Iniciar sessão ou registar-se
  1. Para mim o maior mal nem é acertar ou errar. É a comunicação.
    • eu
    • 22 junho 2020
    A situação na Alemanha está a complicar-se: https://www.dn.pt/mundo/contagio-dispara-na-alemanha-taxa-de-reproducao-do-virus-sobe-para-288-12337747.html

Ainda há muita incerteza sobre o que vai acontecer nos próximos meses.
  2. Entretanto a DGS já conseguiram em Portugal começar a usar o plasma de doentes recuperados, ou ainda se está só em fase de estudos?

Quantas camas em concreto dos cuidados intensivos em Portugal estão neste momento operacionais para fazer estas transfusões e quantas estão já a fazê-lo?... Não é só o deputado Cotrim Figueiredo que exige respostas, somos todos nós contribuintes e cidadãos!
  3. Colocado por: carlosj39Entretanto a DGS já conseguiram em Portugal começar a usar o plasma de doentes recuperados, ou ainda se está só em fase de estudos?

Fui há 15 dias fazer as análises para doação de plasma convalescente. Fui o primeiro no IPST de Coimbra. Ainda não houve feedback.
    Segundo me disse a médica que me recebeu e explicou o procedimento, a grande probabilidade é não se chegar a usar o plasma em tratamento de doentes Covid, mas para estudos.

Tinham cerca de 600 inscritos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  4. Se é só para estudos e sem utilização pratica mais valia então estarem quietos e não estarem a delapidar o erário público. Acho isto em minha opinião vergonhoso, noutros países este plasma ajudou a salvar vidas.

Colocado por: rjmsilva

Fui há 15 dias fazer as análises para doação de plasma convalescente. Fui o primeiro no IPST de Coimbra. Ainda não houve feedback.
    Segundo me disse a médica que me recebeu e explicou o procedimento, a grande probabilidade é não se chegar a usar o plasma em tratamento de doentes Covid, mas para estudos.

Tinham cerca de 600 inscritos.
  5. A sensação com que fiquei é que ainda estavam a apalpar terreno.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 23 junho 2020 editado
    Colocado por: carlosj39Se é só para estudos e sem utilização pratica

Antes da utilização prática é preciso fazer estudos para perceber a eficiência e viabilidade.

Nem todos são tolinhos que começam a tomar cloroquina sem haver estudos prévios.
    • eu
    • 23 junho 2020
    https://www.tsf.pt/portugal/politica/salvador-malheiro-estava-com-saudades-de-ir-a-televisao-medina-responde-a-pedido-de-cerca-sanitaria-12341067.html

Um comentário destes, vindo de quem tem uma enorme sede de protagonismo e está sempre a tentar aparecer nos media...

É de uma hipocrisia sem limites.
  6. Todo o país teve a circulação restringida em dois fins de semana.
    • eu
    • 23 junho 2020
    Esta intervenção do Medina foi simplesmente vergonhosa.

Não só pela forma como achincalhou o povo de Ovar e o seu Presidente, mas também por parecer estar a ignorar que aquilo que está a acontecer em Lisboa é muito grave.
  7. O Medina em toda esta questão do Covid tem andado desaparecido. Agora que resolveu aparecer, mais valia ter ficado quieto.
    Concordam com este comentário: eu, Ruipsm
  8. Não se compara uma coisa com a outra, conforme amplamente noticiado a China e outros paises usaram com sucesso o plasma na recuperação dos doentes, certamente antes disso fizeram os seus estudos, portanto o que certamente falta aos actuais políticos que ocupam a DGS e a direcção do Minitério da Saúde, é além da manifesta

competência (e sejam eles do PS ou doutro partido qualquer ) ´e contratarem tradutores de mandarim para traduzir os estudos já feitos e não se andar a empatar e mandar areia para os olhos do povo...

Colocado por: eu
    Antes da utilização prática é preciso fazer estudos para perceber a eficiência e viabilidade.

