Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Carga de faca, está relacionado com a distância ao ponto de apoio.

    Para visualizar melhor, faça a seguinte experiência:
    Com os braço junto ao corpo segure um garrafão de água em cada mão .
    De seguida vá abrindo os braços, a medida que os garrafões se vão afastando do seu corpo( ponto de apoio), apesar de pesarem o mesmo, o esforço necessário para os segurar aumenta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 62

    Serve.. mas não é bem, isso é um momento flector/esforço transverso por uma carga pontual.

    carga de faca é uma carga linear aplicada sobre uma superficie, como uma faca sobre uma barra de manteiga.
    Por exemplo, os muretes das varandas em consola são uma carga deste genero e fazem o efeito que o coelhinho78 ilustrou na zona de encastramento da consola.

    Mas JoanaAlmeida, esqueça lá a carga de faca, se esses carregamentos não estivessem salvaguardados ninguem podia ter livros em casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 63

    Joana,

    Pode por a piscina a vontade.
    Encha até onde quiser. Não vai cair nada.

    Era esta a resposta que sempre quis e não a opinião de que não pode.
    Fica mais fácil assim.

    Cumprimentos,

    PS - Não deixe as crianças circular na zona inferior a localização da piscina.
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  4.  # 64

    Noto muitas ironias nestes comentários, mas se aquela laje cair por causa de 20cm de água, então mais vale que caia agora com a piscina do que mais tarde.

    Nota: percebo 0 de estruturas
  5.  # 65

    Colocado por: NTORIONse aquela laje cair por causa de 20cm de água, então mais vale que caia agora com a piscina do que mais tarde.

    Nota: percebo 0 de estruturas


    Tal e qual!
    Se para 17 cm de água há dúvida que a laje aguente, então é necessário fazer como já referiram: começar a pesar as pessoas antes de as deixar entrar no prédio, casa ou varanda! E livrar de móveis pesados, para a casa não ir abaixo se houver um vento mais forte! FFS!

    Salvo erro a carga de faca é uma carga distribuída uniformemente numa linha ao longo de todo o elemento. Não sei se, devido à existência das paredes, se se pode sequer considerar qualquer tipo de recheio da casa, por mais comprido ou uniforme que seja. Certamente alguém esclarecerá.
  6.  # 66

    Caros coelhinho 78, RRoxx e pguilherme,

    Muito agradeço as vossas explicações sobre o que é carga de faca. Não vou dizer que percebi completamente, mas fiquei com uma ideia muito mais "visual" sobre o que é esta carga. Os exemplos dos garrafões de água e dos muretes de uma varanda ajudaram muito para perceber o que isto é.

    Caro ANdiesel,

    Como pode ver em vários comentários, se uma carga de 190Kg/m2 me vai mandar a laje abaixo algo de muito muito grave se passa. Acreditava mais que o meu móvel cheio de livros com uma carga entre os 520-550Kg/m2 me mandasse a laje abaixo do que a piscina.

    A irresponsabilidade de colocar uma piscina destas no terraço é a mesma de colocar sentados lado a lado duas pessoas com 95kg. Acha isso irresponsabilidade??

    Já dei vários jantares no meu terraço com mais de 15 pessoas. Tenho a certeza que a carga por m2 junto à mesa (com todas as pessoas sentadas) deve ser bem maior do que a da piscina. Até agora nenhuma delas me furou o chão!

    Continua a achar irresponsável colocar uma piscina destas no terraço? É uma piscina pequena, não é nenhum tanque!

    Caro Nelhas,

    Desde o inicio da criação deste tópico eu já aprendi imenso. Comecei muito receosa com tudo isto, mas depois de começar a ouvir opiniões, fazer umas contas, deixei de ter receios com esta piscina.
    A escolha desta piscina foi precisamente por ser pequena, porque tenho espaço mais do que suficiente para colocar uma piscina da Decathlon de 6000L e não o irei fazer, porque isso sim seria uma irresponsabilidade.
    Por isso como vê não é uma questão do que eu quero ouvir, mas sim da realidade.

    Obrigada a todos que me têm dado dicas muito úteis e que se revelam em conhecimento!
  7.  # 67

    Colocado por: JoanaAlmeidaCaro ANdiesel,

    Como pode ver em vários comentários, se uma carga de 190Kg/m2 me vai mandar a laje abaixo algo de muito muito grave se passa. Acreditava mais que o meu móvel cheio de livros com uma carga entre os 520-550Kg/m2 me mandasse a laje abaixo do que a piscina.

