Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: RRoxxOu seja, no fundo comprou o bolo á empresa, e eles fazem como lhes der mais jeito.

    Tem de arranjar fiscalização isenta,e boa, o quanto antes. Alguém que olhe para aquilo que comprou e o alerte do que está por vir, para que possa tomar decisões o quanto antes.

    Tem os projectos de especialidades consigo? (Águas, esgotos,estabilidade, térmica etc)


    É o que estamos a fazer, já falamos com três fiscais/empresas de fiscalização e estamos a aguardar orçamentos. Até começarmos a trabalhar com algum e tomarmos decisões a obra está parada. Temos os projetos de especialidades.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 102

    Boa, está no bom caminho. De certeza chegará a bom porto.
    Concordam com este comentário: zedasilva, antonylemos
  3.  # 103

    Colocado por: MBPS(o arquiteto diretor de obra disse que ia escrever as alterações efetuadas em obra em relação ao que está no projeto

    Pode e deve faze-lo, contudo como DT não tem autoridade para alterar o projeto de estabilidade nem prescrever novas soluções.
    Enquanto arquiteto, não têm sequer habilitação para fazer qualquer sugestão a nível estrutural.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 104

    Colocado por: MBPSMas o projeto estrutural foi feito assumindo terreno mole e não rochoso como é na realidade.
    esqueça isso.. no seu caso tem coisas mais importantes a resolver,

    a unica coisa que esse facto significa é que antes precisabva de mais estrutura/betão/ferro.. e agora necessita de menos pois é terreno firme. ou seja.. é bom para o empreiteiro pois tem de usar menos material caro ..

    mas nada disso signifuica pousar a casa sobre blocos de betão.. isso é incompreensível.
    Concordam com este comentário: MBPS
  5.  # 105

    Colocado por: MBPSque o diretor de obra é o arquiteto com quem temos tido contato,
    também nao pode por uma questão de ética.

    este tipo de contratos chave na mao..podem parecer bons .. alivia a sobre carge de problemas ao DO, mas dá carta branca aos interveniente para todo tipo de trafulhice imaginável.. ok, pode haver gente séria no meio, mas porque correr esse risco?

    Colocado por: RRoxxanda a manchar o nome de tantos colegas que trabalham bem.
    infelizmente, merece uma queixa na OA.

    Colocado por: Pedro BarradasTem de haver papeladas, de nomeação de CSO ( Coordenador de Segurnaça em Obra), etc... e comunicação de abertura de Estaleiro, é tudo da Responsabilidade do Dono de Obra?
    com jeitinho CSO, DT, DF, CP, Projectista... sao todos a mesma pessoa
  6.  # 106

    Colocado por: RRoxxTem de arranjar fiscalização isenta,e boa, o quanto antes. Alguém que olhe para aquilo que comprou e o alerte do que está por vir, para que possa tomar decisões o quanto antes.
    vai atrasar a obra um quanto.. mas só ganha com isso.
    • MBPS
    • 20 maio 2020 editado

     # 107

    Colocado por: antonylemosesqueça isso.. no seu caso tem coisas mais importantes a resolver,

    a unica coisa que esse facto significa é que antes precisabva de mais estrutura/betão/ferro.. e agora necessita de menos pois é terreno firme. ou seja.. é bom para o empreiteiro pois tem de usar menos material caro ..

    mas nada disso signifuica pousar a casa sobre blocos de betão.. isso é incompreensível.
    Concordam com este comentário:MBPS

    Quando referi a questão de da diferença do solo foi a justificar a explicar o porquê de não construirem como estava inicialmente projetado. Mas independentemente do tipo de solo nunca achamos que a opção de usar blocos fosse correta
  7.  # 108

    Muito obrigada a todos pelos vossos contributos! Mesmo os comentários em modo de piada ajudam no meio desta situação desagradável ;) quando tivermos avanços dou novidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  8.  # 109

    Colocado por: MBPSMuito obrigada a todos pelos vossos contributos! Mesmo os comentários em modo de piada ajudam no meio desta situação desagradável ;) quando tivermos avanços dou novidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunos7


    Qual foi o desenrolar da historia?
    • MBPS
    • 29 outubro 2021

     # 110

    Colocado por: Poweron

    Qual foi o desenrolar da historia?