Nem todos são tolinhos que começam a tomar cloroquina sem haver estudos prévios.
    • eu
    • 23 junho 2020
    Colocado por: carlosj39competência (e sejam eles do PS ou doutro partido qualquer ) ´e contratarem tradutores de mandarim para traduzir os estudos já feitos e não se andar a empatar e mandar areia para os olhos do povo...

Eu acho que eles desconfiam dos estudos dos chineses...
  9. Se até ao final desta semana não me disserem nada, vou ligar para lá ou mandar um email. Também avaliaram as veias dos braços para ver se dava para fazer a recolha. Um dos braços não dá, o outro pode dar. Como tiram o sangue, separam o plasma e voltam a injectar o sangue, a veia tem que ter capacidade para isso. Segundo me disseram geralmente colhem 200 ml de plasma, o protocolo para esta situação é de recolher de 600 a 700 ml.
    • AMVP
    • 23 junho 2020
    Colocado por: Anonimo09092021Uma das mortes de hoje é a de um conhecido aqui da minha terra. Esteve internado nos CI, teve alta e apanhou uma bactéria que seria tratável com razoável facilidade se não fosse o estado em que o organismo ficou pós-COVID. Estão-me a chegar cada vez mais relatos de sequelas graves nos sobreviventes, tenho vários amigos fisioterapeutas a trabalhar com doentes de COVID que me dizem que o estado em que ficam é assustador. Novos e velhos...

Tem razão, sobre isso fala-se pouco.
  10. Colocado por: Anonimo09092021Estão-me a chegar cada vez mais relatos de sequelas graves nos sobreviventes, tenho vários amigos fisioterapeutas a trabalhar com doentes de COVID que me dizem que o estado em que ficam é assustador. Novos e velhos...

Assustador é ver como ficam algumas mentes afetadas pela COVIDmania, mesmo sem contacto direto com o vírus.
  11. Segundo li há tempos num jornal britânico, aqueles que nos cuidados intensivos foram sujeitos a ventiladores invasivos (entubados, e que teem se ser sedados e colocados em coma induzido) , dos poucos que sobrevivem ( isto lá mas cá em Portugal,e nos USA, etc. é igual) grande parte fica com sequelas fortes nos pulmões. È precisamente aqui que o plasma dos positivos recuperados pode jogar um papel crucial, dado que o facto de já ter anticorpos contra a doença vai fortalecer um doente grave, fortalecimento esse que pode fazer com que só precise de um ventilador não invasivo, muito mais amigável para os pulmões e mantendo sempre o paciente consciente, e fazendo em muitos casos a diferença entre morrer ou viver.

Colocado por: AMVP
    Tem razão, sobre isso fala-se pouco.
  12. Colocado por: carlosj39grande parte fica com sequelas fortes nos pulmões.

Mas acha que uma "vulgar" pneumonia que não tenha nada a ver com COVID-19 não deixa também as suas sequelas (fibroses) nos pulmões?!
  13. Colocado por: Anonimo09092021Uma das mortes de hoje é a de um conhecido aqui da minha terra. Esteve internado nos CI, teve alta e apanhou uma bactéria que seria tratável com razoável facilidade se não fosse o estado em que o organismo ficou pós-COVID. Estão-me a chegar cada vez mais relatos de sequelas graves nos sobreviventes, tenho vários amigos fisioterapeutas a trabalhar com doentes de COVID que me dizem que o estado em que ficam é assustador. Novos e velhos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Deste lado tbm tivemos a primeira baixa, sogra de uma tia minha. Basicamente a senhora não parou de trabalhar a pandemia inteira, as condições financeiras não permitiram. Aliado a isso uma casa cheia de pessoas porque mais uma vez devido às condições financeiras não têm como sair da casa da mãe. A senhora era diabética, começou com febres há dois dias, ontem ja tinha falta de ar, o teste deu positivo. Ainda equacionaram ventilador mas foi tarde demais, 3 paragens cardíacas depois foi-se. Todos na casa estão infetados e começaram ontem com febres.

0.0404 seg. NEW