    A irresponsabilidade de colocar uma piscina destas no terraço é a mesma de colocar sentados lado a lado duas pessoas com 95kg. Acha isso irresponsabilidade??

    Já dei vários jantares no meu terraço com mais de 15 pessoas. Tenho a certeza que a carga por m2 junto à mesa (com todas as pessoas sentadas) deve ser bem maior do que a da piscina. Até agora nenhuma delas me furou o chão!

    Continua a achar irresponsável colocar uma piscina destas no terraço? É uma piscina pequena, não é nenhum tanque!


    Está interpretar à sua maneira. A sua "piscina" só vai ter 19cm de água? Só terá 190 kg/m2 se tiver 19cm de altura de água.

    Nas medidas que deu não se conclui isso. Mas se realmente só subir a água 19cm, aí não tem problema.
  8.  # 68

    Esqueçam a altura da agua a piscina nao é uma "caixa" tem bancos insufláveis e isso.

    Também é fácil.. Quando encher a piscina controla os litros no contador de agua e tira as dúvidas
  9.  # 69

    É sempre bom observar "engenharia de lápis na orelha", isto é, procurar uma opinião quando se arroga ter razão, até porque já viu qualquer coisa parecida e não aconteceu nada de mal.
    Concordam com este comentário: j cardoso, ANdiesel
  10.  # 70

    "Já dei vários jantares no meu terraço com mais de 15 pessoas. Tenho a certeza que a carga por m2 junto à mesa (com todas as pessoas sentadas) deve ser bem maior do que a da piscina."


    15 pessoas X 75 Kg = 1125 Kg.

    Admitindo que as 15 pessoas ocupam uma área de 0,60 m2, teremos 15X 0,60 = 9 m2.
    1125 Kg / 9 m2 = 125 Kg / m2

    Entende a sua falha?
    Por outro lado a presença das pessoas é por curto espaço de tempo (umas horas)enquanto que a carga da água vai ser bem mais prolongada, e isso conta.

    Esqueçam a altura da agua a piscina nao é uma "caixa" tem bancos insufláveis e isso


    Para o efeito em causa isso vale ZERO!!!
  11.  # 71

    Caro nunomp,

    Para se fazer um cálculo de um peso por unidade de área tendo a informação da área de uma superfície e o volume que este acarreta penso não ser necessária uma calculadora cientifica, estou correcta? Ou se calhar devia pedir a um projectista para me fazer o cálculo!

    Caro j cardoso,

    Vamos ser ainda mais simples. Tenho uma área de 1m2 no chão onde estão duas pessoas de 95Kg. A minha laje vai partir?

    Em relação ao efeito em causa de bancos insuflaveis na piscina tem toda a importância quando estamos a calcular o volume de água no recipiente uma vez que a água não ocupará esse volume.
  12.  # 72

    Tenho uma área de 1m2 no chão onde estão duas pessoas de 95Kg. A minha laje vai partir?

    Não. Primeiro, isso implicaria uma sobrecarga de 190 Kg/m2, inferior à sobrecarga de 200 Kg/m2 admitoida no cálculo da laje. Além disso é uma carga breve, o que reduz o risco.
    Editado: Na verdade essa situação configura um carga concentrada, cujo cálculo difere das cargas distribuídas, mas para este efeito a explicação tem a sua validade
    O facto de o cálculo de uma laje considerar uma carga distribuída de 200 KG/ m2 não quer dizer que a laje vá partir com uma carga superior. O que vai acontecer (dependendo da carga)é que a laje se vai deformar (vai criar "barriga") e, com isso vai deformar as paredes que estiverem por baixo e vai tb acentuar os esfotços nas vigas que suportam essa laje, deformando essas vigas e as paredes que estiverem sob elas. Claro que se a carga for exagerada o risco de tudo ruir é uma realidade.

    Em relação ao efeito em causa de bancos insuflaveis na piscina tem toda a importância quando estamos a calcular o volume de água no recipiente uma vez que a água não ocupará esse volume.


    O Volume de água pode ser irrelevante a ÙNICA coisa que interessa é A ALTURA da camada de água já que a carga (o peso)depende unica e exclusivamente da altura da água. Se o seu terraço tiver 100 m2 até pode deitar para lá 20 000 litros de água que não ultrapassa 0s 200 Kg /m2.
  13.  # 73

    Não adianta, a Joana já comprou a piscina e vai enche-la de qualquer maneira.

