Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Boas

Isto é como tudo na vida. Tenho amigos que vivem na margem sul e dizem que não trocavam por nada. Tudo isto está directamente relacionado com aquilo que mais valorizamos. E acreditem que, quando ouço a descrição dos percursos diários eu.... assusto-me e digo: eu não conseguia!

Tenho um amigo que vive na Cotovia, todos os dias trás a esposa até à Praça de Espanha e segue depois ele para Carnaxide... no regresso, faz o mesmo.

Outro que vive em Sesimbra, lá perto, todos os dias faz esse caminho até Paço d'Arcos. Normalmente, sai do escritório às 19:30 porque não quer apanhar o trânsito da ponte. Mas diz que sabe bem ao fim de semana levantar-se e sentir o sossego.

Outros que vivem no Seixal, Almada, Montijo. Todos trabalham deste lado. Eu não conseguia, sou sincero.

Vivo em Lisboa na Expo, a 20 minutos do trabalho e "custa-me" mesmo levantar cedo, e queimo sempre aquela meia hora até às 8:30... :P . Tenho consciência que com o mesmo €€€ que dei pelo apartamento, tinha comprado uma daquelas vivendas que nasceram na altura à entrada de Pinhal Novo (Vila Serena, salvo erro...) quase com o total do dobro de área. Mas no fim, prevaleceu a centralidade, acessibilidades, serviços, rio, jardim, organização, investimento, vida actual, etc, etc.

Outro sítio que vacilei bastante na altura, foi Arruda dos Vinhos. Ainda não estava completa a auto-estrada (A9, penso eu) e do ponto de vista investimento, acreditava que seria uma excelente aposta. Mas dos arredores, é dos sítios que mais tranquilidade e sensação de campo que me transmitia.

Acabo por partilhar muito da opinião do Luisvv muitos aspectos.

Ainda bem, que todos temos gostos diferentes e vai existindo sítio para agradar a todos, senão, queria tudo parar no mesmo sítio!!! Era impossível comprar, e ao lado, ninguém dava nada por aquilo!

1 abraço

RG

http://montedoregato.blogspot.com
  2.  # 22

tinha comprado uma daquelas vivendas que nasceram na altura à entrada de Pinhal Novo (Vila Serena, salvo erro...) quase com o total do dobro de área.

ainda bem que não o fez (ali para mim só se fosse as moradias que não são em banda)
    quem viu aquilo no inicio e quem vê agora...pensa que não é a mesma urbanização
    segundo ja ouvi dizer a empresa que fez aquilo faliu e ficaram muitos problemas por resolver
  3.  # 23

Colocado por: Rogerio Goncalves...Outro que vive em Sesimbra, lá perto, todos os dias faz esse caminho até Paço d'Arcos. Normalmente, sai do escritório às 19:30 porque não quer apanhar o trânsito da ponte. Mas diz que sabe bem ao fim de semana levantar-se e sentir o sossego.
    Eu também gosto muito de, ao fim-de-semana, acordar no Areeiro em Lisboa, chegar às varandas e ver ao longe o Rio, as pontes V.daGama e 25Abril, o Mar da Palha com o castelo de Palmela lá ao fundo, a Serra e o Castelo de Sintra, e a zona de Caneças (toda aquela colina é tão bonita vista daqui, AO LONGE, toda iluminada à noite...).

E... aaaaah!! E O SOSSEGO que é Lisboa, ao fim de semana, sem essa malta que invade esta BELÍSSIMA cidade durante a semana???
  4.  # 24

Pois, pessoal gosto não se discutem foi por isso mesmo que eu fiz aquele meu comentário, acho que não se pode valorizar a compra de uma casa da forma como estavam a ser valorizadas.

"O dinheiro que se poupa em transportes etc... serve para pagar mais por uma casa em lisboa" Este tipo de afirmação não faz sentido em minha opinião
  5.  # 25

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Rogerio Goncalves...Outro que vive em Sesimbra, lá perto, todos os dias faz esse caminho até Paço d'Arcos. Normalmente, sai do escritório às 19:30 porque não quer apanhar o trânsito da ponte. Mas diz que sabe bem ao fim de semana levantar-se e sentir o sossego.
    Eu também gosto muito de, ao fim-de-semana, acordar no Areeiro em Lisboa, chegar às varandas e ver ao longe o Rio, as pontes V.daGama e 25Abril, o Mar da Palha com o castelo de Palmela lá ao fundo, a Serra e o Castelo de Sintra, e a zona de Caneças (toda aquela colina é tão bonita vista daqui, AO LONGE, toda iluminada à noite...).

