Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    No mês passado dei inicio a grande dor de cabeça que é construir uma moradia.
    O avô da minha namorada tem um artigo que lhe foi doado mas apenas 2/3 é dele, o 1/3 pertence a outra senhora.

    O avô dela vai doar ou dar (não sei qual é o termo mais correcto) o terreno mas como o artigo é indiviso tivemos que ir ao solicitador resolver. Acontece que as partes já estão divididas e muradas e a vizinha até já construiu de forma ilegal uma garagem com pombal, uma churrasqueia e julgo que aumentou a casa na área do artigo que lhe pertence isto tudo com projecto mas sem nunca ir a câmara pedir uma licença .

    O solicitador indicou duas maneiras de resolver a questão do artigo, uma mais rápida que seria a vizinha doar o 1/3 do artigo a minha namorada pagando 10% do valor do terreno as finanças (que eu julgo que seria de bom senso serem pagos a meias) e depois a vizinha anexava o logradouro ao artigo dela ou entao ir para tribunal, levar 3 testemunhas que iriam dizer que o terreno ja era das pessoas a mais de 20 anos e resolver desta forma. Ficou decidido que iríamos optar pela primeira opção.

    Já foi um topografo medir o terreno da minha namorada que está definido como terreno agrícola e tem cerca de 1700m2 e também o da minha vizinha, mas esta ja veio dizer que queria que o topografo fizesse o levantamento com a garagem e tudo o resto que era para ficar legalizado. Depois de terem estado no solicitador e este ter perguntado se estavam a perceber tudo!!

    Eu sabia que não ia ser fácil, mas, se quiserem tornar as coisas mais difíceis também para o lado deles pode ser. Isto porque eu sei que as pessoas do outro lado são de fracas acções e que por causa de 1 metro de terreno são capazes de tudo. Para verem, há coisa de 20 anos atrás houve necessidade de aumentar a largura da rua e então o avo da minha namorada deu 1 metro para cada lado ficando assim a rua mais larga, estas pessoas não deram, na zona da casa deles é apertado e agora recentemente fizeram um jardim com lancil que vai até a estrada e sempre que é preciso estacionar metem os carros em frente ao muro da minha namorada onde tem muito espaço. É de uma pessoa ficar fula.

    Amanha o topografo vai entregar o levantamento e depois vou entregar no solicitador. A ver vamos como vai correr.
    •  
      FD
    • 19 outubro 2009

     # 2

    Vai fazer um diário? Se sim, porreiro, será o primeiro aqui no fórum. ;)
  2.  # 3

    esse tipo de situações são muito dificeis de gerir e digerir.
    mas o que mais há é gente dessa.
    julgam que levarão os m2 de terra com eles para além da morte.
    força nesse processo. essa gente tem de se convencer que fica tudo mais facil quando se colabora com o proximo
    cump
  3.  # 4

    Ja frequento este fórum desde que decidi fazer uma vivenda e a minha ideia inicial era ver habitações que estivessem feitas para tirar ideias,pedir opiniões e conselhos.
    Contudo ainda estou numa fase inicial que é a da aquisição do terreno.

    Hoje o topografo foi entregar o levantamento topográfico do nosso terreno mas ainda falta o da vizinha. Enquanto não tivermos os dois levantamentos independentes não podemos voltar ao solicitador.
    Mas vamos ver se é esta a maneira que iremos resolver o nosso problema porque a nossa vizinha já não está a ter a mesma atitude que tinha no inicio. Hoje a noite fomos perguntar se ela sabia onde começava o 1/3 do terreno que lhe pertence e ela disse com alguma arrogância:
    Não, o meu pai comprou ali uma tira de terreno, mas isso não sei

    e agora sempre que passamos por ela, vira a cara para o lado.

    Se for um diario tudo bem, pode ser que depois faça um livro :) e ganhe muito dinheiro para pagar a casa......
  4.  # 5

    Hoje será entregue da minha parte o levantamento topográfico ao solicitador para que este possa preparar os documentos necessarios.

    Paguei 240€ ao topografo para este fazer o levantamento (200€+iva) .

