Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

    Colocado por: JoelM

    sim, tenho contacto directo com médicos pneumologistas do hospital S joão.

    p.f. não me trate por Sr. ;)



    Ok. :)
    Peço-lhe então o favor de transmitir a seguinte informação:

    De acordo com a pessoa com quem estou em contacto é grande a probabilidade da Covid19 ser uma doença do sangue que afecta todos os orgãos e sistemas.

    Encontrei informação acerca da abordagem na utilização dos ventiladores que o médico Cameron Kyle-Sidell (Maimonides Medical Center - Brooklyn, Nova Ioque) está a ter e que de acordo com o meu contacto é a abordagem correcta:

    Quando o dr. Sidell começou a receber pacientes (em Março) com coronavirus nas uci, pensou que iria tratar pacientes com "infecção de pneumonia viral que iria progredir para síndrome de dificuldade respiratória aguda (SDRA)". Foi com base neste entendimento que médicos em Nova Iorque e noutras partes do mundo têm usado ventiladores para tratar pacientes com coronavirus que num instante ficam incapazes de respirar sem auxílio, da mesma forma que fariam para tratar falência respiratória em pessoas com SDRA.


    No entanto, após 9 dias o dr. Kyle-Sidell concluiu que a doença nos pulmões em pacientes com Covid19 não era igual ao típico caso de SRDA.


    "A doença pulmonar Covid19, de acordo com o meu entendimento, não é uma pneumonia e não deve ser tratada como uma."

    "Parece ser um doença de origem viral semelhante à doença de alta-altitude. Como se as pessoas estivessem num avião a 30,000 pés e a pressão da cabine estivesse a ser libertada lentamente. Estes pacientes estão lentamente a ficar sem oxigénio."

    O dr. Sidell diz que o tratamento que está a ser utilizado na maioria dos casos para os pacientes que sofrem de doença nos pulmões devido a coronavirus é baseado num "paradigma falso".

    "Eu temo" que usar ventiladores "para aumentar a pressão nos pulmões de modo a abri-los, está de facto a fazer mais mal do que bem, e que a pressão que estamos a dar aos pulmões pode estar a ser dada a pulmões que não têm a capacidade de aguentá-la, e que a SDRA que observamos pode ser nada mais do que dano pulmonar causado pelo ventilador".

    "Os pacientes com Covid19 precisam de oxigénio, não precisam de pressão".

    "Eles precisarão de ventiladores mas estes têm de ser programados de forma diferente"



    Fonte:
    https://news.yahoo.com/rethinking-coronavirus-some-doctors-question-how-we-use-ventilators-123733204.html

    Canal youtube do dr. Cameron Kyle-Sidell:
    https://www.youtube.com/channel/UCNgMagm3-NwKdfGiXp8WILg

    Entrevista ao dr. Cameron Kyle-Sidell:
    Do COVID-19 Vent Protocols Need a Second Look?
    After treating patients with COVID-19, a New York city physician suggests ventilator protocols may need revisiting
    https://www.medscape.com/viewarticle/928156




    Outros médicos nos E.U.A. e Itália têm feito observações similares acerca da diferença entre a típica SDRA e a falta de oxigénio que parece desenvolver-se rapidamente em pacientes com Covid19.


    Em 30 de Março, a Sociedade Torácica Americana publicou um artigo (https://www.atsjournals.org/doi/pdf/10.1164/rccm.202003-0817LE) com o titulo "Covid19 não leva a uma SDRA "típica"" baseado nas descobertas de 3 médicos que estavam a tratar pacientes com pneumonia Covid19 e falência respiratória aguda numa uci no norte de Itália.
    Os autores referem que "enquanto a abordagem clinica dada a estes pacientes é a mesma que é tipicamente aplicada a SDRA severa, nomeadamente high Positive End Expiratory Pressure (PEEP) - Pressão Expiratória Final Positiva (?) alta - e posição de barriga para baixo, os pacientes com pneumonia Covid19 apresentam uma forma atípica de SDRA. Observaram especificamente uma grande disparidade entre a mecânica relativamente bem preservada dos pulmões e a severidade de hipoxemia ou niveis baixos de oxigénio destes pacientes.

    Os autores concluiram que "tudo o que podemos fazer ao ventilar estes pacientes "é ganhar tempo" com danos adicionais mínimos: o PEEP mais baixo possível e ventilação gentil. Precisamos ser pacientes."