E... aaaaah!! E O SOSSEGO que é Lisboa, ao fim de semana, sem essa malta que invade esta BELÍSSIMA cidade durante a semana???

Nem mais. Ver a ponte vasco da gama do sofá da sala com o rio em pano de fundo e o reflexo da lua!!! Até desligo as luzes para admirar melhor!

E não abdico de ao fim-de-semana ir tomar o meu rico pequeno almoço a ler o jornal calmamente no sítio do costume dos últimos, sei lá, até já perdi a conta aos anos!!! Apesar de ter que me deslocar, pois a pastelaria não se mudou para perto da nova morada desde 2007!! Hehehe

1 ab

RG

6.  # 26

Colocado por: Luis K. W.E... aaaaah!! E O SOSSEGO que é Lisboa, ao fim de semana, sem essa malta que invade esta BELÍSSIMA cidade durante a semana???

Nem mais, está tudo dito!
  7.  # 27

Ninguém vai convencer ninguém, até porque só considero que sejam pessoas avalizadas para entrarem nesta discussão do "Margem Sul melhor ou pior", quem já esteve a viver dos dois lados. Quem está a falar de teorias de custos de transportes, e não têm cinemas (?), e as portagens e os 30mins x sei lá o quê, é como tudo... podem encher muita página com muita palavra mas não sabem do que estão a falar, porque não conseguem : 1) comparar o que se perde e o que se ganha no dia a dia (seja objectivo ex: financeiramente, ou subjectivo ex: psicologicamente, etc...) 2) comparar com a realidade de morar na outra margem e estabelecer um balanço.

PS: Vivi 30 anos em Amadora, Lisboa, Oeiras estou há 5 a morar na Margem Sul - ao dia de hoje não voltava por razão alguma a morar em "Lisboa".
    • naar
    • 4 dezembro 2009

# 28

Colocado por: aeglosNinguém vai convencer ninguém, até porque só considero que sejam pessoas avalizadas para entrarem nesta discussão do "Margem Sul melhor ou pior", quem já esteve a viver dos dois lados. Quem está a falar de teorias de custos de transportes, e não têm cinemas (?), e as portagens e os 30mins x sei lá o quê, é como tudo... podem encher muita página com muita palavra mas não sabem do que estão a falar, porque não conseguem : 1) comparar o que se perde e o que se ganha no dia a dia (seja objectivo ex: financeiramente, ou subjectivo ex: psicologicamente, etc...) 2) comparar com a realidade de morar na outra margem e estabelecer um balanço.

PS: Vivi 30 anos em Amadora, Lisboa, Oeiras estou há 5 a morar na Margem Sul - ao dia de hoje não voltava por razão alguma a morar em "Lisboa".

Não me diga que não gostou de viver na Amadora? com o famoso Pigalle, o Escudeiro, a Ninfa e a Tribuna, o cinema velho, o famoso Babilónia nos seus tempos áureos, o Parque Central, a Carruagem e as suas famosas tostas e o velho Cinema Lido!

Pois :)

Eu também me mudei para a Zona Oeste e daqui também não saio! :))
  8.  # 29

Amadora, naar? Não foi aí (na Falagueira) que foram assassinados 3 polícias, há uns 4 anos? E outro na Cova da Moura?
    Para mim, a Amadora só tem um problema. Está demasiado perto de Lisboa! :-))

Tenho uma amiga, doutorada em Sociologia Urbana, que liderou um estudo que concluia que as pessoas gostam MUITO do sítio onde moram.
    Segundo esse estudo, tanto faz que seja na Cagalhufa (que, como sabem, fica no concelho da Merdaleja) ou em qualquer aldeia à beira do IC19 (onde as bichas para Lisboa começam no portão do estacionamento). O sítio onde as pessoas moram parece ser sempre "a melhor escolha" para essas pessoas.

