Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 11 abril 2020

# 701

Colocado por: J.Fernandes
    Melhor ainda a Coreia do Norte que a Rússia, ambos grandes exemplos de lugarescoronavirus freee grandes líderes igualmente em transparência de informação.

Colocado por: carlosj39Pois, mas há o pequeno pormenor da Rússia, tal como a China, ser uma ditadura, onde lá um cidadão só por apelidar de "palhaço" um dirigente político desaparece ipso facto e sem rasto. portanto as estatisticas lá valem o que valem...

Pronto, pronto, fiquem-se pelo exemplo da Grécia, onde não é obrigatório usar máscara e os número são melhores que na República Checa.
    • Carvai
    • 11 abril 2020 editado

# 702

Colocado por: carlosj39
    Portanto, se noutros paises resulta, não custava nada cá haver pelo menos arecomendaçãode se andar de máscara, caramba!

Como já tinha dito ainda não usei mascara nenhuma, mas se calhar ainda serei obrigado a fazer.
    A minha mulher já a ficar um poucochinho paranoica foi comprar uns medicamentos á farmácia e perguntou se tinham mascaras. TINHAM.
    Trouxe 4 a 9€ (nove euros) CADA UMA. Prontes estamos safos. Acho que todos os portugueses nesta altura de vacas gordas devem dispensar umas dezenas de euros para andar na rua "protegidos".
  1.  # 703

Colocado por: Carvai
    Como já tinha dito ainda não usei mascara nenhuma, mas se calhar ainda serei obrigado a fazer.
    A minha mulher já a ficar um poucochinho paranoica foi comprar uns medicamentos á farmácia e perguntou se tinham mascaras. TINHAM.
    Trouxe 4 a 9€ (nove euros) CADA UMA. Prontes estamos safos. Acho que todos os portugueses nesta altura de vacas gordas devem dispensar umas dezenas de euros para andar na rua "protegidos".

Sim, esse aumento se não é crime devia ser... mas

já disse aqui, por favor não andem na rua, trabalho, etc sem máscara, não só pela vossa saúde mas também para proteger o próximo.

As máscaras são um instrumento essencial para diminuir a propagação do virus.

Eu vou postar aqui vários exemplos de como podem fazer máscaras em casa, creio que já houve alguns links partilhados.

Uma máscara cirúrgica protege cerca de 89%.
    Uma máscara feita em casa (reutilizável) protege cerca de 70%.

Isto são percentagens que vi hoje da Academia Real Belga de Medicina.
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas
    • eu
    • 11 abril 2020

# 704

Colocado por: wuxingUma máscara feita em casa (reutilizável) protege cerca de 70%.

O que é que os 70% representam?

Que bloqueia 70% dos salpicos? 70% dos vírus? Que é eficaz em 70% do tempo? Em 70% dos casos? ......????
  2.  # 705

Colocado por: JoelMnão me lembro de cavarem valas comuns em Nova Iorque para enterrar gente por causa da gripe... e fala como se ja tivesse acabado... ainda vai durar...

Você não sabe, ou não se lembra, porque provavelmente é mais um dos que só dá atenção aos títulos de jornais/tv´s sensacionalistas.

Em Hart Island fazem-se sempre enterros em valas comuns desde há muitos anos, pelo que se lê aqui cerca de 1500 por ano:

"The remains of more than one million people are buried on Hart Island, though since the first decade of the 21st century, there are fewer than 1,500 burials a year. Burials on Hart Island include individuals who were not claimed by their families or did not have private funerals; the homeless and the indigent; and mass burials of disease victims."

https://en.wikipedia.org/wiki/Hart_Island_(Bronx)
  3.  # 706

Colocado por: JoelM

não me lembro de cavarem valas comuns em Nova Iorque para enterrar gente por causa da gripe... e fala como se ja tivesse acabado... ainda vai durar...

e pegando no seu numero... de COVID-19 já vão em 20 500 mortes...

JoelM, se não se importar tenho mais informação para transmitir aos seus contactos no São João.

Tenho só que traduzir e organizar a informação.
  4.  # 707

Colocado por: JoelMpodia ter continuado com a informação...
    "The city has already begun to drastically increase interments on the island, to around 24 a day, as many as it would bury there in a week before the pandemic hit...

In normal times, an average of 150 people die every day in New York City. The virus has effectively doubled that, overwhelming funeral homes, crematories, cemeteries and city morgues. Nearly 120 morgue workers, assisted by more than 100 soldiers from the Army, the National Guard and the Air National Guard, are working in shifts around the clock, driving rented vans all over the city to pick up bodies."

coisa normal para o J.Fernandes...