    Hoje vou a figueira da foz, mais propriamente a vila verde mostrar umas moradias de construção moderna a minha namorada para tirar umas ideias.

    Tenho também que programar ir ao arquitecto pedir um orçamento. Até agora através de conhecimentos amigos ja tenho o nome de um arquitecto de Pereira que fez o projecto por 2000€ (não sei se foi com iva ou não) nem que fazes tinha. Quando for lá perdir um orcamento terei que pedir um orcamento detalhado para depois nao ser enganado.

    arquitectura

      Planta


    especialidades:

      Termica
      - Electricidade
      - Gás (não sei se vou colocar gás)
      - Pichelaria
      - Betão e ferro
      - Plano seguranca e saude
      - Acústica
      - Ficha SCIE


    Será que falta alguma coisa ?
    •  
      FD
    • 22 outubro 2009

     # 6

  5.  # 7

    2000€
    Projecto de licenciamento, especialidades e certificações ??????????????????
  6.  # 8

    Boas

    Será que falta alguma coisa ?


    Supondo que quando fala em "electricidade" já inclui as telecomunicações (ITED) e a pichelaria inclui rede de águas e redes de drenagem de residuais e pluviais, faltam ainda (falando apenas de especialidades):
    - Acústica
    - Ficha SCIE
    Dependendo do caso podem ainda exigir outros elementos

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 9

    Boa noite , antes de mais os meus parabéns pela sua coragem em fazer um diario da construção da sua moradia,
    aqui no forum serei um visitante assíduo deste tópico .

    Gostaria de lhe perguntar em que zona do pais será a nova casa ?
  8.  # 10

    Colocado por: zedasilva2000€
    Projecto de licenciamento, especialidades e certificações ??????????????????


    É isso que ainda não sei.
    Estes 2.000€ vieram de uma conversa de cabeleireiro com a minha namorada e a cabeleireira que também está a fazer casa.
    A minha namorada disse que gostava muito de uma casa que se encontrava em Pereira e a cabeleireira disse que aquela casa era a do arquitecto dela e que lhe tinha feito o projecto por 2.000€ e que tinha sido o que tinha encontrado mais barato. Agora se é o projecto apenas ou se é projecto mais especialidades ainda não sei porque não marquei com o arquitecto .



    Colocado por: NELSON SANTOSBoa noite , antes de mais os meus parabéns pela sua coragem em fazer um diario da construção da sua moradia,
    aqui no forum serei um visitante assíduo deste tópico .

    Gostaria de lhe perguntar em que zona do pais será a nova casa ?


    Zona Centro, Montemor o velho


    Neste momento ja tenho o levantamento entregue no solicitador e estou a espera que a minha vizinha vá entregar o levantamento dela para que se possa avançar.
  9.  # 11

    Olá a todos.
    Tenho andado um pouco off destas andanças mas já estou de volta.

    O meu vizinho que na altura foi comigo ao solicitador e comprometeu se a ajudar em tudo o que fosse preciso porque gostavam muito da minha namorada e queriam ajudar, agora neste momento já forma procurar outro solicitador uma vez que devem ter medo que nós fossemos roubar alguma coisa do que já é dela. Passado algum tempo da reunião foram entregar um cartão de um outro solicitador que estranhamente nunca atende o tlm. Uma vez que o solicitador nao atende, a vizinha foi notificada dos Julgados de Paz, agora se vai ou não , não sei.

    De qualquer modo a situação está a seguir em frente e no próximo mês de Janeiro será a audiência dos Julgados de Paz onde espero que corra tudo bem.

    Ontem fui a um Arquitecto (é mesmo arquitecto) que deu um orcamento de 2.500€ para os projectos (ele disse que são 11) e o acompanhamento da obra. As taxas da câmara são por minha conta.
  10.  # 12

    Esses vizinhos são muito desconfiados...
    Tem a certeza que vai querer construir a sua casa nesse terreno, com essa vizinhança?

