Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: vitor_fernandesObrigado, desconhecia.
    Vou esperar então.

    mas ir adiantando não tenho nada a perder
    Obrigado again

    Na minha opinião devia pedir orçamentos apenas quando tiver tudo concreto, para não andar a perder tempo, fazer os construtores perder tempo e eventualmente descartar algum à partida por ter sido mais caro que outro!

    Vá falar com eles, veja as obras em construção, limpeza, arrumação, segurança, maquinaria.. etc e tal, e fale com os outros donos de obra se conseguir, para lhe darem feedback do que tem corrido bem/menos bem.
  2.  # 42

    Colocado por: pauloagsantos

    até pq não percebo porque os empreiteiros se esticam, pq depois o avaliador do banco não liberta a tranche que o empreiteiro pretende.


    Isso não é problema do empreiteiro, ele faz casas e ganha dinheiro com isso, se o DO não tem dinheiro o Empreiteiro não mete mais tijolos.
  3.  # 43

    Colocado por: rjmpiresIsso não é problema do empreiteiro, ele faz casas e ganha dinheiro com isso, se o DO não tem dinheiro o Empreiteiro não mete mais tijolos.


    e para ganhar 10.000 a mais no fase inicial da obra, vai fazer a obra ficar parada e abdicar de ganhar 50.000 no final... sim senhora.

    essa conversa do DO não ter dinheiro é conversa fiada. 90% das pessoas que constroem não tem dinheiro e recorrem à banca. O construtor é o primeiro interessado em que o plano de pagamentos se aproxime o máximo possivel às avaliações feitas pelo banco. O lucro da obra há-de vir na ultima tranche.

    e o lucro do construtor é maior se levar a obra até ao fim do que se sair a meio.
    Concordam com este comentário: imo
  4.  # 44

    teoricamente o mapa de quantidades é muito bom e faz todo o sentido, mas quem o aplica diz que necessita de x de cimento e o empreiteiro diz que não chega. Como se resolve?
    outra questão se quiser desistir de fazer uma parte como se sabe o preço da mão de obra? só sei do material mas tem muitas mais variaveis que me interessa controlar...
  5.  # 45

    Colocado por: pauloagsantoso lucro do construtor é maior se levar a obra até ao fim do que se sair a meio.

    Depende.
    Nos últimos tempos tenho apanhado uma série de casos em que a estratégia nunca foi acabar a obra, antes pelo contrário.
    A coisa é montada para o DO rescindir contrato por mutuo acordo na fase em que o empreiteiro está a ter lucro.
  6.  # 46

    Colocado por: spvaleteoricamente o mapa de quantidades é muito bom e faz todo o sentido, mas quem o aplica diz que necessita de x de cimento e o empreiteiro diz que não chega. Como se resolve?

    Isso já foi aqui explicado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  7.  # 47

    Colocado por: zedasilvaNos últimos tempos tenho apanhado uma série de casos em que a estratégia nunca foi acabar a obra, antes pelo contrário.
    A coisa é montada para o DO rescindir contrato por mutuo acordo na fase em que o empreiteiro está a ter lucro.


    bolas, anda meio mundo a tentar enganar o outro meio mundo.

    mais isso só é possivel se o plano de pagamentos proposta pelo empreiteito tiver elaborado para levar no inicio da obra mais dinheiro do que a obra realizada? ou existe outras formas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  8.  # 48

    Colocado por: pauloagsantosmais isso só é possivel se o plano de pagamentos proposta pelo empreiteito tiver elaborado para levar no inicio da obra mais dinheiro do que a obra realizada

    Este é um dos principais problemas. os DO são muito mal assessorados, a grande maioria quando começa a desconfiar já se meteu em mil trabalhos.
  9.  # 49

    Colocado por: pauloagsantosbolas, anda meio mundo a tentar enganar o outro meio mundo.

    Tenho um caso em que o DO com a laje de piso, pilares e laje de teto ia pagar 45% do valor da obra.
  10.  # 50

    Colocado por: zedasilvaEste é um dos principais problemas. os DO são muito mal assessorados, a grande maioria quando começa a desconfiar já se meteu em mil trabalhos.


    eu não percebo nada de obras, mas o plano de pagamentos que aprovei era algo do genero:

    05% para adjudicar a obra (ele queria 10% mas eu negociei para os 5%)
    15% para fundações e placa do piso (a casa tem desvão)
    10% para a placa do tecto
    20% para telhado montando e rematado
    25% para tubagens reboco, betonilha e obra fechada
    25% no final da obra

    ora até um maçarico como eu consegui pegar no mapa de quantidades encaixar os artigos na respectiva fase e ver se o plano de pagamentos estava adequado ou não.

    estão a perceber a importancia de pagar 1000€ por um mapa de quantidades
  11.  # 51