Não gosto muito de clichés, mas... suburbio (por muito "bonitinho" que seja) é suburbio.

Digam-me sinceramente:
    Há alguma hipótese que se compare ao LUXO de se viver a menos de 5km do trabalho, poder almoçar quase sempre em casa e/ou com a criançada no intervalo da escola?
    Ou há alguma coisa comparável a viver-se numa das mais bonitas capitais da Europa, provavelmente a única a ter centenas de km de praias a menos de meia-hora de distância?
    E que (e esta, para mim, é de suprema importância e... quase inacreditável) provavelmente é a cidade da Europa com o maior e melhor parque de piscinas municipais - onde por apenas 16euros/mês se pode ir a qualquer das 8 recentes piscinas, a qualquer hora das 8 às 21, em qualquer dia (incl. domingos e feriados) do ano!?
    • naar
    • 5 dezembro 2009

# 30

Colocado por: Luis K. W.Amadora, naar? Não foi aí (na Falagueira) que foram assassinados 3 polícias, há uns 4 anos? E outro na Cova da Moura?
    Para mim, a Amadora só tem um problema. Está demasiado perto de Lisboa! :-))

Tenho uma amiga, doutorada em Sociologia Urbana, que liderou um estudo que concluia que as pessoas gostam MUITO do sítio onde moram.
    Segundo esse estudo, tanto faz que seja na Cagalhufa (que, como sabem, fica no concelho da Merdaleja) ou em qualquer aldeia à beira do IC19 (onde as bichas para Lisboa começam no portão do estacionamento). O sítio onde as pessoas moram parece ser sempre "a melhor escolha" para essas pessoas.

Não gosto muito de clichés, mas... suburbio (por muito "bonitinho" que seja) é suburbio.

Digam-me sinceramente:
    Há alguma hipótese que se compare ao LUXO de se viver a menos de 5km do trabalho, poder almoçar quase sempre em casa e/ou com a criançada no intervalo da escola?
    Ou há alguma coisa comparável a viver-se numa das mais bonitas capitais da Europa, provavelmente a única a ter centenas de km de praias a menos de meia-hora de distância?
    E que (e esta, para mim, é de suprema importância e... quase inacreditável) provavelmente é a cidade da Europa com o maior e melhor parque de piscinas municipais - onde por apenas 16euros/mêsse pode ir a qualquer das 8 recentes piscinas, a qualquer hora das 8 às 21, em qualquer dia (incl. domingos e feriados) do ano!?

Hello!

A Falagueira está para a Amadora assim como Chelas está para Lisboa!

E eu gostava tanto que até vim para a Zona Oeste, :)
  9.  # 31

Essas das praias a menos de meia hora de distância de Lisboa faz-me rir!! É exactamente essa gente de Lisboa que fica horas nas bichas para sujar as nossas praias e deitar lixo, que estragam as nossas lindíssimas praias da Costa a Sesimbra e Troia, e nos obrigam a apanhar tráfego. Morar em Alvalade ou no Areiro era coisa que não faria nem por nada. O Areiro tem um sensor de poluição que regista níveis idênticos aos das cidades mais puluídas da Europa...Não estou a ver ter o meu filho a respirar esse ar e ruído, asma, bronquite etc. Já morei em Lisboa e a coisa mais desagradável era abrir a janela demanhã e ser presenteado com o cheiro a escape de automóveis. Além disso não gosto de viver nos bolsos dos meus vizinhos: quero espaço. Tenho amigos que venderam os apartamentos em Lisboa e compraram quintas no Oeste penso que foi um investimento a pensar no futuro. E trabalham em Lisboa...
  10.  # 32

Paramonte,
    Larguei a das praias a meia-hora de propósito. :-)

É que ouvi para aqui dizer que viver fora de Lisboa é um descanso, que se pode pode desfrutar aos fins-de-semana! :-))
    Eu replico que, um descanso é poder viver EM LISBOA ao fim de semana!

