Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    onde o circuito é a agua e não a gas como os AC logo muito mais saudável ,...

    Só pode estar a brincar...ou então não faz a minima ideia como funciona um AC...

    Abraço, Pedro
  2.  # 42

    Tem toda a razão ecologicamente é superior , mas ajude me a melhorar o meu conhecimento que maquina de AC é essa?
  3.  # 43

    Colocado por: sergio garciaTem toda a razão ecologicamente é superior , mas ajude me a melhorar o meu conhecimento que maquina de AC é essa?

    É apenas um exemplo. Creio que há mais alguns. E superiores a 4,5 então há muitos...
    (valores retirados e certificados pela EUROVENT, não de folhetos do fabricante...)
    Aparelhos Mitsubishi
    outdoor unit: MUZ-FD25VABH
    indoor unit: MSZ-FD25VA
    Pc[kW]: 2,50
    Pe(c)[kW]: 0,49
    EER: 5,15
    Class EER: A
    Ph[kW]:3,20
    Pe(h)[kW]: 0,60
    COP:5,33


    Já agora para comparar, os valores certificados pela CERTITA da Altherma Split e da Altherma monobloco
  4.  # 44

    Na produção de calor (durante o inverno) o AC não seca o ar, antes pelo contrario poderá até humidificar (se no interior houver recipientes com agua). Durante o verão sim. Se houver duvidas reparem que no Inverno é a maquina exterior que liberta agua que provém do vapor de agua do ar exterior que por ela passa. No verão sim, por isso mesmo passa a ser a máquina interior a libertar agua que provem claro do ar interior. No inverno a condensação do vapor que circula dentro das tubagens é feita na unidade exterior por isso o ar exterior entra mais quente na maquina saindo mais frio e o vapor de agua desse ar, por efeito desse arrefecimento passa do estado de vapor a liquido surgindo agua (pura e destilada que é muito boa para o ferro de engomar e não só).
    A melhor solução é de facto o AC pois apesar da electricidade ser mais cara por unidade de energia que o gáz, como no ar condicionado cada unidade de energia electrica gera em média duas unidades adicionais de calor( mesmo que o ar exterior esteja a 10 negativos a maquina de ar condiconado consegue ir buscar calor ao exterior ) significa portanto que na caldeira por uma unidade de calor produzida temos uma unidade consumida enquanto no ar condicionado por cada 3 unidades de calor produzidas temos uma unidade consumida.
    É lei basica da fisica que nenhum sistema consegue debitar á saida mais enrgia que aquela que lhe é fornecida á entrada. Pois se assim fosse montava no meu automóvel dois motores pois com 1 litro de gasolina gerava dois litros de energia, por sua vez no segundo motor injectava dois litros de energia e obtinha quatro litros de energia (motocontinuo).
    Optimo, com dois motores conseguia desmultiplicar um litro de gasolina em quatro litros, nesse mesmo momento me tornaria o homem mais poderoso do mundo.
    No caso do ar condicionado isso quase acontece, com um litro de gasolina consigo desmultiplicar por três mas, cuidado não há milagres. O aparelho de ar condiconado vai buscar os dois litros adicionais ao ar exterior por diminuição da temperatura respectiva. O chiller e todos esses aparelhos alternativos são metodos distintos de ar condicionado obedecendo portanto aos mesmos principios e respeitando as mesmas relações economicas.
    Como neste momento os aparelhos de ar condicionado estão ao preço da chuva não estourem a carteira nem na aquisição dos equipamentos nem na energia que os alimenta, usem ar condiconado. Os custos de manutenção são muito poucos, muito baixos e qualquer um pode fazer, ao passo que nas caldeiras isso não acontece.
  5.  # 45

    Colocado por: sergio garciaBoa tarde ,
    para mim a solução são bombas de calor se conjugadas com ventiloconvectores teremos frio e calor com a mesma maquina onde o circuito é a agua e não a gas como os AC logo muito mais saudável , o consumo de electricidade então nem se fala.

    A maneira como escreveu dá a ideia errada que o o facto do Ac funcionar com um gás, será um sistema de aquecimento menos saudável. O gás funciona em circuito fechado e o que o diferencia os Acs dos ventiloconvectores é o facto desse gás chegar penso que aos -32º, originando assim a capacidade de atingir menores temperaturas nos radiadores e assim a possibilidade de desumificar...mas só a fazer frio...o que pode ser uma vantagem ou uma desvantagem, consoante o tipo e localização da casa...De resto o funcionamento (interior) é em quase tudo idêntico, ou seja, um ventilador a forçar ar contra radiadores com um fluido água/gás que circula a uma determinada temperatura.

