Colocado por: JPANa Maia, confesso que só conheço o centro e até gosto.
Colocado por: SrRdesculpe que lhe diga mas pelo que conta nao conhece braga muito bem, concordo que existiu uma construção desenfreada e sem qualquer planeamento decente por ex em lamaçaes, quanto aos bairros sociais que fala alguns deles ja foram demolidos e outros deve estar a confundir com a tipica construção anos 70 pra frente que existe bastante pir estas bandas
Colocado por: leandro_mQuase qualquer lugar de Gaia fica a mais de 40 minutos do Porto em hora de ponta
Colocado por: JPAAntes de mais, obrigado pelo vários comentários :)
Eu não quis colocar a tipologia e o budget, porque a ideia era discutir zonas agradáveis na periferia, que fossem relativamente mais baratas do que o centro do Porto.
Quanto a Matosinhos e Leça... eu conheço a realidade! Se eu pudesse, bem que comprava um T3 ali em Matosinhos Sul. É a zona que mais gosto, pois tem tudo aquilo que valorizo: espaço para caminhar e fazer desporto, praia, parque da cidade, restaurantes, transportes... (vou esquecer o trânsito)
Creio que não vale a pena entrarmos em guerras de "a minha cidade é melhor do que a tua".
Para mim, Braga já não faz parte da periferia do Porto. É uma cidade já distante. O valor que pouparíamos num imóvel, pagaríamos a dobrar nos transportes.
Dito isto, eu conheço relativamente bem Paredes e Penafiel, mas é quase impossível gastar menos do que uma hora para entrar no centro do Porto (seja carro ou comboio). No entanto, tenho de reconhecer que são zonas em que veria a viver facilmente.
As zonas mais apelativas de Gaia - canidelo, madalena, mafamude, santa marinha, etc - estão quase aos valores do centro do Porto.
Na Maia, confesso que só conheço o centro e até gosto.
Colocado por: Binga-bingo
Pois...Matosinhos e Leça é bem bom...o problema é o preço ainda mais caro que o Porto, daí que quase ninguém sequer ousa sequer mencionar...
As pessoas que me desculpem mas concordo com o que se disse de Braga, excepto o centro, ser horrenda.
Também acho a Maia, excepto o centro, nada agradável, muito dispersa e até algo ruralizada, tal como Paços de Ferreira e toda a corda da A4.
Gondomar, Rio Tinto, Valongo e interior de Gaia são autênticas "parvónias" a meu ver e não é por acaso que são as zonas "baratas"...
Gaia Litoral é interessante, mas os preços começam a subir e algo dispersa.
Gaia centro tem tudo mas é caótica em todos aspectos (urbanismo, transito, etc).
Espinho demasiado pequeno e com falta de infra-estrutura e comércio.
Póvoa e Vila do Conde são porreiras mas a distancia para o Porto já "pesa".
Colocado por: ml21Eu conheço quem tenha comprado em Valongo, nos prédios novos nos Lagueiroes, e esteja muito satisfeito com a zona, preço e proximidade com o Porto. Não faltam lá serviços, os vizinhos é quase tudo pessoal jovem e tranquilo e em horas menos movimentadas estão no Porto em 20 minutos, em horas de ponta 30/40m.
Quanto a Gondomar ser barato, para mim uma das melhores zonas para se morar é ali junto ao rio, Valbom e afins, que pertence a Gondomar, mas que de barato não tem nada.
Colocado por: JPA
Compreendo perfeitamente. Se há coisa que me mete confusão é a falta de planeamento urbanístico. Detesto ver os amontoados de casas, apartamentos e campos abandonados.
A verdade é que é isso que acontece na maioria das zonas à volta do Porto.
E sim, Vila do Conde ou Póvoa também são muito porreiras. No entanto, trabalho com pessoal que demora mais do que uma hora a chegar ao centro do Porto.
Mas Gondomar é praticamente uma vila, e bastante feia...
Colocado por: j cardoso
Isso é muito relativo. Vivo em Gondomar, na margem do Douro, a 6 Km (menos de 10 minutos) do Porto. Garanto-lhe que é tudo menos feio - e há boas oportunidades imobiliárias nesta zona.
Como todos os concelhos aqui referidos, Gondomar tem zona boas, menos boas e más. Depende ...
Colocado por: JoelMVila do conde, povoa, um pouco mais para norte esposende ou viana!
Ah pois...da Póvoa e Vila do Conde não demora menos de 35 mins a chegar ao POrto...depois depende da zona do Porto, para chegar a algumas pode efectivamente demorar quase 1h.
Colocado por: Ruipsm
Vou me repetir, Perafita é muito bom. Experimente ver por lá, compra bons terrenos por 50000€ por exemplo
É uma zona interessante, muito perto das zonas premium e com litoral, aliás está a encarecer.
Colocado por: Ruipsm
Mas ainda se faz bons negócios