    Colocado por: pauloagsantos05% para adjudicar a obra (ele queria 10% mas eu negociei para os 5%)
    15% para fundações e placa do piso (a casa tem desvão)
    10% para a placa do tecto

    Um empreiteiro inteligente faz sapatas, pilares e placa de piso e placa de teto e sacou 30% do valor total da obra, quando na realidade não deve ter executado mais de 15 a 20%.
    Nesta fase tem todo o interesse que o DO o mande embora
  12.  # 52

    Colocado por: zedasilvaUm empreiteiro inteligente faz sapatas, pilares e placa de piso e placa de teto e sacou 30% do valor total da obra, quando na realidade não deve ter executado mais de 15 a 20%.


    não duvido do que diz, mas se somar os artigos no meu mapa de quantidades a percentagem é equivalente.


    Colocado por: zedasilvaNesta fase tem todo o interesse que o DO o mande embora


    se tiver outra obra para onde ir, agora existe mais procura, mas em meios pequenos como o meu o empreiteiro que faça isso muitas vezes começa a ficar conhecido e deixa de ganhar obras, a melhor publicidade é o passa boca de obras concluidas com sucesso.

    tive um construtor que nem covidei pq fez isso a uma pessoa conhecida, conheço outro que ficou tão conhecido que só ganhava obras cada vez mais longe, teve que ir para tão longe que agora está fora do país
  13.  # 53

    Colocado por: spvalemas quem o aplica diz que necessita de x de cimento
    imagino que quer dizer xm3 de betão..nisso não há como fugir a uma boa medição... o empreiteiro nao pode dizer que nao chega se a coisa foi calculada, desenhada e medida.
  14.  # 54

    Colocado por: pauloagsantosbolas, anda meio mundo a tentar enganar o outro meio mundo.
    desde o inicio do tempo
  15.  # 55

    Colocado por: pauloagsantos
    05% para adjudicar a obra (ele queria 10% mas eu negociei para os 5%)
    15% para fundações e placa do piso (a casa tem desvão)
    10% para a placa do tecto
    20% para telhado montando e rematado


    Mas aqui já vai em 50%, qd o normal seriam cerca de 30%. Se ele abandonar a obra nessa fase não arranja que lhe faça o resto da obra pelos restantes 50%
  16.  # 56

    Colocado por: zedasilvaEnquanto DF não gosto de mapas que quantidades porque estão sempre errados nas quantidades e no final o DO vai pagar trabalhos a mais.

    Trabalhos a mais.... que não precisavam de ser feitos? Ou o trabalho da elaboração do mapa?
    Poderá o DF, sendo contratado atempadamente, auxiliar na aferição/correcção das quantidades?

    Colocado por: zedasilvaNos últimos tempos tenho apanhado uma série de casos em que a estratégia nunca foi acabar a obra, antes pelo contrário.
    A coisa é montada para o DO rescindir contrato por mutuo acordo na fase em que o empreiteiro está a ter lucro.

    Pode dar umas dicas destas artimanhas que levem o DO a querer rescindir?
  17.  # 57

    Se o empreiteiro receber um daqueles mapas de quantidades retirados do Arquimedes do Cype, tipo isto:

    "Aterro para base, através do espalhamento em camadas de espessura não superior a 30 cm de material da própria escavação, e posterior compactação com meios mecânicos até alcançar uma densidade seca não inferior a 95% da máxima obtida no teste Proctor Modificado, realizado segundo LNEC E 197, e isso quantas vezes for necessário, até conseguir a cota de subrasante. O preço não inclui a realização do ensaio Proctor Modificado."

    vai carregar mais no preço? Qual é a vossa opinião?
  18.  # 58

    Colocado por: RUIOLIvai carregar mais no preço? Qual é a vossa opinião?

    Quanto mais complexo for o descritivo dos trabalhos, ou o caderno de encargos, mais o construtor se defende, isso é óbvio, o dono de obra pode até ficar mais protegido, mas isso vai-lhe sair do bolso, é preciso um meio termo.
    Concordam com este comentário: zedasilva, RUIOLI
  19.  # 59

    Colocado por: PicaretaQuanto mais complexo for o descritivo dos trabalhos, ou o caderno de encargos, mais o construtor se defende, isso é óbvio, o dono de obra pode até ficar mais protegido, mas isso vai-lhe sair do bolso, é preciso um meio termo.


    Concordo, e como não há fiscalização a tempo inteiro vai fazer como sempre fez...
  20.  # 60

    Pedi propostas para elaboração de mapa de quantidades e caderno de encargos, e pedi um exemplo de medições, já para evitar surpresas desagradáveis.

    Um reparei que eram do Cype.

    A maior parte, nas instalações técnicas era tudo por VG.

    Assim corremos o risco de nem com MQT correr bem...
 
0.0261 seg. NEW