    Abraço, Pedro
  6.  # 46

    Antes pelo contrario, sou fã das bombas de calor.
    Qual a diferença entre as bombas de calor e o ar condicionado? Nenhumas. Por isso nem sequer as mencionei. As maquinas de ar condicionado são bombas de calor e o contrário também é verdade. O que é que na linguagem comum as distingue? Só existe uma diferença, as ditas bombas de calor usam como fluido de transmissão de energia, entre as unidades exteriores e interiores,água a que é normalmente adicionado glicol (anti-congelante), ao passo que as unidades ditas de ar condicionado usam (usavam) Freon. Mas mesmo esta diferença é só aparente pois as bombas de calor também o usam para a mesma função só que a energia transportada neste gás é transferida para a agua que vai para as unidades interiores através de um permutador de calor, montado internamente na unidade exterior, pelo que ilude muito boa gente que pensa que o fluido usado é a agua. Não pode ser a agua porque esta é fracamente compressível e o rendimento do compressor seria quase nulo, ou seja a maquina não funcionava.
    - Resumindo uma bomba de calor só é distinguível de uma unidade de ar condicionado por possuir internamente um permutador da calor Freon/agua.
    - Exactamente por existir uma conversão de energia associada ao funcionamento do permutador (não existe conversão sem perdas) e apesar da extrema eficiência destes permutadores, a bomba de calor é sempre ( desde que com os mesmos pormenores construtivos) menos eficiente que o ar condicionado, apesar de essa diferença ser quase displicente, ou seja consome mais energia eléctrica da rede para o mesmo desmpenho.
    - A vantagem fundamental das bombas de calor e por isso as recomendo, reside no facto de ao utilizar a agua para transferência de energia torna muito mais simples a execução a rede de distribuição pelas diversas unidades interiores. No caso do ar condicionado teríamos que utilizar multi-splits os quais normalmente vão até ao máximo de cinco unidades interiores por cada unidade exterior. É Complicado o processo interno de gestão do gás que vais para cada aparelho no interior da máquina exterior.
    - Permite maiores distancias entre a unidade exterior e as unidades interiores pois normalmente é montado um circulador independente(bomba de agua), pelo que a distância estará basicamente dependente da potência desse circulador, diâmetro da tubagens e eficiência do isolamento.
    - Pelo que foi dito, se numa habitação for montado uma maquina de ar condicionado com muitas unidades interiores (multi-spli) se calhar é preferivel ir para a bomba de calor pois estes aparelhos são caros.
    - O grande problema das bombas de calor é que são muito mais caras que as unidades de ar condicionado, para o mesmo tipo de função e marca chegam a custar duas , três vezes mais.
    As maquinas de ar condicionado estão hoje ao preço da chuva, de tal forma massificadas que as empresas que as fabricam e vendem ficaram com as margens de comercialização esmagadas e portanto usam o marketing poderoso nas Bombas de Calor para fazer ninho nas carecas de muitos pacóvios.
    Cuidado isto que aqui afirmo só é valido para as utilizações "domesticas", destes equipamentos. Para instalações industriais outras vozes se levantam.
    Quanto ao serem as Bombas de Calor mais saudáveis por usar agua em vez de gás é afirmação sem sentido, os dois elementos "correm" no interior de um circuito fechado sem contacto com o ambiente. Já agora digo, que esta afirmação terá origem, ai bem verdadeira, na diferença entre os aquecedores eléctricos (radiadores a agua incluídos) e o ar condicionado para o meio ambiente. A temperatura à saída destes equipamentos é muito maior que no ar condicionado pelo provocam choques térmicos( diferenças bruscas de temperatura) nos utentes e as consequentes constipações.....
    • A123
    • 13 novembro 2010

     # 47

    Sr Carlos Lopes mas em termos de consumos com Ac por condutas ou ventiloconvectors qual será a diferenča? Em euros...
  7.  # 48

    Para as mesmas condições de ambiente e equipamentosinstalados, o ar condicionado consome um pouco menos que as bombas de calor, mas em situação real nunca notará diferenças nos consumos.
    •  
      June
    • 13 novembro 2010