    Boa noite
    Paramos a obra em Maio de 2020, entramos em contato direto com o gabinete de engenharia responsável pelo projeto, apresentamos-lhes todas as fotos que tínhamos e descrevemos o que tinha sido construído e de que forma até à altura em que paramos a obra. O gabinete de engenharia solicitou informação específica sobre a execução da obra aos empreiteiros, estes praticamente não disponibilizaram nada. Foi um processo bastante moroso. Basicamente fizemos um questionário bem específico sobre tudo o que achamos mal executado e diferente do projeto estrutural original, ao qual o gabinete de engenharia respondeu e no final estes disseram que não assumiam a responsabilidade pelo que estava executado em obra tanto pela falta de informação por parte dos empreiteiros como por não se reverem nas práticas construtivas usadas e por não terem sido eles os responsáveis pelas decisões das alterações ao projeto estrutural. Procuramos e tivemos ajuda de um fiscal de obra em todo este processo. Perante esta tomada de posição do gabinete de engenharia, só em Maio de 2021 os empreiteiros aceitaram reunir connosco e que fosse lá um engenheiro de estruturas avaliar o que estava executado. O engenheiro que lá foi identificou o que estava errado (deu-nos razão) e os empreiteiros posteriormente lá acabaram por assumir os custos da alterações que são necessárias fazer. praticamente um ano e meio depois de pararmos a obra finalmente os trabalhos recomeçaram, as demolições começaram esta quarta-feira dia 27.10.2021. temos novo projeto estrutural adequado ao terreno. Agora esperamos que a palhaçada tenha ficado por aqui, vamos continuar a estar muito atentos e andar em cima da obra todos os dias!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mk Pt, aacc, ForcePT, jorgemlflorencio
  9.  # 111

    Um desfecho positivo !
  10.  # 112

    Colocado por: paulo_pereiraUm desfecho positivo !
    No fim é que se deitam os foguetes, mas pelo menos parece ter voltado aos trilhos.
    Concordam com este comentário: doutormartelo
  11.  # 113

    Ainda a procissão vai no adro!

    Boa sorte!

    Por mim era acabarem os trabalhos equivalente ao valor da adjudicação e meter-los andar.


    Quem mete umas fundações de uma casa assente em blocos é (in)capaz de tudo.
    • MBPS
    • 30 outubro 2021

     # 114

    Colocado por: elastikmanAinda a procissão vai no adro!

    Boa sorte!

    Por mim era acabarem os trabalhos equivalente ao valor da adjudicação e meter-los andar.


    Quem mete umas fundações de uma casa assente em blocos é (in)capaz de tudo.


    Vontade disso não faltou, mas essa seria outra batalha conseguir que eles voltassem à obra nesses termos, além do mais eles tinham feito um auto de obra e diziam que já tinham gasto mais do que o nosso pagamento inicial, auto esse com o qual não concordamos... Por isso tivemos que gerir as coisas desta forma de maneira a não perdermos o dinheiro que já tínhamos pago na adjudicação dos trabalhos. Se nadássemos em dinheiro bem que os tínhamos dispensado!
    Concordam com este comentário: GaFe
  12.  # 115

    O Sr. não pode pedir uma indemnização pelo tempo que perdeu nesta salganhada? No seu lugar, deixava-os recompor o que fizeram mal e depois disso faziam obra até acertar valores no que já pagou, procurava outro empreiteiro.

    Se bem que agora, o empreiteiro também já sabe que você não anda a dormir e provavelmente terá outros cuidados que não teria noutras obras.

