Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RCFIndependentemente disto, não concordo que eles comam morcegos e pangolins... :-)
    Concordam com este comentário:CMartin

Sim. E já agora gostaria de saber como é que isso ficou, de comerem e manterem em cativeiro animais exóticos, (e fazendo criação) impróprios para consumo humano, sem qualquer fiscalização higiénica e sanitária, tendo levado a isto que se vê ? Lindo serviço.
    Impuseram medidas ? Proibiram (pelos vistos algo que já teriam proibido em 2003) mas foram fechando os olhos. Se se puder partilhar informação fidedigna a respeito ?
  2.  # 2

Colocado por: JoelMNão me lembro depois da crise das vacas loucas de proibirem as explorações intensivas de gado na Europa... Ou depois da gripe suína, a exploração intensiva de porcos...

Com a fulcral diferença de que os animais produzidos nas fábricas para efeitos do nosso consumo, têm controlo sanitário.
    E as aves, por causa da gripe das aves que também surgiu na Ásia passaram a ser vacinadas.
    Qual o controlo da exploração dos animais exóticos para consumo humano ?
    Por outro lado..para além do controlo sanitário, animais em vias de extinção, (não sendo o caso claramente das vacas, porcos ou galinhas), estão proibidos na nossa cadeia de alimentação, e daí, uma das razões pela proibição iniciativa da própria China.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  3.  # 3

Colocado por: JoelMP.s. Um dos motivos em estudo para em Itália está a morrer tanta gente é também devido a super bactérias, que tem ligação directa à quantidade de antibióticos usados na agricultura europeia... Também não vi ninguém proibir ou obrigar a reduzir o seu uso...
    E o clima. Parecendo que não para alguns users, há estreita correlação dele (e com o uso de excessivos antibióticos nas produções sim) com este surto coronavírus, e essa relação está a ser estudada (e aproveitada nestes tempos) para ou num esforço concertado de futuro. Nem que seja devagarinho.
  4.  # 4

Colocado por: JoelMUm dos motivos em estudo para em Itália está a morrer tanta gente é também devido a super bactérias, que tem ligação directa à quantidade de antibióticos usados na agricultura europeia

Mostre lá a ligação direta à agricultura europeia e ao covid-19 sendo que essa notícia foram de casos analisados em 2015.
    https://www.dw.com/pt-br/superbact%C3%A9rias-causam-33-mil-mortes-na-europa-por-ano/a-46182768
  5.  # 5

Colocado por: JoelMNossos... Depende de que país está a falar... No entanto, não me parece de todo sensato exigir coisas a um país / sociedade quando não gostamos que nos façam o mesmo! Aliás, neste caso nem tem a ver com o sensato, eles estão-se a marimbar para o que a Europa, pensa ou quer...

A partir do momento em que causam pandemias, o caso deixa de ser só da responsabilidade ou vontade deles. Também não me parece que tenham ficado muito satisfeitos por terem o coronavírus a surgir em território nacional, com as consequências de saúde e económicas que advieram para a própria China. Não acredito que seja motivo de regozijo para eles.
  6.  # 6

Colocado por: JoelMP.s. Um dos motivos em estudo para em Itália está a morrer tanta gente

Está, é verdade, mas são números de covid-19, independentemente das outras patologias causadoras de morte.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 7

Outra consequência para a China. Acredito que directa ou indirectamente vão sofrer acrescidamente na balança comercial, pois vamos deixar de lhes comprar tanto, consciente ou inconscientemente. Até ao nível dos negócios entre os Estados. E ao nível da compra privada. Vamos todos pensar duas vezes. Foi um grande "erro" a meu ver, até no que toca a relações públicas, manchando a imagem da China como fornecedor ultra aos olhos globais.
  8.  # 8

Colocado por: CMartinOutra consequência para a China. Acredito que directa ou indirectamente vão sofrer acrescidamente na balança comercial, directa ou indirectamente, vamos deixar de lhes comprar tanto, consciente ou inconscientemente. Até ao nível dos negócios entre os Estados. Ao nível da compra privada. Vamos todos pensar duas vezes. Foi um grande "erro" a meu ver, até no que toca a relações públicas, manchando a imagem da China aos olhos globais.

A china tem um mercado interno de 1 biliao de pessoas, com grande parte de população jovem. obviamente vai afectar muito. Mas eles tem sempre escapatoria. Nós saimos mais prejudicados que eles, não se iluda.
  9.  # 9

E estarem a conseguir fornecer material defeituoso (máscaras, testes...) aos países agora no combate ao vírus também não vai ajudar (mesmo considerando que um do grupo dos fornecedores não estava certificado). Teriam que fazer mais e melhor, a meu ver, para ajudar a sua imagem.
  10.  # 10

Colocado por: RRoxx

A china tem um mercado interno de 1 biliao de pessoas, com grande parte de população jovem. obviamente vai afectar muito. Mas eles tem sempre escapatoria. Nós saimos mais prejudicados que eles, não se iluda.

Eu não me estou a iludir.
    Uma das razões históricas para o consumo de animais exóticos foi precisamente a falta de alimentação para uma população daquele tamanho. Tiveram que incluir na cadeia, para os mais pobres, desde ratos, a morcegos e por aí fora. Os com melhores posses comem galinha etc,. Os outros até cães.
    Há muita pobreza na China.
    Não nos esqueçamos ainda há relativamente pouco tempo, tinham um controlo de natalidade de apenas um filho por casal, e chegámos a ver imagens de fetos abortados deitados à rua.
  11.  # 11

Luis VV
    Não é uma questão de poderem ter tido mais, é uma questão de qual a grandeza da omissão.

