Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Desde já agradeço de antemão a vossa ajuda. Embora seja um visitante assíduo do fórum este é o meu primeiro post.

Já tenho orçamentos para as obras numa área total de 502 m2, sendo que, 220 serão exteriores, onde estará contemplado o pátio, acesso à garagem, quintal (onde haverá um alpendre com zona de churrasco,etc.).

Exposto o assunto, pretendia a vossa ajuda no sentido de que tipo de piso escolher para o exterior, a minha ideia inicial seria revestir toda essa área com determinado tipo de piso, mas depois de tanta despesa envolvida nas restantes obras não me apetecia nada enterrar 6 ou 7 mil euros em piso de “rua”. Há soluções mais em conta que não comprometam a estética envolvente? Que conselhos me podem dar?

Obrigado
  2.  # 2

mais em conta só se colocar cimento, mas fica feio (na minha opinião) e se for mal feito acaba por rachar todo
  3.  # 3

Eu coloquei à volta da minha moradia Paralelos de granito, com as juntas entre eles acimentadas.
    Ficou em 12€ por metro quadrado (preço final) o que é mais barato que por algum tipo de mosaico + ladrilhador + preparação da base do terreno, ...

Tem a grande vantagem que é quase vitalício, permite tirar para passar algum tubo e voltar a colocar, como tem as juntar acimentadas não cria ervas (por vezes aparecem algumas é só retirar e por um bocado de cimento nesse buraquito), ...

A maior desvantagem é a irregularidade do piso.
      Captura de Ecrã (2).png
    • ig8
    • 4 junho 2020

# 4

Peixeiro, gosto bem desse tipo de piso.
    Fiquei curioso foi com as sebes. Que espécie é?

P.S: tem aí um espaço bastante agradável!
  4.  # 5

Fiquei curioso foi com as sebes. Que espécie é?

Obrigado pelo comentário! Em relação às sebes, não sei que espécie será. Por aqui há quem lhes chame "lauros". Existem por aqui muitos, até em espaços públicos.
    Eu cortei de umas sebes umas quantas pernadas, e pega bem de estaca em finais de setembro/outubro. Quase todas as que coloquei pegaram. Em 3 ou 4 anos ficaram assim grandes. Não precisam de rega e tenho de as podar uma ou duas vezes por ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ig8
    • ig8
    • 4 junho 2020

# 6

Por acaso pareceram loureiro, mas quis confirmar.
    sim, essas pegam bem e não precisam de grande manutenção. Obrigado!
  5.  # 7

Colocado por: PeixeiroFicou em 12€ por metro quadrado (preço final)

12€ há quantos anos? Em que zona do pais?
  6.  # 8

Foi à 3 anos, na zona da Covilhã.
  7.  # 9

Desde já agradeço a vossa ajuda. Quanto ao cimento pus essa ideia de parte precisamente por essas razões... Relativamente aos paralelos já tinha pensado nessa parte de ficar irregular, mas a esse preço dá que pensar. Vou pedir orçamento para poder tomar decisão.
  8.  # 10

Colocado por: Novato0Desde já agradeço a vossa ajuda. Quanto ao cimento pus essa ideia de parte precisamente por essas razões... Relativamente aos paralelos já tinha pensado nessa parte de ficar irregular, mas a esse preço dá que pensar. Vou pedir orçamento para poder tomar decisão.

Hoje em dia conte com o mínimo de 18€/m2
  9.  # 11

Colocado por: PeixeiroEu coloquei à volta da minha moradia Paralelos de granito, com as juntas entre eles acimentadas.
    Ficou em 12€ por metro quadrado (preço final) o que é mais barato que por algum tipo de mosaico + ladrilhador + preparação da base do terreno, ...

Tem a grande vantagem que é quase vitalício, permite tirar para passar algum tubo e voltar a colocar, como tem as juntar acimentadas não cria ervas (por vezes aparecem algumas é só retirar e por um bocado de cimento nesse buraquito), ...

A maior desvantagem é a irregularidade do piso.
      Captura de Ecrã (2).png

Não pude deixar de reparar no mini lago que tem. É algo que pretendo fazer em pois sempre gostei de ver, com pequena cascata. Esse lago tem algum sistema de circulação de água?
    Parabéns pelo espaço.

Ah também vou colocar o piso em paralelo, vou pedir para nas juntas colocar cimento, não me lembrei dessa opção para evitar ervas daninhas
  10.  # 12

Pedra/calçada portuguesa, alguém sabe preços ou tem algum feedback?
  11.  # 13

Colocado por: RuipsmNão pude deixar de reparar no mini lago que tem. É algo que pretendo fazer em pois sempre gostei de ver, com pequena cascata. Esse lago tem algum sistema de circulação de água?

Neste momento não tem nada. Tinha uma simples bomba submersível para lagos de 1000L/h, mas avariou e ainda não a substitui. Tenho feito circular a água abrindo uma torneira alguns minutos por dia...
    Pretendo colocar uma bomba, mas complementada com um filtro caseiro, mas ainda está em fase de planeamento. Gostaria que funcionasse com energia solar, mas para ser minimamente eficiente, penso que teria de ter um painel enorme (e caro).
  12.  # 14

Colocado por: RuipsmAh também vou colocar o piso em paralelo, vou pedir para nas juntas colocar cimento, não me lembrei dessa opção para evitar ervas daninhas

Eles aqui usaram uma espécie de areão só de granito cinzento, para fazer o cimento, em vez da típica areia de rio, desta forma as juntas ficaram também cinzentas, como as pedras. O cimento foi espalhado a rodo e limpo com máquina de lavar à pressão quando já estava a secar. Ficou muito bom, com muito pouco cimento deixado nas paralelos.
  13.  # 15

Colocado por: Peixeiro

Eles aqui usaram uma espécie de areão só de granito cinzento, para fazer o cimento, em vez da típica areia de rio, desta forma as juntas ficaram também cinzentas, como as pedras. O cimento foi espalhado a rodo e limpo com máquina de lavar à pressão quando já estava a secar. Ficou muito bom, com muito pouco cimento deixado nas paralelos.

Obrigado pela dica.
    Quanto ao lago já andei a investigar, mas vou ter que colocar bomba pois pretendo fazer mini queda de água.
    • DMG
    • 4 junho 2020

# 16

Colocado por: NTORION

Por este valor por m2, já começa a entrar em equação relva sintética, já se mete relva de 4cm, 21000 pontos, por 20 €/m2, pó de pedra por baixo, isolamento e temos superfície plana e pronta a utilizar.
    • ig8
    • 4 junho 2020

# 17

Colocado por: DMGPor este valor por m2, já começa a entrar em equação relva sintética, já se mete relva de 4cm, 21000 pontos, por 20 €/m2, pó de pedra por baixo, isolamento e temos superfície plana e pronta a utilizar.

Para andar de bicicleta, ou com o carro, por cima não deve ser muito agradável, digo eu
    • DMG
    • 4 junho 2020

# 18

Colocado por: ig8
    Para andar de bicicleta, ou com o carro, por cima não deve ser muito agradável, digo eu

Concordo.
  14.  # 19

Colocado por: NTORION

ainda se arranja a 11/12 na minha terrinha :)
  15.  # 20

E que tal esta opção?

Vi esta num loteamento perto de casa e fica engraçado.
    Quanto ao paralelo: aquilo fica feio durante o Inverno (pior o amarelo do que o azul).

Estes blocos em cimento, não sei se vai padecer dos mesmos males do paralelo??? Se alguem tiver feedback, agradeço.
      calçada_cimento.jpg

0.0217 seg. NEW