Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Joana1985Caravelle
    Consigo sem problema. Porque não dá para estar neste cargo mais... É mais fácil julgar quem não quer o cargo, do que assumir e responsabilizar se para o melhor do imovel


    Estando, mesmo determinada em não continuar a exercer o cargo, a coisa tem que decorrer de uma forma legal, de forma a não proporcionar possíveis contratempos para si. .
    É que, determina a legislação, que mesmo numa situação demissionária, fica obrigada a desempenhar o cargo enquanto um novo administrador não tomar conta da pasta, que pode demorar tempo infinito, por desinteresse dos restantes condóminos acomodados.
    Isto não é no sentido de a massacrar, mas apenas de alerta do que pode suceder. Por isso, será aconselhável conhecer a legislação sobre a matéria.

    A seguinte:
    -------------------------------------------------------------------------------
    Artigo 1435.° - Administrador

    1- O administrador é eleito e exonerado pela assembleia.

    2- Se a assembleia não eleger administrador, será este nomeado pelo tribunal a requerimento de qualquer dos condóminos.

    3- O administrador pode ser exonerado pelo tribunal, a requerimento de qualquer condómino, quando se mostre que praticou irregularidades ou agiu com negligência no exercício das suas funções.

    4- * O cargo de administrador é remunerável, e tanto pode ser desempenhado por um dos condóminos como por terceiro; o período de funções é, salvo disposição em contrário, de um ano, renovável.

    5- * O administrador mantém-se em funções até que seja eleito ou nomeado o seu sucessor.
    -------------------------------------------------------------------------------

    Por isso, se não tiver outra saída, o mais aconselhável seria requer ao Tribunal para nomeie o administrador para o seu prédio que, normalmente, recai sobre uma Empresa de Gestão. Aí, os seus vizinhos terão que aceitar, sem espinhas...
  2.  # 22

    Como os seus vizinhos não querem assumir as suas responsabilidades peça ao tribunal a nomeação de um administrador visto já ter cumprido a sua missão.

    Artigo 1435.°-A - Administrador provisório
    1- Se a assembleia de condóminos não eleger administrador e este não houver sido nomeado judicialmente, as correspondentes funções são obrigatoriamente desempenhadas, a título provisório, pelo condómino cuja fracção ou fracções representem a maior percentagem do capital investido, salvo se outro condómino houver manifestado vontade de exercer o cargo e houver comunicado tal propósito aos demais condóminos.

    2- Quando, nos termos do número anterior, houver mais de um condómino em igualdade de circunstâncias, as funções recaem sobre aquele a que corresponda a primeira letra na ordem alfabética utilizada na descrição das fracções constante do registo predial.

    3- Logo que seja eleito ou judicialmente nomeado um administrador, o condómino que nos termos do presente artigo se encontre provido na administração cessa funções, devendo entregar àquele todos os documentos respeitantes ao condomínio que estejam confiados à sua guarda.
  3.  # 23

    Size
    Tenho que seguir essa ordem para não me prejudicar! Cumprir a lei, para não me jogarem a cara, que fui má administradora....
  4.  # 24

    Borabora
    Eles recusam todos ficar na administração, porque todos têm desculpa, uns moram longe, outros são doentes, outros dizem que ficam sem vida própria e a batata quente recai sempre em mim... Agora custa me estar num posto onde não há respeito, não há consideração, onde só existe maldade
  5.  # 25

    Colocado por: Joana1985Borabora
    Eles recusam todos ficar na administração, porque todos têm desculpa, uns moram longe, outros são doentes, outros dizem que ficam sem vida própria e a batata quente recai sempre em mim... Agora custa me estar num posto onde não há respeito, não há consideração, onde só existe maldade


    Invoque tudo isso e peça ao tribunal para nomear um novo administrador. Provavelmente será indicada uma empresa.
  6.  # 26

    Eu pensei em pedir 2 ou 3 empresas e apresentar, mas a resposta é sempre a mesma não estão dispostos a pagar mais... É que eu devia continuar e a seguir levo com a má disposição, levo com chantagens, levo que sou má administradora, levo com tudo... É isso está me a custar para não falar que me veem tocar a campainha, com. Problemas sem nexos
  7.  # 27

    Colocado por: Joana1985Eu pensei em pedir 2 ou 3 empresas e apresentar, mas a resposta é sempre a mesma não estão dispostos a pagar mais... É que eu devia continuar e a seguir levo com a má disposição, levo com chantagens, levo que sou má administradora, levo com tudo... É isso está me a custar para não falar que me veem tocar a campainha, com. Problemas sem nexos


    Solução:
    Marca reunião.
    Apresenta 1 ou 2 orçamentos.
    Se ninguém quiser administrar, então entregue a uma empresa.
    Se mesmo assim não quiserem, deixa-tudo no sitio da reunião vira as costas e vai embora.

