Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Para mim o maior mal nem é acertar ou errar. É a comunicação.
    • eu
    • 22 junho 2020

# 2

A situação na Alemanha está a complicar-se: https://www.dn.pt/mundo/contagio-dispara-na-alemanha-taxa-de-reproducao-do-virus-sobe-para-288-12337747.html

Ainda há muita incerteza sobre o que vai acontecer nos próximos meses.
  2.  # 3

Entretanto a DGS já conseguiram em Portugal começar a usar o plasma de doentes recuperados, ou ainda se está só em fase de estudos?

Quantas camas em concreto dos cuidados intensivos em Portugal estão neste momento operacionais para fazer estas transfusões e quantas estão já a fazê-lo?... Não é só o deputado Cotrim Figueiredo que exige respostas, somos todos nós contribuintes e cidadãos!
  3.  # 4

4.  # 5

Colocado por: carlosj39Entretanto a DGS já conseguiram em Portugal começar a usar o plasma de doentes recuperados, ou ainda se está só em fase de estudos?

Fui há 15 dias fazer as análises para doação de plasma convalescente. Fui o primeiro no IPST de Coimbra. Ainda não houve feedback.
    Segundo me disse a médica que me recebeu e explicou o procedimento, a grande probabilidade é não se chegar a usar o plasma em tratamento de doentes Covid, mas para estudos.

Tinham cerca de 600 inscritos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  5.  # 6

Se é só para estudos e sem utilização pratica mais valia então estarem quietos e não estarem a delapidar o erário público. Acho isto em minha opinião vergonhoso, noutros países este plasma ajudou a salvar vidas.

Colocado por: rjmsilva

Fui há 15 dias fazer as análises para doação de plasma convalescente. Fui o primeiro no IPST de Coimbra. Ainda não houve feedback.
    Segundo me disse a médica que me recebeu e explicou o procedimento, a grande probabilidade é não se chegar a usar o plasma em tratamento de doentes Covid, mas para estudos.

Tinham cerca de 600 inscritos.
  6.  # 7

A sensação com que fiquei é que ainda estavam a apalpar terreno.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 23 junho 2020 editado

# 8

Colocado por: carlosj39Se é só para estudos e sem utilização pratica

Antes da utilização prática é preciso fazer estudos para perceber a eficiência e viabilidade.

Nem todos são tolinhos que começam a tomar cloroquina sem haver estudos prévios.
    • eu
    • 23 junho 2020

# 9

https://www.tsf.pt/portugal/politica/salvador-malheiro-estava-com-saudades-de-ir-a-televisao-medina-responde-a-pedido-de-cerca-sanitaria-12341067.html

Um comentário destes, vindo de quem tem uma enorme sede de protagonismo e está sempre a tentar aparecer nos media...

É de uma hipocrisia sem limites.
  7.  # 10

Todo o país teve a circulação restringida em dois fins de semana.
    • eu
    • 23 junho 2020

# 11

Esta intervenção do Medina foi simplesmente vergonhosa.

Não só pela forma como achincalhou o povo de Ovar e o seu Presidente, mas também por parecer estar a ignorar que aquilo que está a acontecer em Lisboa é muito grave.
  8.  # 12

O Medina em toda esta questão do Covid tem andado desaparecido. Agora que resolveu aparecer, mais valia ter ficado quieto.
    Concordam com este comentário: eu, Ruipsm
  9.  # 13

Não se compara uma coisa com a outra, conforme amplamente noticiado a China e outros paises usaram com sucesso o plasma na recuperação dos doentes, certamente antes disso fizeram os seus estudos, portanto o que certamente falta aos actuais políticos que ocupam a DGS e a direcção do Minitério da Saúde, é além da manifesta

competência (e sejam eles do PS ou doutro partido qualquer ) ´e contratarem tradutores de mandarim para traduzir os estudos já feitos e não se andar a empatar e mandar areia para os olhos do povo...

Colocado por: eu
    Antes da utilização prática é preciso fazer estudos para perceber a eficiência e viabilidade.