Quanto a poluições, basta ver as centenas de milhar de automóveis que entram em Lisboa todos os dias para ver quem "polui" quem. Quanto a mim, quem «gosta» de se meter nas bichas para a Caparica aos fins-de-semana são precisamente os mesmos suburbanos que se metem nas bichas em direcção a Lisboa durante o resto da semana! :-))

Quanto a viver em quintas, eu não gostaria de viver num sítio em que tivesse de me meter num automóvel para comprar uma carcaça. Eu moro num sítio em que me deixam o pão quentinho na maçaneta da porta todas as manhãs. E para «ir ao café» ou «ao minimercado» basta-me descer no elevador.
    E sim, já vivi numa quinta, por sinal maior que todo o concelho de Lisboa. Uma bela experiência, estar no meio de nenhures, andar sempre armado e dormir com uma arma ao lado da cama.

Ter vizinhos por perto pode ser uma vantagem.
    A minha irmã mora num suburbio de Lisboa que se chama quinta da Marinha. Desde que se mudou para lá, há pouco mais de 1 ano, TODAS as 6 moradias vizinhas da dela já foram assaltadas (não me lembro de ver este tipo de estatística na imprensa...).
    No meu prédio, 43 condóminos, nunca houve assaltos - tirando uma mota que estava à porta do estacionamento.
    E quando os miúdos eram mais pequenos, nem precisavam de sair do prédio para brincarem juntos ao "trick or treat" no Halloween.

Cheiro de escape a 50m acima do solo na zona mais alta de uma cidade ventosa como Lisboa? Hehehe!
  11.  # 33

A definição de suburbio em Portugal está distorcida. P. Ex. nos USA as casas dos suburbios são das classes mais ricas. Os mais pobres vivem na confusão... /(de uma forma geral)

Em Portugal as pessoas que vinham para Lisboa queriam que as casas estivessem viradas para a estrada, porque de verde e campo já elas estavam fartas na "terra". Isso explica que em muitas avenidas antigas de Lisboa a sala esteja voltada para a rua e a cozinha/dispensa/quartos/ para o Rio!!!`Há teses feitas sobre isso, tem a ver c\ factores sociológicos onde o sonho das pessoas era vir da "terra" para Lisboa. Não nos esqueçamos que na décda de 60 Lisboa era a cidade Europeia com mais Lamborghinis...todo o menino pedía um ao papá!! Outra razão que explica a construção tão típica à beira das estradas é ´que antigamete só estas casas tinham acesso fácil aos esgotos/água/electricidade.

Quanto ao morar 50 metros acima do solo isso livra-o do quê? Será que o vento que no seu prédio vem da Serra da Estrêla? Os gases tóxicos são alguns mais leves que o ar e trepam q se fartam
  12.  # 34

Como disse ontem isto é uma conversa onde ninguém vai convencer ninguém, não deixa de ser no entanto curioso que os defensores da centralidade de Lisboa sejam na esmagadora maioria aqueles que sempre viveram em Lisboa, e quem defende a vantagem de habitação em zonas rurais perto de Lisboa (chamar-lhes suburbios?? tenham santa paciencia...), sejam exactamente aqueles que tiveram ambas as experencias e que como tal falam com conhecimento de causa comparativa.
  13.  # 35

Boas

Digam-me sinceramente:
    E que (e esta, para mim, é de suprema importância e... quase inacreditável) provavelmente é a cidade da Europa com o maior e melhor parque de piscinas municipais - onde por apenas 16euros/mês se pode ir a qualquer das 8 recentes piscinas, a qualquer hora das 8 às 21, em qualquer dia (incl. domingos e feriados) do ano!?

Há:
    Morar a 1 Km (5 min) do trabalho, sem trânsito, escolas em que o puto ia sózinho e vinha almoçar a casa, praias a 20 min, 3 piscinas municipais num raio inferior a 5 Km, vista do mar (em dias muito limpos e ao longe), vistas para poente num horizonte que vai de Gaia sul à Maia, todo o Porto deitado aos pés e à vista (o Dragão mesmo em frente), o Douro a 5 minutos, o som dos pássaros de manhã, o pão fresco entregue em casa de manhã cedo, fruta e legumes directamente dos lavradores locais e outros mimos. Isto é (pasmem) em Gondomar - a terra do Coração Dourado (esqueçam os apitos).
    Ou se calhar é como diz a amiga do Luís K. W. e sou apenas mais um que gosta do sítio onde sempre morou.