    Posto isto, respondendo à pergunta que me fez: sim, está a ser irresponsável.
    Concordam com este comentário: nunomp, elastikman, Nelhas
  14.  # 74

    Caro j cardoso,

    Permita-me discordar, a altura de água poderá ser muito facilmente enganadora quando temos um recipiente que não é linear. Imagine por exemplo a piscina em causa. Se for a medir a altura de água não vai equivaler ao seu peso, a não ser que faça contas mais complicadas de andar a retirar a altura da água que não está a ser ocupada devido às almofadas.

    Penso que para avaliar o peso de um recipiente o melhor indicador é sim o volume, pois este mede o que é realmente ocupado pela água, o que pode não ser bem assim quando olhamos apenas para a altura, isto quando estamos a falar de um recipiente com "obstáculos" dentro do mesmo.

    Mas falou-me em temporizações das cargas. Pergunta honesta, o que me diz do meu armário com 520-550Kg/m2 que o tenho há cerca de 15-20 anos? Já me disseram para não me preocupar, qual a sua opinião?

    Obrigada!
  15.  # 75

    Caro ANdiesel,

    Precisa de um bocado de coerência e não de andar a reboque de outros posts. No seu post anterior refere que se tiver 190Kg/m2 não há problema, e agora está-me a chamar de irresponsável. Decida-se!
  16.  # 76

    Colocado por: pguilherme

    Ah, isso faz sentido.
    Só agora fui ver o produto, eheh. Já percebi, 2,29 nas distancias maiores e sim, garantidamente que não são 60cm de altura de água.

    JoanaAlmeida: encha a piscina e não pensa mais nisso. não se preocupe que não vai partir a casa! :)


    Claro que nao tem 60 centimetros de altura. Aquilo deve ter uns 20-30 no maximo de agua. os 60 cm sao o topo dos encostos. Qualquer ficha tecnica de produto, em termos de medidas, considera sempre as extremidades.

    A olho, diria que o topo da borda da piscina sem encostos deve ser uns 40 cm. Ora, enchendo aquilo a meio da uns 20 cm, que com 4 pessoas la dentro, deve colocar a agua proxima do ultimo 1/4 de altura.

    Esta piscina nao tem qualquer problema a meu ver.
  17.  # 77

    É como eu pensar, o meu carro pesa 1200 kg, olhando para o meu terraço e sabendo que parte dele daria para eu colocar lá o carro, qual a percentagem de ruir?
  18.  # 78

    Permita-me discordar, a altura de água poderá ser muito facilmente enganadora quando temos um recipiente que não é linear. Imagine por exemplo a piscina em causa. Se for a medir a altura de água não vai equivaler ao seu peso, a não ser que faça contas mais complicadas de andar a retirar a altura da água que não está a ser ocupada devido às almofadas.

    Penso que para avaliar o peso de um recipiente o melhor indicador é sim o volume, pois este mede o que é realmente ocupado pela água, o que pode não ser bem assim quando olhamos apenas para a altura, isto quando estamos a falar de um recipiente com "obstáculos" dentro do mesmo.


    Quando se fala aqui em peso, fala-se em em peso por unidade de área - isso é a carga distribuída que actua sobre a laje. Daí ser a altura de água que define a carga: 100 Kgm2 por cada 10 cm de altura Se não é capaz de entender este conceito básico então nenhuma explicação lhe vai servir, terá de abrir os livros e reaprender os conceitos mais elementares.

    "o que me diz do meu armário com 520-550Kg/m2 que o tenho há cerca de 15-20 anos?"

    Diga-me o peso dos livros e as dimensões (em planta)da estante e poderei dar uma estimativa aproximada
  19.  # 79

    É sejamos simples, quantos tugas já não devem ter feito esta brincadeira?
    De certeza que o fizeram sem qualquer tipo de opinião negativa, porque simplesmente nem sequer questionaram!
  20.  # 80

    Caro j cardoso,

    O que está a dizer está correcto, se estivéssemos a falar de um recipiente linear. Se eu tiver um cilindro com 1 metro de água lá dentro (medido do chão até ao topo), e outro cilindro exactamente igual com 1 metro de água medido do chão até ao topo, mas que no seu interior tenho lá um elemento que me está a ocupar metade do volume do cilindro, ambos têm o mesmo peso? (vamos desprezar o peso deste obstáculo).

    É que a altura de água é igual em ambos os casos.

    Penso que o que estou a dizer aprende-se na 1ª classe.
 
0.0304 seg. NEW