Nem todos são tolinhos que começam a tomar cloroquina sem haver estudos prévios.
    • eu
    • 23 junho 2020

# 14

Colocado por: carlosj39competência (e sejam eles do PS ou doutro partido qualquer ) ´e contratarem tradutores de mandarim para traduzir os estudos já feitos e não se andar a empatar e mandar areia para os olhos do povo...

Eu acho que eles desconfiam dos estudos dos chineses...
  10.  # 15

Se até ao final desta semana não me disserem nada, vou ligar para lá ou mandar um email. Também avaliaram as veias dos braços para ver se dava para fazer a recolha. Um dos braços não dá, o outro pode dar. Como tiram o sangue, separam o plasma e voltam a injectar o sangue, a veia tem que ter capacidade para isso. Segundo me disseram geralmente colhem 200 ml de plasma, o protocolo para esta situação é de recolher de 600 a 700 ml.
    • AMVP
    • 23 junho 2020

# 16

Colocado por: Anonimo09092021Uma das mortes de hoje é a de um conhecido aqui da minha terra. Esteve internado nos CI, teve alta e apanhou uma bactéria que seria tratável com razoável facilidade se não fosse o estado em que o organismo ficou pós-COVID. Estão-me a chegar cada vez mais relatos de sequelas graves nos sobreviventes, tenho vários amigos fisioterapeutas a trabalhar com doentes de COVID que me dizem que o estado em que ficam é assustador. Novos e velhos...

Tem razão, sobre isso fala-se pouco.
  11.  # 17

Colocado por: Anonimo09092021Estão-me a chegar cada vez mais relatos de sequelas graves nos sobreviventes, tenho vários amigos fisioterapeutas a trabalhar com doentes de COVID que me dizem que o estado em que ficam é assustador. Novos e velhos...

Assustador é ver como ficam algumas mentes afetadas pela COVIDmania, mesmo sem contacto direto com o vírus.
  12.  # 18

Segundo li há tempos num jornal britânico, aqueles que nos cuidados intensivos foram sujeitos a ventiladores invasivos (entubados, e que teem se ser sedados e colocados em coma induzido) , dos poucos que sobrevivem ( isto lá mas cá em Portugal,e nos USA, etc. é igual) grande parte fica com sequelas fortes nos pulmões. È precisamente aqui que o plasma dos positivos recuperados pode jogar um papel crucial, dado que o facto de já ter anticorpos contra a doença vai fortalecer um doente grave, fortalecimento esse que pode fazer com que só precise de um ventilador não invasivo, muito mais amigável para os pulmões e mantendo sempre o paciente consciente, e fazendo em muitos casos a diferença entre morrer ou viver.

Colocado por: AMVP
    Tem razão, sobre isso fala-se pouco.
  13.  # 19

Colocado por: carlosj39grande parte fica com sequelas fortes nos pulmões.

Mas acha que uma "vulgar" pneumonia que não tenha nada a ver com COVID-19 não deixa também as suas sequelas (fibroses) nos pulmões?!
  14.  # 20

Colocado por: Anonimo09092021Uma das mortes de hoje é a de um conhecido aqui da minha terra. Esteve internado nos CI, teve alta e apanhou uma bactéria que seria tratável com razoável facilidade se não fosse o estado em que o organismo ficou pós-COVID. Estão-me a chegar cada vez mais relatos de sequelas graves nos sobreviventes, tenho vários amigos fisioterapeutas a trabalhar com doentes de COVID que me dizem que o estado em que ficam é assustador. Novos e velhos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Deste lado tbm tivemos a primeira baixa, sogra de uma tia minha. Basicamente a senhora não parou de trabalhar a pandemia inteira, as condições financeiras não permitiram. Aliado a isso uma casa cheia de pessoas porque mais uma vez devido às condições financeiras não têm como sair da casa da mãe. A senhora era diabética, começou com febres há dois dias, ontem ja tinha falta de ar, o teste deu positivo. Ainda equacionaram ventilador mas foi tarde demais, 3 paragens cardíacas depois foi-se. Todos na casa estão infetados e começaram ontem com febres.

0.4528 seg. NEW