Isso de alguma forma contradiz o que eu tinha afirmado?!

E confirma de alguma forma a sua afirmação de que antes não tinha havido enterros em valas comuns por causa da gripe?
  5.  # 708

Colocado por: JoelMbem, se quer levar à letra só para ter razão, força nisso... mais uma vez, tudo normal para o J.Fernandes, nada mais do que a gripe normal...

Se bem me lembro eu trouxe à baila a gripe porque outro user estava a comparar a mortandade da Covid-19 aos atentados de 9/11, apesar de tudo a minha comparação faz mais sentido.

Quanto à comparação de mortes provocadas por cada uma das doenças é cedo para conclusões. As mortes anuais por surtos de gripe nos EUA variam entre os 20000 de anos bons, como o ano passado, e os 50000 nos piores anos. É certo que às vítimas de Covid-19 (prevêm-se agora 60000) há que somar as "normais" de gripe.
  6.  # 709

Colocado por: JoelMmas sabe que antes não era por falta de sitio para os enterrar...

Nem agora é. São casos em que os familiares não reclamam os corpos.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, scarecrow
  7.  # 710

Colocado por: JoelMnada mais do que a gripe normal...

A "gripe normal" como você lhe chama, não é assim tão benigna como isso, são centenas de milhar de mortos todos os anos no mundo inteiro.
    Concordam com este comentário: Carvai
  8.  # 711

Alguma coisa não está bem, tem que estar algo muito mal contado! Como é possível nunca (pelo que me lembro) termos passado dos 2500 internados por covid 19 no país todo e fizeram vários hospitais de campanha pelo país? O do super Bock Arena deve estar a moscas! Algo não bate certo, definitivamente!!

Vamos chegar ao fim e vamos ver que a taxa de mortalidade vai ser inferior a 1% e vamos ter largas dezenas de milhões de pessoas no desemprego e miséria derivado a estas medidas
    Concordam com este comentário: J.Fernandes, Carvai, SS1128
  9.  # 712

Colocado por: RuipsmAlguma coisa não está bem, tem que estar algo muito mal contado! Como é possível nunca (pelo que me lembro) termos passado dos 2500 internados por covid 19 no país todo e fizeram vários hospitais de campanha pelo país? O do super Bock Arena deve estar a moscas! Algo não bate certo, definitivamente!!

Vamos chegar ao fim e vamos ver que a taxa de mortalidade vai ser inferior a 1% e vamos ter largas dezenas de milhões de pessoas no desemprego e miséria derivado a estas medidas

Porque ao contrário do que nos querem fazer crer, as opções políticas não têm sido baseadas na melhor informação científica disponível, pelo contrário, os decisores têm decidido as coisas para o lado em que sopra o vento vindo da opinião pública.
    Concordam com este comentário: hangas
  10.  # 713

Eu como já estou quase nos setentas, habituei-me a todos os meses ter noticia da morte de algum amigo ou conhecido. Mas são mortes "normais" - Cancro, avc´s, etc. Nada espetacular como o Covid19. Por acaso hoje tive a noticia da morte de um amigo meu com mais de 80 anos e já doente há uns anos. Foi na Escócia e parece que foi para a lista do virus.
  11.  # 714

Colocado por: CarvaiMas são mortes "normais" - Cancro, avc´s, etc.

Esses são os sortudos. Já viu se tivessem o azar de morrer de Covid-19?!
    • smart
    • 12 abril 2020 editado

# 715

.
    • wuxing
    • 12 abril 2020 editado

# 716

Colocado por: eu
    O que é que os 70% representam?

Que bloqueia 70% dos salpicos? 70% dos vírus? Que é eficaz em 70% do tempo? Em 70% dos casos? ......????

Percentagem de captura de partículas que podem ser vírus ou bactérias.

70% quer dizer que capturam (não deixam passar) 70% de vírus.

Atenção que estes 70% são para o vírus referido abaixo que tem 0.02 microns e é 5x mais pequeno que o coronavirus que tem 0.1 microns. Portanto creio que para o coronavirus esta percentagem até poderá ser superior.

Melhor material para se fazer uma máscara em casa:

Investigadores da Universidade de Cambridge testaram vários materiais que temos em casa para máscaras caseiras. Para medirem a eficácia dispararam a bactéria Bacillus atrophaeus
    (0.93-1.25 microns de tamanho) e Bacteriophage MS virus (0.023 microns de tamanho) contra diferentes materiais que temos em casa.