    Colocado por: luis_pedro_satoOntem fui a um Arquitecto (é mesmo arquitecto) que deu um orcamento de 2.500€ para os projectos (ele disse que são 9) e o acompanhamento da obra.
    Se eu fosse projectista, com a concorrência de preços como estes, mudava-me de País! :-)

    Já agora: espero que ele tenha feito a proposta POR ESCRITO, com as condições de pagamento (PRESTAÇÕES) e os PRAZOS previstos...
  11.  # 13

    Pergunte lá ao seu arquitecto se ele sabe contar o nº de projectos necessários : )))
    Os 2.500€ incluiem as certificações que são necessárias?
    Já agora o que é o acompanhamento da obra?
    È a direcção técnica ou a fiscalização?
    E é feita de que forma? Sempre que for necessário? E quem define a quantidade de vezes que é necessária?
    Já agora pergunte tb ao seu arquitecto quem assume a coordenação de segurança em projecto e em obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_pedro_sato
  12.  # 14

    ... Impressionante esses 2500€, eu tenho dificuldade em arranjar equipe multidisciplinar competente para as especialidades por menos de 2100€ + IVA...
    Ora esses 2500€:
    Se fizermos as contas.. temos 9 projectos = a cerca de 277€ cada.... e ainda vai acompanhar a obra... impressionante...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  13.  # 15

    arquitectura-1 estabilidade-2 gás-3 águas-4 esgotos-5 águas pluviais-6 arranjos exteriores-7 telefones-8 témico-9
    ups ainda falta electricidade, segurança contra incêndios, acustico e PSS em fase de projecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_pedro_sato
  14.  # 16

    A minha vizinha tem que piar fininho se não possivelmente terá que demolir a casa que fez uma vez que :

      Construiu em terreno indeviso
      Construiu sem licencas nenhumas da camara
      Tem uma janela a menos de 3 metros para o meu terreno
      Não deu espaço para a via publica
      opá, tantas mais....


    Obrigado Zedasilva,
    A única certificação que não está incluída é a térmica e o acompanhamento da obra seria a direcção técnica.
    Vou ter que o confrontar para saber quais são os que ele esta a referir (9).

    Pedro Barradas
    Esqueci me de referir que é 2500+iva

    Luis K. W.
    Ainda só fui falar com o arquitecto mas se por acaso decidir ir por ele terá que ser tudo por escrito, não há cá pão para malucos.
  15.  # 17

    Luis
    As demolições em portugal são muito dificeis... não há muitas equipes especilaizadas : )))
    Mais depressa a sua vizinha lhe põe a fiscalização é porta todos os dias quando começar a construir que a casa dela vem abaixo e olhe que entre os fiscais da câmara, a gnr, a act, as finanças as dores de cabeça podem ser muitas.

    Diga lá ao seu arquitecto para ler as leis e o informar correctamente de que é que o Luis vai precisar até ter a licença de utilização na mão, e quanto é que isso lhe vai custar que é para no final os seus 2500€ não dispararem para 5 ou 6000
  16.  # 18

    Bem eu sei que a lei nem sempre ajuda os "bons" mas se eu tiver tudo como manda a lei tenho alguma coisa a temer ?
  17.  # 19

    Luis.. se tudo correr bem, não houver surpresas e tudo ficar de acordo com as suas espectativas, para si, é sempre um excelente negócio.

    Eu não consigo propor um negócio desses a um cliente meu...
    Que tudo corra pelo melhor...
  18.  # 20

    Luis
    Está para nascer o empreiteiro, dono de obra, engenheiro, arquitecto ou seja o que for que possa dizer:
    Eu tenho tudo como deve ser!
    Nunca é possivel ter tudo como deve ser. No máximo consegue-se ter as coisas mais ou menos.
    Aqui refiro-me aos aspectos burocráticios e organizativos de uma obra, não aos aspectos técnicos pois esses sim devem estar sempre como deve ser.
    Mas não pense que o estamos a desencorajar, entenda os nossos comentários apenas como uma forma de alerta para aquilo que lhe poderá aconteçer. Porque estando consciente daquilo que o espera será mais facil para si controlar as situações.
 
0.0229 seg. NEW