    Já contratou fiscal independente?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  13.  # 116

    Colocado por: MBPSVontade disso não faltou, mas essa seria outra batalha conseguir que eles voltassem à obra nesses termos, além do mais eles tinham feito um auto de obra e diziam que já tinham gasto mais do que o nosso pagamento inicial, auto esse com o qual não concordamos... Por isso tivemos que gerir as coisas desta forma de maneira a não perdermos o dinheiro que já tínhamos pago na adjudicação dos trabalhos. Se nadássemos em dinheiro bem que os tínhamos dispensado!

    Caro MBPS,
    Não me leve a mal porque cansado deve Você estar de perder tempo e dinheiro com gente desse quilate. Já aqui lhe disseram desde o inicio que havia uma série de coisas mal nesta sua aventura, má construção, nomeação de pessoas sem sentido e tudo verdades pois existe aqui no forum muita gente muito capaz de lhe dar ideias tentar que as coisas não descambem, mas Você como DO tem de passar para o nivel seguinte, perguntas:
    Acha que o seu empreiteiro vai mudar?
    O que mudou do seu lado para o limitar nos seus devaneios (dele) jà tem fiscal e coordenador de segurança?
    Fez algum cálculo de quanto lhe custou em tempo e dinheiro a situação?
    Sinceramente e pelo exposto não vejo grandes evidências de como pode melhorar esse seu calvário.
    Concordam com este comentário: dmatos
    • MBPS
    • 2 novembro 2021

     # 117

    Já tivemos um fiscal que nos ajudou bastante em todo o processo mas que agora já não tem disponibilidade para acompanhar a obra, como tal estamos à procura de um novo fiscal.
    Mantivemos este empreiteiro porque:
    1. Seria muito difícil que eles fossem aceitar fazer o trabalho só até ao ponto correspondente ao dinheiro que já tinham do lado deles (que eles alegaram em auto de obra que já tinham gasto até mais do que tínhamos pago - nós não concordamos é claro) e assumirem a responsabilidade e custos do que está mal executado para depois depois deixarem a obra... Iam deixar tudo parado ainda mais tempo pois não era trabalho prioritário para eles já que não iam lucrar mais com a nossa obra.
    2. É uma construção em LSF em aço de perfis mistos, não há muitas empresas a trabalhar neste tipo de construção
    3. A estes empreiteiros já conhecemos as falhas e eles também já sabem que vamos andar em cima da obra e exigir a execução correta.

    C
    • MBPS
    • 2 novembro 2021

     # 118

    Consultamos um advogado que nos informou que o processo de pedido de indemnização implicaria ter a obra parada até a coisa se resolver, teríamos que fazer um pedido especial que agora me falha o nome e dificilmente o juiz ia autorizar e declarar que era emergente andar com a obra para a frente. Já para não falar que o processo ia arrastar-se por mais anos ainda.

    Sabemos que não é a solução ideal mas foi o que nos pareceu melhor fazer tendo em conta a delicadeza da situação e montantes envolvidos e desta forma os empreiteiros assumiram a responsabilidade dos custos e que executaram mal a obra.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, jorgemlflorencio
  14.  # 119

    Efectivamente uma justiça que tarda e muito muito muito, simplesmente não serve.
    Oxalá não venha a sofrer no futuro das patalogias dos edifícios resultantes dos "assentamentos diferenciais". Fui introduzido ao tema a semana passada por discordar do teor de uma avaliação imobiliária ( outra discussão ).
    Mesmo sendo o LSF apelidado de "obras seca", "sem desperdícios" , "elevado comportamento térmico e acústico", presumo que não seja à prova de oscilações ao nível das fundações, e com os problemas que encontrou nessa fase crucial oxalá não subsequentes consequências no futuro.
  15.  # 120

    Então, como estão a andar os trabalhos?

    Não quer meter por aqui umas imagens para partilhar a construção?
 
0.0306 seg. NEW