Máscaras caseiras VS vírus (0.02 microns):

Em média as máscaras caseiras capturaram menos 7% de partículas de vírus do que de partículas de bactérias que são maiores. No entanto, todos os materiais caseiros conseguiram capturar 50% ou mais das partículas de vírus (única exepção do cachecol com 49%).

Serão as máscaras caseiras com 2 camadas de material mais eficientes (no caso da bactéria Bacillus atrophaeus)?

Imagem:
    https://smartairfilters.com/wordpress/wp-content/uploads/2020/03/DIY-Mask-Materials-Double-Layer-1-Micron-EN.jpg

No geral a camada dupla não adianta muito mas a camada adicional de pano da loiça aumentou a performance em 14%.

Este aumento torna a máscara de pano da loiça equivalente à máscara cirúrgica.

O pano da loiça e o saco de aspirador foram os materiais com melhor desempenho mas os investigadores escolheram a fronha de almofada e a T-shirt 100% de algodão como os melhores materiais porque facilitam a respiração:

Melhores escolhas para máscaras caseiras:

Fonte:
    https://smartairfilters.com/en/blog/best-materials-make-diy-face-mask-virus/

https://www.cambridge.org/core/journals/disaster-medicine-and-public-health-preparedness/article/testing-the-efficacy-of-homemade-masks-would-they-protect-in-an-influenza-pandemic/0921A05A69A9419C862FA2F35F819D55#

LINKS QUE ENSINAM A FAZER MÁSCARAS EM CASA:

Como fazer uma máscara em casa sem precisar de ser cosida:
    https://www.theguardian.com/us-news/2020/apr/06/how-to-make-no-sew-face-mask-coronavirus

Instruções para fazer máscaras em casa uma cosida 2 não:
    https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/diy-cloth-face-coverings.html
    Concordam com este comentário: carlosj39
  12.  # 717

Eu se morrer num acidente de mota até devo ter direito a 1ª página do CM "Sexagenário morre em espetacular acidente em mota de alta cilindrada".
    Se for numa avioneta do Aeroclube até tenho direito a foto e reportagem na CMTV.
    Se for com a porcaria do virus é só mais um para lista diária
  13.  # 718

eu já chego a pensar que por cá já há pessoas a alucinar com o facto de mais uma vez Portugal ficar atras nos números ( menos casos, menos mortes, …)
    deve estar a ser chato.

já agora, não será isto um prego para as teorias da imunidade ?
    https://www.msn.com/pt-pt/saude/coronavirus/doentes-recuperados-novamente-com-covid-19-oms-abriu-investigação/ar-BB12tMjP?ocid=spartanntp
  14.  # 719

Colocado por: marco1já agora, não será isto um prego para as teorias da imunidade ?
    https://www.msn.com/pt-pt/saude/coronavirus/doentes-recuperados-novamente-com-covid-19-oms-abriu-investigação/ar-BB12tMjP?ocid=spartanntp

Isso deve ter mais a ver com a fiabilidade dos testes, tal como se explica aqui:

https://time.com/5810454/coronavirus-immunity-reinfection/

Se isso fosse verdade não valia a pena pesquisar uma vacina, já que o modo de atuação das vacinas é extamente esse: induzir a imunidade no corpo de quem a toma.
  15.  # 720

Colocado por: JoelM

Será que o pessoal que está neste momento a trabalhar nos CI do S João está a alucinar que tem lá pessoal e que a coisa eybem complicada? Será que o enf. Que por aqui anda, está a inventar cenários? Em que hospital é que vocês os 2 trabalham? 🤔

Quantos doentes tiveram no máximo no país tudo em cuidados intensivos? Lembro-me de ver 280 e pico, estou errado? O S. João desde a uns dias tem mais 100 camas de cuidados intensivos além das que já tinha! Será que estão 1000 doentes em cuidados intensivos e não dizem? É que pode passar por ai a resposta, eu não sei. Apenas questiono pois vejo até a data a nunca chegarmos aos 290 nos cuidados intensivos e vejo tudo e todos a criar lugares para cuidados intensivos! Agora vem o bom tempo, isto vai abrandar muito, vão ver. O problema vai ser o inverno. O ideal é não termos 0 casos novos, pois se pouca população estiver em contacto com o vírus no inverno (altura das gripes) vamos estar f0did0#!
    É incrível como nas TVs conta se pelos dedos o que não se deixam levar por histerias!

0.1952 seg. NEW