cumps
    José Cardoso
  14.  # 36

Colocado por: Paramonte Será que o vento que no seu prédio vem da Serra da Estrêla?
    O vento predominante em Lisboa, toda a gente o sabe, vem de Sudoeste. Do lado do rio e do mar. :-)
    E quando sopra a 60km/h (nada de extraordinário), uma lufada atravessa a cidade toda, na diagonal, em menos de 10minutos.
    ...na décda de 60 Lisboa era a cidade Europeia com mais Lamborghinis...todo o menino pedía um ao papá
    Porque será que isto me cheira a invejoca? :-)
    Isso, no total, faria quantos Lamborgas? Uns 15 ou 20? Tenho a certeza que havia muitos mais carochas e ovos.
    De qualquer maneira, estou convencido que isso dos Lamborgas seria mais lá para os «suburbios», isto é, Cascais e Estoril, ou para a periferia (Restelo). :-)))
    ..-pessoas que vinham para Lisboa queriam que as casas estivessem viradas para a estrada, ...
    Essa está boa. Uma boa parte das aldeias que conheço desenvolvem-se ao longo do eixo da via principal! Algumas até só têm 2 fiadas de casas, uma de cada lado da estrada!
    Para além disso, você estava a falar das pessoas que "vinham para Lisboa" em que século?!? ;-)

aeglos,
    Por acaso, eu posso falar porque vivi 3 tipos de experiência: 100% urbano, suburbano e "mato".
    Cresci numa Avenida de Lisboa em que os prédios são intercalados por jardins, onde todas as crianças se juntavam todos os dias para brincar (Av.EUA).
    Passei 6 anos (dos 18 aos 23), numa vila suburbana. Só que, no meu caso, o suburbano (a 25km de Bruxelas) era o paraíso.
    Era uma «aldeia» ultramoderna (todo o centro estava sobre 3 pisos de estacionamento e os automóveis não circulavam à superfície; as ruas eram aspiradas, etc.), cheia de universitárias e não havia pais nas redondezas. ;-)
    Não é comparável com a CovadaMoura/Falagueira, que é mesmo ao lado de Lisboa, mas que...
    Quanto à experiência rural, foi sui-generis. Aquilo de estar no meio de nenhures, longe de tudo (para ir a qualquer lado, só de boleia), e dormir com uma arma ao lado, hoje parece-me um mau filme.

É por ter estado tanto tempo longe de Lisboa que passei a apreciá-la (e a alguns arredores) muito mais...
  15.  # 37

Ora vivi cerca de 24 anos em Lisboa, 6 em Faro(Gambelas) e 2 na Ericeira(Lagoa).
    Trabalho em Alfragide.

Em termos de sono, durmo exactamente a mesma coisa em comparação entre Lisboa e Ericeira.
    Demorava cerca de 40 minutos todos os dias a fazer o trajecto casa-trabalho quando vivia em Lisboa, e agora demoro 45 minutos. A diferença são os kms, em vez do tempo parado em filas.
    Demoro a chegar a um cinema 15 minutos de carro, quando em Lisboa demorava 10, mas estaciono mais rápido agora que em Lisboa.

Ist é para mostrar o quanto ridicula é a conversa do Lisboa, ou outro lugar é melhor ou pior para viver. Tudo é determinado pelo modo de vida de cada pessoa e o tipo de condições que se precisa.

Eu queria sopas e descanso e largar uma cidade cheia de carros, e cheia de gente mal-humorada. Dede que vivi em faro, que Lisboa para mim deixou de representar o meu lugar de elição, e não descansei enquanto não me tirei daqui novamente.
    Gosto muito de lisboa, mas é para vir às compras de vez em quando. Viver para mim, tem de ser em algum lugar com calma, tranquilidade, segurança e prazer. Nenhuma dessas coisas, Lisboa me proporciona, e por isso mudei-me.
  16.  # 38

Colocado por: Hugo S.Tudo é determinado pelo modo de vida de cada pessoa e o tipo de condições que se precisa.
    Absolutamente de acordo!

Viver «no campo», ou numa aldeia não é - só por si - uma melhoria de qualidade de vida. Depende (até!) das pessoas.
    Tenho um amigo que se mudou com a companheira para a terra dela, perto do rio Minho. Um sítio lindíssimo, mas... ninguém na aldeia fala com eles! A ela insultam-na (até, ou sobretudo, a própria família) por ter metido um tipo de Lisboa em casa dela, etc. etc. Um ambiente de cortar à faca.

