Iniciar sessão ou registar-se
    • zeza
    • 19 outubro 2009 editado

     # 1

    bom dia. tenho uma dúvida quanto aos votos que cada condómino tem no meu condomínio. eu por exemplo tenho 89,1%, terei 89 votos?
    agradecia se me pudessem ajudar.
  1.  # 2

    "Cada condómino tem na assembleia tantos votos quantas as unidades inteiras que couberem na percentagem ou
    permilagem a que o artigo 1418 ° se refere."
  2.  # 3

    os votos são pelo número de fracções que seja proprietário, cada fracção, um voto.
  3.  # 4

    Colocado por: zezabom dia. tenho uma dúvida quanto aos votos que cada condómino tem no meu condomínio. eu por exemplo tenho 89,1%, terei 89 votos?
    agradecia se me pudessem ajudar.


    Correcto.

    Tem exactamente 89 votos
  4.  # 5

    os votos são pelo número de fracções que seja proprietário, cada fracção, um voto.

    É ROTUNDAMENTE FALSO

    NÃO OBSTANTE:
    Sempre se dirá que o regulamento de condomínio pode estabelecer esse critério de votação.
    Se for o caso então a premissa é válida.

    Caso contrário tem de facto 89 votos !!!
  5.  # 6

    Colocado por: MonicaGuiAdvogada
    os votos são pelo número de fracções que seja proprietário, cada fracção, um voto.

    É ROTUNDAMENTE FALSO

    NÃO OBSTANTE:
    Sempre se dirá queo regulamento de condomínio pode estabelecer esse critério de votação.
    Se for o caso então a premissa é válida.

    Caso contrário tem de facto 89 votos !!!


    ADVOGADA diga-me lá então quantos votos tem cada proprietário em fracções iguais em área.
  6.  # 7

    Colocado por: Fernando GabrielADVOGADA diga-me lá então quantos votos tem cada proprietário em fracções iguais em área.
    ARQUITECTO,
    Isso de prédios com as fracções todas iguaizinhas (e com a mesma permilagem) é de uma faltinha de imaginação... (hehehe);-)

    A pergunta original fala de 89,1%.
    NÃO HÁ HIPÓTESE de todas as fracções terem essa mesma permilagem (ou não totalizariam 1000).
  7.  # 8

    e que diferença é de permilagem geralmente ENGENHEIRO? valores baixos, porque se forem altos então temos uma pequena DITADURA, em que o senhor ao lado manda mais que eu só porque tem uma permilagem maior, mas no entanto vivemos todos no belo do condominio(REINO)
    viva a DITADURA CONDOMINIANA
    DEMOCRACIA? pouca...nos belos dos condominios à percentagem
  8.  # 9

    Sempre se dirá que o regulamento de condomínio pode estabelecer esse critério de votação.


    Um regulamento pode contrariar a legislação ?
  9.  # 10

    e que diferença é de permilagem geralmente ENGENHEIRO? valores baixos, porque se forem altos então temos uma pequena DITADURA, em que o senhor ao lado manda mais que eu só porque tem uma permilagem maior, mas no entanto vivemos todos no belo do condominio(REINO) viva a DITADURA CONDOMINIANA


    A diferença é a que resultar dos valores relativos de cada fracção - grande ou pequena, é irrelevante.
  10.  # 11

    Chamo a atenção que para algumas deliberações a assembleia deve chegar a maiorias qualificadas.
    Isto é, não basta a maioria simples dos votos do capital investido.

    Junto link para informação mais detalhada. http://www.ail.pt/informacao/index_informacao_condominio_assembleia_condominos.htm

    A propósito disto (um bocado off-topic): e Portugal fosse um visto como um condomínio e cada co-proprietário votasse em partes proporcionais do capital investido, ou do rendimento, ou do que fosse???? Nem sei bem o que pensar.
  11.  # 12

    Colocado por: scardosoA propósito disto (um bocado off-topic): e Portugal fosse um visto como um condomínio e cada co-proprietário votasse em partes proporcionais do capital investido, ou do rendimento, ou do que fosse???? Nem sei bem o que pensar.


    é não é!?
    não é off topic, na minha opinião pelo contrario.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  12.  # 13

    up
  13.  # 14

    Creio que o método de votação num condomínio tem toda a lógica e justiça. Quem contribui com maior valor para a despesa também deve ter mais peso na votação das decisões.

    Qual era a lógica de, por exemplo, no mesmo prédio, um proprietário de 10 fracçõezinhas (de escritórios) com 25m2 e uma permilagem de 25/1000 cada ter 10 votos, enquanto que um proprietario de UMA fracção com 250m2 e com 250/1000 só ter 1 voto?!?

    scardoso,
    Por acaso nem era má ideia! Quem PAGA MAIS IMPOSTOS também devia ter mais peso nos votos!
    (esteriotipando: o BE desaparecia, e o pessoal endinheirado desatava a declarar rendimentos inimagináveis só para levar o Paulinho a PMinistro. LOLOL!)
  14.  # 15

    Boas

    e se Portugal fosse um visto como um condomínio e cada co-proprietário votasse em partes proporcionais do capital investido, ou do rendimento, ou do que fosse????

    Também o pagamento de impostos teria de ser feito de acordo com essa proporção. Duvido que os titulares de rendimentos elevados estivessem de acordo com isso.

    cumps
    José Cardoso
    • luisvv
    • 21 outubro 2009 editado

     # 16

    Colocado por: scardosoA propósito disto (um bocado off-topic): e Portugal fosse um visto como um condomínio e cada co-proprietário votasse em partes proporcionais do capital investido, ou do rendimento, ou do que fosse???? Nem sei bem o que pensar.


    Depende do equivalente que encontrasse. Mas se calhar não fazia mal nenhum, provavelmente seria o melhor incentivo para uma gestão mais racional dos recursos públicos.
  15.  # 17

    ou seja quem tem dinheiro devia mandar - quem paga mais impostos devia mandar, mesmo que seja dinheiro vindo de tudo menos trabalho, por vezes vindo do estado( paga x em impostos mas rouba/aproveita-se x2 do estado/europa)

    eu não concordo mesmo, e ainda bem que o meu condominio tem fracções parecidas se não era a revolução...um condominio não passa simplificando, de uma analogia a um territorio, a uma vivência em grupo, eu sinceramente não posso com ditaduras, só se forem de inteligência e com regras e moderação.
  16.  # 18

    acabaram de abrir um tópico sobre uma situação de permilagens
    https://forumdacasa.com/discussion/7111/permilagens-mal-distribuidas/#Item_0
  17.  # 19

    Colocado por: Fernando Gabrielou seja quem tem dinheiro devia mandar - quem paga mais impostos devia mandar, mesmo que seja dinheiro vindo de tudo menos trabalho, por vezes vindo do estado( paga x em impostos mas rouba/aproveita-se x2 do estado/europa)


    Por outro lado, há-de convir que também tem o seu quê de imoral decidir como gastar o dinheiro dos outros..

    eu não concordo mesmo, e ainda bem que o meu condominio tem fracções parecidas se não era a revolução...um condominio não passa simplificando, de uma analogia a um territorio, a uma vivência em grupo, eu sinceramente não posso com ditaduras, só se forem de inteligência e com regras e moderação.


    Mas se todos tiverem o mesmo peso já não é uma ditadura ?
 
0.0191 seg. NEW