    Se acham que é muito dinheiro, começa a dizer que vai mandar encerrar os elevadores e desligar as luzes. Por vezes mostrar um pouco de maluquice é meio caminho andado para abrirem os olhos.
  8.  # 28

    Nielsky
    Este condomínio nem elevadores tem, não dá trabalho nenhum agora, porque as obras maiores já as fiz.... É mesmo assim. Ninguém está satisfeito há sempre dedos a apontar
  9.  # 29

    Colocado por: Joana1985Eu pensei em pedir 2 ou 3 empresas e apresentar, mas a resposta é sempre a mesma não estão dispostos a pagar mais... É que eu devia continuar e a seguir levo com a má disposição, levo com chantagens, levo que sou má administradora, levo com tudo... É isso está me a custar para não falar que me veem tocar a campainha, com. Problemas sem nexos


    Se for o tribunal a decidir a contratação os seus vizinhos não poderão desobedecer. E fica livre.
  10.  # 30

    Fui administrador largos anos num predio com 28 habitaçoes e 2 elevadores.
    Comecei do zero porque a empresa que la estava apenas "comia" o dinheiro todo e nao fazia nada.

    Quanto aos vizinhos, alguns vinham reclamar e só tratava do que era mesmo assunto do condominio porque de resto a resposta era sempre a mesma "isso é assunto entre condominos e não do condomínio".

    O mais que posso aconselhar é jogar tudo para o ar. Não seja mole com quem não quer fazer nenhum.
  11.  # 31

    Colocado por: Joana1985Size
    Eu estou neste tempo pelo prédio em rque resido, não pelos meus vizinhos, porque da parte deles em todas as reuniões sou julgada, não recebo nada e pago a minha anuidade porque o quis... De dia para dia estar como administradora está a ser sufocante, todos querem tudo, sou chantegeada, sou ameaçada pelos próprios.. Depois de tudo o que fiz desde de elaboração de obras, desde colocar um corrimão para os mais idosos, entre outras... É eu já não aguento mais


    Compreendo a perfeitamente, também sou administrador à anos e aqui ninguém quer assumir o cargo, ou nem às reuniões apareceram ou empurram logo para o mesmo. Querem as obras feitas, mas depois nem pagam o condomínio ou quando pagam é a tarde e más horas, apresenta se os projectos para as obras dizem que é caro e pronto, fica logo o assunto resolvido.

    Boa sorte para o seu caso, espero que consiga sair de administradora.
    • ik
    • 17 maio 2020

     # 32

    Colocado por: Joana1985Eu pensei em pedir 2 ou 3 empresas e apresentar, mas a resposta é sempre a mesma não estão dispostos a pagar mais... É que eu devia continuar e a seguir levo com a má disposição, levo com chantagens, levo que sou má administradora, levo com tudo... É isso está me a custar para não falar que me veem tocar a campainha, com. Problemas sem nexos


    Estão se a aproveitar de si!

    Convoque reunião extraordinária com carácter de urgência para daqui a um mês e diga que não está disponível para continuar a trabalhar sem remuneração e apresente 3 propostas de empresas e se quiserem que continue a frente terá um custo mensal (30/50€?) O suficiente para cobrir a sua despesa

    Se não chegarem a acordo faça o que já disseram, vire costas e deixe os com a batata quente e que façam pela vida
  12.  # 33

    Borabora
    Eu tenho plena noção que essa seria a melhor saída, ir por meios judiciais... Mas eu estava a tentar evitar ir por esse meio...
  13.  # 34

    Nielsky
    Compreendo porque não é fácil estar no cargo e é muito trabalhoso e verdade... Mas depois há sempre quem nos aponte um dedo, nos julgue quando damos o nosso melhor, eu nunca vi ninguém me dizer epa desde que você está aqui tem havido obras, tem havido melhorias zero e só para me deitar abaixo... Aliás na última reunião eu tenho uma lista que me mete medo só de pedidos quero isto quero aquilo... Parece que tenho que estar presente 24h sobre 24horas
  14.  # 35

    Leandro31
    É o que se passa aqui... Mas sempre os mesmos a reclamar, nada está bem feito, é ainda me confrontar com as leis, que é o mais engraçado... Muitas vezes sou excluída e minimizada por ser uma administradora nova.
  15.  # 36

    Ik
    Eu na última reunião pedi ao próximo para ser administrador e as respostas são sempre as mesmas, não posso estou doente. Não posso porque tenho família, não posso porque moro longe... É no fim pedem para eu ficar porque resido e sou a mais nova!
  16.  # 37

    Joana1985,

    Marca reunião e na reunião diz que vai fazer a escritura dentro de dias (2 semanas) e que se ninguem assumir então irá abandonar tudo do jeito que estiver.

    Como já disseram, enquanto se mantiver passiva, "boazinha e trabalhadora pro bono", levará com abusos.

    Seja nova ou seja velha, se lhe ameaçam com leis, imprime as leis e apresente-a na reunião.

    Se já está farta então é hora de bater o pé, não se deixe intimidar.
  17.  # 38

    Nielsky

    É não terei problemas posteriores ao abandonar e deixar tudo como está?
    • ik
    • 17 maio 2020

     # 39

    Colocado por: Joana1985Ik
    Eu na última reunião pedi ao próximo para ser administrador e as respostas são sempre as mesmas, não posso estou doente. Não posso porque tenho família, não posso porque moro longe... É no fim pedem para eu ficar porque resido e sou a mais nova!


    Joana, sendo assim não a podemos ajudar! Enquanto não tomar uma posição vai continuar como administradora sem remuneração
  18.  # 40

    Ik
    Depois de ter posto aqui mencionado, e todos darem a vossa opinião eu vou segui lá e por todos contra a parede... Só vão 3 vias aceitam uma empresa do exterior, alguém se chega a frente ou ultimo recurso tribunal...
 
0.0221 seg. NEW