     # 49

    O inconveniente do AC são as alergias respiratórias
    • A123
    • 13 novembro 2010

     # 50

    Que raio... Mas se não se nota a diferença em consumos com o ac por condutas ou com bomba de calor por ventiloconvectores pq tanto alarido com as bombas de calor? É que a diferença de preços é considerável e é justificada precisamente pelos consumos! Assim sendo acham que optar por uma situação de ac por condutas será a alternativa mais economica e igualmente vantajosa em termos de consumos?
  8.  # 51

    Exactamente,são um problema em todos os tipos de tratamento e serão tantos maiores quanto maiores sejam as diferenças de temperatura a corrigir, falando em sistemas de baixo diferencial de temperatura em sistemas de diferencial de temperatura elevado como os infravermelhos, salamandras, radiadores a óleo e mesmo lareiras ( falando só do aquecimento) o problema é ainda maior.
    Caro 123, marketing caro amigo, necessidade de valorizar o produto vendido.A solução de ar condicionado por condutas é de todas as soluções a mais económica, menor manutenção e mais baixos consumos de energia.
    Cuidado que em relação ao ar condicionado tradicional (split) em cada compartimento, tem o inconveniente de ser muito mais difícil regular a temperatura individual de cada sala, pois passarão a existir somente grelhas de insuflação e extracção sendo assim mais propensa a criar maiores diferenciais de temperatura e alergias.
  9.  # 52

    Vamos ver se nos entendemos, pois pelo que vejo há aqui alguma confusão com os nomes....

    "AC" = bomba de calor ar-ar
    "bomba de calor" = bomba de calor ar-água

    Ou seja, nos dois casos são bombas de calor, com sistemas de funcionamento muito similares. No caso dos AC são usados liquidos frigogenicos para fazer a transferência da energia e no caso das bombas de calor ar-água é usada água.
    É devido a esta diferença que as bombas de calor ar-ar (AC) são um pouco mais eficazes.
    A vantagem de uma bomba de calor ar-água é a sua possibilidade de multiplas funções, por exemplo pode estar a fazer climatização por piso radiante (ou ventiloconvectores) e tb estar a fazer as AQS...
  10.  # 53

    A designação final refere-se ao meio para onde é feita a permuta de calor, e não se refere a qualquer etapa dos fluidos refrigerantes usados na permuta de calor entre a unidade interior e o exterior, neste caso ambas fazem a troca de calor para o ar portanto são ambas bombas de calor ar/ar.
    As bombas de calor Ar/Agua tem redes de agua para ligar as unidades exterior e interior e tem uma segunda rede de água para que unidade exterior possa fazer a troca de calor, normalmente por intermédio de redes de tubagens de polietileno enterrados no terreno exterior, podendo também estes tubos serem mergulhados num lençol de agua exterior, por exemplo um lago. Estas maquinas também são conhecidas por Bombas de Calor Geotérmicas, são de todos os sistemas de tratamento de ar, de longe o mais eficiente. Tanto as unidades de Ar Condicionado/ Bomba de Calor, ar/ ar tem praticamente o mesmo COP sempre inferior a 3, ao passo que estas unidades chegam a ter COP 6.
  11.  # 54

    Mais um a querer vender Geotermia...

    Cito:
    "Tanto as unidades de Ar Condicionado/ Bomba de Calor, ar/ ar tem praticamente o mesmo COP sempre inferior a 3"
    Fim citação

    Está a brincar não está?????

    AC's com COP maior que 3 : são a maioria!!
    AC's com COP maior que 4 : são frequentes!!
    AC's com COP maior que 5 : são comuns em AC's topo de Gama(muito mais baratos que Geotermia!!

    Geotermia seria uma boa opção se tivesse preços competitivos, o que não é o caso.

    Não é a denegrir com mentiras as outras opções, que vão longe....




