Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Já agora, todos os anos morre uma dúzia de putos afogados em piscinas. Já fez a sua?
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  2.  # 22

    Colocado por: rjmsilvaDeve haver milhares de mortos todos os anos à conta das chapas de lusalite.

    Disso e do tabaco.

    Quando uma pessoa ten cancro no pulmão, nem sempre se sabe porquê. Esse é um dos problemas da doença: muitas vezes as causas são desconhecidas. Até que um dia aparecem uns estudos...


    https://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/publicacoes/conteudos/amianto-e-doenca-respiratoria/

    "Até praticamente ser banido em todo o mundo, o sucesso do amianto deveu-se às características das suas fibras, que apresentam uma elevada resistência ao stress mecânico, às elevadas temperaturas e às agressões ácidas, alcalinas e bacterianas. São incombustíveis, duráveis, flexíveis com uma excelente qualidade isolante.

    Com estas características era inevitável que este mineral fosse apetecível para um variadíssimo leque de indústrias, e assim passamos a ter o amianto utilizado em indústrias tão variadas como a da construção civil, automóvel, têxtil, militar, aeroespacial, naval, petrolífera, química, papel e fundições. Consequentemente, equipamentos contendo amianto passaram a integrar o nosso quotidiano, desde pisos vinílicos, coberturas, telhas, tetos e paredes falsas, vasos de decoração, até isolamentos térmicos e acústicos, tecidos antifogo e anticalor, travões e embraiagens de viaturas, tintas e tantos outros.

    O problema é que o desgaste destes equipamentos passou a colocar fibras de amianto no meio ambiente, um pouco por toda a parte, e, assim, a inalação destas fibras deixou de ser apanágio daqueles que com elas lidavam profissionalmente e passou a afetar toda a gente. Ou seja, deixou de ser um problema exclusivamente profissional e passou a ser um problema ambiental, um problema que pode afetar qualquer pessoa.

    De facto, desde 1960 que a relação entre o amianto e doença respiratória foi reconhecida, inicialmente naqueles que trabalhavam na indústria extrativa, posteriormente nos trabalhadores das diversas indústrias transformadoras utilizadoras deste mineral e, posteriormente, na população em geral.

    As doenças respiratórias provocadas pelo amianto têm duas características muito próprias: um período de latência muito longo, de muitos anos, e o facto do risco de doença persistir para toda a vida. Tal resulta de algumas características biológicas das fibras, que uma vez inaladas vão persistir para sempre no aparelho respiratório - biopersistência. Outra característica - translocação - faz com que as fibras, após a inalação, possam ser transportada para outros locais do aparelho respiratório, tais como os gânglios e a pleura.

    Consideramos como doenças respiratórias provocadas pela inalação de fibras de amianto, as seguintes: asbestose, patologia pleural benigna, o cancro do pulmão e um cancro particular da pleura, o mesotelioma.

    Asbestose

    A asbestose é o paradigma da doença profissional dos trabalhadores das minas ou das indústrias utilizadoras de amianto. É uma fibrose pulmonar induzida pelas fibras deste mineral inaladas, que transformam o tecido pulmonar em tecido fibroso não funcionante. Em virtude da perda de tecido pulmonar há perda progressiva da principal função do pulmão, a função da hematose, pela qual este órgão oxigena o sangue e retira dele o excesso de anidrido carbónico resultante do metabolismo das células de todo o organismo. Assim o pulmão torna-se incapaz de manter níveis adequados de oxigénio no sangue. A consequência clínica é o aparecimento de um quadro de dificuldade respiratória progressiva, primeiro para esforços intensos, posteriormente para esforços mínimos. A tosse seca que geralmente acompanha este quadro aponta-nos para a afetação do interstício do pulmão. Nas fases finais, para sobreviver, o doente fica dependente da administração de oxigénio."
  3.  # 23

    Ola. Estamos com o mesmo problema na nossa casa construida em 1969 no Alentejo. Compramos a casa, nas notamos infiltracao no teto. Dois pedreiros nos informaram que as telhas devem ser de amianto e deveriam ser removidas. Peço ajuda pois não encontrei profissionais nessa região ou laboratório que possam diagnosticar se é mesmo amianto nem empresas que possam retirar e descartar de modo seguro. Podem ajudar?
  4.  # 24

    Segue a imagem da chapa que encontramos no nosso jardim
      20210902_125043.jpg
  5.  # 25

    Agora aparece a fita escura dentro da telha. Seria amianto?
  6.  # 26

    Que fita escura?
    Essa foto não ajuda em nada.
    Concordam com este comentário: Reginapadma
  7.  # 27

    Verdade. Segue uma melhor
      20210903_123758.jpg
  8.  # 28

    E outra. Podem identificar?
      20210903_123826.jpg
  9.  # 29

    As fitas pretas são fitas de nylon. Isso quase de certeza que não tem amianto.
  10.  # 30

    Pois... Parece material recente, já sem asbestos.
    •  
      GMCQ
    • 4 setembro 2021

     # 31

    Colocado por: JJ2020Estava complicado :)
      IMG_20200603_113957.jpg
      IMG_20200603_122742.jpg
      IMG_20200603_122753.jpg
    Posso fazer uma questão? Qual foi o motivo de terem feito isso dessa forma? As telhas por cima sem retirar essas chapas onduladas?
      Screenshot_2021-09-04-22-47-04-989_com.android.chrome.jpg
  11.  # 32

    a chapa ondulada que mostra nessa foto é subtelha, não é fibrocimento !
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
  12.  # 33

    Isso não tem amianto. Descanse.
    São na mesma placas de fibrocimento, como é o Viroc, o Aquapanel, etc, etc, placas de cimento com fibras.
    Só que desde o fim do século passado que já não se usam fibras de amianto, usam-se outras fibras: madeira, polímeros plásticos, fibra de vidro, etc.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      GMCQ
    • 5 setembro 2021

     # 34

    Colocado por: nunogouveiaIsso não tem amianto.Descanse.
    São na mesma placas de fibrocimento, como é o Viroc, o Aquapanel, etc, etc, placas de cimento com fibras.
    Só que desde o fim do século passado que já não se usam fibras de amianto, usam-se outras fibras: madeira, polímeros plásticos, fibra de vidro, etc.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Existe alguma razão para se usar essa subtelha e a telha? Não ficaria melhor visualmente só ter a telha, e não cumpria tb a sua função?
  13.  # 35

    A sub telha é um complemento de impermeabilização/estanquidade à água e ao vento.
  14.  # 36

    Em zonas mais ventosas e em telhados menos inclinados acho que faz bastante sentido. E mais ainda em casas de férias, onde não se passa o inverno e onde uma telha partida pode provocar estragos na mobília e nos madeiramentos da casa.
  15.  # 37

    Comprei recentemente uma moradia dos anos 80 que tinha um depósito de água no sótão. Esse depósito estava em utilização e eu já o desativei. Junto foto e gostava de ter a vossa opinião se poderá conter amianto.
      IMG_20210818_184440.jpg
  16.  # 38

    é provavel.
  17.  # 39

    Colocado por: Pedro Barradasé provavel.


    O que é um grande problema porque só dá para sair dali se for aos bocados... Ou desmontando parte do telhado... Mesmo assim não sei se passa entre as vigotas.
  18.  # 40

    precisas tirar isso daí porquê? isso assim como está não fará mal a ninguém.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
 
0.0220 seg. NEW