    Fonte:
    https://news.yahoo.com/rethinking-coronavirus-some-doctors-question-how-we-use-ventilators-123733204.html
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo1710, hangas, telhaduasaguas, Luis Santos Duarte
    • hangas
    • 11 abril 2020 editado

     # 682

    Colocado por: wuxing"Os pacientes com Covid19precisam de oxigénio, não precisam de pressão".


    Também já li algumas respostas no Quora de médicos que referem isto, talvez com base no paper desse médico de Brooklyn.

    Um dizia que os ventiladores funcionam no caso em que o pulmão (os alveolos) estão funcionais, mas mecanicamente o pulmão precisa de ajuda. Mas que neste caso havia danos ao nível alveolar e a ventilação mecanica não faria nada. Nesse caso teria que ser ECMO até o pulmão eventualmente recuperar.


    Uma das observações tinha também a ver com a acumulação de CO2, o que não é visível pelo oximetro de pulso. E também que a medição do oxigenio não era fiável em alguns casos. Fala-se em doentes com uma saturação tão baixa de O2 que deviam estar inconscientes e não estavam.

    O paper foi publicado há 2 ou 3 dias para peer review.
    Julgo que será de esperar nos próximos dias alguma evolução desta hipótese quando os especialistas em todo o mundo começarem as esmiuçar a coisa.

    Provavelmente dada a sobrecarga que há nos hospitais neste momento, não há muito tempo para estudar a doença, quando se tenta salvar um paciente a contra-relógio.

    Não percebo nada da poda, apenas tenho seguido o aspecto mais técnico por curiosidade.
    Mas não ficaria surpreendido que ainda antes de haver tratamentos com base em novas medicações, possa haver ajustes aos procedimentos à medida que se descobrem mais detalhes.
  2.  # 683

    Colocado por: wuxing
    Entrevista ao dr. Cameron Kyle-Sidell:
    Do COVID-19 Vent Protocols Need a Second Look?
    After treating patients with COVID-19, a New York city physician suggests ventilator protocols may need revisiting
    https://www.medscape.com/viewarticle/928156


    Obrigado pelo link.
    O que estava a referir acima era com base em artigos sobre esta entrevista, mas não tinha visto a mesmo a entrevista ainda.
  3.  # 684

  4.  # 685

    A temida desmente (in Público):
      temida.jpg
  5.  # 686

    Um verdadeiro drama, em vez de 70 infetados havia 80 no concelho. Só mesmo a Pide se lembraria de ocultar esta informação.
    Estes politicos da treta não perdem uma oportunidade para aparecerem na TV. O Ventura vai fazendo escola...
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 687

    Há um certo número de pessoas, não tão pequeno como isso, que está a rejubilar com todas estas proibições e controle. Para alguns este cheirinho a autoritarismo e censura parece ser quase um afrodisíaco.

    Mais um exemplo (estes até querem mais restrições, nomeadamente a supermercados):

    https://observador.pt/2020/04/11/estudo-jovens-portugueses-querem-mais-restricoes-e-sao-quem-deposita-menos-confianca-nas-autoridades/
    • eu
    • 11 abril 2020 editado

     # 688

    Já outros, prefeririam que todos tivessem a liberdade de andar a espalhar a infeção como bem entendessem...

    https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/coronavirus-infetado-em-fuga-mentiu-a-psp

  7.  # 689

    Para os fãs da cassete "isto só em Portugal"
    https://observador.pt/especiais/mentira-de-estado-como-o-governo-frances-deixou-o-pais-sem-mascaras-de-protecao/
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 11 abril 2020

     # 690

    Colocado por: CarvaiPara os fãs da cassete "isto só em Portugal"
    https://observador.pt/especiais/mentira-de-estado-como-o-governo-frances-deixou-o-pais-sem-mascaras-de-protecao/


    Nenhum País europeu estava preparado para uma coisa destas.
  8.  # 691

    Pois, nenhum estava preparado, mas a Républica Checa que tem os mesmo 10 milhões de habitantes que nós mas tem um terço dos infectados e pouco mais de 100 mortos, enquanto nós já vamos quase em 500.

    A razão? Lá é obrigatório o uso de máscara na rua e em espaços públicos, nem que seja uma máscara caseira.
    Um infectado assimtomático que vá ao supermercado ou a uma farmacia sem máscara arrisca-se a contaminar várias pessoas, se for com máscara, masmo das caseiras, a probabilidade de infectir alguém é muito menor...