    Colocado por: carlosslopesA designação final refere-se ao meio para onde é feita a permuta de calor, e não se refere a qualquer etapa dos fluidos refrigerantes usados na permuta de calor entre a unidade interior e o exterior, neste caso ambas fazem a troca de calor para o ar portanto são ambas bombas de calor ar/ar.
    As bombas de calor Ar/Agua tem redes de agua para ligar as unidades exterior e interior e tem uma segunda rede de água para que unidade exterior possa fazer a troca de calor, normalmente por intermédio de redes de tubagens de polietileno enterrados no terreno exterior, podendo também estes tubos serem mergulhados num lençol de agua exterior, por exemplo um lago. Estas maquinas também são conhecidas por Bombas de Calor Geotérmicas, são de todos os sistemas de tratamento de ar, de longe o mais eficiente. Tanto as unidades de Ar Condicionado/ Bomba de Calor, ar/ ar tem praticamente o mesmo COP sempre inferior a 3, ao passo que estas unidades chegam a ter COP 6.
    • A.M
    • 15 novembro 2010

     # 55

    E em termos de investimento final?

    Na mesma moradia, se optar por AC, ou por Bomba de calor, qual é a diferença em euros(€), de um para outro, tendo em conta todas as despesas para colocar a funcionar qualquer dos 2 sistemas(pré-instalação, instalação, equipamento, etc.).

    Ficam pelos mesmo preço?!
  12.  # 56

    AC é sempre mais barato!!

    Não é o mais confortavel, mas é sempre mais barato.

    Mesmo a bomba de calor é muito mais cara que um AC e a instalação tambem sai mais cara!

    Mas para quem puder: piso radeante com bomba de calor e apoio solar!


    Colocado por: A.ME em termos de investimento final?

    Na mesma moradia, se optar por AC, ou por Bomba de calor, qual é a diferença em euros(€), de um para outro, tendo em conta todas as despesas para colocar a funcionar qualquer dos 2 sistemas(pré-instalação, instalação, equipamento, etc.).

    Ficam pelos mesmo preço?!
  13.  # 57

    Colocado por: carlosslopesneste caso ambas fazem a troca de calor para o ar portanto são ambas bombas de calor ar/ar

    1ª asneira...
    As bombas de calor que funcionam com ventiloconvectores, pisos radiantes, radiadores, etc, são bombas de calor AR-ÁGUA!
    Colocado por: carlosslopesAs bombas de calor Ar/Agua tem redes de agua para ligar as unidades exterior e interior e tem uma segunda rede de água para que unidade exterior possa fazer a troca de calor, normalmente por intermédio de redes de tubagens de polietileno enterrados no terreno exterior, podendo também estes tubos serem mergulhados num lençol de agua exterior, por exemplo um lago. Estas maquinas também são conhecidas por Bombas de Calor Geotérmicas, são de todos os sistemas de tratamento de ar, de longe o mais eficiente.

    Mais uma completa asneira! Só espero que não seja instalador, senão coitadinhos dos seus clientes...
    E só para que conste, as bombas de calor mais eficientes de todas são as água-água, que fazem uso de água em lençois freáticos para captar energia.
    Colocado por: carlosslopesTanto as unidades de Ar Condicionado/ Bomba de Calor, ar/ ar tem praticamente o mesmo COP sempre inferior a 3

    3ª e grande asneira! Como já lhe disse o system32:
    Colocado por: system32AC's com COP maior que 3 : são a maioria!!
    AC's com COP maior que 4 : são frequentes!!
    AC's com COP maior que 5 : são comuns em AC's topo de Gama

    Bombas de calor ar-água com COP superiores a 3 são muitas e superior a 4 são tb algumas.
    Colocado por: Pedro Azevedo78valores certificados pela CERTITA daAltherma Splite daAltherma monobloco
  14.  # 58

    como aqui se fala sempre no mesmo e nos mesmos....

    informo que as bombas de calor a gás de segunda geração serão lançadas no mercado no final de 2011.

    nota: quando se falar em COPs é preciso não esquecer de dizer em que temperaturas de serviço.
    outra coisa,nunca se fala qual a energia "primária" das mesmas....enfia-se tudo no mesmo saco,mas não é assim.

    alguém sabe os "factores" para a conversão??
    • A123
    • 15 novembro 2010

     # 59

    "informo que as bombas de calor a gás de segunda geração serão lançadas no mercado no final de 2011~"

    Não se importa de explicar melhor o que são?
  15.  # 60

    Colocado por: A123Não se importa de explicar melhor o que são?


    tem aí os homens das bombas eles que lhe expliquem....

    aí os homens da Daikin estão tramados para explicar...a Daikin não tem!..(agora como compraram a Rotex brevemente irão ter...para o mercado Alemão)
 
0.0271 seg. NEW