Em alternativa a Lisboa, eu optaria, como o Hugo, por uma pequena cidade. A começar por Oeiras (se eu trabalhasse na direcção oposta de Lisboa - Estoril ou Cascais - claro!), mas com 2 ou 3 lugares de estacionamento privados. :-)
    Mas se eu trabalhasse no Algarve, qualquer aldeia perto do mar também me satisfaria ... 10 meses por ano.

Sábado, 15horas. Estou a olhar para Lisboa. (Não há dúvida que tenho uma "vista" invulgar e isto ajuda-me a apreciar melhor esta cidade. Já disse que da minha sala vejo até aos castelos de Palmela e de Sintra? E que do HALL consigo ver as 2 pontes sobre o Tejo?).
    O que eu noto é que, para onde quer que eu olhe, há mais lugares vazios do que carros estacionados. E vêem-se muito poucos carros a circular.
    Para quem quer sossego ao fim-de-semana em Lisboa, é só afastarmo-nos da 2ª Circular e dos Centros Comerciais... :-)
  17.  # 39

Boas,

Uma coisa é certa: Lisboa é, de longe, uma das capitais europeias mais lindas. Cheia de luz, espaçosa onde se é possivel mover com relativa facilidade e com o rio / mar a contornar toda a costa (estou a abranger oeiras, cascais...).

É certo que sempre vivi em Lisboa, e criou-se laços com certos "cantos", tipo os cinemas ou cafés dos quais sentimos uma certa nostalgia em nos afastarmos deles. E para aqui viver, uma coisa também é certa, tenho de estar relativamente perto do trabalho, no caso, a 20 min de carro (Oeiras), pelo que as acessibilidades contam muito.

Quanto a praias, enfim, esqueçam lá isso porque não me meto em nenhuma desta zona, porque estão "esgotadas". Não suporto o trânsito quer para lá, quer para cá. Daí o facto de ter escolhido viver no Parque das Nações: 3 minutos depois de sair da garagem, estou sobre o tabuleiro principal da Vasco da Gama em direcção à costa vicentina. Posso não fazê-lo muitas vezes (estou a tratar disso :D ), mas que faço têm de me saber bem.

Depois, foi o jardim, foi a escola (para mais tarde) e as creches por perto.

Agora, o que é importante, é que independente do sítio onde se mora, é conseguir construir algo que nos permita usufruir do que temos, e não apenas fazer daquilo um ponto de passagem. Por exemplo, uma zona que até aprecio a nova construção que está feita é Alcântara, mas acho que não conseguiá lá viver, e tudo porque considero que não tem praticamente condições para os miúdos (ou pelo menos eu, não ficava descansado).

Tenho bastantes amigos (e os meus pais e irmã também, actualmente) que vivem na margem sul (curioso, e sempre que nos reunimos para uma noitada de matreco normalmente sou eu que me desloco para a margem sul) e cada qual defende os prós e contras de cada zona.

J.Cardoso, aqui também me colocam o pão à porta (coisa que me acompanhou ao longo da infância até perto dos anos 90 onde morava inicialmente, nas Av. novas) e os legumes, frutas e coisas do género, é mesmo da mercearia (qualidade inquestionavelmente superior a Continentes, Pingo Doces, Feiras novas ou outros do género), embora pague-se é um pouco mais, mas vale o que se paga (ao contrário do que às vezes acontece nos ditos, em que pagamos menos mas não nos sabe a nada).

1 abraço

RG

•  
      MRui
    • 6 dezembro 2009

# 40

Ok! Vamos eleger as 7 localidades maravilha para viver em Portugal?

Espremendo os post's deste tópico, parece que Oeiras vai à frente (sem nenhuma crítica), secundada por Lisboa e Baixa da Banheira, desculpem, digo, Pinhal Novo. A exemplo da eleição do "Melhor Português de Sempre" que teve o resultado que teve, porque não também eleger a melhor localidade de sempre? Além das já mencionadas, candidatem-se outras. Pode ser que até vença Freixo de Espada à Cinta... quem sabe?

0.0263 seg. NEW