumo da proteção civil! :)

    Já no staff médico é o inverso pois os pacientes têm quase de certeza o vírus.
    Concordam com este comentário: nvale
  17.  # 20

    Em 1977 não estava em Portugal. Andava a trabalhar por África e uma das tarefas era distribuir comida e alimentos por populações a morrer á fome e pela cólera em países dominados por bandos armados mas idolatrados pelos "progressistas".
    Em 1983 em Portugal fui obrigado a mudar de profissão devido á crise e não só. No entanto casei-me e passei a lua de mel num apartamento arrendado por favor na Reboleira.
    Em 2011 já tinha levado com a crise de 2009 e mais uma vez fui obrigado a mudar de vida. Mas já tinha o rabo calejado e tinha uma almofada para proteger. Felizmente não fui afetado pessoalmente e até passei a ter uma vida mais sossegada.
    Neste momento não estou preocupado pessoalmente mas preocupado com o meu filho. Trabalha numa pequena empresa de que é sócio minoritário e são 5 pessoas a receber salários e as empresas clientes a fechar. Vão aguentar mas vão ter que recomeçar do zero em muitas areas.
    Eu o que me custa mais é não abraçar os netos.
    Concordam com este comentário: CMartin, branco.valter, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, elnunes, smart
 
0.0966 seg. NEW