São inferências resultantes de informação relativamente fiável e devem ser tomadas com um grão de sal, claro.

Os Chineses, não são democráticos, por vezes mascaram os factos, isso é sabido mas não explica o que se está a passar. E, se numa fase inicial esconderam tudo, uma vez entalados pelos acontecimentos, fizeram mea culpa admitindo o erro, e até para limparem a folha demitiram os responsáveis pelas trapalhadas iniciais. Mas, mesmo os que acreditam que eles mentiram todo o tempo e queimaram à socapa 36.000 cadáveres, (o que eu acho improvável) ainda nos fica aquela sensação de que eles trabalharam muito melhor do que os Europeus e Americanos. É que mesmo empolando 10X os casos para chegar aos 40.000 mortos teríamos qualquer coisa como 20 mortos/milhão de habitantes o que seria bem menos que os actuais 206 mortos/milhão da Itália ou 170/milhão da Espanha onde aliás a epidemia ainda nem sequer atingiu o pico.
  12.  # 12

Colocado por: JoelMClaro que não, mas o México não tem mercados deste e a gripe suína começou lá... O mesmo para a Arábia Saudita e a gripe dos dromedários começou lá... Mais uma vez, a febre aftosa nas ovelhas ou a doença das vacas loucas na Europa e nada mudou...

Não interessa onde começou, ou aliás, antes, claro que interessa, desde que se faça depois com que não se volte a reincidir. A China é reincidente, o mesmo País, a mesma origem (falta de condições sanitárias e falta de controlo). Ou seja, não fizeram nada de diferente, ou pelo menos, assim parece, no seu consumo e captura de animais impróprios para consumo humano. E agora sofrem, sofremos as consequências, de novo. Uma coisa é um incidente, como os que refere, outro coisa é reincidir, num erro bastante claro, não só para eles mas para a Humanidade.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, Bricoleiro
  13.  # 13

Colocado por: CMartinno seu consumo e captura de animais impróprios para consumo humano

Assim tipo caracóis ?
    Concordam com este comentário: Quilleute, eu
  14.  # 14

Colocado por: Carvai
    Assim tipo caracóis ?

Talvez. Eu não como nada disso. Que escape a algum controlo sanitário.
    Mas sim, podia-nos acontecer via os caracóis. E depois teríamos que controlar os caracóis.
  15.  # 15

Colocado por: F.zenhaLuis VV

Os Chineses, não são democráticos, por vezes mascaram os factos, isso é sabido mas não explica o que se está a passar. E, se numa fase inicial esconderam tudo, uma vez entalados pelos acontecimentos, fizeram mea culpa admitindo o erro, e até para limparem a folha demitiram os responsáveis pelas trapalhadas iniciais. Mas, mesmo os que acreditam que eles mentiram todo o tempo e queimaram à socapa 36.000 cadáveres, (o que eu acho improvável) ainda nos fica aquela sensação de que eles trabalharam muito melhor do que os Europeus e Americanos. É que mesmo empolando 10X os casos para chegar aos 40.000 mortos teríamos qualquer coisa como 20 mortos/milhão de habitantes o que seria bem menos que os actuais 206 mortos/milhão da Itália ou 170/milhão da Espanha onde aliás a epidemia ainda nem sequer atingiu o pico.

Nao acredita porque nao quer acreditar, o seu discurso mostra alguém que acredita no comunismo cegamente, as funerárias têm tantas urnas , foram para la enviadas ? Va ver a policia da internet que foi criada pela china, no caso do coronavirus.

Ja agora mostraram sim ao mundo que a mentir nao existe igual , nem neste nem no outro mundo .
  16.  # 16

Colocado por: JoelMComo é que é?

Fale noutros termos. Comigo. Deve entender que estamos a debater perspectivas apenas.
  17.  # 17

Colocado por: JoelMAnimais impróprios para consumo? Isso é o que? Existe um catálogo?

No mundo civilizado passou a existir, sim. Claro que não poderemos incluir países de Terceiro Mundo, por razões de a fome obrigar a outras realidades. No entanto, pela saúde global na alimentação, temos vários organismos reguladores, como a FDA, Food and Drug Administration, ASAE, etc.
  18.  # 18

Colocado por: JoelMQuer termos menos próprios foram esses que usei? O meu termo de "embasbacado" pelo que li?

Acabou o meu debate consigo. Gosto de discutir perspectivas, não desconversas. Não tem interesse para mim. Posso, em vez disso, estar a conversar com interlocução salutar. Que me traga mais valia.
  19.  # 19

Montecristoc11
    Nao acredita porque nao quer acreditar, o seu discurso mostra alguém que acredita no comunismo cegamente, as funerárias têm tantas urnas , foram para la enviadas ? Va ver a policia da internet que foi criada pela china, no caso do coronavirus.

Ja agora mostraram sim ao mundo que a mentir nao existe igual , nem neste nem no outro mundo .

Benaventurados... Porque deles é o reino dos Céus!
  20.  # 20

Colocado por: JoelMOnde é que se vê/consulta que animais são impróprios para consumo humano?

Agora vou-me ausentar.

0.1782 seg. NEW