    Colocado por: eu

    Nenhum País europeu estava preparado para uma coisa destas.
    Concordam com este comentário: Nss
    • eu
    • 11 abril 2020

     # 692

    O número de mortos nos USA é impressionante e já ultrapassaram a Itália.

    É um "11 de Setembro" a cada 2 dias.
    • eu
    • 11 abril 2020 editado

     # 693

    Colocado por: carlosj39Pois, nenhum estava preparado, mas a Républica Checa que tem os mesmo 10 milhões de habitantes que nós mas tem um terço dos infectados e pouco mais de 100 mortos, enquanto nós já vamos quase em 500.

    A razão? Lá é obrigatório o uso de máscara na rua e em espaços públicos, nem que seja uma máscara caseira.


    Não estou a dizer que a razão para esses números é essa ou não (provavelmente até é), mas temos que ser cautelosos nas conclusões causa/efeito e na generalização a partir de casos concretos.

    Porque... por exemplo, a Grécia também tem 10 milhões de habitantes e tem ainda menos casos e mortos que a República Checa.

    Pegando nestes dois casos, um incauto poderia concluir que usar máscaras é pior que não usar. É por isso que devemos ser cautelosos nas conclusões que tiramos.

    O melhor é mesmo deixar este tipo de análises para os profissionais que realmente percebem do assunto.
    Concordam com este comentário: RCF, zed, Anonimo1710
    • RCF
    • 11 abril 2020

     # 694

    Colocado por: eu

    Não estou a dizer que a razão para esses números é essa ou não (provavelmente até é), mas temos que ser cautelosos nas conclusões causa/efeito e na generalização a partir de casos concretos.

    Porque... por exemplo, a Grécia também tem 10 milhões de habitantes e tem ainda menos casos e mortos que a República Checa.

    Pegando nestes dois casos, um incauto poderia concluir que usar máscaras é pior que não usar. É por isso que devemos ser cautelosos nas conclusões que tiramos.

    O melhor é mesmo deixar este tipo de análises para os profissionais que realmente percebem do assunto.
    Concordam com este comentário:RCF

    Precisamente!
    Temos de ser cautelosos com essas conclusões. Existirão outras razões, para além do uso de máscara.
    Creio que, com melhores resultados ainda, estará a Rússia, considerando o número de habitantes e o rácio de infetados e também não impôs o uso de máscaras nem outras medidas muito restritivas...
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 695

    Colocado por: euO melhor é mesmo deixar este tipo de análises para os profissionais que realmente percebem do assunto.

    Exatamente, profissionais tipo a tia Graça, uma das maiores autoridades mundiais em mascarilhas.
    • eu
    • 11 abril 2020

     # 696

    Colocado por: RCFCreio que, com melhores resultados ainda, estará a Rússia


    É por causa deste medicamento. ;)

    Concordam com este comentário: Anonimo16102022
  10.  # 697

    Pois, mas há o pequeno pormenor da Rússia, tal como a China, ser uma ditadura, onde lá um cidadão só por apelidar de "palhaço" um dirigente político desaparece ipso facto e sem rasto. portanto as estatisticas lá valem o que valem...

    Para além disso tal como na existe China, Moscovo por ex. tem 100 mil camaras de reconhecimento facial a controlar a população (incluindo claro os infectados normais e os infectados com o vírus da dissidêcia política).

    Portanto, se noutros paises resulta, não custava nada cá haver pelo menos a recomendação de se andar de máscara, caramba!



    Colocado por: RCF
    Precisamente!
    Temos de ser cautelosos com essas conclusões. Existirão outras razões, para além do uso de máscara.
    Creio que, com melhores resultados ainda, estará a Rússia, considerando o número de habitantes e o rácio de infetados e também não impôs o uso de máscaras nem outras medidas muito restritivas...
  11.  # 698

    Colocado por: RCFCreio que, com melhores resultados ainda, estará a Rússia

    Melhor ainda a Coreia do Norte que a Rússia, ambos grandes exemplos de lugares coronavirus free e grandes líderes igualmente em transparência de informação.
  12.  # 699

    Colocado por: carlosj39camaras de reconhecimento facial a controlar a população

    Está aí a explicação porque quase todos lá usam máscara.
    Concordam com este comentário: Carvai
  13.  # 700

    Colocado por: euÉ um "11 de Setembro" a cada 2 dias.

    Ou nestes dois meses, o equivalente a uma temporada anual de gripe. De setembro a fevereiro já tinham morrido nos EUA 18000 pessoas de gripe.
 
0.1798 seg. NEW